Azeite Engorda ou Emagrece? Análises e Dicas

Enquanto consumir azeite de oliva com moderação pode melhorar a saúde do seu coração, consumir demais pode interferir com seus esforços para perda de peso, de acordo com a Clínica Mayo. É desafiador criar o déficit de energia necessário para perda de peso quando você consome grandes quantidades de óleos. Você também pode consumir mais óleo do que você precisa por dia se você não controla o tamanho das suas porções.

Básicos da Perda de Peso

Gordura consiste de energia que seu corpo armazena para usar mais tarde. Qualquer tipo de caloria, seja carboidrato, proteína ou gordura, pode causar ganho de peso se consumida em excesso. Para perder peso, você precisa criar um déficit de energia no seu corpo, o que causa a quebra da gordura armazenada. Para que esse déficit ocorra, seu corpo precisa queimar mais calorias por dia do que você ingere. Para perder meio quilo de gordura, você precisa criar um déficit de aproximadamente 3500 calorias, de acordo com o site da Clínica Mayo.

É tudo bem simples, da mesma forma que você sabe que o aparelho elíptico emagrece, você sabe que precisa gastar mais do que consome.

A dificuldade maior está na prática e não na compreensão do processo!

Densidade Enérgica

Consumir muito azeite de oliva pode dificultar a criação de um déficit de energia. Todas as calorias do azeite de oliva vêm de gordura. Gorduras são o nutriente mais densos em energia, oferecendo 9 calorias por grama. Carboidratos e proteínas oferecem apenas 4 calorias por grama. É fácil ingerir calorias demais do azeite de oliva porque ele não ocupa muito espaço no seu estômago, mas oferece um número significante de calorias. Em 1 colher de sopa de azeite de oliva, você consome 119 calorias e 13,5 gramas de gordura. Nesse caso, o azeite engorda facilmente. Mas será que o azeite emagrece em alguma circunstância?

Excedendo as Metas Calóricas

Se você está usando azeite de oliva para cozinhar ou temperar saladas, é uma boa ideia medir seu azeite antes de adicioná-lo aos seus alimentos. Sem medir, você não terá ideia de quanto ou quantas calorias você consumiu. Se você exceder sua meta de calorias diárias consumindo uma colher de sopa extra de azeite de oliva, você consumirá cerca de 3570 calorias por mês. Isso causa ganho de peso, aproximadamente de meio quilo por mês. Então, se você está consumindo mais calorias do que você precisa por dia, então o azeite engorda. Caso contrário, o azeite emagrece.

Ingestão de Azeite de Oliva

Enquanto gordura é um componente essencial em uma dieta balanceada, você pode comer demais. De acordo com o Instituto de Medicina, não mais do que 20 a 35 por cento do seu total de calorias deve vir de gordura. Essa diretriz equivale a não mais do que 44 a 78 gramas de gordura por dia em uma dieta de 2000 calorias. Algumas dessas gorduras vêm de proteínas como carnes,queijos e castanhas, e algumas dessas gorduras podem vir de óleos, como o azeite de oliva. Você não deve consumir mais do que 5 colheres de chá, ou 2 de sopa, de óleo por dia em uma dieta de 2000 calorias.

Um Grande Erro Que Te Faz Engordar

Você enche alimentos de azeite de oliva?

Azeite de oliva extra virgem é rico em gordura monoinsaturada “boa” – o tipo de gordura que pode te ajudar a baixar seu colesterol LDL – mas ele também tem cerca de 477 calorias e 54 gramas de gordura a cada meia xícara. Se você não mede a quantidade de óleo que você usa para refogar, grelhar, cozinhar ou assar, você pode acabar com muito mais do que você precisa.

A escolha saudável Quando for grelhar, use um pincel ou spray para cobrir levemente os alimentos com óleo, diz Jennifer Nelson, diretora de nutrição e dietética clínica na Clínica Mayo, em Rochester, Minessota. Se você está fazendo um refogado, passe um papel toalha mergulhado em azeite de oliva pela panela antes de adicionar os ingredientes – ou melhor ainda, use uma panela antiaderente. Você também pode fazer seus refogados com vinho, molho shoyu, caldo de galinha ou suco de cenoura, tomate ou vegetais. E tente marinar seu peixe em caldo com pouca gordura ou suco de laranja com água; os filés irão absorver um pouco do líquido, o que te fará se sentir mais cheia, diz Barbara Rolls, professora de ciências nutricionais na Pennsylvania State University e autora de A Dieta Volumétrica.

A maneira como você armazena o azeite importa

Quando você está no supermercado, procure por garrafas de azeite de oliva que sejam de um vidro verde escuro ou outro material que proteja da luz.

Calor e luz podem danificar o azeite, criando oxidação, o que muda os compostos químicos benéficos. Armazene seu azeite de oliva em um armário à temperatura ambiente ou na geladeira.

Uma garrafa de azeite dura cerca de um ano na sua prateleira, de acordo com a Companhia Stillwater Olive Oil. “Depois desse tempo, os níveis de sabor e os benefícios à saúde, como a Vitamina E, betacaroteno e outros fenóis, diminuem dramaticamente,” diz o site da companhia.

Azeite de Oliva é melhor fresco

Azeitonas são frutas e azeite de oliva é melhor quando está fresco. Os melhores prazos de validade são entre 18 meses a 2 anos após a colheita, mas a verdade é que você deve usar seu azeite de oliva em um período muito menor que esse. Usado de maneira inteligente, o azeite emagrece, se você exagera, o azeite engorda – como já dissemos anteriormente.

Idealmente, use azeite de oliva até um ano após a colheita. Isso muda quando você abre a garrafa, entretanto. Uma garrafa aberta de azeite de oliva deve ser usada dentro de 3 a 6 meses ou menos, então se certifique de comprar apenas o bastante para esse período de tempo. Não compre garrafas enormes que você não vai usar por meses, lembre-se que o ar e o tempo levarão a uma perda de sabor e de antioxidantes. Então se certifique de usar o azeite de oliva em um tempo curto. Se ele é parte regular da sua dieta, você não terá problemas com o armazenamento, já que o usará com frequência.

Você não deve reutilizar azeite de oliva

Muitas pessoas reutilizam azeite de oliva após fazerem frituras com ele, e isso é um grande não. Obviamente o azeite usado não terá um sabor tão bom ou fresco, e o calor também o oxida. Enquanto fritar ou refogar alguma coisa com azeite de oliva pela primeira vez causa uma pequena perda de antioxidantes, repetir o uso por mais de uma ou duas vezes causa uma maior perda de nutrientes e de sabor.

Vídeo:

Gostou das dicas?

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