Ácido retinoico para estrias funciona?

Especialista da área:
atualizado em 24/03/2022

O aparecimento de estrias é algo muito comum em mulheres, e por isso, muitas recorrem ao uso do ácido retinóico para tratar a condição.

Por isso, muitos especialistas afirmam que o produto pode ajudar a eliminar as estrias, pois agem diretamente na produção de colágeno. Mas será que ele funciona mesmo?

  Continua Depois da Publicidade  

Para responder essa e muitas outras perguntas, vamos agora conhecer como funciona o ácido retinóico, além de aprender como usar esse creme corretamente. 

Veja também: Remédio para estrias – 15 mais usados

O que são, e quais os tipos de estrias?

As estrias são marcas que surgem na pele quando ela é esticada de forma exagerada, e atingem várias partes do corpo, como abdômen, glúteos e costas.

Mas as estrias não são todas iguais, e podem adquirir diversas cores, como:

  • Estrias vermelhas, que são as mais jovens, e que respondem melhor aos tratamentos disponíveis
  • Estrias brancas, que adquirem essa coloração com o passar do tempo.

Causas

As causas das estrias podem ser as mais diversas. Mas em geral, elas são causadas pelo estiramento exagerado da pele, principalmente quando ele ocorre em pouco tempo.

  Continua Depois da Publicidade  

Por exemplo:

  • Gravidez, quando as estrias aparecem principalmente no abdômen.
  • Obesidade, que pode levar ao aparecimento das estrias em várias partes do corpo.
  • Efeito sanfona, onde a pessoa emagrece e engorda logo em seguida.

Entretanto, o problema também é influenciado pela genética e pelo nível de cortisol, conhecido como hormônio do estresse.

Fatores de risco ou desencadeadores de estrias

Além das causas já citadas acima, existem outros fatores que podem facilitar a ocorrência das estrias, como:

  • Sexo, já que o problema é mais comum em mulheres
  • Uso de medicamento do tipo corticoides
  • Ocorrência dos chamados “surtos de crescimento”, que levam ao aparecimento das marcas nas costas e em outras partes do corpo
  • Algumas doenças genéticas, como a síndrome de Cushing e a síndrome de Marfan.

Prevenção

Para prevenir o aparecimento de estrias de forma natural, o ideal é evitar o excesso de peso e praticar exercícios físicos (inclusive durante a gestação, se for o caso), além de seguir uma dieta balanceada.

Entretanto, nem sempre é possível evitar as estrias, e caso isso ocorra, existem alguns tratamentos que podem melhorar a aparência dessas marcas, como o ácido retinóico.

O que é o ácido retinóico?

Ácido retinoico
O ácido retinóico possui algumas utilidades para a pele

O ácido retinóico, ou tretinoína, é um produto bastante usado para tratar marcas na pele, como estrias, acne e cicatrizes.

  Continua Depois da Publicidade  

Essa substância é uma forma oxidada da vitamina A, que participa de processos de crescimento e melhora a qualidade do colágeno, além de estimular a sua produção.

Assim, quando aplicado topicamente sobre a pele, o ácido retinóico atua melhorando o aspecto das estrias, principalmente das mais jovens.

Além disso, muitas pessoas confundem o ácido retinóico com o retinol, que apesar de ter uma estrutura parecida, é uma substância diferente e menos efetiva. 

Veja também: 10 benefícios da vitamina C para a pele

Ácido retinóico para estrias

Quando usado na forma de creme, o ácido retinóico pode amenizar as aparências de marcas e cicatrizes na pele, pois melhora a produção de colágeno e elastina na pele. 

Assim, o creme de ácido retinóico pode ser usado regularmente, de acordo com estudos mais recentes, como um tratamentos para estrias, e ainda atua como um esfoliante, removendo as células mortas da pele, revelando uma camada de pele mais saudável e redistribuindo a pigmentação natural da pele, uniformizando assim o seu tom.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas, infelizmente, o creme se mostra mais eficaz quando é aplicado em estrias novas, ou seja, quando ainda estão com uma coloração mais avermelhada.

Entretanto, o mecanismo de ação da tretinoína ainda não é exatamente conhecido, mesmo com os efeitos sendo tão visíveis.

Efeitos colaterais

O principal efeito colateral do ácido retinóico é uma possível reação alérgica na pele. Assim, caso note qualquer sensação de queimação, vermelhidão ou formigamento após aplicar o produto, suspenda o seu uso e procure um médico.

Além disso, após o uso do produto, a sua pele pode descascar e ficar mais sensível à radiação solar, e por esse motivo, o uso de protetor solar é obrigatório. 

Por último, mas não menos importante, mulheres gestantes ou amamentando devem evitar o uso do produto já que a tretinoína pode causar defeitos congênitos ao feto e danos ao bebê recém-nascido.

Antes e depois

Para mostrar que o uso de ácido retinóico para estrias traz benefícios, vamos mostrar abaixo algumas imagens mostrando o “antes e depois” de pessoas que usaram o produto e sentiram diferença.

Onde comprar?

O ácido retinóico é usado na fabricação de vários produtos, como cremes, loções e géis em concentrações que variam de 0,025% a 0,1%. E, comercialmente, ele pode ser encontrado por nomes como Retin A, Vitanol, Renova e Vitacid.

Além do mais, o produto pode ser encontrado em farmácias e drogarias, sendo vendido apenas com a apresentação da prescrição médica.

Como usar?

O mais indicado é usar o ácido retinóico uma vez ao dia, de preferência à noite, seguindo algumas instruções simples:

  • Primeiro, lave o rosto com um sabonete neutro, para retirar os resíduos de oleosidade da pele
  • Depois, seque delicadamente com uma toalha
  • Então, aplique uma fina camada do creme na área a ser tratada.

Importante: como o ácido retinóico deixa a pele mais sensível, use sempre um protetor solar quando sair de casa, para evitar queimaduras.

O ácido retinóico para estrias realmente funciona?

Antes de tudo, é importante destacar que não existe hoje nenhum tratamento que remova as estrias totalmente da pele, e o uso de ácido retinóico para estrias ainda precisa ser mais estudado, para avaliar melhor seus benefícios para a pele. 

O ácido retinóico é capaz de aumentar a produção de colágeno e reduzir o aparecimento de estrias, além de suavizar as já existentes. 

Porém, quando as marcas são muito antigas, o produto pode não ser tão eficaz e os resultados variam muito de caso a caso.

Por isso, se você não está grávida nem planejando ter um filho, vale a pena investir no ácido retinóico como um tratamento tópico para estrias. Apesar de não remover algumas estrias mais “difíceis” completamente, o tratamento consegue pelo menos diminuir visivelmente a aparência indesejada na pele. 

Fontes e referências adicionais

Você já utilizou algum produto com ácido retinóico para estrias? Conhece alguém que tenha usado e afirme que realmente funciona? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (100 votos, média 4,01)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

5 comentários em “Ácido retinoico para estrias funciona?”

  1. Tenho estrias muito grossas na barriga. Elas são grossas, tem a grossura de 1 dedo mais ou menos. Tenho um filho de 5 anos e as estrias surgiram na gravidez. Gostaria de indicações do que passar pois ja nao sei mais o que fazer!!!

    Responder
    • Ola. Você está usando algum creme ou o ácido em si mesmo? Poderia me dizer se está tendo sucesso? Preciso muito amenizar minhas estrias que estao muito aparentes. Devido ao efeito sanfona começou a surgir estrias ate mas minhas costas. Meio qee estou desesperada.

      Responder
      • Bom meu bem!
        Estou usando sim, porém acho que estava usando errado kkkkkkk,tive queimaduras a cima da coxa,eu tava passando todos os dias, aí começou a descascar até aí tudo bem ,mas aí eu continuei a passar kkkk era pra ter um repouso, pq estava trocando de Pelé aí começou a arde muito aí queimou um pouco, vou esperar sarar pra usar novamente kkkk,a gota tô passando na barriga tenho muita estrias kkkk,mas agora tô passando direito, já está descamando trocando de Pelé, até agora não vi resultado, vou continuar usando mas com cuidado, não estou usando o ácido retinoico e sim o pelling TCA /TA 35% ele descama muito rápido a pele, o ácido retinoico está guardado.

        Responder
        • Você viu resultado? você já usou o ácido retinoico? sugiram resultado do que você usou pois por causa da gravidez dei mais estrias até na parte íntima mesmo usando óleos corporais para evitar. se for possível espero a sua resposta obg!.

          Responder