9 Alimentos Ruins para Refluxo

Uma queimação no peito, um gosto amargo na garganta e inchaço gasoso no estômago – o refluxo não é nada agradável, e o que você come pode ser o responsável por tudo isso.

O que causa o refluxo?

O refluxo ocorre quando o esfíncter que está localizado na base do esôfago não está funcionando bem e permite que o líquido do estômago entre no esôfago. “As mudanças na dieta podem afetar significativamente o refluxo ácido”, disse a cirurgiã gastrointestinal Leena Khaitan.

Quando você engole um alimento, ele percorre o esôfago e passa por um anel de músculo chamado de esfíncter esofágico inferior (EEI) e vai até o estômago. O trabalho do EEI é controlar o que entra no estômago e impedir que esse conteúdo volte a sair. No entanto, o EEI é um músculo, e assim como outros músculos, seu tônus pode variar.

O refluxo ácido ocorre quando o EEI se torna anormalmente relaxado e permite o retorno do conteúdo do estômago para o esôfago.

Uma série de fatores pode afetar o tônus e o funcionamento do EEI, como por exemplo estar acima do peso, fumar ou tomar medicamentos, bem como certos alimentos e bebidas que também podem agravar o refluxo. Como essas condições variam significativamente de pessoa para pessoa, ainda existe muita controvérsia na comunidade médica sobre quais são os alimentos ruins para refluxo, que podem causar ou piorar os sintomas.

Os seguintes alimentos foram todos ligados ao refluxo ácido, e embora muitas pesquisas ainda estejam sendo realizadas, os pacientes que reduziram ou evitaram alguns desses alimentos encontraram benefícios em relação ao refluxo.

Os 9 alimentos ruins para refluxo

1. Frutas cítricas

A laranja e o suco de laranja são os alimentos clássicos do refluxo. “Eles são muito ácidos”, disse Robynne Chutkan, fundadora do Centro Digestivo para Mulheres em Maryland, EUA, e gastroenterologista do Hospital Georgetown, em Washington, DC. “Como resultado por serem tão ácidos, eles são suscetíveis a causar azia, especialmente quando consumidos com o estômago vazio”, completou a especialista.

2. Alimentos picantes

A pimenta, bem como qualquer alimento ou outras especiarias picantes, pode provocar refluxo, disse Deepa A Vasudevan, professor assistente de medicina familiar na Faculdade de Medicina da Universidade do Texas, em Houston. Ele diz que evitar refluxos não é necessariamente uma questão de tudo ou nada. “Se a comida picante desencadear o refluxo, então lentamente reintroduza versões mais leves do que você gosta.”

3. Cebola e alho

Bonnie Yaub-Dix, porta-voz da American Dietetic Association (Associação Dietética Americana), nutricionista em Nova York, diz: “Algumas pessoas com azia não se dão bem com alho ou cebola. É tudo muito individual”.

Para evitar a azia, ele oferece a seguinte sugestão: “Mantenha um registro de alimentos para ajudá-lo a rastrear os que te causam azia e tente desenvolver uma lista de alimentos seguros”. Alimentos como frango assado, batata-doce assada, torrada ou queijo cottage, diz ela, estão no lado seguro da lista.

4. Cafeína

Café, refrigerante, chá e qualquer outro alimento ou bebida que contenha cafeína são alimentos ruins para refluxo. Mas os que não vivem sem cafeína não precisam esquecê-la de vez. Chutkan diz: “Se você sofre com refluxo, não significa ‘nunca mais poder beber café’, mas sim diminuir a quantidade e prestar atenção ao tamanho das porções.

Provavelmente poderá consumir entre 80 e 120 ml de café pela manhã sem problemas, mas se você consome café o dia todo, o refluxo será uma consequência.

5. Chocolate

O chocolate pode estar carregado de cafeína, porém ele por si só pode ser um dos alimentos ruins para refluxo. “O chocolate relaxa o esfíncter, permitindo que os ácidos do estômago retornem ao esôfago”, disse Chutkan.

6. Tomates

Apesar dos tomates serem um alimento cheio de nutrientes saudáveis como o licopeno, Chutkan diz que os eles também são altamente ácidos e suscetíveis a causar refluxo.

7. Bebidas gaseificadas

“Bebidas gaseificadas causam distensão gástrica, e se o seu estômago estiver distendido, isso aumenta a pressão sobre o esfíncter esofágico, promovendo o refluxo”, disse Mausner. O ideal é que pessoas com refluxo evitem bebidas com gás.

8. Alimentos ricos em gordura

A gordura diminui o esvaziamento do estômago, então há mais oportunidades para um estômago cheio e distendido, o que aumenta a pressão sobre o EEI (esfíncter esofágico inferior), e pode aumentar o risco da pessoa sofrer com sintomas de refluxo. Os alimentos ricos em gorduras que também são alimentos ruins para refluxo são peixe e batata frita, bem como cortes de carne gordurosos, em particular carne de porco e cordeiro.

9. Hortelã

Chutkan diz que, embora muitas pessoas pensem que a hortelã é um calmante para a barriga, na verdade é um alimento que desencadeia o refluxo, já que ela relaxa o músculo esfincteriano que fica entre o estômago e o esôfago, permitindo que os ácidos do estômago retornem ao esôfago.

Use essa lista de alimentos ruins para refluxo como uma guia para te ajudar a descobrir os alimentos que causam refluxo em você.

Não é só o que, mas como você come

A nutricionista Caroline Trickey atende em sua clínica vários clientes que sofrem com refluxo, e com isso descobriu que o que mais contribui para o refluxo é, na verdade, como as pessoas comem.

“A maioria das pessoas come rapidamente, não mastiga a comida adequadamente e tende a comer enquanto estão ocupadas fazendo outras coisas, e assim não estão relaxadas quando se alimentam”, explica Caroline. “No entanto, a digestão funciona melhor quando o corpo está relaxado”.

“O excesso de alimentação também é um problema muito grande para o refluxo”, acrescentou a especialista. “Especialmente quando a pessoa sai para se alimentar em restaurantes onde o tamanho das porções geralmente são muito grandes. As pessoas esquecem que seu estômago é apenas do tamanho do seu punho fechado. No entanto, muitos de nós tentam encaixar muito mais comida do que isso lá dentro!”

Antes de eliminar os alimentos ruins para refluxo listados, Caroline aconselha os seus pacientes que sofrem regularmente com refluxo de ver como eles comem. “Sente-se e respire fundo algumas vezes antes de começar a comer, isso ajuda o corpo a relaxar. Coma devagar e mastigue bem a comida. Isso também lhe dará a chance de perceber quando estiver satisfeito e reduz as chances de comer demais. Este é realmente o primeiro passo para começar, e ainda é um bom conselho a seguir quando tentar cortar certos alimentos”.

Evite comer antes de dormir, o ideal é ter 2 horas para digerir o alimento antes de se deitar, pois isso permite que ele passe do estômago para o intestino delgado em vez de colocá-lo de volta no esôfago. Deitar dificulta a digestão e torna mais provável ter azia.

Referências adicionais:

Você precisa evitar na sua dieta alguns destes alimentos ruins para refluxo? Acredita que eles podem realmente estar provocando essa condição? Comente abaixo!</h4.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário