7 Benefícios da Bacaba – Para Que Serve e Propriedades

Especialista:
atualizado em 03/02/2020

Veja para que serve, benefícios e propriedades para a saúde da bacaba (Oenocarpus bacaba Mart.), uma palmeira nativa da Amazônia, integrante da família botânica Arecaceae, que também é conhecida pelos nomes de bacabaí, coco-bacaba, bacaba-açu, bacaba-verdadeira, ungurahui (Peru), manoco, milpesos e punama (Colômbia).

Ela pode atingir os 20 m de altura e produz frutos de polpa comestível, que apresentam internamente uma coloração branco-amarelada. A partir dessa polpa da fruta da bacaba, obtém-se um óleo adocicado, que corresponde a 25% do seu conteúdo.

Aproviete e conheça também outras frutas exóticas brasileiras e seus benefícios.

Para que serve – 7 benefícios da bacaba

Se antes a bacaba poderia ser uma desconhecida de nome peculiar para você, agora que já estamos mais familiarizados com a palmeira, vamos conhecer algumas vantagens e utilidades que já foram atribuídas às suas propriedades:

1. Efeito antioxidante

Conforme informações do Portal de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares (PPMAC), já foi apontado que a bacaba é dotada de propriedades antioxidantes, conhecidas por contribuírem com o combate aos radicais livres.

Os radicais livres são compostos maléficos ao organismo, que provocam danos às células e ao material genético. Essas substâncias do mal estão associadas ao envelhecimento e ao desenvolvimento de doenças graves como o câncer.

2. Infecções pulmonares

O folheto “Bacaba (Oenocarpus bacaba Mart.)”, da Embrapa destacou que o óleo obtido através da bacaba é empregado tratamento das infecções pulmonares como a bronquite.

Entretanto, quem sofre com essas doenças precisa consultar o médico antes de usar o produto neste sentido para saber se ele realmente pode beneficiar o seu quadro em particular, conferir se o óleo da palmeira não pode fazer e aprender como utilizá-lo com segurança.

Além disso, não se deve abandonar o restante do tratamento indicado pelo médico para lidar com a bronquite ou outras infecções pulmonares porque isso pode ser perigoso para a saúde.

3. Rica em fibras

O estudo “Composição centesimal da polpa de bacaba (Oenocarpus bacaba) liofilizada”, realizado por pesquisadores do Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos (ICTA), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) indicou que a polpa de bacaba liofilizada é rica em fibras.

É importante destacar que a pesquisa esclareceu que a liofilização consiste na exposição do alimento congelado à baixa pressão, removendo a água por sublimação.

O fato do trabalho ter apontado a polpa de bacaba como rico em fibras é uma boa notícia que merece aparecer na nossa lista de benefícios associados ao alimento porque o nutriente é bastante importante para a saúde do nosso organismo.

Ele é conhecido por contribuir com o processo de digestão, auxilia na prevenção contra a prisão de ventre e faz com que o corpo fique saciado mais rapidamente, o que pode colaborar com uma dieta focada na diminuição do peso corporal.

Por outro lado, precisamos registrar que é recomendando acrescentar as fibras lentamente nas refeições: aumentar a ingestão do nutriente de maneira muito veloz pode provocar problemas como gases, inchaço e cólicas, conforme advertiu o portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.

Também é preciso tomar cuidado para não ingerir fibras em excesso ao comer a polpa da bacaba. Quando as fibras alimentares são ingeridas de maneira excessiva, elas podem provocar fezes moles, movimentos intestinais frequentes e diarreia, que pode vir acompanhada de uma desidratação.

Consumir uma quantidade de fibras mais elevada do que a recomendada por dia em um curto espaço de tempo pode causar o intestino preso, além de outros problemas como inchaço, gases, cólica e o prejuízo à absorção de minerais como ferro, zinco, magnésio e cálcio.

Estamos passando esse alerta porque o estudo dos pesquisadores da UFRGS apontou a presença de 51 g de fibras em 100 g da polpa de bacaba liofilizada.

Segundo informações da Academia Nacional de Medicina dos Estados Unidos, replicadas pelo Instituto Linus Pauling da Universidade Estadual de Oregon, nos Estados Unidos, a recomendação de consumo diário de fibras para mulheres de 19 a 50 anos de idade é de 25 g, enquanto a indicação da ingestão diária do nutriente para homens na mesma faixa etária é de 38 g.

4. Fonte de energia

Graças ao fato de ser um vegetal rico em carboidratos, a fruta da bacaba pode ser indicada para a dieta de atletas, afirmou a professora de biologia e mestra em biotecnologia e recursos naturais, Lana Magalhães.

Vale lembrar que os carboidratos são uma grande fonte de energia para o organismo e que os atletas costumam gastar (muito) mais energia do que pessoas comuns e precisam repor esse combustível que foi perdido.

5. Saúde da pele

A professora de biologia e mestra em biotecnologia e recursos naturais, Lana Magalhães, também afirmou que o óleo de bacaba é utilizado na pele com o objetivo de promover nutrição e revitalização ao órgão.

No entanto, por questões de segurança, vale a pena consultar o dermatologista antes de usar o produto neste sentido para conferir se ele realmente é indicado para o seu tipo de pele e saber se o óleo de bacaba não pode fazer mal de alguma maneira para você.

6. Produção de vinho

De acordo com informações do folheto “Bacaba (Oenocarpus bacaba Mart.)”, de 2005, da Embrapa, os frutos da bacaba dão origem a uma espécie de vinho com sabor bastante agradável, que apresenta uma coloração cremosa e leitosa e é consumido com farinha de mandioca ou açúcar.

Entretanto, a publicação alertou que é necessário ser cauteloso ao tomar essa bebida porque ela é composta por uma quantidade elevada de óleo. Outro motivo para não exagerar na ingestão do vinho de bacaba é o fato da bebida ser rica em calorias.

7. Artesanato

As folhas da palmeira bacaba podem ser empregadas no artesanato, mais especificamente na produção de bolsas, sacolas, cestos, abanos, entre outros itens. As informações são da publicação “Alimentos Regionais Brasileiros” (2ª edição, 2015) do Ministério da Saúde.

Referências Adicionais:

Você já conhecia a bacaba e sua lista de propriedades e benefícios? Pretende experimentar essa fruta? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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