Especialista da Área:

Água de Jiló Emagrece? Para Que Serve e Como Fazer

Não é todo mundo que aprecia o sabor do jiló (Solanum aethiopicum), entretanto, fato é que esta hortaliça traz as suas vantagens para a saúde do organismo da gente. Você descobrirá a seguir se a água de jiló emagrece, para que serve e como fazer.

Afinal é melhor ter certeza que uma bebida realmente pode favorecer a diminuição do peso, antes de basear todos os seus esforços de emagrecimento nela, não é mesmo?

  Continua Depois da Publicidade  

Depois que tirar essa dúvida, aproveite para conhecer alguns dos outros benefícios que já foram associados ao jiló.

Sobre o jiló

O jiló serve como fonte de nutrientes importantes para o corpo humano funcionar direitinho como fibras, fósforo, ferro, cálcio, vitamina A, vitaminas do complexo B (com destaque para a niacina ou vitamina B3) e vitamina C.

Este alimento que tem origem incerta – acredita-se que ele seja nativo da Índia ou da África – pode aparecer em receitas de saladas, refogados, ensopados, compotas e outros doces, por exemplo.

E então, será que a água de jiló emagrece?

Agora que já vimos para que serve o alimento em um ponto de vista nutricional e culinário e conhecemos o jiló um pouco melhor, podemos conversar a respeito da possível relação da água preparada à base da hortaliça com a perda de peso.

Pois bem, a gente acabou de aprender que o jiló apresenta fibras em sua composição. O nutriente faz com que o corpo sinta-se saciado mais rapidamente, o que pode contribuir com o controle do peso. Conheça outros benefícios das fibras aqui.

Isso poderia configurar um benefício da água de jiló em relação ao emagrecimento. Entretanto, somente se o jiló for consumido juntamente com a água em si para que as suas fibras sejam consequentemente ingeridas.

Mesmo que isso aconteça não dá para esperar que o jiló opere milagres, pois apesar de conter fibras em sua composição, a hortaliça não possui todas as fibras que o organismo necessita. Uma porção de 100 g de jiló carrega 2,8 g de fibras.

Enquanto isso, uma unidade do alimento apresenta somente 0,6 g do nutriente. Conforme a nutricionista e afiliada docente da Escola Médica de Harvard Katherine McManus, a recomendação para os adultos de até 50 anos de idade é que as mulheres consumam 25 gramas de fibras diariamente e que os homens ingiram 38 gramas do nutriente por dia.

“Mulheres e homens com mais de 50 devem consumir 21 e 30 gramas diariamente, respectivamente”, acrescentou a especialista. 

Portanto, mais do que consumir a água de jiló para fornecer mais fibras ao organismo e ficar bem saciado é necessário certificar-se de que a dieta como um todo seja composta por boas quantidades do nutriente.

  Continua Depois da Publicidade  

Dito isso, vale ressaltar que as fibras devem ser adicionadas lentamente à dieta porque aumentar a ingestão do nutriente muito rapidamente pode provocar reações adversas como gases, inchaço e cólica.

O fator água

Você provavelmente já ouviu falar que a ingestão de água entre as refeições também pode contribuir com a saciedade, certo? Pois bem, segunda a bacharela em biologia Tyffani Benard, um pequeno estudo apresentado para a Sociedade Química Americana indicou que ingerir dois copos de água antes das refeições fez com que algumas pessoas consumisse menos 75 a 90 calorias por refeição.

Como a pesquisa foi de porte pequeno, não dá para tomá-la como verdade absoluta, mas ela serve como um indício de que existe a possibilidade de ganhar uma forcinha em relação controle do apetite ao ingerir água antes de fazer uma refeição.

Outro ponto em que a água exerce o seu papel no que se refere à boa forma é a questão da hidratação.

“Se você não repõe a água que perde, pode facilmente ficar desidratado. Os seus ossos e músculos contêm uma quantidade significativa de água e eles não podem funcionar apropriadamente quando não estão bem hidratados. Isso significa que o seu treino é menos efetivo e você provavelmente fica cansado mais rápido. Um corpo desidratado retem toda a água porque ele não sabe quando conseguirá mais. Isso pode fazer com que você ganhe peso na forma de água. Quando o seu corpo tem o suprimento estável de água que precisa, ele se livra de bom grado do excesso”, explicou Benard. Ficou desconfiado de que pode estar desidratado? Então conheça aqui quais são os possíveis sintomas da desidratação.

No entanto, observe que aqui estamos falando do consumo de água de maneira geral e não de um benefício específico da água de jiló em si. Essa água pode aparecer acompanhada por rodelas de jiló? Até pode, entretanto, não dá para dizer que a água de jiló emagrece magicamente ou que a presença da hortaliça no líquido será a principal responsável por alguma vantagem que a água venha a trazer eventualmente para um processo de emagrecimento.

Como fazer – Receita de água de jiló

Ingredientes:

  • 100 g de jiló;
  • 1 litro de água mineral.

Modo de preparo:

1 – Lavar bem o jiló e cortar em fatias bem fininhas;

2 – Encher uma jarra ou garrafa de vidro bem limpa com o litro de água;

3 – Adicionar as rodelas de jiló no recipiente e levar ao refrigerador para gelar ao longo de duas horas antes de consumir.

Mais do que saber se a água de jiló emagrece

Para quem tem o desejo e/ou a necessidade de perder peso é fundamental certificar-se de que toda a dieta seja saudável, equilibrada, nutritiva e controlada. Não dá para comer alimentos de baixa qualidade nutricional, ricos em calorias, lotados de açúcares e gorduras ruins e achar que basta beber água de jiló entre uma refeição e outra para perder peso.

  Continua Depois da Publicidade  

Como aprendemos neste artigo, os benefícios da água de jiló em relação ao emagrecimento podem ser indiretos e até mesmo sutis. Portanto, não existem milagres.

Se você tem dificuldades em seguir uma dieta apropriada para obter um emagrecimento saudável, procure o auxílio de um nutricionista, que é o profissional habilitado para te indicar um programa alimentar que te auxilie a atingir os seus objetivos em relação ao peso corporal, ao mesmo tempo em que fornece os nutrientes e a energia que o seu organismo exige para funcionar direitinho.

Ele também é qualificado para ensinar direitinho como usar a água de jiló na dieta para beneficiar a diminuição do peso. Tenha em mente que este artigo serve unicamente para informar e jamais pode substituir as recomendações profissionais e qualificadas do nutricionista.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já se perguntou se aguá de jiló emagrece? Pretende experimentar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

1 comentário em “Água de Jiló Emagrece? Para Que Serve e Como Fazer”