Manta térmica

A Manta Térmica Corporal Emagrece?

Um procedimento que vem sendo utilizado em clínicas de estética, de emagrecimento ou sendo feito até mesmo em casa é a manta térmica corporal, ou manta térmica estética, como também é chamada.

O tratamento promete eliminar as indesejadas gordurinhas, desintoxicar o corpo e deixar o paciente livre de celulites, ao mesmo tempo em que tonifica e hidrata o corpo, firma a pele e promove o relaxamento e alívio aos músculos. Então isso quer dizer que a manta térmica corporal emagrece mesmo?

Como funciona o processo

O tratamento é realizado da seguinte maneira: o paciente chega à clínica, onde são tirados seu peso e outras medidas e depois se troca colocando uma roupa íntima ou de banho. Em seguida, sua pele é esfoliada e depois é aplicada argila, barro ou outras substâncias, dependendo do efeito desejado, antes que a manta térmica ou bandagem aquecida seja colocada em seu corpo.

Após esse processo, a pessoa descansa com a manta por uma hora. Depois desse tempo, ela é retirada de seu corpo, sua pele é enxugada e hidratada e a pessoa é levada para conferir o seu peso, a fim de verificar se o tratamento realmente surtiu algum tipo de efeito.

A manta térmica corporal emagrece mesmo?

Eliminar as gorduras e perder a celulite em somente uma hora parece um jeito extremamente simples de perder peso, não é mesmo? Mas será que a manta térmica corporal emagrece mesmo? Será que ela cumpre o que promete?

Quem procura na manta térmica corporal uma técnica para perder peso a longo prazo é melhor não se iludir. O que ela faz é induzir o suor no corpo da pessoa e, consequentemente, causa a perda de líquido.

Mesmo que isso possa interferir em alguma diminuição do peso corporal, assim que ela beber água ou se alimentar novamente irá recuperar esse peso líquido perdido. Por isso, não é possível afirmar que a manta térmica corporal emagrece. A melhor maneira de perder peso e se manter assim ainda é praticar exercícios físicos e ter uma alimentação balanceada.

Da mesma maneira, a manta térmica corporal também não elimina a celulite do corpo. Por mais que a sua aparência possa ficar diferente, o procedimento não consegue sugá-la ou fazer com que ela desapareça.

Quanto à desintoxicação, é bem verdade que quando suamos, o nosso organismo naturalmente vai eliminando algumas toxinas presentes no corpo, entretanto não há como comprovar que a utilização da manta térmica pode ajudar a desintoxicar órgãos como o fígado e os rins.

Por outro lado, o procedimento pode ser benéfico em outros sentidos para o nosso corpo. Ele consegue promover a hidratação no corpo e contribuir para que nos livremos de células mortas da pele.

Além disso, passar uma hora com a manta térmica corporal é uma ótima maneira de deixar o corpo um pouco mais relaxado.

Tipos de manta térmica corporal e estética

As mantas corporais prometem emagrecer, retirar a celulite e desintoxicar, mas também podem ser usadas em tratamentos estéticos. Existem diversos tipos, que atendem casos específicos. Vamos conhecer alguns deles?

  • Para celulite: A manta corporal feita para o tratamento contra a celulite é geralmente preparada com plantas medicinais e tem como objetivo melhorar a aparência da celulite em regiões como as coxas, pernas e o bumbum.
  • Para desintoxicar: É aplicada uma bandagem com argila ou barro nos procedimentos que têm o intuito de desintoxicar o corpo. Em alguns casos, também podem ser adicionados óleos aromáticos à manta. Há ainda aquelas que são feitas com uma mistura de água, óleo e ervas para serem aplicadas à pele e desintoxicarem o sistema linfático.
  • Para artrite: Quem sofre com dores causadas pela artrite pode utilizar a manta térmica com parafina misturada com barro. O tratamento promete o alívio dessas dores, além da ação desintoxicante.
  • Contra as rugas: Para combater as rugas, a opção é usar a bandagem térmica com chocolate. Ela também promete tonificar, suavizar e desintoxicar a pele.
  • Contra o ressecamento da pele: Quem possui a pele muito ressecada, pode utilizar a manta térmica estética feita com óleos aromáticos, que auxiliam na sua hidratação.

A manta térmica corporal feita em casa

Dependendo da loja, o preço de uma manta térmica estética pode variar entre R$ 324 e R$ 599. Caso você ache esse valor muito caro, dá para preparar a bandagem e realizar o tratamento em casa.

Para tanto, você irá precisar de água fervente, uma bandagem para o corpo ou para a área em que você deseja que a aplicação seja realizada e os ingredientes para fazerem parte da manta, que podem ser argila, barro, extratos de ervas ou plantas e óleos aromáticos.

Depois que esquentar a água, você deve misturá-la com os ingredientes escolhidos para a sua manta e colocá-los diretamente na bandagem. Para aplicar no seu corpo, ela não precisa estar pelando, mas é preciso que esteja quente. Caso ache necessário, você pode reaquecer a mistura.

O próximo passo é finalmente colocar a manta no seu corpo, ou na região específica que desejar, que deve estar despida. Prenda de maneira que ela fique segura e não vá se soltar, mas tome cuidado para que a bandagem não fique tão apertada a ponto de te machucar.

Encontre um lugar calmo da sua casa, deite-se e mantenha a manta em seu corpo durante aproximadamente uma hora e não deixe de aproveitar esse momento para relaxar um pouco.

Precauções e contraindicações

Como todo tratamento de redução de medidas ou estético, é preciso tomar algumas precauções antes de realizar o procedimento da manta térmica corporal. Em primeiro lugar, como ela induz o suor do corpo, e por consequência causa a desidratação, é aconselhado que aqueles que forem utilizá-la ingiram bastante líquido antes e depois do procedimento.

Pessoas que possuem a pele muito sensível devem tomar cuidado e não utilizar as bandagens corporais que tenham fragrância, para não irritar a pele.

O uso de mantas preparadas com ervas ou plantas não é aconselhado para pessoas que estejam tomando algum tipo de medicamento, sob o risco de interações. O tratamento também não pode ser feito por mulheres grávidas, indivíduos com problemas no coração, de pressão arterial elevada, diabetes, psoríase (doença inflamatória da pele), eczema e claustrofobia.

Você acreditava que a manta térmica corporal emagrece? Alguém a havia recomendado para você? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (73 votos, média: 3,51 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

3 comentários

  1. Mariana Marques de Souza

    Boa tarde,

    Gostaria de saber quais marcas são confiáveis, quero comprar uma.

    Grata

  2. Sou acadêmicado curso bacharel em estética. O que enagrecemesmo éuma alimentaçãobalanceadae exercíciofísico.isso é fato. Porém uma massagem modeladora, drenagemlinfática, argila e uma manta térmicaou outro recurso eletroterapia Contribuem e muitopara reduçãode medidas . I

    • Redução de medidas não é propriamente emagrecer. A perda de líquidos traduz-se em redução de medidas e não significa que a pessoa emagreceu. E ainda se alimenta o mito de que emagrecer e perder peso é o mesmo. Mas não, não é, principalmente a partir do momento em que se inicia uma prática disciplinada de exercício físico, que vai provocar um aumento da massa muscular e óssea. Aí as pessoas confundem o emagrecimento com a perda de peso e até frustradas, quando se tornam reféns da balança. E por último, a única fórmula eficaz, sem qualquer margem de erro ou sequer de discussão possível, é o défice calórico, em que se queima mais do que se consome ou, de uma forma mais suave, queimar o suficiente para que o organismo não reserve o excesso. E queimar calorias (gorduras e hidratos de carbono ingeridos). nunca, jamais, em tempo algum poderá ser feito com métodos passivos, ou seja, com massagens, tratamentos estéticos de qualquer índole, em que a pessoa fica quieta e deixa os agentes externos actuarem.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*