Adoçante sorbitol faz mal? O que é e efeitos

Especialista:
atualizado em 16/11/2020

Para quem está preocupado com o peso ou então precisa prestar atenção aos níveis de açúcar no sangue, o uso de adoçantes como o sorbitol pode ser uma boa alternativa ao açúcar, uma vez que estes contêm poucas (ou nenhuma) calorias e interferem muito menos na liberação de insulina.

Ele é um dos adoçantes mais utilizados pela indústria alimentícia, menos doce que a maioria dos adoçantes, mas ainda assim menos calórico que o açúcar.

Conheça os benefícios deste adoçante, e descubra se ele faz mal ou não para a saúde.

O que é?

Também conhecido como glucitol, o sorbitol é um álcool de açúcar (poliol) que pode ser encontrado naturalmente em frutas como maçã, ameixa, pera e pêssego. Como possui um efeito adoçante e é menos calórico que o açúcar, tem sido utilizado em gomas de mascar e doces light.

Ele tem cerca de metade do poder adoçante do açúcar, mas contém menos calorias.

O sorbitol ajuda a emagrecer?

Apesar de ter um poder adoçante menor que o do açúcar de mesa, o sorbitol pode ser um importante aliado para quem quer perder peso ou apenas reduzir o consumo de açúcar.

Isso acontece porque ele tem menos calorias por grama do que o açúcar comum. Além disso, ele tem um baixo índice glicêmico, o que quer dizer que não aumenta os níveis de açúcar no sangue da mesma forma que o açúcar de mesa.

Mas é importante lembrar que o sorbitol ainda tem calorias, e que seu consumo deve ser controlado, para evitar o ganho de peso.

Sorbitol x outros adoçantes

Ao contrário de alguns adoçantes, o sorbitol tem a metade do poder adoçante do açúcar e contém cerca de 2,6 kcal por grama do adoçante.

Por outro lado, ele parece ser menos tóxico e não está associado a efeitos colaterais mais graves associados a outros adoçantes artificiais.

Outra vantagem do sorbitol é que ele tem sabor mais suave e não deixa resíduo amargo na boca como a sacarina ou o stevia.

Outras vantagens do sorbitol

Se o sorbitol contém calorias e não é tão doce quanto os demais adoçantes, quais as vantagens de utilizá-lo como um substituto para o açúcar?

1. Valor energético

Mesmo que o sorbitol não seja considerado light, por sua quantidade de calorias ele ainda pode ser um bom aliado do controle do peso.

Essa redução calórica, quando comparada ao uso do açúcar comum, pode parecer pouca. Mas se somarmos esses pequenos valores ao longo do dia, veremos que a “economia” de calorias foi maior que o esperado.

2. Saúde bucal

Assim como outros adoçantes da mesma família, o sorbitol não causa cáries, diferente do que ocorre com os carboidratos, como o açúcar de mesa.

Isso acontece porque as bactérias causadoras das cáries não conseguem metabolizar o sorbitol, e alguns estudos, como este estudo publicado na Nature, demonstraram esse efeito.

3. Glicemia

Como tem uma absorção mais lenta pelo organismo, podemos dizer que o sorbitol tem um índice glicêmico menor que o do açúcar, e não afeta tanto os níveis de glicose no sangue.

E como ele não causa picos de glicemia, também previne os aumentos súbitos de liberação de insulina. Dessa forma, ajuda, mesmo que indiretamente, a reduzir o acúmulo de gordura no corpo.

Uso como laxante

110877713_XS

Como tem um efeito osmótico, ou seja, atrai água para o intestino grosso, o sorbitol tem um efeito laxante quando utilizado em doses maiores que 50 g por dia.

Isso pode ser considerado tanto um efeito colateral, se a pessoa estiver usando apenas como adoçante, quanto um efeito farmacológico, uma vez que existem formulações de sorbitol com este objetivo.

Dicas 

  • Teste de tolerância: Se você não sabe se é intolerante ao sorbitol, comece fazendo uso de pequenas quantidades. Caso note o aparecimento de sintomas como distensão abdominal, gases ou diarreia, suspenda o uso do produto;
  • Quem não apresenta os efeitos colaterais do sorbitol mencionados acima pode experimentar quantidades um pouco maiores do adoçante, sempre lembrando que ele é calórico e pode levar ao ganho de peso quando consumido em excesso;
  • Não utilize o sorbitol em altas quantidades para emagrecer: ele pode causar efeitos sérios, como desidratação, devido a diarreia, e desconforto gástrico importante;
  • Alguns grupos de pessoas devem evitar o uso de sorbitol, ou o fazerem apenas quando indicado por um médico: mulheres gestantes ou que estejam amamentando, pessoas com diabetes e pessoas com algum tipo de alergia ou intolerância ao sorbitol;
  • É importante lembrar que o sorbitol contém mais da metade das calorias do açúcar e deve, portanto, ser utilizado com cuidado pelas pessoas que estão tentando perder peso.

O sorbitol faz mal?

Como vimos, o uso do sorbitol não traz muitos efeitos colaterais, e o mais importante deles, o efeito laxativo, só ocorre com o uso de doses mais elevadas.

Então, para pessoas que não tenham alguma contraindicação, o uso do sorbitol é seguro, e pode inclusive trazer alguns benefícios para a saúde.

Afinal, devo utilizar o sorbitol como adoçante ou não?

Apesar de seu efeito laxante, e do uso contraindicado para algumas pessoas, de forma geral o sorbitol é seguro para o uso como adoçante.

Mas, para usufruir de seus efeitos na perda de peso, o uso do sorbitol deve estar associado a outras mudanças de estilo de vida, como uma dieta equilibrada e exercícios físicos.

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais

Você já tinha ouvido falar que o adoçante sorbitol faz mal à saúde? Mudou de opinião agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (10 votos, média: 4,10 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Marcela Gottschald

Dra. Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva.

Deixe um comentário

4 comentários em “Adoçante sorbitol faz mal? O que é e efeitos”

  1. Tive que usar um remedio com sorbitol, e a cólica e os gases foram o maior problema. É como se estivessem dando um nó no meu intestino..terrível! Fora o efeito laxante né, com certeza pra mim não deu muito certo, tive que parar de tomar o remédio.

  2. Tenho diabetes e faço uso do adoçante sorbitol sem recomendação médica.

    Um farmacêutico me indicou… Mas agora me preocupei.
    Vou ver com meu médico se posso continuar.

    Ótimas informações… Valeu!!!