Adoçante Sorbitol Faz Mal? O Que É e Efeitos!

Especialista:
atualizado em 05/08/2020

Desconforto intestinal, diarreia e perigoso para quem sofre com diabetes: entenda se o adoçante sorbitol faz mal, quais são os efeitos e o que é!

Também conhecido como glucitol, o sorbitol é um álcool de açúcar (poliol) que pode ser encontrado naturalmente em frutas como maçã, ameixa, pera e pêssego.

Como possui um efeito adoçante e é menos calórico que o açúcar, tem sido utilizado em gomas de mascar e doces com teor reduzido de açúcar e até mesmo em cremes dentais.

O sorbitol tem cerca de 60% do poder adoçante da sacarose (açúcar de mesa), mas contém apenas um terço das calorias do carboidrato refinado.

Boa parte do sorbitol utilizado nos alimentos processados é proveniente do xarope de milho, um líquido viscoso composto basicamente por glicose. Apesar da semelhança no nome, o sorbitol não contém etanol, e portanto não tem o mesmo efeito intoxicante do álcool.

Adoçante sorbitol faz mal? Efeitos negativos

110877713_XS
  • Desconforto intestinal;
  • Cólicas;
  • Inchaço;
  • Flatulência;
  • Diarreia;
  • Alergias;
  • Perigoso para quem tem diabetes;
  • Possível associação com a depressão.

É importante destacar que o desconforto intestinal causado pelo sorbitol é observado mediante o uso excessivo do adoçante.

O outro lado: as vantagens do adoçante sorbitol!

  • Laxante;
  • Menos calorias que o açúcar;
  • Melhor para a saúde bucal que o açúcar;
  • Não eleva a glicemia tão bruscamente quanto o açúcar.

Como usar

Acredita-se que o sorbitol não faz mal quando usado moderadamente. Entenda-se por moderado o consumo de até 50 gramas do composto por dia. Esse valor deve levar em consideração o adoçante comercial bem como o açúcar natural de algumas frutas.

Uma porção de 100 gramas de pera ou ameixa fresca contém 2 gramas de sorbitol. Vale notar que o processo de desidratação concentra o açúcar: 100 gramas de ameixas secas contêm 8 gramas de sorbitol, e a mesma quantidade de peras desidratadas fornece nada menos que 10 gramas de sorbitol.

Embora a Food and Drug Administration (Administração de Medicamentos e Alimentos, tradução livre, FDA, siglas em inglês) dos Estados Unidos tenha estabelecido como seguro o consumo de até 50 gramas de sorbitol ao dia, muitas pessoas podem apresentar complicações gástricas com doses acima de 10 gramas.

Crianças, devido ao pouco peso corporal, são mais suscetíveis aos efeitos colaterais do sorbitol, motivo pelo qual recomenda-se uma atenção maior ao consumo do adoçante antes dos 12 anos.

Usar sorbitol ou não?

Em suma, o sorbitol provavelmente não fará mal sua saúde, a menos que você utilize-o em excesso, tenha uma condição médica (como a diabetes) que agrave os efeitos nocivos do adoçante ou alergia a ele.

Sorbitol x Outros adoçantes

white-crystalline-powder

Ao contrário de adoçantes como a Stevia, que é 200 vezes mais doce que o açúcar e quase não contém calorias, o sorbitol tem a metade do poder adoçante da sacarose e contém calorias. São cerca de 2,6 kcal por grama do adoçante, contra zero da sacarina e do ciclamato.

Por outro lado, o sorbitol parece ser menos tóxico e não está associado a efeitos colaterais mais graves como muitos edulcorantes artificiais.

Outra vantagem do sorbitol é que ele tem sabor mais suave e não deixa resíduo amargo na boca como a sacarina (sobretudo quando esta é utilizada em altas concentrações).

Contraindicações

O adoçante é contraindicado para mulheres gestantes, mulheres que amamentam e pessoas com náusea, dores abdominais, sangramento retal e diabetes (somente o médico poderá recomendar o uso de sorbitol por pacientes diabéticos).

Outras dicas e cuidados

  • Teste de tolerância: Se você não sabe se é intolerante ao sorbitol, comece fazendo uso de pequenas concentrações. Caso note que o adoçante sorbitol faz mal para você através de sintomas como distensão abdominal, gases ou diarreia, suspenda o uso do produto. Quem não apresentar os efeitos colaterais do sorbitol pode experimentar quantidades um pouco maiores do adoçante, sempre lembrando que ele é calórico e pode levar ao ganho de peso quando consumido em excesso;
  • Perda de peso: Não use o sorbitol em altas quantidades para emagrecer – os efeitos colaterais do adoçante e o risco de diarreia podem causar desnutrição e um desconforto gástrico tão grande que pode não valer o sacrifício para perder peso. Nunca é demais lembrar que o sorbitol contém mais da metade das calorias do açúcar e deve portanto ser utilizado com bastante cuidado pelas pessoas que estão tentando perder peso ou mesmo diminuir as taxas de gordura corporal.
  • Produtos com sorbitol: Um chiclete sem açúcar adoçado com sorbitol pode conter até 1,5 gramas de sorbitol por unidade. Parece pouco, mas considerando-se a presença do adoçante em outros produtos e também nas frutas, não é difícil atingir doses de sorbitol que podem causar complicações gastrointestinais.

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que o adoçante Sorbitol faz mal à saúde? Você é uma pessoa intolerante à substância ou possui diabetes? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8 votos, média: 3,88 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

4 comentários em “Adoçante Sorbitol Faz Mal? O Que É e Efeitos!”

  1. Tive que usar um remedio com sorbitol, e a cólica e os gases foram o maior problema. É como se estivessem dando um nó no meu intestino..terrível! Fora o efeito laxante né, com certeza pra mim não deu muito certo, tive que parar de tomar o remédio.

  2. Tenho diabetes e faço uso do adoçante sorbitol sem recomendação médica.

    Um farmacêutico me indicou… Mas agora me preocupei.
    Vou ver com meu médico se posso continuar.

    Ótimas informações… Valeu!!!