A manta térmica corporal emagrece?

Especialista da área:
atualizado em 23/03/2022

A manta térmica corporal é uma técnica que promete efeitos como redução de medidas e de peso, mas será que ela emagrece mesmo?

Esses efeitos se devem, de acordo com profissionais da área, à ação do calor juntamente com os produtos utilizados na manta, que promovem todos os benefícios da técnica. 

  Continua Depois da Publicidade  

Então, no decorrer deste artigo, vamos conhecer os mitos e verdades da manta térmica emagrecedora, e descobrir se ela emagrece ou não.

Veja também: 5 tipos de massagem modeladora para emagrecer

O que é a manta emagrecedora?

A manta térmica é um equipamento muito usado em clínicas de estética, com o objetivo de promover a queima de gordura localizada e a eliminação de celulites.

Ela funciona promovendo o aquecimento do corpo por infravermelho, levando assim à dilatação dos vasos sanguíneos e à maior circulação sanguínea.

Assim, de acordo com profissionais da área de estética, ocorre o aumento metabolismo local, que leva a uma maior eliminação de toxinas e da queima de gordura localizada.

  Continua Depois da Publicidade  

Entretanto, até o momento não existem pesquisas que comprovem esses efeitos.

Como funciona o processo?

Manta térmica corporal
Imagem: site Shopfisio

O tratamento é realizado da seguinte maneira: 

  • Após a chegada à clínica, são anotados seu peso e outras medidas
  • Depois, deve-se colocar uma roupa íntima ou de banho
  • Em seguida, sua pele é esfoliada e depois é aplicada argila, barro ou outras substâncias, dependendo do efeito desejado, antes que a manta térmica ou bandagem aquecida seja colocada em seu corpo
  • Após esse processo, a pessoa descansa com a manta por uma hora
  • Depois desse tempo, ela é retirada de seu corpo, sua pele é enxugada e hidratada e a pessoa é levada para conferir o seu peso, a fim de verificar se o tratamento realmente surtiu algum tipo de efeito.

A manta térmica corporal emagrece mesmo?

Eliminar as celulites e gorduras localizadas em somente uma hora parece um jeito extremamente simples de perder peso, não é mesmo? Mas será que a utilização da manta térmica emagrece mesmo? Será que ela cumpre o que promete?

Mas, quem procura na manta térmica corporal uma técnica para perder peso a longo prazo é melhor não se iludir, pois o que a manta faz, na realidade, é ajudar a diminuir a retenção de líquido, uma vez que o corpo perde água através do suor.

Da mesma maneira, a manta térmica corporal também não elimina a celulite do corpo, por mais que a sua aparência possa ficar diferente. 

E, quanto à desintoxicação, apesar de ser verdade que quando suamos o nosso organismo naturalmente vai eliminando algumas toxinas, não há como comprovar que a utilização da manta térmica pode ajudar a desintoxicar órgãos como o fígado e os rins.

  Continua Depois da Publicidade  

Tipos de manta térmica corporal e estética

As mantas corporais prometem emagrecer, retirar a celulite e desintoxicar, mas também podem ser usadas em tratamentos estéticos. Por isso, existem diversos tipos, uma para cada finalidade específica:

  • Para celulite: A manta corporal feita para o tratamento contra a celulite é geralmente preparada com plantas medicinais e tem como objetivo melhorar a aparência da celulite em regiões como as coxas, pernas e o bumbum
  • Para desintoxicar: Nesse caso, é aplicada uma bandagem com argila ou barro, e, em alguns casos, também podem ser adicionados óleos aromáticos e ervas à manta
  • Para artrite: Quem sofre com dores causadas pela artrite pode utilizar a manta térmica com parafina misturada ao barro. O tratamento promete o alívio dessas dores, além da ação desintoxicante
  • Contra as rugas: Para combater as rugas, existe a opção de usar a bandagem térmica com chocolate, que promete tonificar, suavizar e desintoxicar a pele
  • Contra o ressecamento da pele: Quem possui a pele muito ressecada, pode utilizar a manta térmica estética feita com óleos aromáticos, que auxiliam na sua hidratação.

A manta térmica corporal feita em casa

Dependendo da loja, o preço de uma manta térmica estética pode variar entre R$ 324 e R$ 599. Mas, caso você ache esse valor muito caro, dá para preparar a bandagem e realizar o tratamento em casa.

Para isso, você irá precisar de água fervente, uma bandagem para o corpo ou para a área em que você deseja que a aplicação seja realizada e os ingredientes para fazerem parte da manta, que podem ser argila, barro, extratos de ervas ou plantas e óleos aromáticos.

O processo é bem simples:

  • Depois que esquentar a água, você deve misturá-la com os ingredientes escolhidos para a sua manta e colocá-los diretamente na bandagem.
  • Então, espere esfriar um pouco, para não queimar a pele, e caso ache necessário, você pode reaquecer a mistura.
  • O próximo passo é finalmente colocar a manta no seu corpo, ou na região específica que desejar, que deve estar despida.
  • Para isso, prenda de maneira que ela fique segura e não vá se soltar, mas tome cuidado para que a bandagem não fique tão apertada a ponto de te machucar.
  • Por fim, encontre um lugar calmo da sua casa, deite-se e mantenha a manta em seu corpo durante aproximadamente uma hora e não deixe de aproveitar esse momento para relaxar um pouco.

Precauções e contraindicações

Como todo tratamento de redução de medidas ou estético, é preciso tomar algumas precauções antes de realizar o procedimento da manta térmica corporal. 

Em primeiro lugar, como ela induz o suor do corpo, ela pode causar a desidratação, e por isso é aconselhado que aqueles que forem utilizá-la bebam bastante líquido antes e depois do procedimento.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, pessoas que possuem a pele muito sensível devem tomar cuidado e não utilizar as bandagens corporais que tenham fragrância, para não irritar a pele.

E, por fim, o uso de mantas preparadas com ervas ou plantas não é aconselhado para algumas pessoas, como:

  • Pessoas que estejam tomando algum tipo de medicamento, pelo risco de interações
  • Mulheres grávidas ou que estejam amamentando
  • Indivíduos com doenças cardiovasculares ou diabetes
  • Pessoas com problemas de pele, como psoríase e eczema.

A forma correta de perder peso

Atividade física
A melhor forma de perder gordura sempre vai ser ter uma dieta balanceada e praticar atividades físicas

Agora que vimos que a manta térmica não causa a perda de gordura, vamos conhecer algumas formas comprovadas de emagrecer:

  • Déficit calórico: essa é a única forma 100% comprovada de perder peso, uma vez que o organismo passa a queimar a gordura corporal para suprir a necessidade de calorias
  • Atividades físicas: essa é uma outra forma de aumentar o gasto de calorias, levando ao emagrecimento
  • Alimentação balanceada e saudável: além de comer menos calorias do que o corpo consegue gastar, é importante que os alimentos da dieta sejam saudáveis, para evitar deficiências nutricionais.

E, para garantir que tudo isso funcione da melhor forma possível, é indicado ter o acompanhamento de profissionais especializados, como um nutricionista e um professor de educação física.

Dicas e cuidados

Apesar de ser considerada uma técnica segura para a maior parte das pessoas, o uso da manta térmica muitas vezes por semana não é recomendado.

Além disso, mesmo que muitos profissionais afirmem que a ela age acelerando o metabolismo e aumentando o fluxo sanguíneo, não existem ainda evidências desses benefícios da manta térmica.

Por fim, caso queira realizar este procedimento, procure uma clínica especializada com profissionais certificados, para garantir o melhor resultado possível.

Você acreditava que a manta térmica corporal emagrece? Alguém a havia recomendado para você? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (140 votos, média 3,54)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

5 comentários em “A manta térmica corporal emagrece?”

  1. Sou acadêmicado curso bacharel em estética. O que enagrecemesmo éuma alimentaçãobalanceadae exercíciofísico.isso é fato. Porém uma massagem modeladora, drenagemlinfática, argila e uma manta térmicaou outro recurso eletroterapia Contribuem e muitopara reduçãode medidas . I

    Responder
    • Redução de medidas não é propriamente emagrecer. A perda de líquidos traduz-se em redução de medidas e não significa que a pessoa emagreceu. E ainda se alimenta o mito de que emagrecer e perder peso é o mesmo. Mas não, não é, principalmente a partir do momento em que se inicia uma prática disciplinada de exercício físico, que vai provocar um aumento da massa muscular e óssea. Aí as pessoas confundem o emagrecimento com a perda de peso e até frustradas, quando se tornam reféns da balança. E por último, a única fórmula eficaz, sem qualquer margem de erro ou sequer de discussão possível, é o défice calórico, em que se queima mais do que se consome ou, de uma forma mais suave, queimar o suficiente para que o organismo não reserve o excesso. E queimar calorias (gorduras e hidratos de carbono ingeridos). nunca, jamais, em tempo algum poderá ser feito com métodos passivos, ou seja, com massagens, tratamentos estéticos de qualquer índole, em que a pessoa fica quieta e deixa os agentes externos actuarem.

      Responder