Abobrinha Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 11/12/2019

Abobrinha é um vegetal saudável e saboroso que você pode adicionar a diferentes tipos de pratos. Use no molho de macarrão, adicione a um refogado ou coloque em pães. Você deve comer abobrinha com a casca sempre que possível, já que a casca contém muito do valor nutricional. Mas afinal, a abobrinha engorda ou emagrece?

Antes de analisarmos isso, aproveite para conferir algumas receitas com abobrinha light para dar uma variada na sua dieta, além de conhecer todos os benefícios da abobrinha para a saúde e boa forma.

Informações Nutricionais

Por ter uma grande quantidade de água, a abobrinha tem muito poucas calorias. Uma abobrinha crua média com a casca contém apenas 31 calorias. Essa mesma abobrinha não contém gordura ou colesterol. Se você está tentando cortar calorias, gordura ou colesterol, a abobrinha é uma excelente escolha.

Uma abobrinha crua média com a casca contém apenas 7 gramas de carboidratos. Desses carboidratos, 2 gramas são de fibras, que equivalem a 9 por cento do seu valor recomendado diário de fibras. Outras 3 gramas são de açúcares. A abobrinha também contém 2 gramas de proteínas. Apesar de poucas proteínas, ela costuma acompanhar muitos dos alimentos que podem fazer parte de uma dieta de proteínas. Ela é tão boa que é difícil até afirmar que a abobrinha engorda se for comida em excesso. Assim, quando você come abobrinha, você se beneficia de suas fibras e proteínas.

A Abobrinha Emagrece?

A abobrinha é uma ótima escolha para usar na perda de peso porque tem poucas calorias e grande volume. Isso quer dizer que você pode comer uma porção razoável de abobrinha e não ingerir muitas calorias. Por seu peso ser um reflexo direto da quantidade de calorias que você ingere comparado à quantidade de calorias que você queima em processos normais como atividades e exercícios, a abobrinha pode te ajudar a diminuir o primeiro componente. Isso faz com que seja mais fácil para você queimar as calorias que você ingere e, quando você tem um déficit de calorias, você começa a perder peso, o que nos permite afirmar que abobrinha emagrece.

A abobrinha é ótima para dietas também, porque ela pode ser preparada de forma simples e não requer gorduras, açúcares ou sal para ter um sabor delicioso. Apenas coloque algumas fatias de abobrinha em uma grelha e tenha um prato saboroso para o verão. Você também pode assar a abobrinha com outros vegetais. Abobrinha pura, levemente cozida, tem um sabor fantástico e faz um acompanhamento ou entrada saboroso e saudável.

A abobrinha pode ser usada para ajudar a fazer mais volume à refeição e oferece um sabor único a pães. Pão de abobrinha e muffins de abobrinha são pratos populares com esse vegetal. Eles são mais saudáveis e saborosos que pães e muffins normais, e contêm menos sódio, gordura e açúcar, na maioria dos casos.

Dados Nutricionais por 100 gramas de Abobrinha Crua

Energia 17 kcal
Carboidratos 3,11 gr
Proteína 1,21 gr
Gordura Total 0,32 gr
Colesterol 0 mg
Fibras 1 gr

Abobrinha Emagrece Quando Se Cozinha da Maneira Certa – 3 Dicas

Há várias formas de preparar abobrinha que te darão uma variedade de alimentos saudáveis para escolher e também uma variedade de tipos de alimentos. Desde abobrinha pura preparada como acompanhamento até a abobrinha em pães e bolos, as opções de pratos saudáveis com abobrinha são muitas. Mas fique sempre atento pois, se você combinar com os pratos errados, a abobrinha engorda.

Aqui estão três ideias de preparo de abobrinha para maximizar seus benefícios nutricionais, enquanto minimiza sua ingestão de sal, gordura e calorias.

1. Abobrinha Grelhada

Uma das melhores formas de preparar a abobrinha é grelhando. A abobrinha pode ser grelhada inteira ou cortada em pedaços para grelhar mais rápido. Por ser típica do verão e ter mais disponibilidade durante os meses mais quentes, é uma opção natural para a grelha. Prepare a abobrinha com alguns temperos leves se quiser, ou grelhe sem nada. Esse é um ótimo acompanhamento e é saudável, desde que você escolha temperos saudáveis.

2. Abobrinha Assada

Se você prefere não usar a grelha ou está procurando uma alternativa, você pode assar a abobrinha no forno. Corte a abobrinha em fatias, ou corte em pequenos cubos. Você pode colocar a abobrinha em uma forma de metal com outros vegetais como cebola, batatas, abóbora e mais. Tempere com os temperos que quiser, e regue com um pouquinho de azeite de oliva. Coloque o forno em temperatura média e asse a mistura por vários minutos, até que a abobrinha comece a ficar macia. Isso pode ser usado como um recheio, ou pode ser incluído na refeição como acompanhamento.

3. Abobrinha em Pães e Bolos

É comumente incluída em pães e bolos, mas você não precisa achar que abobrinha engorda só por causa disso – apesar de, nesse caso, não ser recomendado comer em excesso.

Pão e muffin de abobrinha são formas deliciosas de incluir vegetais nos seus pães e bolos. Isso adiciona nutrientes vitais e elimina a necessidade de certos ingredientes como gorduras e açúcares. Nesses casos, você geralmente inclui a abobrinha crua ralada. Dependendo da receita, você pode ter que cozinhar a abobrinha um pouco antes de incluí-la na massa.

Para os melhores benefícios ao comer abobrinha, escolha vegetais que são escuros. Não cozinhe demais e minimize a manteiga e outros óleos que você inclui no preparo. Isso preserva o sabor enquanto também mantém a natureza saudável da abobrinha.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Você gosta de abobrinha? Tem alguma receita em especial para compartilhar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8 votos, média: 3,75 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

4 comentários em “Abobrinha Engorda ou Emagrece?”

  1. Espaguete de abobrinha com azeite e alho, e um pouquinho de pimenta, e é só dar umas medidas e está pronto, fica com uma leve crocancia…eu amo, substituo o arroz nas minhas refeições…

  2. Adoro o espaguete de abobrinha! Ralo e coloco carne moída já previamente preparada com molho de tomate. Super me ajuda na dieta

  3. Afogar abobrinha ralada com sal e pimenta do reino depois acrescentar 1 ovo mecher até o ovo estiver frito acrescentar farinha uma boa pimenta hum fica maravilhoso