Especialista da Área:

8 Alimentos Que Causam Enxaqueca

🕐 23/12/2019

A enxaqueca é mais do que uma simples dor de cabeça. Trata-se de uma condição que é frequentemente caracterizada por dores de cabeça, que são intensas e debilitantes, mas também pode trazer uma série de outros sintomas.

Esses sinais podem começar a surgir um ou dois dias antes da dor de cabeça em si, durante a fase que é chamada de pródromo, e pode incluir sintomas como desejos por comida, depressão, fadiga ou pouca energia, bocejo frequente, hiperatividade, irritabilidade, rigidez do pescoço e problemas de visão, sensibilidade, movimento e fala.

O período seguinte da enxaqueca é conhecido como a fase de ataque, que é a etapa mais aguda e severa da condição e é quando a enxaqueca em si acontece.

A fase de ataque pode incluir os seguintes problemas: aumento da sensibilidade à luz ou ao som, náusea, vertigem, sensação de desmaio, dor em um lado na cabeça que pode ser na direita, na esquerda, da frente, atrás ou nas têmporas, dor de cabeça palpitante e latejante e vômito.

Depois do ataque de enxaqueca, o que se tem é a fase pós-drome da condição, na qual a pessoa geralmente experimenta mudanças de humor e sentimentos, que podem oscilar entre sentir-se extremamente feliz e eufórico a fatigado e apático.

Além disso, durante a etapa do pós-drome, pode haver a persistência de uma dor de cabeça leve e atenuada.

A duração e a intensidade das fases descritas acima podem acontecer em diferentes graus para diferentes pessoas e, em alguns casos, é possível que uma dessas etapas seja pulada ou que a enxaqueca ocorra até mesmo sem a presença de uma dor de cabeça.

Vale registrar ainda que o problema é neurológico e geralmente vem de família – o histórico familiar é um dos fatores de riscos mais comuns para a enxaqueca. As mulheres são mais propensas do que os homens a desenvolver a condição e ela pode começar durante a infância ou não aparecer até o início da idade adulta.

8 alimentos que causam enxaqueca

Ao perceber que possui um dos sintomas descritos acima e desconfiar de que sofre com a enxaqueca, é importante que você procure logo a ajuda de um médico para receber os detalhes do seu diagnóstico, saber se a enxaqueca não está associada a alguma outra condição e fazer o tratamento apropriado para resolver o problema.

Outro ponto que pode colaborar é conhecer quais são os alimentos que causam enxaqueca e tomar cuidados para evitar consumi-los no dia a dia, como forma de não agravar a situação.

Entretanto, antes vale a pena saber que não existem provas de que a dieta pode provocar a enxaqueca, mas especialistas concordam que muitos fatores podem causá-la, incluindo alguns alimentos em especial. Confira essa lista com possíveis alimentos que devem ser evitados por quem possui enxaqueca:

1. Bebidas alcoólicas

Uma crença comum entre as pessoas que sofrem com a enxaqueca é que ela pode ser desencadeada pelas bebidas alcoólicas.

O médico e diretor do Headache Center do Cushing Neuroscience Institute (Instituto de Neurociência Cushing, tradução livre) dos Estados Unidos, Noah Rosen disse que os efeitos da bebida já foram inclusive comprovados por meio de estudos.

O vinho tinto e a cerveja são conhecidos por desencadearem a enxaqueca em 25% das pessoas que sofrem com o problema. Rosen alertou que, apesar de algumas pessoas isolarem o vinho tinto ou os licores escuros como os culpados, a verdade é que qualquer tipo de bebida alcoólica pode provocar a enxaqueca.

Existem diversas teorias para explicar por que o álcool pode estar associado ao problema e uma delas é que as bebidas alcoólicas provocam a desidratação, que contribui significativamente para o desenvolvimento de dores de cabeça.

Acredita-se ainda que o álcool tenha determinadas substâncias químicas que parecem preparar o terreno para dores de cabeça como as da enxaqueca. Entretanto, os médicos ainda não têm certeza por qual razão as bebidas alcoólicas podem provocar a enxaqueca.

2. Aditivos alimentares

A lista de alimentos que causam enxaqueca inclui aditivos como os nitratos (utilizados como um conservante em carnes curadas como presunto, salsicha e linguiça), o aspartame (que é um açúcar artificial) e o glutamato monossódico (encontrado em uma série de produtos embalados e processados e em comidas de restaurante).

O glutamato monossódico é utilizado para realçar o sabor dos alimentos, no entanto, já foi apontado por estudos como capaz de causar enxaqueca em até 15% das pessoas.

3. Carnes curadas

Elas provocam a liberação do óxido nítrico no sangue, algo que acredita-se que pode resultar na dilatação dos vasos sanguíneos do cérebro. É justamente pela dilatação dos vasos sanguíneos da cabeça que a dor da enxaqueca é originada.

Existem evidências de que o óxido nítrico pode provocar ou contribuir com o surgimento da enxaqueca.

4. Cafeína

O ingrediente entra na lista dos alimentos que causam enxaqueca porque, quando a pessoa costuma consumir a substância todos os dias, geralmente por meio do café, e fica um dia sem ingeri-la pode sofrer com uma abstinência, cujo um dos sintomas pode ser justamente a enxaqueca.

Se a pessoa fica um dia sem seu o típico café matinal pode ter uma dor de cabeça intensa como sintoma de abstinência. Em casos assim, um pouco de cafeína pode até ajudar a aliviar o inchaço que causa a enxaqueca, tanto que a substância é um ingrediente de alguns analgésicos.

A recomendação é que a ingestão da cafeína não seja exagerada (mantendo uma ingestão baixa regularmente fica mais fácil evitar uma abstinência por ter tomado menos café em um dia depois de passar um tempo consumindo cafeína demais, por exemplo).

Além do café, outros produtos como chá e chocolate também possuem a cafeína e pioram a dor de cabeça.

5. Alho

O médico e diretor do Headache Center do Cushing Neuroscience Institute, Noah Rosen, disse que, apesar de não ser comum que o alho cause a enxaqueca, ele tem dois pacientes que sofrem com o problema ao consumir o ingrediente. Ou seja, é uma possibilidade.

6. Chocolate

Para a American Migraine Foundation (Fundação Americana da Enxaqueca, tradução livre), depois das bebidas alcoólicas, o chocolate é o item que mais causa a enxaqueca. Estima-se que ele afete 22% das pessoas que sofrem com a condição.

Além de possuir a cafeína, o chocolate também é composto por uma substância conhecida pelo nome de beta-feniletilamina, que pode causar a dor de cabeça em algumas pessoas.

7. Alimentos congelados

Consumir produtos congelados como sorvetes pode provocar dores penetrantes e severas na cabeça.

É mais provável que a pessoa experimente dores de cabeça que se transformam em enxaqueca quando a comida ou bebida gelada é consumida rapidamente, depois da prática de exercícios ou quando é ingerida em excesso.

8. Alimentos salgados/com muito sódio

As comidas salgadas, principalmente as processadas que contêm conservantes prejudiciais à saúde, provocam a enxaqueca em algumas pessoas. Além disso, a ingestão excessiva de sódio pode aumentar a pressão arterial, causando dores de cabeça ou a própria enxaqueca.

Observação: caso perceba que tem enxaqueca sempre que come um determinado alimento ou bebida, que esteja ou não nesta lista, procure tirá-lo das refeições para ver se experimenta alguma melhora e converse com o seu médico para saber se esse produto realmente pode provocar ou piorar o seu problema.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você pretende evitar consumir esses alimentos que causam enxaqueca em sua dieta? Sofre constantemente com essa condição? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 4,33 de 5)
Loading...

1 comentário em “8 Alimentos Que Causam Enxaqueca”

  1. TOMO COMPRIMIDOS COM ERGOTAMINA HA PELO MENOS 40 ANOS DIARIAMENTE.
    ANTES TOMAVA Acido acetilsalisilico. Todos alimentos elencados me causam enxaqueca esceto o sal pois meu problema quando existe e de pressão baixa. O segundo maior causador para mim e o chocolate e o terceiro, as carnes embutidas e os queijos gordurosos.

Deixe um comentário