O agachamento é um exercício bastante presente no treinamento de membros inferiores, sendo capaz de proporcionar diversos benefícios para todo o corpo, mas fica sempre a dúvida se realiza-lo todos os dias pode intensificar os resultados.
Ele trabalha os músculos inferiores como os glúteos, quadríceps, posteriores das coxas, adutores (na virilha), flexores dos quadris e os músculos da panturrilha, exigindo também o uso dos músculos do core, localizados ao redor de toda a região do tronco, na altura da linha da coluna lombar, que inclui os abdominais, os lombares, os glúteos e os oblíquos.
Esse movimento também ajuda a promover a queima calórica e diminuir o risco de lesões.
Existem diversas variedades do exercício, como o agachamento búlgaro, o agachamento no Smith Machine e o agachamento hack.
Apesar de todos os benefícios, será que é possível fazer agachamento todos os dias sem acarretar algum problema à saúde? Aproveite para aprender como aperfeiçoar a sua técnica na execução do agachamento.
E então, será que eu posso fazer agachamento todos os dias?
A treinadora Adrianne Oyewole, que tem uma graduação em cinesiologia (ciência do movimento), é contra a ideia de fazer agachamento diariamente.
A justificativa da treinadora é que o corpo só consegue resultados quando encontra tempo para descansar. Segundo Oyewole, nunca dar tempo para a recuperação ao fazer agachamento pode provocar danos aos ligamentos e articulações, além de diminuir a flexibilidade.
A treinadora ressaltou ainda que exercitar-se além da conta (overtraining) pode reverter os benefícios em termos de preparo físico ou ganho muscular. Isso porque se a degradação de proteínas for maior que a sua síntese, os músculos ficarão menores e mais fracos. Dá-se a isso o nome de catabolismo.
Toda vez que treinamos estamos provocando dano aos nossos músculos. Portanto, para alcançarmos uma melhoria em nossa performance e/ou no tamanho dos nossos músculos, devemos oferecer ao nosso corpo o descanso adequado.
Cada caso é um caso
Quando surge a dúvida se é possível fazer agachamento todos os dias, é necessário ter em mente que as pessoas apresentam diferentes níveis de aptidão física, além de possuir diferentes corpos, o que pode demandar mais ou menos tempo para a recuperação após uma sessão de treinamentos físicos.
Um artigo publicado, pela personal trainer Nora Tobin defendeu a prática de exercícios de agachamento todos os dias.
A personal trainer argumentou que fazer agachamento diariamente aumenta a força e a potência dos glúteos, posteriores das coxas e quadríceps, proporcionando uma maior definição para as pernas e para o bumbum, melhorando assim, a mobilidade dos quadris e dos tornozelos, além de fortalecer e tonificar o core.
Mas será que realmente é necessário fazer agachamento todos os dias para obter esses benefícios, já que o nosso corpo necessita de um tempo para se recuperar? Não seria possível praticá-lo em dias intercalados e alternar este movimento com outros exercícios que possam promover um resultado semelhante ao nosso corpo?
É por isso que antes de tomar a decisão de fazer agachamento todos os dias, você realmente deve consultar um profissional de educação física para que ele possa te instruir sobre as suas sessões de treinamento, e verificar se você deve ou não fazer agachamentos diariamente.
A falta de variação pode ser outro problema
Segundo a personal trainer e especialista em nutrição fitness Malia Frey, não é ruim treinar todos os dias, mas repetir o mesmo método de treino, intensidade ou duração dia após dia não vai funcionar, pois o seu corpo se adapta à rotina, e chega um momento em que os resultados param de vir, e você não consegue mais perder peso ou ganhar massa muscular. É o tão temido efeito platô.
Uma vez que você tenha decidido seguir um programa de treinamento diário, você deve montar um cronograma com diferentes exercícios e níveis de intensidade.
Vídeo:
Veja agora o que acontece com seu corpo e sua saúde quando você faz 30 agachamentos, três vezes por semana. Aproveite para se inscrever rapidamente em nosso canal com um clique no botão a seguir:
A desvantagem da exaustão
Em seu artigo publicado, Malia Frey também destacou que não vale a pena treinar pesado todos os dias na academia e ao chegar em casa passar o dia inteiro na cama ou no sofá vendo televisão.
Frey explicou que existe um gasto calórico normal nas atividades corriqueiras do dia a dia, e que quando essas atividades são interrompidas, o metabolismo desacelera e a pessoa acaba não gastando tantas calorias quanto gastaria mantendo uma rotina diária normal.
Além disso, se os treinamentos te levam a exaustão, é hora de reavaliar o seu programa. Os treinamentos de alta intensidade devem ser relativamente curtos para que você possa incluir algum período de descanso durante a semana e dar ao seu corpo uma chance de se recuperar e formar novas fibras musculares.
Fontes e referências adicionais
- Improved Maximum Strength, Vertical Jump and Sprint Performance after 8 Weeks of Jump Squat Training with Individualized Loads, Journal Sports Sci Med 2016 Sep; 15(3): 492–500.
- Comparison of Core Muscle Activation between a Prone Bridge and 6-RM Back Squats, J Hum Kinet. 2018 Jun; 62: 43–53.
Fontes e referências adicionais
- Improved Maximum Strength, Vertical Jump and Sprint Performance after 8 Weeks of Jump Squat Training with Individualized Loads, Journal Sports Sci Med 2016 Sep; 15(3): 492–500.
- Comparison of Core Muscle Activation between a Prone Bridge and 6-RM Back Squats, J Hum Kinet. 2018 Jun; 62: 43–53.