Adoless

Anticoncepcional Adoless Engorda ou Emagrece?

O anticoncepcional Adoless possui em cada cartela 24 comprimidos brancos com 15 mcg de etinilestradiol e 60 mcg de gestodeno e 4 comprimidos amarelos inativos, ou seja, sem hormônios. Trata-se de uma pílula ingerida por muitas mulheres no Brasil para prevenção da gravidez e também diminuição de alguns sintomas da menstruação, bem como regularização do ciclo menstrual.

Uma preocupação constante das mulheres em relação ao seu uso (e de todos os outros) é se o anticoncepcional Adoless engorda, ou se pode favorecer o emagrecimento. Obviamente as pílulas sofrem variações, até por isso existem diversas marcas disponíveis no mercado, que possuem composições hormonais diferentes, podendo variar para mais ou menos a dosagem.

As pílulas com mais dosagem hormonal do que outras tendem a causar mais retenção de líquido do que as com baixa dosagem, mas isso não é regra e pode variar de mulher para mulher de acordo com seu biotipo e predisposição para engordar. O uso de anticoncepcional injetável também pode, geralmente, engordar mais do que a pílula, pois causar mais retenção de líquido, uma vez que os hormônios são injetados na corrente sanguínea de uma única vez, diferente da pílula que é dosada diariamente.

Esses fatores devem ser levados em consideração quando se pondera o uso de um anticoncepcional, mas vale lembrar que antes de qualquer decisão deve-se consultar com um ginecologista para uma orientação adequada e específica para o seu caso. Acompanhe mais detalhes sobre o medicamento e saiba se o anticoncepcional Adoless engorda ou emagrece.

Anticocepcional Adoless engorda?

Sabe-se que os anticoncepcionais carregam essa polêmica há muitos anos. Desde o seu surgimento foi percebido que pode haver uma relação de ganho ou perda de peso com o uso de determinado anticoncepcional, isso porque a presença de certos componentes e hormônios na fórmula dos medicamentos podem interagir diretamente com o corpo, causando retenção de líquido em certas mulheres ou ajudando a diminuí-la.

Pensando nisso, fica o questionamento: o anticoncepcional Adoless emagrece ou engorda? Na verdade, por ele ser considerado uma pílula de baixa dosagem hormonal, os efeitos secundários, inclusive de ganho de peso, deveriam ser mínimos.

Entretanto, muitas mulheres relataram o ganho de peso com o uso dessa pílula, mas algumas alterações no início da ingestão são completamente normais, uma vez que o corpo ainda não está completamente adaptado às substâncias, mas isso costuma ser regularizado em três meses no máximo de uso. Se, após esse período, o peso continuar a aumentar e o inchaço for anormal, procure um médico para possível troca de medicamento. Porém, nada comprovado com base em pesquisas existe para sustentar que o anticoncepcional Adoless engorda, portanto, isso pode variar de caso a caso.

Relato de usuárias

Uma das usuárias relata que depois de um tempo que passou a usar o Adoless começou a reter muito líquido e engordar. Ela ingere a pílula há 7 anos e começou a apresentar o problema. Outra usuária que utiliza há 4 meses disse que ganhou 4 kg de uma hora para outra e o seios aumentaram bastante, bem como o aparecimento de problemas como dores de cabeça, náusea e irritação, mas que duraram apenas no primeiro mês de adaptação ao medicamento.

Uma terceira conta que engordou 1 kg por mês desde que iniciou a cartela de Adoless e que irá interromper o uso. Outra mulher conta que os efeitos colaterais foram vários como dor de cabeça, enjoo, inchaço, cólicas e sensibilidade. Outras duas, em contapartida, contam que nenhum efeito colateral se manifestou até então e o peso se manteve estável.

Como tomar?

O Adoless deve ser ingerido conforme instruções da embalagem, seguindo os dias da semana até a última pílula (28°). Após esse período, deve-se esperar a menstruação e começar a ingerir novamente a próxima cartela após o sétimo dia do início da pausa.

Durante os primeiros meses de uso indica-se o uso do preservativo, pois como o organismo está em adaptação a prevenção não é assegurada completamente. Além disso, a pílula não previne contra doenças sexualmente transmissíveis, por isso, sempre recomenda-se o uso da camisinha em conjunto.

Caso uma mulher esqueça de tomar a pílula no horário de costume, deve-se ingerir em até 12 horas depois do esquecido, caso ultrapasse esse horário, deve-se ingerir duas pílulas no dia seguinte no mesmo horário e seguir com a cartela normalmente. Nesse caso recomenda-se também o uso do preservativo por sete dias consecutivos, pois pode-se correr o risco de ovulação.

Efeitos colaterais

O medicamento, assim como anticoncepcionais de outras marcas, pode trazer alguns efeitos colaterais como alterações do peso para mais ou menos, dores de cabeça, enjoos, inchaço, sensibilidade nos seios, sensibilidade à lentes de contato, cólicas, etc. Esses sintomas podem aparecer no início, mas a intenção é que desapareçam com o tempo de uso.

Se não melhorar, consulte um ginecologista para resolução do problema. É importante salientar para nunca utilizar nenhum medicamento, inclusive anticoncepcional, sem consulta e indicação médica. A indicação de um anticoncepcional por uma amiga ou conhecida pode não ser ideal para você, uma vez que cada mulher tem um objetivo e um funcionamento hormonal diferente. Agende uma consulta.

Você conhece alguém que utilize e afirme que o anticoncepcional Adoless engorda? Seu ginecologista receitou este medicamento e você tem receio de sofrer os efeitos colaterais? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (62 votos, média: 3,90 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

12 comentários

  1. Olá?
    Eu sempre tomo o adoless todos os dias as 18:00, so q hj tomei normal as 18:00 e qando foi 23:40 tomei outro engado ia tomar um lacto purga e destraida tomei outro adoless no mesmo dia. Ha algum problema??

  2. Olá,tomo o adoless faz uns 2 anos e gostaria de saber se depois que parar de tomar, para engravidar pode demorar muito?

    • Coincidentemente, eu também tomei adoless por 2 anos e parei em Abril desse ano, até agora (setembro) não tive sucesso na tentativa de engravidar.. Boa sorte !!!

  3. A nova embalagem deve ser iniciada no dia seguinte, sem pausa entre os blísteres.

  4. O Adoless não tem pausa, pelo menos é o que a bula diz. Ficou bem confuso essa parte na edição.
    Ah, e se engorda eu vou adorar, eu não saio do lugar faz tempo, espero que eu engorde 1kg por mês.

  5. Meu médico mandou que tomasse 24 desse pausa de 4 dias e voltasse tomar após esse período. Vou iniciar dia 27 que faz 1 mês que tive nenen.

  6. passei 8 anos tomando ciclo 21, por ter uma amostra de adolles tomei no primeiro dia da mestruação …desistir de continuar e voltar com o ciclo 21, fiquei esperando minha menstruação… adivinha???? gravida!

  7. Eu tomo um mês só minha menstruação venho 1 dia só meus seios estão doloridos estão saindo colosto isso é normal?

  8. Fiz uso continuo do adoless,eu emagreci muito quando tomava ele,para mim é um dos melhores anticoncepcionais ,não apresentei nenhum efeito colateral.

    • Oi Fernanda que beleza você emagreceu? É vice faz alguma dieta e exercícios físicos? Eu já havia tomado este adoless a muitos anos atrás e parei nem me lembro se emagreci ou engordei. Rs.. voltei a tomar agora pois não quero menstruar vou tomar direto sem pausa.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*