9 Benefícios do Limão em Jejum para Boa Forma e Saúde

Especialista:
atualizado em 28/01/2020

O limão é um alimento maravilhoso. Promete alcalinizar o sangue, auxiliar no emagrecimento, melhorar a digestão, reduzir o inchaço e muito mais. Você descobrirá a seguir outros benefícios do limão em jejum e a melhor forma de tomá-lo para auxiliar na sua saúde e boa forma.

O limão está presente em boa parte dos sucos detox, e não à toa: o suco da fruta auxilia na remoção de toxinas e previne desde inflamações até o ganho de peso. E, ao que tudo indica, há muitos benefícios do limão em jejum, pela manhã, já que potencializaria a capacidade desintoxicante do limão.

Os benefícios do limão são conhecidos há séculos, não é à toa que ele é uma das frutas mais consumidas no mundo. De pratos doces até salgados, passando por bebidas deliciosas, ele é conhecido por ter um poder de auxiliar na perda de peso e muitas pessoas tem utilizado seu suco logo pela manhã para conseguir perder medidas. Antes de seguir essa moda, você precisa saber se limão em jejum faz mal para o estômago.

Uma forma milenar de usufruir dos benefícios dos alimentos é fazendo chás com eles. A infusão de certos alimentos na água é capaz de extrair os melhores nutrientes destes alimentos. A mistura do gengibre com o limão, por exemplo, traz benefícios para a saúde, principalmente na prevenção de gripes, resfriados e no emagrecimento. Você vai gostar de conhecer as melhores receitas de chá de limão com gengibre para os mais diversos fins.

Obviamente, o chá de limão não precisa ser associado há nenhum outro alimento para ter seus benefícios. Sozinho ele já é capaz de combater a retenção de líquido, ajudar na eliminação de toxinas, melhorar a defesa do organismo e muito mais. Ultimamente ele também tem sido utilizado como ingrediente de tortas, mousses e outras receitas. Aprenda a fazer o melhor chá de limão.

Para Que Serve o Limão em Jejum?

Ainda que possam ser obtidos utilizando a fruta a qualquer hora do dia, acredita-se que os benefícios do limão em jejum sejam ainda maiores pois isso facilita a eliminação de toxinas acumuladas nas paredes intestinais, que seriam responsáveis, entre outras coisas, por causar inflamações e causar ganho de peso.

Existe uma dieta de desintoxicação focada no consumo de limão que envolve a ingestão de água com limão durante vários dias em jejum com o intuito de eliminar toxinas e limpar o organismo. Os defensores dessa dieta (que não é baseada em evidências científicas) afirmam que tomar água com limão em jejum melhora a pele, promove perda de peso e melhora a digestão.

Limão com água morna

images

Para potencializar os benefícios do limão em jejum, o ideal é consumi-lo com água morna, a fim de facilitar sua assimilação pelo organismo e facilitar a remoção de substâncias tóxicas no intestino.

Vale lembrar ainda que o limão é um fruto rico em nutrientes como cálcio, ferro, fósforo, potássio, selênio, magnésio, vitamina C, vitamina A, colina, folato, cobre, manganês, ácido pantotênico, vitamina B6, tiamina, riboflavina e carotenoides como a luteína e a zeaxantina.

Confira então algumas propriedades e benefícios do limão em jejum:

1. Pode auxiliar no emagrecimento

Ainda que não se saiba com certeza por que o limão em jejum emagrece, é possível que essa propriedade do limão se deva a vários fatores, como a presença da pectina, uma fibra solúvel que absorve água e desacelera a digestão, reduzindo o consumo de calorias na refeição.

Outro motivo possível seria a presença da água morna, que preenche o estômago e também traz saciedade. O limão em jejum também ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, evitando picos de glicose e melhorando o controle da fome.

E não podemos nos esquecer que o limão é um poderoso agente desintoxicante, que auxilia na eliminação de substâncias que promovem inflamações na parede do intestino. Estudos sugerem que essas inflamações podem causar um aumento no acúmulo de gordura abdominal.

Em um estudo feito com camundongos publicado em 2008 no Clinical Biochemistry and Nutrition, foi observado que o consumo de polifenóis encontrados na casca do limão fez com que os animais que seguiram uma dieta rica em gordura ganhassem menos peso do que aqueles que aderiram à mesma dieta mas sem consumir o limão.

Uma outra pesquisa mais recente de 2016 publicada na revista Nutrition Research avaliou 84 mulheres coreanas na pré-menopausa que apresentavam um alto IMC (índice de massa corporal) e que seguiam uma dieta de desintoxicação de limão por 7 dias. Foi constatado que as mulheres que adotaram a dieta do limão apresentaram uma melhor resistência à insulina, menos gordura e peso corporal, menor IMC e uma redução na razão cintura-quadril quando comparadas com aquelas que seguiram outros tipos de dieta.

Os resultados desses estudos sugerem que o limão pode sim contribuir para a perda de peso.

2. Alcaliniza o sangue

Ao contrário da crença popular, o limão não acidifica o sangue. O limão ajuda a reequilibrar o pH sanguíneo, que costuma ficar muito ácido (ou seja, mais próximo de zero) devido ao consumo de alimentos pouco nutritivos, pelo estresse e pela ausência de quantidades adequadas de vegetais na dieta.

E hoje em dia já se sabe que a acidificação do sangue está associada a dezenas de condições, entre elas o ganho de peso, o surgimento da diabetes e do câncer.

3. Melhora a Digestão

Além de melhorar o funcionamento do intestino, o limão em jejum também estimula o fígado a produzir bile, um fluido necessário para a digestão de gorduras. A água de limão também melhora os sintomas de azia, queimação e distensão abdominal causada por gases.

Não é difícil encontrar pessoas que bebem água com limão de manhã para prevenir a constipação e auxiliar o fluxo intestinal. De acordo com a medicina ayurvédica, o sabor azedo do limão ajuda a estimular o sistema digestivo, facilitando a digestão e evitando o acúmulo de toxinas no organismo.

Além disso, o limão é rico em fibras. Mas para que as fibras do limão ajudem na digestão, seria necessário consumir todo o limão e não apenas o seu suco.

4. Reduz o inchaço

A água com limão pela manhã atua como um diurético natural, estimulando as funções dos rins e acelerando a eliminação das toxinas. Essa é uma das razões pelas quais é sempre mais interessante consumir o suco de limão com um pouco de água.

As pedras nos rins prejudicam o funcionamento dos rins e a saída da urina, o que pode causar muita dor e gerar acúmulo de toxinas no corpo. Um estudo publicado em 2008 no Journal of Endourology afirma que o citrato é um inibidor natural da cristalização no trato urinário. Dessa forma, o limão poderia ser útil na prevenção de cálculos renais. Isso porque o ácido cítrico (citrato) encontrado no fruto aumenta o volume e o pH da urina, o que cria um ambiente pouco favorável para a formação de cálculos renais.

Uma análise do mesmo ano publicada na revista científica Urological Research sugere que o suco de limão pode ser uma alternativa no tratamento de pedras nos rins. Segundo o estudo, tomar ½ xícara de suco de limão por dia já é capaz de fornecer ácido cítrico para prevenir a formação de cálculos renais.

5. Desintoxica

11258180375_c6c6587385_z

Este é certamente o mais conhecido dos benefícios do limão em jejum, e se deve em parte à presença do ácido cítrico. Quando absorvido, o ácido cítrico é utilizado pelo fígado para produzir enzimas necessárias ao processo digestivo – e de nenhum outro alimento o fígado consegue produzir tantas enzimas como a partir do limão.

Um fígado saudável não somente elimina as toxinas mais facilmente como também colabora para a manutenção do peso em longo prazo.

6. Fortalece o Sistema Imune

O limão é uma ótima fonte de Vitamina C, que não só fortalece nosso sistema de defesa como também combate radicais livres que causam o envelhecimento precoce.

O limão também contém saponinas, que possuem ação antimicrobiana e podem ajudar a afastar a gripe e o resfriado.

Tanto a vitamina C quanto outros compostos antioxidantes presentes no limão podem fortalecer o sistema imunológico e evitar doenças. Um estudo de revisão publicado em 2013 no Cochrane Database of Systematic Reviews indica que apesar de a vitamina C não reduzir de fato a incidência de resfriados, a vitamina pode diminuir o tempo de permanência dos sintomas.

Além de fornecer vitamina C, tomar um chá de limão durante uma tosse ou um resfriado ajuda a relaxar e a aliviar o mal-estar.

7. Acelera a recuperação pós-treino

A água que você consome com o limão em jejum é tão benéfica quanto o próprio suco da fruta, uma vez que mantém as células musculares hidratadas e garante que elas recebam os nutrientes adequados para a recuperação das fibras.

O limão também combate as inflamações, o que pode ser benéfico para quem constantemente submete os músculos e articulações a exercícios intensos como musculação e corrida.

8. Controla as taxas de glicose

Ao contrário de outras frutas, o limão pode ajudar a estabilizar as taxas de açúcar no sangue, propriedade que garante tanto a prevenção à diabetes quanto um maior controle do apetite.

Além disso, níveis altos de açúcar na circulação resultam em uma maior liberação de insulina, o hormônio que promove o acúmulo de gordura, aumenta o apetite e diminui o metabolismo.

O limão é rico em fibras solúveis como a pectina. Fibras solúveis em geral auxiliam no funcionamento do intestino e ajudam a tornar a digestão de açúcares e de amidos mais lenta. Tudo isso contribui para diminuir os níveis de açúcar no sangue.

Porém, é importante que a polpa do limão seja ingerida para que você possa aproveitar os benefícios dessas fibras.

9. Garante a Saúde da Pele

Há duas formas de benefícios do limão em jejum para a pele: primeiro, pelo estímulo à produção de colágeno, fibras essenciais para a manutenção da firmeza da pele e o combate aos sinais da idade.

E segundo, pela atuação da vitamina C, que combate os efeitos de agentes oxidantes como o sol, cigarro, açúcar e gordura. A vitamina C também estimula a formação de colágeno, proteína que dá suporte à pele e a deixa mais firme.

Quanto tomar?

Se você não está acostumado a tomar limão pela manhã, comece com ½ limão espremido em 1 copo de água morna. À medida que você se adaptar à bebida, poderá acrescentar a quantidade de suco de limão, evitando no entanto acrescentar açúcar ou adoçante – afinal, o objetivo é exatamente desintoxicar o organismo.

Após tomar o limão, aguarde 20-30 minutos antes de se alimentar.

Combine o limão com uma dieta saudável

8569832158_3a20b9b4f4

Apesar dos excelentes benefícios do limão em jejum, ele infelizmente não ajuda a emagrecer se não for combinado a uma dieta com muitos legumes, frutas, verduras, e pobre em doces, refrigerantes, frituras e açúcar.

Aliás, o consumo desses alimentos praticamente anula as propriedades do limão em jejum, já que o açúcar e as gorduras trans são duas das principais fontes de toxinas no organismo.

Fontes consultadas:

https://www.medicalnewstoday.com/articles/324670.php

https://www.healthline.com/health/food-nutrition/benefits-of-lemon-water

https://www.healthline.com/nutrition/6-lemon-health-benefits

https://www.medicalnewstoday.com/articles/283476.php

Você já conhecia todos esses benefícios do limão em jejum? Tem esse costume de tomar água morna com limão todo dia após acordar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (289 votos, média: 4,11 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

73 comentários em “9 Benefícios do Limão em Jejum para Boa Forma e Saúde”

  1. Excelente artigo, infelizmente alguns membros da comunidade cientifica não contestam mas não apoiam.
    Sigo uma dieta mais radical ainda que é o próprio sumo do limão (somente o limão dem aditivo algum), começa com um e vai até nove unidades (so o suco sem agua) depois inverte e vai diminuindo. Um detox espetacular que vai alcalinizar o seu sangue, consequentemente elevar o seu sistema imunológico e atuar inclusive nos agentes inflamadores do intestino.

  2. Tomo água morna com limão em jejum! Acho fantástico!!! Já não consigo ficar sem tomar!!!

  3. Olá! Eu também tomo limão em jejum com água morna, faço tratamento de homeopatia e o homeopata confirmou todos os benefícios, faço durante três meses aí dou um tempo de uns três meses a retomo o tratamento, não faço direto porque senão fico muito magra porque o limão faz perder peso, gordura abdominal, melhora disposição é maravilhoso…

  4. Tomo todos os dias 1 limão com um copo de água morna, excelente para perder barriga, intestino funciona, e perde de peso. Sinto muito bem, costumo fazer por um período de 3 meses , ai dou intervalo de uns 3 meses depois faço novamente.

  5. EU TOMO 1 LIMÃO COM MEIO COPO DE ÁGUA DO FILTRO ,PORQUE A MORNA ME DÁ ENJÔO,MAS A MINHA GLICOSE FICOU ÓTIMA ,PERDI PESO E SINTO-ME BEM MAIS DISPOSTA .MINHAS DORES DE ESTÔMAGO ACABARAM ,NUNCA MAIS PARO DE TOMAR LIMÃO E UM SANTO RÉMÉDIO.

  6. eu comecei a tomar a tomar a dois dias ,tenho sentido tonturas,é que convivo com sinusite ,será que está curando a sinusite e seria por isso das tonturas,observação estou tomando com uma colher de mel,espremo um limão em copo de 250 ml de àgua natural,aguardo resposta.

  7. Verdade verdadeira…
    Limao é o recurso final…dó faz bem em todo o sentido…
    Médico só manda tomar omepraxol pra aumentar as vendas ms o q é bom mesmo …nada…omeprazol é igual Pablo Vittar : parece mulher ms é homem ???kkkkk…
    O povao ta todo com gastrite por esse mundao afora…a pessoa tem gastrite cronica a vida toda….n sai da mesa do médico e curar a ferida q é bom : nada….aí cada dia ta pior….enriquecendo o farmaceutico q vive da doença fo próximo ms ele mesmo n toma nem um remédio da farmácia dele ….só coisa natural….nada de química…quer Deus pra ele e o capeta pros outros……limao pra ele e a família toda pela manha e omeprazol pra populaçao tratar a gastrite crónica….aí a pessoa fica q nem Lula : pagou de MELHOR PRESIDENTE POR 8 ANOS e vai morrer na cadeia de tao honesto q foi….kkkkkkk..asdim é o omeprazol…a pessoa vai na conversa fiada do médico q vai ser curada tomando essa desgraça todo dia e no final morre com uma broca no estómago….que nem a barragem de Brumadinho : por fora uma bela vióla e por dentro uma lama bolorenta…..entao pessoal….acordem pra vida…..nós somos médicos de nós msm…tem pessoa q parece q nasceu pra viver na barra da saia do médico….acordam pra vida….médico quer é o seu dinheiro da consilta pro bolso dele….qd vc morre nem no seu enterro eles vao…..só falam assim : menos um…kkkk…qd Deus fez o mundo ele nao fez nenhum pé de médico plantado no mato…..ms aposto q no Jardim fo Éden, além da maça tinha lá um pé de limao …ta nom assim ?????