Leite dá dor de cabeça ou melhora a dor de cabeça?

Especialista:
atualizado em 08/09/2020

Entenda se o leite dá dor de cabeça ou se melhora a dor de cabeça, uma das queixas médicas mais comuns e que todo mundo experimenta em algum momento da vida.

Uma dor de cabeça pode ser um sinal de estresse ou sofrimento emocional ou pode ser resultado de um distúrbio médico, como enxaqueca ou pressão alta, ansiedade ou depressão.

Pessoas com enxaqueca crônica, por exemplo, podem achar difícil frequentar o trabalho ou a escola no dia a dia. Há vários alimentos que ajudam a combater a enxaqueca, ao mesmo tempo em que existem chás para dor de cabeça.

No entanto, há também aqueles alimentos que podem causar dor de cabeça. Será que o leite dá dor de cabeça ou melhora dor de cabeça, por exemplo?

Primeiro, por que alguns alimentos causam dor de cabeça?

A causa exata da enxaqueca não é conhecida. No entanto, médicos concordam que breves mudanças em sua atividade cerebral podem ser as responsáveis.

Essas mudanças também afetam os vasos sanguíneos e os sinais nervosos e o resultado é uma dor latejante que às vezes pode durar até mesmo dias. A sua dieta pode desempenhar um papel importante. Em cerca de 10% das pessoas com essas dores de cabeça, a comida é um gatilho.

E então, o leite dá dor de cabeça?

Dor de cabeça

Segundo estudos, o leite e seus derivados são os principais gatilhos de crises de enxaqueca. Por isso, dietas que eliminam o seu consumo são extremamente interessantes para a prevenção de enxaquecas.

Um estudo publicado no Israel Journal of Medical Sciences constatou que quase 70% dos pacientes com enxaqueca ficaram completamente livres dessa dor após eliminarem o leite de vaca de sua dieta.

Seis meses depois, nove dos mesmos pacientes se ofereceram para beber leite e o mesmo número sofreu com dores de cabeça.

Outro estudo realizado em 2007 mostrou que o leite dá dor de cabeça por ser o principal alérgeno de imunoglobina G. 85% dos pacientes que o eliminaram da dieta reduziram com sucesso a enxaqueca e 77% eliminaram por completo a enxaqueca.

O leite também foi um dos principais alérgenos de IgG em um estudo de 2010, representando 90% de todas as reações alérgicas, segundo a Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos.

Por que o leite dá dor de cabeça?

Há um grupo de fosfoproteínas presente no leite que é comumente chamada de “caseína”. A caseína, que compreende 78,7% de toda a proteína do leite, é um dos principais gatilhos para enxaquecas e outros tipos de dores de cabeça.

Por isso, muitas pessoas que sofrem frequentemente com dores de cabeça eliminam todas as fontes de caseína da dieta. Para eliminar toda a caseína, é preciso evitar todos os laticínios e os muitos alimentos em que o leite se encontra.

Ela é comumente listada em muitos rótulos de alimentos como caseinato de sódio, caseinato de cálcio ou proteína do leite. Bebidas esportivas, produtos embalados, atum em lata, entre outros, podem apresentar esses ingredientes.

Além disso, existem as pessoas que são alérgicas ao leite, o que também pode ser um motivo para o leite dar dor de cabeça.

O que é alergia ao leite?

Alergia ao leite

A alergia ao leite é uma reação imune a uma das muitas proteínas do leite animal. A principal delas é a S1-caseína.

Às vezes, uma alergia ao leite é confundida com intolerância à lactose, porque geralmente compartilham os mesmos sintomas. No entanto, as duas condições são muito diferentes.

A intolerância à lactose ocorre quando uma pessoa não possui a enzima lactase para metabolizar a lactose – um açúcar presente no leite – no intestino.

Laticínios e dores de cabeça

O consumo de laticínios também pode causar essa reação, e eliminá-los de sua dieta também pode melhorar a dor de cabeça. 

A questão da tiramina

A tiramina, também chamada amina biogênica, é um produto do aminoácido tirosina, que ocorre naturalmente em nosso organismo.

A tiramina é encontrada em altas concentrações em vários alimentos, incluindo queijo envelhecido, e faz com que as células nervosas do cérebro liberem substâncias químicas que podem contrair os vasos sanguíneos.

Isso pode explicar por que certos produtos lácteos podem causar dores de cabeça.

Além disso, certas pessoas podem não ser capazes de decompor adequadamente a tiramina, fazendo com que elas fiquem com níveis mais altos circulando no sangue.

No entanto, ainda não está claro se este é o mecanismo que desencadeia a enxaqueca vinda dos laticínios. Uma revisão publicada na revista “Annals of Allergy, Asthma and Immunology” descobriu que apenas 5 dos 13 estudos relataram uma relação positiva entre a ingestão de tiramina por via oral e a enxaqueca.

Histamina e dores de cabeça

A histamina é outra amina biogênica derivada do aminoácido histidina e também é encontrada em altas concentrações no queijo envelhecido.

Algumas pessoas têm níveis mais altos de histamina no sangue por causa de um defeito herdado que os impede de degradá-la. Elas também podem ter uma doença gastrointestinal ou podem estar tomando remédios que interferem no processo de degradação.

Além de dores de cabeça, pessoas com intolerância à histamina também podem experimentar rubor facial, diarreia, asma, prurido e pressão arterial baixa.

A histamina causa dilatação dos vasos sanguíneos, mas não está claro se é isso que causa dores de cabeça, No entanto, evitar alimentos como queijo envelhecido pode diminuir os sintomas em pessoas suscetíveis.

Laticínios e doenças gastrointestinais

Em um estudo realizado com 197 pessoas com síndrome do intestino irritável ou SII, produtos lácteos, principalmente queijo e leite, foram listados entre os itens que agravaram os sintomas, embora estes não incluíssem dores de cabeça.

Acontece que o leite provoca sintomas em até 84% dos pacientes com síndrome do intestino irritável dentro de três dias após o seu consumo.

E os gatilhos alimentares para enxaqueca também levam em média de dois a três dias para desencadear enxaquecas.

Eliminar o leite e seus derivados de sua dieta pode ajudar no tratamento da síndrome do intestino irritável e a enxaqueca.

Leite não melhora a dor de cabeça

Como você pode ver, embora algumas pessoas ainda acreditem que o leite melhora a dor de cabeça, pesquisas vêm apontando justamente o contrário.

Os produtos lácteos são altamente alergênicos e geralmente contêm grandes quantidades de ácido glutâmico, hormônios e aminas biogênicas, como histamina e tiramina, citadas acima.

Por isso, pesquisadores consideram que tanto o leite como os produtos lácteos estão na categoria de alimentos mais perigosos para enxaquecas.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que o leite dá dor de cabeça? Costuma tomar leite e consumir laticínios em sua dieta e por isso sofre com enxaqueca? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário