Mirena

Anticoncepcional DIU Mirena Engorda ou Emagrece?

Atualmente há diversos métodos contraceptivos, mas antes de escolher a melhor opção, as mulheres buscam conhecer quais são os possíveis efeitos colaterais oferecidos por cada um deles. Para ajudá-las, vamos falar sobre uma dessas ferramentas, o anticoncepcional DIU Mirena.

Será que ele emagrece? Ou o anticoncepcional DIU Mirena engorda? Quais seriam os seus outros possíveis efeitos colaterais? Vamos descobrir isso agora!

O que é?

O DIU Mirena é um anticoncepcional de ação prolongada, um dispositivo intrauterino hormonal, voltado para o controle de natalidade, com ação reversível. Ele é flexível, e tem formato de “T”, implantado no útero.

Ele possui levonorgestrel, um hormônio que é liberado de forma lenta e previne a gravidez por meio do controle do endométrio, que é a camada de revestimento do útero, impedindo que ele fique espesso o suficiente para o desenvolvimento de uma gestação. Ele ainda dificulta a entrada do espermatozoide no útero para fertilizar o óvulo por meio do espessamento do muco normal do canal cervical, que é o ponto de abertura para o útero.

O produto ainda pode ser utilizado em casos de menorragia idiopática, que é quando há sangramento menstrual excessivo que não foi motivado por causa orgânica, e para proteger contra o crescimento excessivo da camada de revestimento interno do útero (também chamada de hiperplasia endometrial) ao longo da terapia de reposição de estrogênio.

Anticoncepcional DIU Mirena engorda ou emagrece?

Assim como qualquer reposição hormonal artificial, há diversos mitos acerca das dúvidas se o anticoncepcional DIU Mirena engorda ou emagrece, mas esses fatores podem variar de acordo com as características individuais de cada mulher.

Entretanto, é possível dizer que pelo menos em alguns casos, o anticoncepcional DIU Mirena engorda pelo fato de encontrarmos relatos de usuárias na internet que experimentaram o aumento de peso depois de começar a usar o contraceptivo.

A questão é que o produto age sobre o seu perfil hormonal, e como cada organismo pode reagir de uma forma, não podemos afirmar, de forma tendenciosa, se o anticoncepcional DIU Mirena engorda. Até porque o aumento de peso não aparece listado como um dos efeitos colaterais na bula do produto.

Essa afirmativa é embasada em opiniões de quem já o utilizou, mas se você mantiver uma rotina saudável, controlando a sua ingestão de calorias e praticando exercícios físicos, você poderá se manter em forma mesmo adotando esse método contraceptivo.

O que não se pode dizer realmente é que o anticoncepcional DIU Mirena emagrece, pois ele não possui qualquer função que leve o seu metabolismo a se manter ativo continuamente.

Outros efeitos colaterais

Assim como qualquer medicação, é importante destacarmos que o anticoncepcional DIU Mirena não está isento de oferecer alguns efeitos colaterais. Veja alguns efeitos colaterais comuns para as mulheres que usam o contraceptivo:

  • Hipersensibilidade;
  • Erupção cutânea;
  • Urticária;
  • Angioedema – espécie de inchaço, similar, à urticária, que acontece nas camadas mais profundas da pele;
  • Depressão;
  • Enxaqueca;
  • Cefaleia – dor de cabeça;
  • Dor nas costas;
  • Infecção do trato genital superior;
  • Cistos ovarianos;
  • Expulsão completa ou parcial do aparelho contraceptivo intrauterino;
  • Perfuração uterina;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Dor abdominal ou pélvica;
  • Hirsutismo – excesso de pelos no corpo;
  • Dismenorreia – dor durante a menstruação;
  • Acne;
  • Perda de cabelo;
  • Ansiedade;
  • Náuseas;
  • Oscilações de humor;
  • Mastalgia – dor nas mamas;
  • Corrimento vaginal;
  • Fadiga;
  • Alterações no fluxo menstrual;
  • Sepse – infecção sistêmica grave, que pode ser fatal.

Apesar de ser rara a gravidez de mulheres que usam o DIU Merina – as chances são de duas a cada 1 mil mulheres no primeiro ano de utilização correta do anticoncepcional e de sete a cada 1 mil no quinto ano de utilização adequada -, quando isso acontece, existe a chance de que a gravidez seja ectópica, que é uma gestação que ocorre fora do útero.

Durante o processo de inserção ou retirada do DIU, podem ocorrer as seguintes reações: dores, sangramentos, tontura, desmaio e convulsão em paciente com epilepsia.

Contraindicações

O anticoncepcional DIU Merina é contraindicado para casos de gravidez ou suspeita de gravidez. Ele também não pode ser utilizado por mulheres que têm doença inflamatória pélvica atual ou recorrente, infecção no trato genital inferior, infecção do útero após o parto, infecção do útero após aborto nos últimos três meses, infecção do colo do útero, anormalidades celulares do colo do útero, suspeita de câncer do colo do útero ou do útero, tumores dependentes do hormônio progestógeno para desenvolver, sangramento anormal vaginal não-diagnosticado, anormalidade do útero ou colo do útero como miomas que causam deformação na cavidade uterina, condições associadas ao aumento de susceptibilidade a infecções, doença hepática, tumor hepático ou alergia a um dos componentes do produto.

Antes de usar o contraceptivo, durante a sua colocação, ao longo de todo o tempo em que ele for utilizado e na hora da remoção, é fundamental que a mulher tenha o acompanhamento do médico de sua confiança. Trata-se de um procedimento invasivo, delicado que precisa ser feito corretamente para não trazer problemas e que pode causar diversos efeitos, logo a presença do profissional é imprescindível.

Experiências

Muitas mulheres já compartilharam suas opiniões sobre o DIU, e poucas delas afirmam que o dispositivo ajuda na perda de peso; na verdade, a maioria delas expõe o efeito contrário, que o anticoncepcional DIU Mirena engorda. Há também descrições sobre o processo de remoção, que demonstram que o metabolismo não é beneficiado com o rompimento do fornecimento de hormônios sintéticos.

  1. “Enquanto eu estava com o DIU, consegui ganhar 20 quilos, isso conquistado em anos. Removi o dispositivo há alguns meses, e até agora só eliminei 15 quilos. Eu não me sinto bem, e espero que outras mulheres tenham resultados melhores.”
  2. “Eu estou com o DIU há quase 5 anos, e faço dieta e exercícios regularmente. Eu tento comer direito, para não ganhar quilos extras, e até agora não ganhei peso de forma significativa, apenas sinto que meus seios estão maiores. Acho que poderei compartilhar um pouco mais, quando eu remover e notar se perderei ou ganharei peso.”
  3. “Estou na minha segunda tentativa com o DIU, e diferente da primeira, agora estou praticando muitos exercícios, como Zumba, Ioga e aeróbico. Espero que dessa vez, diferente da primeira, eu não ganhe 15 quilos.”
  4. Desde que coloquei o DIU, ganhei 30 quilos, e não importa a dieta ou o exercício que eu faça, não consigo perder sequer 1. Não há nada sendo acusado como errado em meus exames, mas me sinto ansiosa, cansada e sem libido, além dos problemas de acne.”
  5. “Eu adoraria dizer que perdi magicamente alguns quilos após remover o DIU, mas isso não seria verdade. Eu não tive problemas com ganho de peso, a minha questão é que eu não perdia um grama sequer, e olha que a minha dieta e exercícios eram bastante rigorosos.”

Você conhece alguém que utilize e afirme que o anticoncepcional DIU Mirena engorda? Tem receio de utilizá-lo por este possível efeito colateral? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (76 votos, média: 3,88 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

98 comentários

  1. Olá! Consultei uma ginecologista buscando orientação sobre um método contraceptivo,pois fui diagnosticada com otosclerose a 7 anos atrás, depois do nascimento do meu segundo filho.Essa doença provoca perda gradativa de audição,que é agravada pela gravidez e pelo uso de hormônios.A médica me aconselhou a colocar o Diu Mirena, por conter baixa dosagem hormonal e diminuir os efeitos da tpm.Tenho 35 anos e muita facilidade pra ganhar peso,sinceramente não sei o que fazer.

  2. Eu ganhei qse 8 kilos até agora, faz dois anos q coloquei. Exames normais dieta ok, exercícios e a cada mês o peso aumenta. Não sei o q fazer pq optei pelo dou por não poder usar pílula e por ter endometriose, sarei, mas não estou gostando nada desse aumento de peso. Pensando em tirar

    • Eu coloquei o DIU Mirena a um ano, e já engordei 8 k nada que eu faça me ajuda a eliminar esses kilos. Sem contar as cólicas e sinto a minha barriga inchada. E, muitas dores nos seios constantemente.

  3. Olá, coloquei o diu mirena a 1 ano e realmente não consigo perder peso e sim um inchaço eterno..acne, dor na mama, cansaço e dores nas pernas…estou pensando seriamente em tirar..

  4. Coloquei mirena a menos d umes porem ja estava a cima do peso .tenho endometriose sinto fortes dores e menos 15 dias apareceu cisto grande .Vendo os comentarios estou morrendo d medo de engordar mais ainda .fora as mamães q estão inchadas e doloridas .n sei o q Fazer

  5. RAQUEL SEGALLA DA ROSA

    Coloquei a seis meses e ja aumentei 6 kg, sinto cólicas, vou retirar nesta sexta, só arrependimento e dinheiro colocado fora….não aconselho colocar. Me sinto inchada, muita ansiedade e sem libido….o que é pior.

  6. Alessandra Brito Santana

    Coloquei o diu a um pouco mais de 6 meses e engordei pelo fato da alimentação ruim, mas quando voltei a dieta e exercício não tive muita dificuldade. Não estou mais nem menos ansiosa que antes, a tpm melhorou bem. Também estava com medo antes, mas é muito individual a reação.

  7. Eu coloquei o DIU Mirena a um ano, e já engordei 8 k nada que eu faça me ajuda a eliminar esses kilos. Sem contar as cólicas e sinto a minha barriga inchada. E, muitas dores nos seios constantemente.

  8. Coloquei a 9 meses e me sinto cansada,ansiosa,com muita acne e engordei 3 kg pois faço exercício é cuido a alimentação mas a fome que sinto não é normal é……fome de ansiedade! Há ,e o pior… Acabou totalmente com minha libido …..vou tirar

  9. Meurilande Silva Rodrigues

    Estou usando o mirena há 2 anos e 07 meses e já engordei 15 quilos ,menstruação leva 07 dias ,cólicas horrorosas ,dores nas pernas,mamas e cabeça . Faço aeróbica,caminhada , alimentação saudável,bebo muita água e nada !Não perco peso de jeito nenhum. Apesar de só ter um filho partirei para a laqueadura. Não recomendo a nenhuma mulher colocá-lo.

  10. Eu coloquei o Diu mirena a 5 meses não ganhei peso por que faço dieta mas tbm não perco mais uma grana .me sinto inchada e minha queda de cabelo aumentou muito ,mas o que está me fazendo tirar ele é a acne ,meu rosto está horrível a 5 meses que tenho espinhas até nas costas msm fazendo tratamento com dermato .em fim vou remove lo pq me sinto inchada e com muita acne

  11. Coloquei o diu no dia 05/04 e confesso ter sido a minha pior experiência. Senti dores horríveis, desmaiei, a médica não me deu muita atenção, queria que eu saísse da sala rápido pra atender outras pacientes. Sai de lá com crises de choro, c MTA dor, pálida e lábios brancos. No outro dia qdo acordei parecia grávida de 7 meses. Liguei na clínica e só consegui falar com a médica pelo zap e mandou mandar o resultado do ultrassom tbem pelo zap. Fiquei indignada. Estou enorme, não sei qtos kilos, mas mto inchada, a minha barriga enorme, meu intestino não funciona direito desde então. Depois descobri que esse processo deve ser feito em hospital, com sedativos, anestesia, etc, não em consultório como foi feito. Relacionando TDS as mulheres q conheço e estão com ele, são TDS enormes e não conseguem emagrecer. Não indico. Assim q achar uma ginecologista de confiança vou retirar. O consultório que coloquei não volto nunca mais.

    • Eu coloquei o diu mirena ontem no hospital de clínicas de Porto Alegre pelo SUS, sem sedativos e nem anestesia.
      Senti somente 2 cólicas fortes como a Dra me falou que daria e nada mais.
      Após e até agora(2° dia),sinto somente um desconforto.Mas,nada assim horripilante!Achei tranqüilo!

  12. Também estou apavorada, coloquei em março já ganhei 4 kg..dores nas mamas, achei q estava grávida.
    Vou retirar senao vou virar um boto.
    Infelizmente não foi bom p mim também.
    Abraço

  13. Coloquei o mirena em dezembro do ano passado, desde então sentia colicas, sangramento diário, barriga enorme parecendo de grávida mesmo, seios duros, intestino preso, muitas espinhas profundas e internas que nasciam todos os dias e deixavam manchas horríveis, muita queda de cabelo, fraqueza nas pernas e o pior de tudo humor extremamente depressivo, tinha dias que passava o dia na cama por não ter vontade de levantar pra nada, sentimento de angústia sem fim, aí me olhava no espelho e me sentia horrível por conta das espinhas isso piorava tudo, enfim o ginecologista dizia que era normal e que leva seis meses pra acostumar mesmo, eu não quis esperar nem mais um minuto, tirei logo com 6 meses de uso e hoje me sinto muito melhor, as espinhas sumiram a barriga diminuiu, o humor melhorou também enfim acho isso tudo uma grande mentira, pois os médicos dizem que é uma maravilha sendo que não é, sofri mais com ele que com as pílulas, por isso aqui vai meu conselho: não acreditem no que os médicos dizem que demora pra adaptar e que vai melhorar pq só piora e existem estudos inclusive relacionando o mirena com a depressão é só pesquisar..

  14. Em maio de 2017 resolvi ir no ginecologista por causa das fortes cólicas e ele me indicou o mirena dizendo que seria a solução de todos os meus problemas, que como o hormônio fica no útero não ocorre grandes alterações como na pílula e que a menstruação pararia, sendo assim as cólicas também, fiquei muito empolgada e marquei a colocação, foi sem anestesia e eu quase morri de dor fiquei tonta enjoada não consegui nem andar pra voltar pra casa, enfim no começo sentia cólicas insuportáveis, mas depois passaram mas a menstruação não, passava meses menstruando, então começaram os outros problemas, espinhas internas enormes que deixavam manchas horríveis no rosto e nas costas, pele puro óleo e barriga enorme de grávida mesmo, intestino super preso, queda absurda de cabelo, falta de líbido, humor extremamente depressivo, de não ter vontade pra nada, tinha dias que passava inteiro na cama, nem sequer comia, não tinha coragem nem pra me olhar no espelho pois me sentia horrorosa com tanta espinha, nas consultas com o ginecologista ele dizia que era normal e que meu organismo estava se adaptando, então com um ano de diu mirena eu resolvi dar um basta e finalmente retirei, desde então todos esses problemas melhoraram e eu me sinto livre e maravilhosa!!!! Não acreditem nos médicos, façam suas pesquisas e tirem suas próprias conclusões, diu mirena pode acabar com a auto estima e a vida de nós mulheres.

  15. acabei de sair do médico e lendo esses comentários estou revendo minha decisão em relação ao Mirena…
    tenho problemas de coagulação sanguinea e problemas com menstruação. Desde 2013 tomava GESTINOL, mas no final do ano passado iniciei uma crise hemorrágica que durou quase 50 dias… Em janeiro desse ano fui ao médico com a tal crise e em exames descobri 02 miomas e uma ferida no útero. O medicamento passado foi a injeção dipropovera (essa que dura 3 meses) e foi o que me fez para de sangrar. Hoje voltei ao médico para acompanhar os benditos miomas que estão estáveis , e o medico me recomendou colocar o MIRENA, pois segundo ele vou conseguir emagrecer… umas vez que estou desesperada com meus 30 kg acima do peso normal…
    Acho que depois de ler tantos relatos vou esperar mais um pouco pra ver se coloco o tal mirena ou não !

  16. Pior experiência da vida. Fiquei 05 anos com o Diu mirena, que coloquei após a cesárea. Engordei somente 09 kg na gravidez, mas após o parto, colocado o Diu, não só não perdi os 09 kg, como ainda ganhei kg extras, em que pede ter amamentando por mais de um ano. Tive uma tremenda dificuldade de emagrecer todo esse peso, minha pele ficou pomada de espinhas, até nas costas, onde nunca tive. Perda de libido, humor depressivo. Foram 05 anos terríveis. Tirei essa semana e só sinto alívio. O pior é q a cordinha partiu e tive que me submeter a uma histeroscopia, com sedação, pra fazer a retirada. Parecia q ia entrar numa cirurgia. Foi terrível. Do mirena só guardo trauma. Não usem jamais! 😡

    • Juliana, minha experiência foi semelhante e também precisarei fazer histeroscopia com sedação geral. Como foi sua recuperação? Muita dor no pós-cirurgico? Obrigada!

  17. Coloquei o Mirena há 4 anos e foi a pior coisa que fiz na vida. Tive reação vagal e desmaiei na maca durante a colocação. Na primeira eco, já perceberam a falta do fio, mas o DIU estava no lugar. Desde então, muita queda de cabelo, pêlos onde não precisariam existir, cólicas fortíssimas, dor nas mamas, aumento de peso, diminuição da libido e dores nas pernas. Pra retirar, só por hiperoscopia com sedação geral. Estou morrendo de medo, mas não vejo a hora de me livrar desta praga!

  18. Coloquei o DIU Mirena há 1 mês e desde então vivo a base de Buscopan. Nessa semana minha menstruação desceu e achei que eu fosse morrer. Nunca tive cólica e no 1o dia fui pro hospital tomar remédio na veia porque chorava de dor. Minha barriga está ENORME de inchada, dor nas costas e minha pele oleosa. Acho que vou tirar semana que vem pois não aguento mais ficar com cólica e lendo os comentários fiquei com medo de engordar.

  19. juliane Vitor de Melo

    Uso o diu mirena a um ano e meio, engordei 11 kg, minha menstruação não veio mais, mas não tive nenhuma dor nem sinto sintomas algum. sou bailarina, perdi todas as minhas roupas, baixa líbido, fadiga constante. Fui pra tirar no consultório mas não deu pq o fio subiu para de troca do útero, vou ter que tirar lo no centro cirúrgico. Espero perder esse peso.

  20. Eu tenho Diu a mais o menos 2 anos. Tive uma ganho de peso enorme logo nos primeiros meses!! Pesava cerca de 70 quilos e agora me deparo pesando 99 quilos hoje depois de 2 anos. Me sinto mal com esse ganho de peso e também alterou bastante no meu humor, stress o dia todo. E infelizmente voltei a ter problemas com minha pressão alta, que agora é impossível controlar. Infelizmente tenho que continuar com o Diu e tento o máximo caminhar um pouco, pra mim me sentir um pouco menos inchada. Engravidei tomando remédio, então optei pelo Diu por ser um pouco mais confiável.

  21. Já estou usando a 4 anos e não engorsei, mesmo sem praticar exercício, gosto muito deste método, a única coisa q me incomoda é não mestruar. Neste último ano comecei a sentir dores nos seios , mas nada fora do normal.

  22. Usei o DIU mirena por 6 anos e 10 meses, coloquei quando meu filho completou 1 ano, coloquei um uma clínica, me deram anestesia e não senti nada, na gravidez engordei 22kg e consegui eliminar todo peso que ganhei durante 1 ano, mas após a colocada do mirena, nunca mais consegui chegar ao meu peso normal, ganhei 9kg mesmo fazendo dieta e academia, cheguei à conclusão que pode ser o mirena, durante o uso ganhei espinhas no rosto e nas costas, (nem na adolescência tinha), falta de Libido total, cansaço, muito sono, inchaço, estresse e ansiedade. Resolvi retirar semana passada, por já estar vencido, na retirada não senti dor, os fios sumiram, a médica teve que enfiar uma pinça dentro do colo para achar e graças a Deus ela conseguiu, faz 5 dias de retirada e já não sinto meu corpo inchado e a libido voltou, sinto algumas cólicas, o fluxo ainda não veio, espero agora conseguir eliminar os kilos ganhos. Volto aqui para contar mais.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*