Especialista da Área:

9 Benefícios da Pera Asiática – Para Que Serve e Propriedades

🕐 23/12/2019

A pera Nashi, mais conhecida como pera asiática, lembra muito mais uma maçã em um tom marrom do que uma pera propriamente dita. Essas peras têm um sabor suave, embora elas sejam muito suculentas. Em algumas partes da Ásia, são muito utilizadas para saciar a sede.

Estas “maçãs-peras” têm muitos nutrientes e pouquíssimas calorias e são recheadas de muitas fibras, com uma média entre 4g e 10g por pera, dependendo do seu tamanho!

Como se isso não fosse razão suficiente para saborear uma pera Nashi, elas também são ricas em vitamina C, vitamina K, cobre, manganês e potássio, que são responsáveis por muitos benefícios da pera asiática para a nossa saúde e boa forma!

História

As peras asiáticas são nativas da Ásia Oriental: China, Coréia e Japão, e atualmente são cultivadas na Nova Zelândia, Austrália, Califórnia, França e Itália.

No Leste Asiático, as flores marcam o início da primavera e são encontradas geralmente no campo e nos jardins. A pera asiática tem sido cultivada há mais de 2000 anos na China. No Japão, as peras Nashi são cultivadas há mais de 3000 anos.

Já na América, vem sendo cultivada há cerca de 200 anos. A pera asiática chegou a Nova York em 1820. Elas foram trazidas pelos imigrantes japoneses e chineses para o oeste em 1850. Os estados do Oregon e da Califórnia são conhecidos como sendo os maiores produtores de peras asiáticas dos Estados Unidos. Cerca de centenas de variedades são cultivadas lá.

Propriedades da pera Asiática

Ao escolher a pera asiática em vez da pera tradicional, você obterá mais fibras e mais potássio, enquanto consome menos calorias e menos açúcar.

De acordo com “Superfoods: The Healthiest Foods on the Planet”, as peras asiáticas são ricas em fenóis, um grupo de compostos orgânicos que ocorrem naturalmente e apresentam atividade antioxidante significativa.

Outro estudo, publicado em 2009 no “European Journal of Nutrition”, descobriu que o ácido clorogênico, o principal fenol em peras, é um poderoso anti-inflamatório que pode ajudar a proteger contra a aterosclerose. Mas para se ter uma absorção de nutrientes satisfatória, nada de descascar a pera! Para aproveitar plenamente os benefícios da pera asiática, temos que comê-la com casca e tudo, já que a fibra da fruta e antioxidantes estão concentrados justamente em sua casca.

– Calorias e nutrientes

Segue abaixo o valor nutritivo para cada 100 gramas de pera Nashi. Uma unidade da fruta de tamanho médio tem cerca de 120 gramas.

  • Energia: 42 calorias
  • Fibra: 3,5g
  • Proteína: 0,5g
  • Carboidratos: 10,5g
  • Gordura total: 0,2g
  • Colesterol: 0g 

Benefícios da Pera Asiática – Para Que Serve

Veremos a seguir como a pera asiática pode ser benéfica a saúde e boa forma:

1. Contribui com o seu bem estar e disposição

Essas frutas crocantes e suculentas são favoritas de longa data entre os adeptos a uma vida saudável devido a seus benefícios e baixo valor calórico.

Além disso, o cobre é essencial para a produção de energia. Comer uma saborosa pera Nashi pode te dar um bom impulso antes de seu treino diário ou quando você se sente cansado pela tarde.

2. Propriedades anti-câncerigenas

Devido à sua abundância de fibras, a pectina em particular, comer uma pera asiática irá liberar toxinas potencialmente perigosas de seu cólon e ajudar a prevenir o câncer de cólon. A pectina também demonstrou ter eficácia contra o cancro da próstata.

3. Saúde dos ossos, dentes e olhos

A vitamina C, vitamina K e o manganês são essenciais para os benefícios da pera asiática para ossos saudáveis. A vitamina C constrói colágeno, prevenindo a fragilidade dos ossos, e ajuda a manter os dentes fortes. A vitamina K auxilia na mineralização óssea.

A vitamina C, por sua vez, pode prevenir cataratas e degeneração macular auxiliando na saúde dos olhos.

4. Cuida do seu intestino

Devido à sua alta quantidade de fibra, há excelentes benefícios da pera asiática na regulação de seu sistema digestivo, podendo evitar a diverticulite, síndrome do intestino irritável, hemorróidas dolorosas e até mesmo câncer de cólon.

Uma dieta rica em fibras previne doenças digestivas, aumentando a função do sistema imunológico e mantendo a saúde dos intestinos e do cólon.

A fibra desempenha um papel vital na digestão. A fibra insolúvel é essencial porque fornece o volume às fezes e acelera o processo de passagem de resíduos do trato digestivo o que previne o inchaço, constipação e indigestão, contribuindo assim, com a limpeza dos órgãos digestivos.

Além disso, uma dieta rica em fibras reduz as chances de doenças cardíacas e câncer, ajuda a aumentar a imunidade, alterando a capacidade de resposta do organismo às bactérias e ácidos.

A fibra solúvel promove a digestão absorvendo água para formar uma substância viscosa e gelatinosa que é fermentada por bactérias. É muito importante a ingestão de líquidos adequados ao fazer uma dieta rica em fibras.

5. Positiva para diabetes

A pectina é uma fibra insolúvel encontrada em peras Nashi e é útil no tratamento do diabetes. Ela ajuda no retardamento da absorção da glicose pelo nosso organismo.

A fibra solúvel retarda o processo de digestão e estabiliza o nível de açúcar no sangue. Ele aumenta a sensibilidade a insulina e controla os picos de açúcar no sangue, bem como em condições como a diabetes.

Há uma relação negativa entre a fibra dietética e os níveis de glicose no sangue. A ingestão da dieta rica em fibras impede a resistência da insulina que é formada a partir do aumento dos níveis de glicose.

6. Prevenção de doenças cardíacas

A vitamina K é essencial para garantir que o seu sangue possa coagular adequadamente. Os altos índices de fibra são responsáveis por benefícios da pera asiática como a redução do colesterol alto e de triglicerídeos elevados, podendo evitar doenças cardíacas. As Nashi são praticamente livres de gordura, bem como livres de colesterol e sódio.

Uma pesquisa revelou que a ingestão de fibra reduz o nível de colesterol ruim, dificultando a absorção de colesterol pelo organismo. Aqueles que mantêm uma dieta rica em fibras têm as chances de desenvolver uma doença cardíaca reduzidas.

7. Saúde do sistema imunológico

Está presente ainda na pera Nashi a vitamina C, um poderoso antioxidante, repara os tecidos do corpo, cura as feridas e luta contra todos os tipos de infecções e doenças que vão desde um resfriado comum e a gripe até o vírus HIV.

8. Corpo saudável e bonito

Com propriedades antioxidantes, a vitamina C e o cobre ajudam a construir o colágeno saudável, o que resulta em uma pele mais elástica e no retardamento dos sinais de envelhecimento. A vitamina C também é responsável pelos benefícios da pera asiática para a qualidade do cabelo e promove unhas mais fortes e resistentes.

9. Perda de peso

Diversos estudos mostram que uma dieta rica em fibras ajuda a prevenir a obesidade. Por ser rica em fibras, a pera asiática irá fazer com que você se sinta satisfeito por mais tempo entre as refeições, e esse sentimento de saciedade fará com que você reduza a sua quantidade de calorias diária e contribuirá com a redução do seu peso.

As fibras também contribuem com o bom funcionamento do intestino, podendo resultar em uma perda de peso mais consistente. Ela ainda ajuda a reduzir a absorção de toxinas e altera a secreção de hormônios intestinais.

Dicas

Por ter um sabor suave, misture a pera asiática com frutas mais saborosas, como mamão, melão e abacaxi, para fazer uma salada de fruta deliciosa!

Corte uma pera Nashi e polvilhe um pouco de canela em pó ou noz-moscada como outra maneira de aprimorar o sabor suave da pera. Comer com iogurte natural ou grego também é uma ótima opção!

Embale uma pera Nashi para levar em uma caminhada, uma vez que elas são tão suculentas, que podem ajudar a saciar sua sede, proporcionando também a reposição de nutrientes essenciais.

Para saber se a pera Nashi está madura, não basta somente observar se está dura ou macia, pois as peras asiáticas têm como característica serem mais crocantes que outros tipos de pera. Por isso, o que ajuda na hora da escolha da fruta é o seu aroma – quanto mais perfumada, provavelmente mais madura estará!

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já tinha ouvido falar para que serve e os benefícios da pera asiática? Pretende experimentar esta fruta para dar uma variada na sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

1 comentário em “9 Benefícios da Pera Asiática – Para Que Serve e Propriedades”

  1. Nossa acabei de exprimentar a pera asiatica! É deliciosa melhor que a pera comum e que maçã! Eu não conhecia agora virei fã! Vou come-la todos os dias!.

Deixe um comentário