Beterrabas

10 Benefícios da Beterraba – Para Que Serve e Propriedades

Doce e suculenta, a parte da beterraba que mais consumimos é a sua raiz, onde estão concentrados muitos nutrientes. Mas as suas folhas também são muito nutritivas e devem ser consideradas para sopas e saladas. Seja na salada, assada, cozida, misturada em uma sopa clássica ou preparada como suco – como os atletas olímpicos fazem, os benefícios da beterraba para a saúde são numerosos. Ela é pobre em gordura, cheia de vitaminas e minerais e carregada com poderosos antioxidantes.

Só para mencionar, beterraba contém potássio, magnésio, ferro, vitaminas A, B6 e C, ácido fólico, carboidratos, proteínas, antioxidantes e fibras solúveis. Veremos a seguir detalhes sobre os benefícios da beterraba, suas principais propriedades e entender para que serve esse alimentos tão saudável.

Conheça melhor a beterraba

A beterraba foi cultivada inicialmente pelos romanos. Por volta do século 19 ela tinha grande valor comercial porque foi descoberto que o vegetal poderia ser matéria prima para fazer açúcar. Hoje, os principais produtores de beterraba são os EUA, a Rússia, a França, a Polônia e a Alemanha e sua função principal é mesmo a nossa alimentação.

Pertencente à família da acelga e do espinafre, tanto as folhas quanto as raízes da beterraba podem ser comidos. As folhas têm um sabor amargo ao passo que a raiz é bastante doce. Normalmente a beterraba tem cor roxa bem forte, mas também há espécies brancas ou douradas.

As receitas clássicas a base de beterraba vêm principalmente da Europa Central e Oriental, incluindo a famosa sopa de beterraba conhecido como borscht (veja a receita no final). Atualmente ela está presente em cardápios de restaurantes famosos e receitas de família em praticamente todos os continentes. Seu sabor é bem distinto e os benefícios da beterraba são muito interessantes.

As propriedades nutricionais da beterraba

A beterraba é uma fonte excepcional de nutrientes literalmente da raiz às folhas. As suas folhas verde escuro são ricas em cálcio, ferro e vitaminas A e C. A raiz, roxa e doce, é uma excelente fonte de ácido fólico, fibras, manganês e potássio. Para se aproveitar bem a planta o ideal é preparar uma receita com a raiz e outra com a folhagem. Esta pode ser cozida da mesma forma que se faria o espinafre.

A beterraba é utilizada para fins medicinais desde a antiguidade, principalmente para tratar doenças do fígado, pois ajuda a estimular os processos de descontaminação do órgão. A cor roxa da raiz da beterraba vem de um pigmento chamado betacianina um poderoso antioxidante apontado em algumas pesquisas como supressor do desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

Por ser rica em fibras, a beterraba exerce efeitos favoráveis ao intestino, prevenindo a constipação e ajudando a reduzir os níveis de colesterol. Ela também traz benefícios ao intestino porque contém glutamina, um aminoácido essencial para a saúde do trato intestinal. Em pesquisas, as fibras de beterraba também se mostraram capazes de aumentar o nível de enzimas antioxidantes no organismo, assim como aumentar o número de glóbulos brancos, que são as células de defesa do nosso sistema imunológico.

Nutrientes em uma beterraba média – cerca de 100 gramas

  • 43 calorias
  • 2 gramas de proteína
  • 0 de gordura
  • 10 gramas de carboidratos
  • 3 gramas de fibra
  • 7 gramas de açúcar

Propriedades e benefícios do suco de beterraba

O suco de beterraba vem sendo bastante estudado assim como os benefícios do suco de beterraba em si. Ele ganhou popularidade desde que o medalhista paraolímpico britânico, David Weir, anunciou que o suco era o seu segredo de sucesso. E, realmente alguns estudos mostram que ele serve para melhorar a oxigenação muscular e o desempenho de atletas.

Um estudo comparativo feito em 2010 pela Queen Mary´s University, em Londres, mostrou uma relação quase imediata entre a ingestão de suco de beterraba e a queda da pressão arterial no organismo. Outro estudo publicado pelo Nutrition Journal, mostrou que 500 gramas de beterraba espremida e ingerida na forma de suco também resultou na queda de pressão sanguínea logo nas primeiras seis horas após a ingestão.

Outras pesquisas já apontaram que o suco de beterraba serve como estimulante sexual, para prevenir osteoporose e melhorar as funções cerebrais.

O suco de beterraba pode ser preparado batendo a raiz com água no liquidificador ou através de extratores. Saiba que meio litro de suco de beterraba equivale a 200 gramas do vegetal cozido em termos de valores nutricionais.

10 Benefícios da Beterraba – Para Que Serve e Propriedades

Veremos agora como a beterraba pode trazer benefícios para a saúde e boa forma.

1 – Ajuda a saúde sexual

Pesquisas já mostraram que antigos romanos já conheciam os benefícios da beterraba para a saúde sexual. No século dezenove eles já a usavam como um medicamento afrodisíaco. Atualmente cientistas atestam a veracidade de tais conhecimentos. A beterraba contém alta concentração de boro, um mineral diretamente relacionado a produção de hormônio sexual em homens e mulheres.

2 – Regula a pressão arterial

Alguns testes em laboratório já sinalizavam que o suco de beterraba pode ajudar a baixar a pressão arterial, mas foi em 2010 que pesquisadores do Reino Unido revelaram que o nitrato é o ingrediente presente na beterraba que é responsável por reduzir a pressão arterial e ajudar a combater as doenças cardíacas.Em um estudo da Queen Mary University de Londres, os participantes saudáveis ​​tinham que beber um copo de suco de beterraba enquanto outros tomavam outra bebida pensando que era o suco. Outros tomaram comprimidos de nitrato. A pressão arterial foi reduzida em até 24 horas em pessoas que tomaram comprimidos de nitrato e aqueles que beberam o suco de beterraba.Embora o sabor do suco não seja amado por todos, com certeza pessoas com pressão arterial muito alta podem acabar optando por ele como uma solução natural para os vários comprimidos que precisam tomar.

3 – Previne doenças do cérebro como a demência

Em 2010 um estudo sugeriu que beber suco de beterraba aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro em pessoas mais velhas, que pode servir na lutar contra a progressão da demência.Beterraba contém altas concentrações de nitratos, que são convertidos em nitritos por bactérias da boca. Os nitritos, por sua vez, ajudam a dilatar os vasos sanguíneos, aumentando o fluxo de sangue e levando oxigênio para áreas do corpo onde este é mais escasso, incluindo o cérebro.

4 – Ajuda a manter a saúde mental

Beterraba contêm betaína, a mesma substância que é utilizada em certos tratamentos da depressão. Ela também contém triptofano, que relaxa a mente e cria uma sensação de bem-estar, semelhante ao chocolate. Nutrientes perfeitos para ajudar a relaxar e manter a saúde mental.

5 – Previne malformação em bebês

Beterrabas são ricas em ácido fólico, essencial para o crescimento saudável dos tecidos. O ácido fólico também é fundamental no desenvolvimento do tubo neural e da medula espinhal em bebês.

6 – Reduz o risco de doenças cardíacas

O que dá cor à beterraba é um pigmento chamado betacianina, um poderoso antioxidante. Os antioxidantes são fundamentais para ajudar a diminuir a oxidação do colesterol LDL (o mau colesterol) e, por sua vez, proteger as paredes das artérias e reduzir o risco de doença cardíaca e derrame.

7 – Contem açúcar que faz bem

Beterraba tem um dos mais altos teores de açúcar entre os vegetais. Até 10 por cento da beterraba pode ser açúcar. Por isso seu delicioso sabor. Mas o açúcar da beterraba é liberado lentamente no organismo, o que não causa pico de fome, ao contrario do que acontece quando se come chocolate ou qualquer açúcar industrializado.Por ser praticamente livre de gordura e conter pouquíssimas calorias, a beterraba é processada pelo nosso organismo de uma forma que a conversão dos açúcares acontece muito lentamente e, portanto, ela ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis.

8 – Pode proteger contra o câncer

A betacianina, pigmento antioxidante presente na beterraba, é apontada por retardar o crescimento de tumores em até 12,5 por cento em pacientes com câncer da mama e da próstata. A importância de retardar o crescimento do câncer não deve ser subestimada uma vez que diminuído o crescimento de um tumor em um paciente vai sempre haver mais tempo para se descobrir a doença ou mesmo tratá-la antes que chegue a estágios mais avançados.

9 – Melhora a saúde digestiva

Tanto a beterraba quanto o suco são uma excelente escolha para aqueles com problemas digestivos. A alta concentração de fibras em ambos ajuda a promover a saúde digestiva limpando o sistema gastrointestinal regulando os movimentos intestinais mantendo-os saudáveis. De acordo com a terapeuta nutricional, Dra. Elisabeth Philipps, “Beterraba é rica em fibras. Uma porção de 100 gramas de beterraba – cerca de duas ou três beterrabas pequenas – contém dez por cento do valor diário recomendado de fibras. Este total ajuda a regular os movimentos do intestino”. Ainda segundo ela, “A beterraba também contém uma substância chamada betaína, que normaliza a secreção ácida do estômago”.

10 – Impulsiona a estamina

Além de todos os benefícios da beterraba já listados, ela também é ótima para o fornecimento de energia e aumentando da resistência no organismo. Pesquisas comparativas mostram que quando comparada a outros alimentos energéticos consumidos por atletas, a beterraba leva vantagem. O consumo de beterraba cozida antes de uma corrida serve para aumentar o desempenho do corredor, inclusive durante a última seção da corrida, geralmente a fase mais difícil.  Um estudo feito em 2010 descobriu que adultos que bebem meio litro de suco de beterraba por dia podem aumentar sua resistência e prolongar os exercícios físicos em até 16% mais tempo do que fariam regularmente.

Receita

Borsch – A tradicional sopa russa de beterraba

Borsch é uma sopa tradicional entre as famílias russas, servida também em muitos países orientais e da Europa Central. Em alguns países ela é apreciada quente, em outros, gelada. As receitas de borsch também variam, mas legumes e creme de leite são sempre os principais ingredientes. A beterraba dá a sopa sua marca principal: a cor avermelhada.

Ingredientes

  • 1,5 litro de caldo de carne caseiro ou 4 tabletes dissolvidos na mesma quantidade de água
  • 1 cabeça pequena de repolho
  • 5 batatas grandes
  • 1 cenoura grande
  • 2 beterrabas médias
  • 1 cebola média
  • 1 folha de louro
  • 2 colheres de sopa de extrato de tomate
  • 4 dentes de alho
  • Cheiro verde a gosto
  • Creme de leite a gosto

Modo de preparo

  1. Para preparar o caldo de carne caseiro, ferva um pedaço de carne vermelha da sua preferência com pelo menos uma hora e meia e coe bem.
  2. Descasque a beterraba, corte-a em tiras finas e cozinhe por meia hora.
  3. Ferva o caldo de carne e adicione as batatas em cubos. Quando o caldo voltar a ferver, adicione a beterraba cozida e a folha de louro.
  4. Corte a cenoura da mesma forma que a beterraba, cozinhe e depois adicione ao caldo.
  5. Corte a cebola, frite em ambos os lados, acrescente a massa de tomate. Misture tudo e frite por mais algum tempo.
  6. Frite a cebola, retire a panela do fogo e adicione o alho amassado.
  7. Corte o repolho em tiras finas e adicione aos poucos ao caldo quando a batata estiver quase cozida.
  8. Tampe a panela do caldo, agora já considerado borshch, deixe ferver por mais cinco minutos. Em seguida, adicione a cebola frita com o alho e misture tudo.
  9. Tampe novamente e cozinhe por mais 3 minutos. Em seguida, adicione o cheiro verde.
  10. Retire o borsch do fogo e deixe descoberto.

Dica

  1. O creme de leite é colocado com uma colher sobre o borsch antes de servir.
  2. Você também pode usar frango em vez de caldo de carne.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Referências:

  1. Bobek, P., Š. Galbavý, and M. Mariassyova. “The effect of red beet (Beta vulgaris var. rubra) fiber on alimentary hypercholesterolemia and chemically induced colon carcinogenesis in rats.” Food/Nahrung 44.3 (2000): 184-187.
  2. Georgiev, Vasil Georgiev, et al. “Antioxidant activity and phenolic content of betalain extracts from intact plants and hairy root cultures of the red beetroot Beta vulgaris cv. Detroit dark red.” Plant foods for human nutrition 65.2 (2010): 105-111.
  3. Lee, Chen-Hsien, et al. “Betalains, phase II enzyme-inducing components from red beetroot (Beta vulgaris L.) extracts.” Nutrition and cancer 53.1 (2005): 91-103.
  4. Song, Wei, et al. “Cellular antioxidant activity of common vegetables.” Journal of agricultural and food chemistry 58.11 (2010): 6621-6629.
  5. Coles, Leah T., and Peter M. Clifton. “Effect of beetroot juice on lowering blood pressure in free-living, disease-free adults: a randomized, placebo-controlled trial.” Diss. BioMed Central, 2012.
  6. Murphy, Margaret, et al. “Whole beetroot consumption acutely improves running performance.” Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics 112.4 (2012): 548-552.
  7. Cermak, Naomi M., Martin J. Gibala, and Luc JC van Loon. “Nitrate supplementation’s improvement of 10-km time-trial performance in trained cyclists.” International Journal of Sport Nutrition andExercise Metabolism 22.1 (2012): 64.
  8. The World’s Healthiest Foods.
  9. Axe.

Você já tinha conhecimento de todos esses benefícios da beterraba para a saúde e boa forma? Agora que conhece suas propriedades e para que serve irá consumir mais dela? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (21 votos, média: 4,29 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)


ARTIGOS RELACIONADOS

11 comentários

  1. Lauredino Carvalho Fernandes

    Gostei muito de todas as informações referente a beterraba. Excelente!

  2. Eu adorei as informações muito obrigado Beijos.

  3. adorei as informações, já faço uso do suco da beterraba muito bom da energia e faz vc se sentir muito bem…

  4. Legal vou fazer eu não gosto muito de beterraba, mas é para o bem então vou tomar!

  5. Rogério Romano Scaldini

    Gostaria de dizer que faço uso da beterraba desde há muito tempo. Adotei-a em minhas refeiçoes diárias sendo consumidas cruas , evitando assim a perda de seus valores nutricionais. Percebo hoje que até minha cor (branca) mudou. Basta pegar um pouco de SOL que fico com uma cor bem saudável como se estivesse na praia. Talvez seja essa uma nova dica pra ser acrescentada á suas propriedades.. Obrigado

  6. Excelentes informações

  7. Informação muito importante e útil. Fácil de aceita-las, pois que a beterraba para além de todas as vantagens provadas, as saladas da beterraba são altamente saborosas
    Amei a informação e vou partilha-la
    Passei a produzir a beterraba com um propósito de ajudar a melhorar a disponibilidade do produto no mercado da minha cidade, em resposta a procura para melhorar os níveis de hemoglobina….

  8. Achei ótima as informações. E olha que eu só consigo consumir a beterraba em suco!

  9. Não sabia que a beterraba era tão boa. A minha tensão arterial está muito alta e vou aproveitar os vossos conselhos comendo beterraba, que é deliciosa. Obrigada.

  10. Ótimas informações. A partir de hoje já adotei o hábito de consumir beterraba. Obrigado!

  11. Ola! Gostei dos comentarios sobre o suco de beterraba.Comecei a tomar para aumentar as plaquetas que sao de 140 a 400 mil e a minha deu 143000.A hemoglobina esta normal.Tomo medicamento para pressao alta e a taxa de glicose 101.Devo tomar ou nao o suco?
    .

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*