Água de jiló emagrece? Para que serve e como fazer

Especialista da área:
atualizado em 24/07/2021

Não é todo mundo que aprecia o sabor do jiló (Solanum aethiopicum), entretanto, fato é que esta hortaliça traz as suas vantagens para a saúde do organismo. Você descobrirá a seguir se a água de jiló emagrece, para que serve e como fazer.

  Continua Depois da Publicidade  

Afinal, é melhor ter certeza que uma bebida realmente pode favorecer a diminuição do peso, antes de investir nessa possível solução, não é mesmo?

Depois que tirar essa dúvida, aproveite para conhecer alguns dos outros benefícios que já foram associados ao jiló.

Sobre o jiló

jiló cortado na tábua

O jiló serve como fonte de nutrientes importantes para o corpo humano funcionar adequadamente como fibras, fósforo, ferro, cálcio, vitamina A, vitaminas do complexo B (com destaque para a niacina ou vitamina B3) e vitamina C.

Este alimento que tem origem incerta – acredita-se que ele seja nativo da Índia ou da África – pode aparecer em receitas de saladas, refogados, ensopados, compotas e outros doces, por exemplo.

E então, será que a água de jiló emagrece?

O jiló apresenta fibras em sua composição. O nutriente proporciona uma sensação de saciedade mais rapidamente, o que pode contribuir com o controle do peso. Conheça outros benefícios das fibras.

Isso poderia ser um benefício da água de jiló em relação ao emagrecimento. Entretanto, isso só é verdade se o jiló for consumido juntamente com a água em si, para que as suas fibras sejam ingeridas.

E mesmo que isso aconteça, não dá para esperar que o jiló de fato emagreça de forma considerável, pois apesar de conter fibras em sua composição, a hortaliça não possui toda a concentração desse nutriente que o organismo necessita. Uma porção de 100 g de jiló cru contém 4,83 g de fibras, segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo diário de fibras igual ou superior a 25 g, embora estudos comprovem que esse consumo de fibras no Brasil está muito abaixo do recomendado.

Portanto, mais do que consumir a água de jiló para fornecer fibras ao organismo e manter a saciedade, é necessário certificar-se de que a dieta como um todo seja composta por boas quantidades do nutriente.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas cuidado, as fibras devem ser adicionadas lentamente à dieta porque aumentar a ingestão do nutriente muito rapidamente pode provocar reações adversas como gases, inchaço e cólicas.

O fator água

mulher bebendo agua

Você provavelmente já ouviu falar que a ingestão de água entre as refeições também pode contribuir com a saciedade, certo? Nesse sentido, estudos indicam que ingerir dois copos de água antes das refeições faz com que algumas pessoas consumam menos 75 a 90 calorias por refeição.

Outro ponto em que a água contribui para a boa forma é a questão da hidratação. A desidratação compromete o funcionamento de todo o organismo, causa a retenção dos líquidos presentes nele, por conta de um mecanismo de defesa do próprio corpo, gera uma sensação de cansaço que compromete os treinos, sem contar diversos outros malefícios.

A dica é não esperar ficar com sede para beber água. Quando você sente sede, provavelmente o seu organismo já está em um processo de desidratação. Portanto procure ingerir aproximadamente 8 copos de água por dia, em intervalos regulares. Outra opção é deixar uma garrafinha por perto, com a quantidade que você deve tomar por dia, e estabeleça aquela como a sua meta diária.

A água com jiló pode ajudar a emagrecer sim, mas não tanto por conta da hortaliça em si, e sim por conta da própria água, que hidrata e contribui para o bom funcionamento do organismo.

Como fazer – Receita de água de jiló

agua de jiló cortado

Ingredientes:

  • 100 g de jiló;
  • 1 litro de água mineral.

Modo de preparo:

  1. Lave bem o jiló e corte em fatias bem fininhas;
  2. Encha uma jarra ou garrafa de vidro bem limpa com o litro de água;
  3. Adicionar as rodelas de jiló no recipiente e leve ao refrigerador para gelar ao longo de duas horas antes de consumir.

Mais do que saber se a água de jiló emagrece

Para quem tem o desejo e/ou a necessidade de perder peso é fundamental certificar-se de que toda a dieta seja saudável, equilibrada, nutritiva e controlada. Não dá para comer alimentos de baixa qualidade nutricional, ricos em calorias, lotados de açúcares e gorduras ruins e achar que basta beber água de jiló entre uma refeição e outra para perder peso.

  Continua Depois da Publicidade  

Os benefícios da água de jiló em relação ao emagrecimento podem ser indiretos e até mesmo sutis. Portanto, não existem milagres.

Se você tem dificuldades em seguir uma dieta apropriada para emagrecer de forma saudável, procure a ajuda de um nutricionista, que é o profissional habilitado para te indicar um programa alimentar que te auxilie a atingir os seus objetivos em relação ao peso corporal, ao mesmo tempo em que fornece os nutrientes e a energia que o seu organismo precisa para desempenhar suas funções.

Fontes e referências adicionais

Você já se perguntou se a água do jiló emagrece? Pretende experimentar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

1 comentário em “Água de jiló emagrece? Para que serve e como fazer”