A cada dia que passa novos produtos dietéticos são lançados, com a promessa de ajudar na perda de peso. E muitos desses produtos utilizam um tipo de substituto do açúcar que vem ganhando cada vez mais adeptos: os polióis.
Mas você conhece esses adoçantes, ou seus efeitos?
Então, a seguir vamos entender o que são os polióis e como eles podem te ajudar a ter uma dieta mais saudável e equilibrada.
O que são polióis?
Os polióis são um tipo de carboidrato, mas diferente dos outros compostos desse grupo, não são considerados açúcares, e que estão dentro da classe dos FODMAPs.
E, por causa de certas partes da estrutura química parecidas tanto com a do açúcar e quanto com a do álcool, eles também são conhecidos pelo termo álcoois de açúcar.
Os representantes mais famosos dessa classe de carboidratos são o xilitol, o eritritol e o sorbitol.
Eles são adoçantes bastante utilizados pela indústria alimentícia, embora sua capacidade de adoçar seja menor do que a de outros compostos, como o ciclamato, e a sucralose.
Mas, o sabor deles costuma ser mais agradável do que da maioria dos adoçantes e, por isso, vem aumentando a procura por eles.
Principais tipos de polióis
- Isomalte: adoçante com textura e aparência como as do açúcar, mas que apresenta muito menos calorias e cerca de 55% do sabor do açúcar;
- Hidrolisados de amido hidrogenado: feito de amido de milho, trata-se de uma família de adoçantes que não cristaliza e que apresenta de 20 a 50% de doçura do açúcar comum;
- Eritritol: produzido a partir do amido de milho, o eritritol é livre de calorias e tem um sabor muito agradável que chega a ser 70% mais doce do que o açúcar;
- Maltitol: 75% mais doce do que o açúcar, o maltitol é um substituto para o açúcar estável produzido a partir do amido de milho que não causa cáries dentárias;
- Lactitolfeito de soro de leite e apresenta sabor cerca de 35% mais doce do que o açúcar além de poucas calorias;
- Manitol: encontrado naturalmente em morangos, cebolas e cogumelos, o manitol é um adoçante de baixa caloria que é aproximadamente 60% mais doce do que o açúcar;
- Xilitol: produzido a partir de diversas fontes como milho, cana-de-açúcar e bétula, o xilitol é um adoçante com poucas calorias que é seguro para os dentes e também para os diabéticos e que tem um sabor similar ao do açúcar comum;
- Sorbitol: Produzido a partir da dextrose derivada do amido de milho, o sorbitol é cerca de 60% mais doce do que o açúcar.
Informações nutricionais
Poliol | Valor calórico |
---|---|
Eritritol | 0.0 calorias/g |
Manitol | 1.6 calorias/g |
Isomalte | 2.0 calorias/g |
Lactitol | 2.0 calorias/g |
Maltitol | 2.1 calorias/g |
Xylitol | 2.4 calorias/g |
Sorbitol | 2.6 calorias/g |
Hidrolisados de amido hidrogenados | 3.0 calorias/g |
Benefícios para a saúde
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, os polióis podem trazer alguns benefícios, quando comparados ao açúcar comum:
- Aumentam a sensação de saciedade;
- Não causam picos de liberação de insulina;
- Melhora a sensibilidade à insulina;
- Tem ação antioxidante no pâncreas;
- Melhora a captação de glicose pelos músculos.
Esses benefícios são de grande importância para pessoas que sofrem com diabetes e obesidade, podendo auxiliar no tratamento e na prevenção desses problemas e de suas complicações.
Outros benefícios dos polióis incluem:
- Eles não levam ao desenvolvimento de cáries;
- Tem menos calorias que o açúcar comum;
- Não deixam sabor residual na boca.
Principais usos dos polióis
Os polióis são muito usados na indústria alimentícia, principalmente na fabricação de produtos diet e sugar free. Alguns exemplos incluem:
- Chocolates e doces diet;
- Alguns tipos de assados;
- Vitaminas mastigáveis;
- Bebidas em geral;
- Sorvetes;
- Geleias;
- Pastilhas e remédios para a tosse;
- Enxaguantes bucais;
- Cremes dentais.
Como usar
Não existe um jeito certo ou errado de incluir os polióis na sua dieta, e isso vai depender de sua sensibilidade aos efeitos desse tipo de adoçante.
Mas, de forma geral, os polióis podem ser usados pela maioria das pessoas como substitutos do açúcar, sem grandes efeitos colaterais.
Entretanto, quando pensamos na substituição do açúcar, algumas coisas devem ser levadas em consideração:
- Nem todos os polióis tem equivalência direta com o açúcar, o que quer dizer que alguns deles são menos doces, e devem ser usados em quantidades maiores;
- A maioria dos polióis podem ser cozidos, mas é importante sempre ler as informações contidas na embalagem.
Efeitos colaterais
O consumo excessivo de polióis pode causar alguns efeitos adversos, principalmente problemas digestivos, como:
- Diarreia ou efeito laxante;
- Gases;
- Náusea.
E quem sofre de síndrome do intestino irritável tem um risco maior de sofrer esses efeitos, uma vez que os polióis não são totalmente absorvidos pelo organismo.
Então, devo substituir o açúcar por um poliol?
Se não houver contraindicações médicas, como sensibilidade gastrintestinal, síndrome do intestino irritável ou algum tipo de alergia, o uso de polióis como substitutos de açúcar pode trazer diversos benefícios, e também ajudar a emagrecer.
Mas é importante lembrar que, apesar de terem menos calorias, os polióis ainda são alimentos calóricos, e que quando consumidos em excesso, podem levar ao ganho de peso. Além disso, o uso exagerado pode causar desconfortos gástricos.
Então, o ideal é analisar os riscos e tentar substituir o açúcar por algum poliol aos poucos, para decidir qual deles é o mais adequado para seu uso, e se há algum tipo de intolerância.
Fontes e Referências Adicionais
- Calorie Control Council – Polyols Information
- Polyols.org – Polyols Benefits
- Wikipedia – Polyol
- NCBI – Health potential of polyols as sugar replacers, with emphasis on low glycaemic properties
- Dietvsdisease.org – Your Complete Guide to Polyols and Health
- Foodinsight.org – 2017 Food and Health Survey: “A Healthy Perspective: Understanding American Food Values”
- Diabetes.org – Understanding Carbs
- Eatright.org – What is the low fodmap diet