Remédio para estrias

Remédio para Estrias – 15 Mais Usados

As estrias são um problema estético que incomoda muitas pessoas, principalmente as mulheres. Apesar de não fazerem nenhum mal para à saúde, é muito comum que as pessoas busquem tratamentos e opções de remédio para estrias a fim de amenizá-las ou eliminar essas marcas na pele.

Os principais remédios para estrias serão discutidos abaixo, além de diversas dicas caseiras que podem ajudar a suavizar as estrias da pele.

Estrias

As estrias geralmente surgem como linhas na pele que têm forma um pouco irregular. Tais linhas podem apresentar as mais diversas cores e texturas, que podem ser brancas, rosas ou roxas, com texturas que podem ser sentidas através do toque por uma leve saliência ou recuo na pele. Em alguns casos, a estria pode até coçar e doer.

É muito comum o surgimento de estrias logo após a gravidez ou após uma alteração súbita de peso em que a pessoa engorda muito ou emagrece demais rapidamente. As estrias também ocorrem em adolescentes que apresentam surtos de crescimento.

Não existe um local do corpo exclusivo das estrias. Elas podem ser observadas em qualquer parte do corpo, mas sua incidência é mais comum na região do abdômen, seios, parte superior dos braços, coxas e nádegas.

Mesmo com o incômodo gerado, as estrias não representam um perigo à saúde e geralmente desaparecem com o tempo.

Causas

– Desequilíbrio hormonal

Uma estria é resultado de um alongamento na pele e do aumento de cortisona no organismo. A cortisona é um hormônio naturalmente produzido pelas nossas glândulas suprarrenais e em quantidades adequadas é benéfica para o sistema imunológico e no combate a inflamações.

No entanto, em grandes quantidades, a cortisona pode fazer a pele perder a elasticidade, o que pode dar lugar a estrias. Muitas vezes, doenças como a síndrome de Cushing, a síndrome de Marfan, a síndrome de Ehlers-Danlos e outros distúrbios das glândulas suprarrenais podem causar estrias devido ao aumento da quantidade de cortisona no organismo.

– Gravidez

Muitas mulheres que nunca tiveram estrias começam a ter durante ou logo após a gestação. Isso ocorre porque a pele vai se esticando em várias direções para providenciar espaço para o bebê em desenvolvimento. Essa ação de esticar a pele causa as estrias.

– Alterações de peso

Quando uma pessoa ganha ou perde peso rapidamente, também podem surgir estrias, já que a pele foi tensionada pelo chamado “efeito sanfona”.

– Surto de crescimento

Adolescentes que crescem muito rápido ou sofrem com obesidade durante a adolescência, por exemplo, podem ter um maior risco de desenvolver estrias.

– Uso de medicamentos

O uso de alguns medicamentos como cremes, loções ou comprimidos contendo corticosteroides pode resultar em estrias, pois esse tipo de substância tende a diminuir a capacidade de alongamento da pele.

Tratamento

Existem diversos tratamentos disponíveis para melhorar a aparências das estrias. Porém, mesmo que a propaganda desses métodos possa prometer milagres, nenhum deles é capaz de fazer as estrias desaparecerem por completo.

Algumas maneiras de amenizar as estrias incluem: cremes de tretinoína, terapias com laser de luz pulsada, fototermólise fracionária, microdermoabrasão, carboxiterapia, dentre outros.

Remédios para estrias mais usados

1. Cicatricure

O Cicatricure é um medicamento que combina diversos extratos naturais de plantas que apresentam benefícios para a pele e para o tratamento de estrias. Alguns deles incluem extrato de camomila, cebola, tangerina, conchas marinhas, tomilho, Aloe vera e folha de nogueira.

Ele é usado para hidratar, estimular a regeneração das células epiteliais e melhorar a aparência de cicatrizes, podendo atuar também na redução de estrias.

Para tratar marcas recentes, é recomendado aplicar o Cicatricure até 3 vezes por dia durante 2 meses. Já no tratamento de estrias mais antigas, pode ser necessário estender o tratamento por até 6 meses.

2. Bepantol

O Bepantol é um medicamento que apresenta ingredientes como óleo de amêndoas, óleo de parafina, vaselina, além de vitamina B5, que é transformada em ácido pantotênico no organismo. Ele é muito usado para tratar rachaduras e feridas na pele, mas também tem potencial para amenizar marcas de estrias, já que atua também estimulando a síntese de colágeno.

É indicado aplicar a pomada na pele de 1 a 3 vezes ao dia sobre a pele limpa. O seu uso é considerado seguro, mas podem ocorrer reações alérgicas em algumas pessoas.

3. Hipoglós

Além de ser usado para o tratamento de assaduras, principalmente em bebês, o Hipoglós também pode ser um remédio para estrias alternativo.

Isso se deve principalmente à presença de vitamina A, vitamina E e vitamina D que atuam hidratando e causando um efeito de clareamento na pele. Porém, ele só costuma funcionar em estrias mais recentes.

O ideal é aplicar a pomada na região desejada antes de dormir e remover o que sobrou lavando o local no dia seguinte.

4. Ácido retinoico

O ácido retinoico, conhecido também como tretinoína ou a vitamina A que contém retinoides em sua composição, causa um efeito rejuvenecedor na pele. Estudos indicam que a aplicação de ácido retinoico na estria pode ajudar a clarear e amenizar o problema.

Isso porque a tretinoína é capaz de penetrar nas camadas da pele e reconstruir ou estimular a produção de colágeno na região.

Existem muitos cremes e tipos de remédio para estrias disponíveis no mercado que oferecem ácido retinoico como ingrediente principal, além de extratos de ácido retinoico. Também é possível tomar cápsulas de uso oral de vitamina A, porém os resultados tópicos quando o produto é aplicado diretamente na pele são mais eficazes.

5. Colágeno

Em vez de usar produtos que estimulam a síntese de colágeno, é possível usar um suplemento de colágeno para ajudar a aumentar a elasticidade da pele e assim amenizar as marcas deixadas pelas estrias.

Suplementos de colágeno hidrolisado podem ser usados diariamente sem exceder a dose diária máxima de 10 gramas. Geralmente, é necessário seguir a indicação de dosagem presente no rótulo do produto ou de acordo com instruções médicas.

6. Ácido hialurônico

O ácido hialurônico é um dos melhores remédios para estrias do mercado. Isso porque ele estimula a produção de colágeno, ajudando a reestruturar a pele na região da estria e deixando-a mais saudável.

É possível encontrar o ácido hialurônico na composição de produtos cosméticos e também na forma de cápsulas ou extratos que devem ser tomados de acordo com a orientação de um profissional ou das informações presentes no rótulo.

Remédio caseiro para estrias

7. Aloe Vera ou babosa

A Aloe vera, principalmente quando pura, é um agente natural que promove cura e maciez na pele. Isso o torna um remédio caseiro para estrias ideal. O indicado é que você corte uma folha de babosa e aplique seu líquido diretamente sobre as estrias.

Se não for possível, procure produtos que contenham altas concentrações de Aloe vera em sua composição.

8. Abacate

Além de bastante nutritivo e uma boa fonte de ácidos graxos do tipo ômega 3 para a dieta, a polpa do abacate pode ser usada para reduzir estrias. Isso se deve à presença de vitamina C que ajuda a potencializar a absorção de colágeno. Além disso, seu efeito antioxidante pode ajudar na prevenção ao envelhecimento precoce.

Um creme de abacate preparado com a polpa madura da fruta é suficiente para ver resultados. Também é possível usar o óleo de abacate encontrado facilmente em lojas de produtos naturais. Você pode potencializar os efeitos da fruta combinando o abacate com açúcar e mel para obter um esfoliante, com folhas de babosa, com óleo de amêndoas, com aveia ou com limão. Existem as mais diversas receitas de esfoliantes e cremes para redução de estrias combinando esses ingredientes.

9. Óléo de rícino

O óleo de rícino ou óleo de mamona é rico em ácidos graxos nutritivos e vitamina E. Essa vitamina promove uma ação cicatrizante que pode ser interessante no tratamento de estrias, ajudando a remover as marcas mais recentes.

Para aplicar esse óleo diretamente na pele, misture com um creme hidratante ou com um óleo essencial como a babosa.

10. Azeite

O azeite de oliva também pode ser utilizado para prevenção e redução de estrias. Rico em compostos que nutrem a pele, o azeite pode ser aplicado diretamente na pele para hidratar e nutrir a região, ajudando a amenizar as estrias.

Prefira o azeite extra virgem e o misture com açúcar para promover um efeito esfoliante e hidratante ao mesmo tempo.

11. Pasta de cenoura

A cenoura é um legume repleto de nutrientes como substâncias antioxidantes, vitamina A, vitamina C e vitaminas do complexo B. Esses compostos são importantes para a saúde da pele, ajudando a hidratar e melhorar o aspecto da pele com estria.

O indicado é cozinhar a cenoura sem retirar a casca para aumentar a retenção de nutrientes e fazer uma espécie de pasta, como se fosse um purê. Deixe esfriar e aplique na pele. É possível potencializar os efeitos incluindo beterraba e pêssego nessa pasta.

12. Rosa mosqueta

O óleo de rosa mosqueta pode ajudar em problemas na pele como estrias e cicatrizes devido ao efeito regenerador promovido por nutrientes como vitamina A e ácidos graxos. Além disso, ele estimula a síntese de colágeno na pele.

Para usar o óleo como um remédio para estrias natural, aplique apenas algumas gotas e massageie o local da estria.

13. Óleo de amêndoas

O óleo de amêndoas é outro produto altamente nutritivo que pode ser usado diariamente para ajudar na hidratação e regeneração celular das células epiteliais.

14. Óleo de árvore do chá

Esse óleo ou extrato de árvore de chá é ótimo para o tratamento de estrias. Ele atua como um agente para tratar feridas e cicatrizes além de ser rico em nutrientes que nutrem e hidratam a pele. É possível misturar com outro óleo essencial para potencializar os resultados.

15. Óleo de coco

Como as estrias são espécies de cicatrizes na pele, o óleo de coco pode ajudar a melhorar sua aparência. Estudos sugerem que o óleo de coco tem propriedades cicatrizantes e atua diminuindo o tempo necessário para curar vários tipos de feridas na pele, podendo então amenizar as estrias.

O mais recomendado é aplicar o óleo de coco virgem diretamente sobre a pele com estrias todos os dias.

Outras dicas

  • Açúcar: O açúcar pode ser usado em um método de esfoliação na região da estria. A ideia é estimular a renovação das células epiteliais na região, melhorando a aparência das estrias. Embora não exista evidência cientifica para os benefícios do açúcar nas estrias, vale a pena a tentativa. Além disso, como já mencionado acima, ele pode ser misturado com outros produtos para esfoliar e hidratar a pele com estria ao mesmo tempo.
  • Alfafa: A folha ou o pó de alfafa é rico em nutrientes como proteínas e vitamina E que são ótimos para a saúde da pele.
  • Limão siciliano: O suco do limão siciliano quando aplicado puro na pele pode ser usado para clarear a pele na região da estria.
  • Batatas: A batata promove a regeneração celular das células da pele, o que é muito útil no local das estrias.
  • Manteiga de cacau: A manteiga de cacau é uma das opções mais baratas para o tratamento de estrias. A presença de vitamina A e C estimula a produção de colágeno e ajuda a hidratar a pele.
  • Claras de ovos: A clara do ovo contém uma alta concentração de aminoácidos essenciais e proteínas que fazem bem para a pele. A hidratação com clara de ovo na pele após uma esfoliação, por exemplo, pode ser um bom aliado no combate as estrias.
  • Cavalinha: O chá dessa erva pode ser usado em estrias devido ao seu poder revitalizante na pele. Além disso, ele ajuda a estimular a elasticidade da pele, amenizando as estrias existentes e prevenindo o surgimento de novas marcas.

Considerações

O desaparecimento completo das estrias é algo muito difícil de se conseguir através de tratamentos específicos. Porém, é possível amenizar e tentar esconder as marcas com as dicas descritas acima.

Não hesite em procurar um dermatologista se qualquer efeito colateral for observado usando um remédio para estrias e não combine mais de um tratamento de uma vez só, pois isso pode agredir a pele e causar mais danos do que benefícios.

Referências adicionais:

Você já utilizou algum tipo de remédio para estrias? Qual trouxe bons resultados para amenizar ou eliminar essas marcas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*