Água de Berinjela com Limão Emagrece?

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

Uma berinjela descascada de 550 g possui 110 calorias e contém 132 calorias se estiver com a casca. Ela também possui importantes nutrientes em sua composição como potássio, fibras, proteínas, vitamina A, vitamina C, vitamina B6, cálcio, ferro e magnésio.

Já uma porção de 100 g de limão apresenta 29 calorias, enquanto uma unidade da fruta com 5,5 cm de diâmetro possui 17 calorias. Ela é composta por nutrientes como potássio, carboidratos, fibras, proteínas, vitamina A, vitamina B1, vitamina B6, vitamina C, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, manganês e zinco.

É possível utilizar os dois ingredientes em diversos tipos de receitas: saladas, sucos e como acompanhamento de carnes, por exemplo. Mas também dá para fazer uma bebida leve com os dois: a água de berinjela com limão.

A água de berinjela com limão emagrece?

Será que um dos benefícios da junção dos dois ingredientes com a água é a perda de peso? Será que a água de berinjela com limão emagrece mesmo? Vamos analisar isso agora!

Um ponto a favor da ideia é que de acordo com a edição de maio de 2008 da publicação Bioresource Technology (Bio-recursos Tecnológicos, tradução livre), uma dieta baseada na berinjela é uma boa alternativa para controlar a diabetes tipo 2, uma condição frequentemente associada ao aumento de peso.

Por mais que a água de berinjela não carregue todos os nutrientes e antioxidantes encontrados na forma natural do vegetal, alguns deles são liberados na água, o que pode trazer benefícios. Além disso, o consumo de água (seja de berinjela com limão ou não) antes das refeições pode contribuir com a perda de peso.

Uma pesquisa apresentada no encontro de 2010 da American Chemical Society (Sociedade Americana de Química, tradução livre) mostrou que homens e mulheres obesos que ingeriram dois copos de água antes de cada refeição perderam uma quantidade de peso 30% maior do que aqueles que não tomaram os dois copos de água.

Tanto a berinjela quanto o limão são fonte de fibras, um nutriente conhecido por beneficiar o sistema digestivo e também fornecer a sensação de saciedade ao organismo. Se elas forem liberadas na água e consumidas, o efeito saciador da bebida será ainda mais eficiente, favorecendo assim o controle do apetite.

A água de berinjela é classificada como um diurético, ou seja, ela estimula a eliminação do excesso de água do organismo por meio de urina e combate o inchaço causado pela retenção de líquido no corpo.

O limão também é fonte de vitamina C, que é transformada em um antioxidante dentro do organismo, cuja ação causa a eliminação de resíduos desnecessários ao corpo, a redução do inchaço abdominal, além de combater a retenção de líquido. Vale lembrar que esses fatores costumam estar relacionados ao aumento de peso.

Então é só tomar a bebida para perder peso?

Não é bem assim. A questão não é que a água de berinjela com limão emagrece, mas sim que contribui com a perda de peso. Ela precisa vir acompanhada de uma alimentação saudável, equilibrada, controlada e nutritiva e da prática frequente de atividades físicas, que estimulam o aumento da queima de calorias.

Até porque não adiantará muita coisa tomar a bebida ao mesmo tempo em que come três pedaços de pizza, dois pedaços de bolo com muito chocolate ou um hambúrguer com bacon super calórico, não é mesmo?

Outros benefícios da água de berinjela com limão

A água de berinjela com limão ainda pode trazer os seguintes benefícios:

  • Prevenção da absorção de colesterol proveniente dos alimentos, podendo diminuir os níveis do LDL – o colesterol ruim – no organismo;
  • Melhora da resistência à insulina;
  • Existem relatos de que o consumo da água de berinjela pode auxiliar a diminuição da pressão arterial;
  • Também é possível encontrar relatos de que a água de berinjela contribui com a regulação dos níveis de triglicerídeos do organismo;
  • Prevenção de cálculos renais;
  • Auxílio à digestão;
  • Equilíbrio do pH corporal;
  • Ação anticâncer.

Entretanto, vale a pena ressaltar que muitos institutos de saúde são cautelosos em confirmar esses benefícios para a saúde. Isso porque não existem evidências científicas em humanos suficientes, para grande parte desses, de que a água de berinjela com limão traga benefícios significativos à saúde.

Como dissemos, provavelmente você sentirá benefícios na sua saúde. O que se deve tomar cuidado é para não substituir um tratamento médico confiando nas promessas de tratamentos naturais. É preciso ter cautela e analisar o seu caso.

Consumo de berinjela e limão x Água de berinjela com limão

Muitos médicos afirmam que os benefícios da berinjela e limão mais estudados estão no consumo dos próprios alimentos e não somente em colocá-los na água. A berinjela tem sido muito estudada para o controle do colesterol e como um alimento muito saudável, de poucas calorias.

Já o limão tem ganhado cada vez mais fama por sua capacidade de “limpar” o fígado, contribuir com o sistema imunológico e bom funcionamento do metabolismo corporal. Veja mais sobre os benefícios do limão.

Dessa forma, acredita-se que se você puder fazer o consumo da berinjela e do limão como parte do seu cardápio, provavelmente você irá obter mais benefícios.

Veja também: 9 Benefícios do Limão em Jejum para Boa Forma e Saúde

Como fazer água de berinjela com limão 

Confira a seguir uma receita de água de berinjela com limão.

Ingredientes: 

  • Suco de 1 limão médio (não deve estar excessivamente maduro e o limão deve ser batido em rodelas com a casca, como forma de aproveitar o seu teor de fibras);
  • 1 berinjela orgânica média;
  • 1 l de água;
  • 1 jarra de vidro.

Modo de preparo:

  1. Limpar bem a berinjela, preferencialmente utilizando um pouco de bicarbonato de sódio e um pouco de vinagre de maçã;
  2. Cortar a berinjela em rodelas, mantendo a casca. Encher a jarra de vidro com o litro de água e acrescentar as fatias da berinjela;
  3. Espremer o limão dentro da jarra. Misturar tudo com uma colher e levar à geladeira. Deixar lá de um dia para o outro antes de consumir para que dê tempo da berinjela liberar suas propriedades na água.

Cuidados com o limão

Indivíduos que sofrem com a doença do refluxo gastroesofágico não devem consumir limão porque ele pode agravar a inflamação ou irritação do esôfago e causar azia.

Você conhece alguém que tome e afirme que a água de berinjela com limão emagrece? Tem curiosidade de experimentar este hábito? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (111 votos, média: 3,86 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

26 comentários em “Água de Berinjela com Limão Emagrece?”

  1. Comesei a tomar faz uma samana e tenho urinado bastante e da sensação que estomago esta saciado tomando antes das refeições

  2. Eu estou tomando a duas semanas e sinto que meu com estomago esta diminuindo de tamanho quando COMO a mais ele doi.e fica pesado isso e normal?

    • Oi Eu Vou Começar a Tomar apartir de Amanhã .. Uma Amiga mi Disse que ela imagreceu assim.. Vamos Ver os Resultados

  3. Eu já tomo a alguns meses a berinjela com limão, em jejum corto uma rodela de dois dedos de berinjela espremo uma banda de limão em um copo com água e tomo em jejum, me sinto bem tirou o enchaso da barriga, minha pele ficou melhor
    e perdi peso, diminuiu muito o colesterol. todos os dias faço e é maravilhoso!

  4. A cada dia eu tenho que refazer a água com a berigela e o limão , ou depois de uma semana ?

  5. Quero saber da água com birijela posso reutilizar ela denovo ou tenho que fazer todos os dia uma

  6. A água de berinjela com limão,é benéfico e eu recomendo,pois ele é diurético e auxilia na redução de peso ,Não esquecendo sim das atividades físicas.

  7. Eu já emagreci 9kgs tomando água de berinjela com limão em jejum e alguns gole durante o dia o quê eu percebi nesse tempo que eu venho tomando é que isto enibe a fome e me faz urinar muito mas eu tô legal.

  8. Olá!
    Gostaria de saber se no dia seguinte tenho que refazer o processo com uma nova berinjela e outro limão; ou posso reaproveitar as fatias da berinjela anterior e apenas repor nova água e outro limão?

  9. Costumo tomar 1 L da água de berinjela com limão, percebo o resultado em 1 semana, é realmente diurético e reduz a retenção de líquidos dando a impressão de desinchaço.
    É claro com boa alimentação e atividade física, os dois ingredientes apenas aceleram o resultado.

  10. Eu comecei a utilizar água de berinjela com limão e o resultado me deixou muito feliz. Com apenas 3 dias de uso consegui perder 900gr. É uma receita de custo baixo, seu preparo é rápido, só temos que deixar de um dia para o outro para que possamos obter o resultado esperado. O ideal é tomar o primeiro copo em jejum, 30 minutos antes do café da manhã e sempre antes das refeições durante o dia. O interessante é que também fica muito saboroso. É uma dieta natural que aumenta a disposição, realmente ajuda a perder peso e traz diversos benefícios para a saúde.