Especialista da Área:

Posso Fazer Agachamento Todos os Dias?

O agachamento é um exercício que aparece no treinamento de inferiores de muita gente. Por conta dos benefícios que esse famoso movimento pode trazer, o praticante pode se questionar: “Será que eu posso fazer agachamento todos os dias”?

E aí, qual é a sua opinião a respeito disso? Será que está tudo bem em fazer o exercício todo santo dia? Ou repeti-lo diariamente pode acarretar em algum tipo de problema? Mais tarde, aproveite para aprender como aperfeiçoar a sua técnica na execução do agachamento.

Mais sobre o agachamento

O agachamento é conhecido como um dos exercícios que consegue desafiar uma série de músculos em todo o corpo. Ele atinge músculos inferiores como os glúteos, os quadríceps, os posteriores das coxas, os adutores (na virilha), os flexores dos quadris e os músculos da panturrilha, mas também exige o uso dos músculos do core (localizados) ao redor de toda a região do tronco, na altura da linha da coluna lombar, que inclui os abdominais, os lombares, os glúteos e os oblíquos.

O movimento já foi associado a benefícios como o auxílio à queima de calorias, ao fortalecimento do core, à diminuição do risco de lesões e à tonificação e fortalecimento dos músculos da parte inferior do corpo.

Existem diversas variedades do exercício, como o agachamento búlgaro, o agachamento no Smith Machine e o agachamento hack.

E então, será que eu posso fazer agachamento todos os dias?

A treinadora Adrianne Oyewole, que tem uma graduação em cinesiologia (ciência do movimento) foi contra essa ideia de fazer agachamento diariamente.

A justificativa da treinadora é que o corpo só consegue resultados quando tem tempo para descansar. Segundo Oyewole, nunca conceder tempo para a recuperação ao fazer agachamento todos os dias também provoca danos aos ligamentos e articulações, além de diminuir a flexibilidade.

“Eu recomendo que você não faça agachamento diariamente pois esses problemas vão aparecer: você vai tensionar as suas articulações continuamente, você vai causar inflamação contínua no seu corpo e você vai ter estresse no seu corpo o tempo todo”, acrescentou a graduada em cinesiologia.

A treinadora ressaltou também que exercitar-se além da conta pode reverter os benefícios em termos de preparo físico ou qualquer outro tipo de benefícios que o praticante esteja esperando. Aproveite para conhecer alguns sintomas do overtraining, ou seja, os sinais que indicam que você está treinando além do limite.

“Se você treinar em excesso, o seu corpo não vai ser capaz de sustentar o abuso diário e o rigor. Os nossos corpos necessitam de descanso e recuperação de modo que possam se curar e reparar. Fazer agachamentos diariamente não vai permitir isso”, acrescentou Oyewole.

“Não importa qual é o seu objetivo, fazer mais do que um treinamento não vai ajudar a construir músculos maiores mais rapidamente, mas sim mais lentamente porque os seus músculos não terão uma oportunidade para descansar. Cada vez que você treina você está provocando dano aos seus músculos. Portanto, para ver melhoras na performance e/ou no tamanho você tem que ter o descanso adequado. Se a degradação de proteínas ultrapassar a síntese (de proteínas), os seus músculos vão ficar menores e mais fracos. O que não é o ponto de treinar”, explicou a bacharela em ciência do exercício Joyce.

Dito isso, precisamos lembrar que cada caso é um caso

Quando o questionamento é se posso fazer agachamento todos os dias é necessário ter em mente que diferentes pessoas apresentam diferentes níveis de aptidão física e possuem diferentes corpos que podem levar diferentes tempos para recuperar-se de uma sessão de treinamentos físicos.

  Continua Depois da Publicidade  

Portanto, a resposta para o questionamento pode depender do caso de cada pessoa, pois alguns podem dar conta de fazer agachamento e treinar todos os dias sem enfrentar tantos problemas, ao passo que outros podem enfrentar prejuízos ao fazer isso.

Com isso, entende-se que o mais ideal e mais seguro a se fazer é conversar com o educador físico que acompanha o seu treinamento para saber se você deve fazer agachamentos diariamente ou se isso pode ser prejudicial para o seu caso em particular.

Estamos dizendo isso porque em artigo publicado, a personal trainer Nora Tobin defendeu a prática de exercícios de agachamento todos os dias.

A personal trainer argumentou que fazer agachamento diariamente aumenta a força e a potência nos glúteos, nos posteriores das coxas e nos quadríceps, concede uma maior definição para as pernas e para o bumbum, melhora a mobilidade dos quadris e dos tornozelos, fortalece e tonifica o core e melhora a postura.

Entretanto, lembrando de todos os alertas que já aprendemos neste artigo a respeito de fazer agachamento e treinar diariamente o questionamento que pode aparecer é: será que é realmente necessário fazer agachamento diariamente para obter esses benefícios? Ou não dá para ganhar essas vantagens ao praticar o movimento um dia sim outro não ou de dois em dois dias?

Por isso, enfatizamos que antes de tomar a decisão de fazer agachamento todos os dias, você realmente deve consultar o educador físico responsável por acompanhar e instruir as suas sessões de treinamento.

A falta de variação pode ser outro problema

“Não é ruim treinar todos os dias. Mas se você está tentando perder peso, repetir o mesmo método de treino, intensidade ou duração dia após dia não vai funcionar. Por que? O seu corpo se adapta à carga de trabalha e atinge a temida estagnação na perda de peso”, afirmou a personal trainer e especialista em nutrição fitness Malia Frey.

Uma vez que você tenha sido autorizado por seu educador físico a treinar todos os dias, há uma recomendação de Frey que pode ser útil. Isso porque a personal trainer orientou a desenvolver um cronograma de exercícios que envolva diferentes atividades com diferentes níveis de intensidade e seja composto por sessões com diferentes durações.

Ou seja, mesmo que o educador físico tenha falado que você pode malhar diariamente, talvez seja mais produtivo deixar o treinamento com agachamentos para determinado dia e praticar uma atividade mais leve no dia seguinte, por exemplo. Converse com o profissional a respeito disso.

A desvantagem de ficar exausto

Em seu artigo publicado, a personal trainer e especialista em nutrição fitness Malia Frey, também destacou que não vale a pena treinar pesado todos os dias na academia se ao chegar em casa o praticante passar o dia inteiro deitado.

“Se você compensar o seu treino diminuindo a quantidade de atividade física não relacionada aos exercícios que você faz durante o dia, o seu gasto calórico diária total pode terminar sendo o mesmo (que seria) se você não tivesse ido à academia naquele dia”, alertou a personal trainer.

Frey explicou que quando a chamada termogênese de atividade sem exercício (associada aos movimentos corriqueiros que fazemos no dia a dia, não no treino planejado e oficial) diminui, o metabolismo desacelera e a pessoa não queima tantas calorias.

  Continua Depois da Publicidade  

“Se os seus treinamentos te esgotam ao ponto da exaustão, pode ser hora de reavaliar o seu programa. Certifique-se que os seus treinamentos de intensidade elevada sejam relativamente curtos e que você inclua alguns dias tranquilos de descanso durante a semana para dar ao seu corpo uma chance de se recuperar e reconstruir”, aconselhou a personal trainer.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já se perguntou se pode fazer agachamento todos os dias? Pretende alterar sua rotina de treinos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário