Já pensou poder identificar o risco de câncer de mama apenas com uma simples amostra da saliva? Pois essa é a nova descoberta da ciência que, com certeza, promete salvar muitas vidas, de uma forma simples e rápida.
Mamografias, ultrassonografias e ressonâncias magnéticas: tudo isso, em breve, pode virar coisa do passado. Além de caros e invasivos, são procedimentos que exigem equipamentos grandes e especializados, envolvem exposição à radiação, mesmo que em baixas dosagens, e mais, ainda podem levar dias ou semanas para a divulgação dos resultados dos testes.

A nova descoberta que promete mudar esse cenário é de cientistas da Universidade da Flórida (nos Estados Unidos) e da Universidade Nacional Yang Ming Chiao Tung (Taiwan). Eles relataram resultados bem-sucedidos com um dispositivo portátil de detecção de câncer de mama, que pode identificar a doença a partir de uma pequena amostra de saliva.
Para funcionar, o biossensor requer apenas uma gota de saliva e pronto! Em cinco minutos, ele já é capaz de fornecer resultados precisos. O design do biossensor usa componentes comuns, como tiras de teste de glicose amplamente disponíveis e a plataforma de hardware e software de código aberto Arduino.
Como o teste funciona
Não é difícil: basta introduzir uma pequena quantidade de saliva na tira eletroquímica, onde os contatos elétricos estão localizados.
Em seguida, impulsos elétricos são emitidos para esses pontos de contato. Esses impulsos estimulam a ligação dos biomarcadores aos anticorpos, resultando em uma modificação na carga e na capacitância do eletrodo.
O processo culmina em uma alteração no sinal de saída, que pode ser quantificado e convertido em dados digitais indicando a quantidade de biomarcador presente.
Assim, com apenas uma gota de saliva, o biossensor pode fornecer resultados precisos, mesmo que a concentração do biomarcador de câncer na amostra seja de apenas um bilionésimo de grama. Por fim, de acordo com os cientistas, esse teste tem um custo muito baixo, o que também torna esta tecnologia acessível, até mesmo, para países com menos recursos.