Água de Beterraba Emagrece? Benefícios e Dicas

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

Por muito tempo, as pessoas consumiram chá de beterraba para emagrecer e, em virtude disso, elas se perguntam se a água de beterraba emagrece. A seguir, você aprenderá a fazer a água de beterraba do jeito certo e aproveitar ao máximo todos os benefícios que ela tem a oferecer.

Mas será que a água de beterraba emagrece mesmo ou trata-se somente de uma mentira da internet?

O que acontece é que, para aproveitar os muitos benefícios da beterraba, é possível fazer diversos tipos de receitas com a beterraba. As receitas de vitamina de beterraba, por exemplo, estão entre as melhores formas de se aproveitar plenamente tudo o que a beterraba tem a oferecer.

Além disso, você também poderá fazer receitas de suco de beterraba que, além de aproveitar tudo o que a beterraba tem a oferecer, também trarão muito mais sabor a sua dieta.

Água de beterraba emagrece?

Cada porção de 100g de beterraba é composta por 43 calorias e apresenta diversos nutrientes como carboidratos, potássio, fibras, proteínas, cálcio, ferro, magnésio, vitamina A, vitamina B6 e vitamina C.

Um dos pontos a favor da ideia de que água de beterraba emagrece é que o consumo de qualquer tipo de água (seja de beterraba ou não) antes das refeições pode contribuir com a perda de peso.

Segundo informações da CNN, uma pesquisa apresentada no encontro de 2010 da American Chemical Society (Sociedade Americana de Química, tradução livre) mostrou que homens e mulheres obesos que ingeriram dois copos de água antes de cada refeição perderam uma quantidade de peso 30% maior do que aqueles que não tomaram os dois copos de água.

Outro ponto em que a bebida pode colaborar é ao ser ingerida no lugar de outras mais calóricas como refrigerantes, cafés cremosos, sucos industrializados e açucarados e achocolatados, por exemplo.

Isso porque haverá uma diminuição no consumo diário de calorias, que é sempre bem vinda para quem deseja e/ou necessita emagrecer, não é mesmo? Até porque, para perder peso é necessário consumir uma quantidade de calorias menor do que a quantia calórica que é eliminada pelo corpo.

Acredita-se ainda que a beterraba tenha um efeito diurético. Isso significa que ela combate o inchaço causada pela retenção hídrica no organismo, ao estimular a eliminação do excesso de líquido por meio da urina. A retenção de líquido é uma das causas comuns para o excesso de peso.

Então é somente tomar a água de beterraba que fica tudo certo?

Na verdade, não é bem assim. Precisamos ir com mais calma. Em vez de afirmar que a água de beterraba emagrece, é mais seguro dizer que ela pode contribuir com a perda de peso.

Estamos alertando em relação a isso porque é preciso entender que não existem bebidas, comidas, receitas ou truques mágicos e instantâneos para o emagrecimento. Enquanto adotar estratégias que auxiliam, como o consumo da água de beterraba, ainda será necessário incluí-las em um contexto de estilo de vida saudável.

Isso inclui uma dieta equilibrada, saudável, controlada e nutritiva e a prática frequente de atividades físicas como maneira de maximizar a eliminação de calorias. Se possível, com o acompanhamento de médico, nutricionista e personal trainer, que ajudarão a tornar o processo mais efetivo e seguro.

Outros benefícios da água de beterraba 

Confira na lista a seguir uma série de outros benefícios que estão associados ao consumo da água de beterraba:

  • Auxílio à melhoria da eficiência de órgãos como fígado, rins e pulmões;
  • Fonte de vitaminas;
  • Diminuição da pressão arterial;
  • Combate a anemia;
  • Melhoria da visão;
  • Regulação do colesterol;
  • Melhoria da resistência;
  • Combate a inflamações;
  • É dotado de propriedades anticâncer;
  • Contribui com a desintoxicação do corpo.

Atenção: esses benefícios são atribuídos ao consumo da beterraba em modo geral, logo, como elas não são consumidas integralmente na receita da água de beterraba, pode ser que as vantagens não sejam integralmente aproveitadas.

Como fazer – Receita de água de beterraba

Ingredientes: 

  • ½ beterraba;
  • ¼ de folhas de hortelã picadinha;
  • Suco de ½ limão;
  • 1 a 2 litros de água fresca.

Modo de preparo:

  1. Colocar a água dentro de uma jarra ou garrafa. Lavar e fatiar a beterraba e, imediatamente, colocá-la na água fresca;
  2. Acrescentar a hortelã picadinha;
  3. Espremer a limão e adicionar também a sua parte sólida à jarra;
  4. Levar ao refrigerador durante 12 até 24 horas antes de consumir. A receita dura até quatro dias dentro da geladeira.

O limão é fonte de vitamina C, que é transformada em um antioxidante dentro do organismo, cuja ação causa a eliminação de resíduos desnecessários ao corpo, a redução do inchaço abdominal, além de combater a retenção de líquido. Vale lembrar que esses fatores costumam estar relacionados ao aumento de peso.

Entretanto, indivíduos que sofrem com a doença do refluxo gastroesofágico não devem consumir limão porque ele pode agravar a inflamação ou irritação do esôfago e causar azia.

A hortelã também dá uma força ao emagrecimento devido aos seus efeitos de diminuição do inchaço no corpo e controle do apetite, visto que ela contém fibras, um nutriente que colabora com a promoção da sensação de saciedade ao organismo.

Mas não é só isso: um estudo feito pela NASA identificou que pessoas que sentiram o cheiro da hortelã tiveram os seus níveis de fadiga reduzidos em 20% e os de frustração diminuídos em 25%. Esse efeito de relaxamento é relevante para a perda de peso porque quando um indivíduo encontra-se estressado, as taxas do hormônio cortisol crescem, o que pode prejudicar o metabolismo e, por consequência, o processo de queima de gorduras e calorias.

Isso sem contar que a erva estimula as enzimas digestivas responsáveis pela transformação de gorduras em energia a ser gasta a trabalharem e beneficia a digestão, tornando-a mais rápida. Uma vez que a digestão está mais acelerada, a indigestão, os gases e o indesejado efeito de inchaço são prevenidos.

No entanto, é preciso ter em mente que pelo fato de não ser totalmente ingerida na água de beterraba, é provável que nem todos os benefícios da hortelã sejam aproveitados.

Você conhece alguém que tome com frequência e afirme que a água de beterraba emagrece? Tem vontade de experimentar o consumo desta bebida? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário