Água de Limão com Gengibre emagrece mesmo?

Especialista da área:
atualizado em 10/03/2021

Uma bebida preparada com água, um pouco de gengibre e um pouco de limão, sem bater no liquidificador, apenas misturando com uma colher. Assim, temos a água de limão com gengibre e seu potencial poder de emagrecimento.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas para que serve essa bebida? Será que a água de gengibre com limão emagrece mesmo? É o que vamos investigar agora.

Mas antes de analisar a mistura dos ingredientes, vamos abordar cada um separadamente.

Água 

mulher bebendo água

Beber 2 copos de água (aproximadamente 500 ml ao total) antes das refeições pode, sim, contribuir com a perda de peso.

Isso foi confirmado por uma pesquisa apresentada em 2010 no encontro anual da American Chemical Society (Sociedade Americana de Química, tradução livre) em Boston, nos Estados Unidos.

O estudo foi feito com 48 homens e mulheres obesas, entre 55 e 75 anos, submetidos a uma dieta com o consumo de poucas calorias ao dia (1.200 calorias para mulheres e 1.500 para os homens).

Metade das pessoas tomou 500 ml de água antes das refeições, e a outra metade ficou sendo o grupo de controle.

Depois de 3 meses, os participantes que tomaram água antes das refeições perderam 7 Kg, comparado a apenas 5 Kg no grupo de controle. Pode parecer pouco, mas é um resultado 30% maior.

E não apenas isso, mas também depois de um ano inteiro seguindo a mesma dieta, o grupo que tomou água antes das refeições emagreceu mais 700 gramas em média, enquanto que o outro grupo, que não consumiu a água, ganhou em média 910 gramas. Portanto estamos falando de uma diferença de 1,6 Kg.

Agora, vamos ver o limão e o gengibre para entendermos se a água de limão com gengibre emagrece mesmo.

  Continua Depois da Publicidade  

O limão 

limão

O limão é fonte de vitamina C, que é transformada em um antioxidante dentro do organismo, cuja ação tem como principais benefícios:

  • a eliminação de resíduos desnecessários ao corpo;
  • a redução do inchaço abdominal;
  • combate a retenção de líquido.

Vale lembrar que esses fatores costumam estar relacionados ao aumento de peso.

Tomar água com limão todos os dias está ligado a um bom funcionamento do fígado, melhora do colesterol, da pressão alta e de diversas condições de saúde.

O gengibre

gengibre

O gengibre é uma boa adição à água de limão para emagrecer por se tratar de um alimento termogênico. Os alimentos termogênicos aumentam a temperatura do corpo, acelerando o metabolismo.

Tendo em vista que para perder peso é necessário consumir uma quantidade menor de calorias do que a quantia gasta, temos um ingrediente bastante útil na luta contra a balança.

Entretanto, é preciso ter em mente que na receita de água de limão com gengibre é possível que nem todas as propriedades do termogênico e da fruta sejam aproveitadas, já que eles não serão consumidos de forma integral.

Veja também:

O que esperar da água de limão com gengibre

É preciso tomar cuidado com grandes expectativas com relação ao consumo da água de limão com gengibre.

  Continua Depois da Publicidade  

Com relação ao emagrecimento, é possível sentir maior saciedade e mais energia. Se você não está acostumado a beber muita água por dia, sentirá uma diferença maior ainda.

Outros indicadores de saúde podem não ser sentidos, mas poderão aparecer em exames como impactos positivos no colesterol, pressão sanguínea e outros.

Não existem fórmulas mágicas 

Entretanto, é importante saber que nenhuma bebida diminui peso magicamente.

Por mais que possa ajudar, para que você realmente perceba que a água de limão com gengibre emagrece ainda é preciso seguir uma alimentação saudável, controlada, equilibrada e nutritiva.

Na pior das hipóteses, a água com limão e gengibre vai te ajudar a consumir água mais regularmente, e melhor ainda se for antes das refeições, se seu objetivo é emagrecer, e você não gosta muito de tomar água pura.

Também é importante praticar atividades físicas com frequência, como forma de aumentar a queima calórica.

vida saudável

Melhor ainda se puder ter o apoio e o acompanhamento de um nutricionista e um personal trainer, que poderão te ajudar quanto a melhor dieta e o melhor tipo de treino para o seu caso (tendo em vista seus objetivos, características pessoais e saúde).

Como fazer

Receita de água de limão com gengibre 

Ingredientes:

  • 2 litros de água;
  • 1 colher de chá de gengibre moído na hora;
  • 1 limão médio cortado em rodelas finas.

Modo de preparo:

  1. Colocar todos os ingredientes dentro de uma jarra;
  2. Misturar bem e deixar descansar na geladeira de um dia para o outro;
  3. Consumir a bebida ao longo de um único dia, ingerindo um copo da água de gengibre com limão antes das refeições.

Atenção: os ingredientes não devem ser reutilizados no dia seguinte. Caso perceba que não aproveitou toda a bebida, corte pela metade as medidas da receita na próxima vez em que for prepará-la.

Dica: Para aproveitar todos os benefícios do limão, em especial a vitamina C, muitas pessoas preferem fazer a água com gengibre e somente na hora de tomar, adicionar o limão espremido.

água com limão e gengibre

Cuidados com o gengibre

O gengibre faz parte do grupo dos alimentos termogênicos, que devem ser evitados por pessoas diagnosticadas com hipertireoidismo, devido ao risco de causarem perda de massa muscular.

Crianças, mulheres grávidas e indivíduos com doenças como cardiopatias, alergias, úlceras e enxaqueca, também não devem exagerar no consumo de alimentos termogênicos para não sofrerem com o aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insônia, nervosismo e taquicardia.

Pessoas com distúrbios hemorrágicos também devem evitar o gengibre, pois ele favorece hemorragias.

O consumo de gengibre ainda pode causar desconforto estomacal, azia e diarreia. Por causar a hipoglicemia, a presença do alimento da dieta de diabéticos pode exigir o ajuste nas doses de insulina que são aplicadas.

Cuidados com o limão 

É importante não exagerar no consumo de limão, porque o seu ácido cítrico pode:

  • causar erosão no esmalte dos dentes;
  • aumentar a sensibilidade dentária para substâncias quentes e frias;
  • causar descoloração e perda do brilho dos dentes;
  • trazer efeitos colaterais gastrointestinais.

Consumir muito limão pode, ainda, causar alergia à fruta e existe a possibilidade de haver uma ligação entre a alergia a amendoim e a sensibilidade ao limão. Ou seja, se você sofre com alergia ao amendoim, vale a pena checar se também não terá problemas ao ingerir a fruta.

Pessoas que sofrem com a doença do refluxo gastroesofágico também não devem consumir limão, pois ele pode agravar a inflamação ou irritação do esôfago e causar azia.

Portanto, deve-se procurar orientação de um médico ou nutricionista, antes de consumir qualquer alimento que possa apresentar algum risco relacionado à condição de saúde da pessoa.

Assista os vídeos abaixo da nossa nutricionista Patricia Leite falando um pouco mais sobre o assunto.

Fontes e referências adicionais

Você conhece alguém que consuma e afirme que a água de limão com gengibre emagrece? Tem curiosidade de experimentar esta bebida? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (137 votos, média: 3,69 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

10 comentários em “Água de Limão com Gengibre emagrece mesmo?”

  1. Eu tô com 62 kg o minha meta é 53 kg faço a dieta do ovo, tomo água com limão e gengibre e não como mais besteiras, eu estava com 63 kg a dois dias atrás, eu comecei a ver diferença eu faço zumba na minha casa e faço caminhada de mais de 2 horas por dia.

  2. Funciona mesmo, porém tem que fazer exercícios e não comer muitas besteiras kkkkk
    Mas no meu caso, quando tomo em jejum fico com queimação no estômago, aí tenho que tomar ao longo do dia e principalmente a noite para não jantar kkkk

    • Quem tem refluxo gástrico bem como diverticulite também não deve fazer uso. Ate os hábitos tidos como naturais também têm contra-indicações.

  3. Funciona sim! Desde que se alie uma dieta com pouco carboidrato e açúcares, além de exercícios físicos diários. Eu perdi 9 quilos, e é um diurético maravilhoso.

  4. Quando usei e corri de manhã na praia minha barriga ficou lindaaaa!! quero de novo a minha barriga daquela epoca kk