Microvlar

Anticoncepcional Microvlar Engorda?

O Microvlar é um anticoncepcional considerado dos mais populares aqui no Brasil devido ao seu baixo custo quando comparado a outros medicamentos. Contém 0,15 mg de levonorgestrel e 0,03 mg de etinilestradiol. É utilizado, assim como as outras pílulas, para prevenção de gravidez, mas também ajuda na prevenção de um sangramento desregular e intenso. Vem em uma cartela padrão com 21 comprimidos que são ingeridos por dias consecutivos.

A produção desse medicamento é feita pela multinacional farmacêutica Schering do Brasil. Trata-se de um anticoncepcional muito utilizado pelas mulheres por recomendação médica ou por escolha própria a partir do custo ou indicação de amiga, mas deve-se alertar que, para não gerar efeitos indesejados, que é necessário que sempre o uso seja orientado por um ginecologista.

A dúvida que fica sobre o medicamento é: será que o anticoncepcional Microvlar engorda? Ou será que o anticoncepcional Microvlar emagrece? Acompanhe o artigo e descubra!

O anticoncepcional Microvlar engorda?

Ninguém melhor do que o seu ginecologista para tentar responder essa pergunta, pois nenhuma resposta é definitiva e reveladora. Pelo que foi exposto por boa parte das usuárias, aparentemente, o anticoncepcional Microvlar engorda mais do que a maioria por reter mais líquido. Outras marcas podem interferir menos ou não interferir nisso, por isso, podem ser opções mais procuradas.

Entretanto, como já mencionado, isso pode variar de acordo com a predisposição genética de cada uma, pois uma mulher pode reagir de uma maneira aos componentes da fórmula enquanto outra pode se adaptar sem problemas.

Relatos de usuárias

Uma das usuárias conta que usa o anticoncepcional há 31 anos, desde a adolescência, e que nunca teve problemas com ganho de peso. Porém, outra mulher conta que passou a usar recentemente e ficou com mais apetite e ganhou peso, por isso, sua ginecologista a orientou a usar o adesivo Evra e aparentemente seu organismo se adaptou melhor. Uma outra também afirma que o anticoncepcional Microvlar engorda, pois começou a ganhar peso antes mesmo de terminar a primeira cartela. Outra confessa que a própria ginecologista dela alertou que pode engordar até 2kg e conta que o mal estar gerado pelo anticoncepcional deve ser pelo excesso de líquido retido no corpo, que gera incômodo.

Porém, os relatos podem variar de mulher para mulher, de acordo com alimentação, hábitos e biotipo, por isso, nunca presuma que uma resposta é a verdade absoluta, nem que o anticoncepcional Microvlar emagrece, nem que engorda; é sempre importante buscar outras fontes de consulta de informação e dúvidas, principalmente agendando uma consulta com o médico ginecologista.

Como tomar?

A pílula ajuda na prevenção da gravidez, regularização do ciclo menstrual, diminuição dos sintomas da TPM e redução das cólicas. Este medicamento não é indicado para redução de oleosidade da pele e cabelos, nem de pelos, por isso, se esta for uma preocupação, deve-se optar por outra marca.

A cartela deve ser iniciada no primeiro dia da menstruação em um horário mais propício para você e o mesmo horário deve ser respeitado todos os dias, até o fim da cartela. São 21 comprimidos, portanto, no 21° dia você tomará o último comprimido e deverá fazer uma pausa de 7 dias, momento em que irá menstruar normalmente. No oitavo dia, inicie uma nova cartela no mesmo horário.

Se esquecer de tomar no horário correto, tome assim que lembrar se o tempo não tiver ultrapassado 12 horas, caso contrário, tome duas pílulas no dia seguinte no horário de costume. Se o esquecimento acontecer mais de uma vez numa mesma cartela, utilize preservativo nas relações sexuais por precaução. Mulheres que não se adaptam a pílulas, justamente por esquecerem ou terem uma rotina muito atribulada, podem optar por outros métodos como o adesivo.

Efeitos colaterais e contraindicações

Os efeitos que podem ocorrer são comuns na maioria dos medicamentos para prevenção da gravidez. Podem surgir náuseas, cefaleias, diarreia, vômito, dor e secreção nas mamas, dores abdominais, variação de peso, retenção de líquido, alterações de humor, depressão, alteração da libido, corrimento vaginal, sangramento irregular, manchas e irritação na pele.

O Microvlar é contraindicado nos seguintes casos: gravidez, amamentação, histórico de tromboses, presença ou histórico de embolia pulmonar, histórico de enxaqueca com sintomas neurológicos focais, diabetes melitus com alterações vasculares, presença ou histórico de pancreatite associada à hipertrigliceridemia grave, presença ou histórico de hepatite grave, presença ou antecedentes de tumores hepáticos benignos ou malignos, pacientes com DST ou alergia a alguns dos componentes da fórmula.

Você conhece alguém que utilize e afirme que o anticoncepcional Microvlar engorda? Tem medo de usá-lo por causa deste efeito colateral? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (76 votos, média: 3,93 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

18 comentários

  1. Eu me sinto mau homorada, e gorda, o microvlar me fez engordar em menos de um mês de uso, mal acabei a cartela… Odiei o remedio

  2. Eu uso o microvlar no começo me deu mal estar .enjôo. dor de cabeça. Depois me adaptei ao remedio e agora so uso ele .minha ginecologista que recomendou, mto bom , eu tb recpmendo.

  3. Eu tomo ner qualquer horas tem alguma coisa

  4. Raquel barbosa de jesus

    Eu tomava o ciclo 21 e mudei po seleme ele é bom ou mão

  5. Valdinete guedes da. Costa araujo

    Tomo já faz cinco anos engordei o pouco mesmo assim não deixo de tomar não sinto nada tomado ele

  6. Eu tomei o anticoncepcional microvlar á 5 anos umas 3 vezes e minha barriga inchou muito que o normal eu sou magra porém com uma barriga parecendo de grávida foi por isso que parei de tomar e eu quero acabar com ela é já pesquisei em tudo e não encontrei nada que me ajuda-se

  7. Também tomo. Meu caso é o seguinte, toda vez que a cartela acaba, que eu deixo a menstruação descer, me sinto muito mal! Os sintomas são horríveis durante todo o período menstrual… dores constantes de cabeça, enjoos, cansaço, irritação, depressão, enfim! A enxaqueca é horrível e é o que mais incomoda! Não sei o que fazer. Tentei emendar uma segunda cartela, mas a menstruação veio mesmo assim, aí tive que deixar descer tudo. Affff… n aguento mais!

  8. Microvlar me dá dor de cabeça dias antes de acabar a cartela, além de um mau cheiro muito forte (mesmo com desodorante) nas axilas. Estou tomando há 3 meses e observando. Se não passar vou mudar.

  9. Faz 3 anos que parei de tomar anticoncepcional, sempre tomei o microvlar desde dos meus 19 anos.
    No começo senti muitos enjôos e dores de cabeça, mas depois meu organismo se acostumou e minha menstruação regularizou e as dores de cólicas sumiram.
    Recentemente voltei a tomar novamente, senti enjôos fortes e dias antes de terminar a cartela dores de cabeça…
    Estou esperando meu organismo se acostumar novamente, espero parar de sentir isso logo.
    Recomendo o medicamento é muito bom e eficaz.

  10. Eu toma enjecao de 3 em 3 meses e quero trocar para o microvlar sso tenho medo de engravidar so vou trocar porque a enje me inchou muito

  11. Vanessa Rosa Dos Santos

    Eu tomo anticoncepcional microvilar e acreditem eu não engordei nada ao contrário só perdi peso e me acho muito magra RS ,mas eu me senti muito bem com o remédio só isso que me incomoda eu usava 38 agora uso 36 .

  12. Estou tomando Microvlar estou com muito medo de engorda . Pois já sou gordinha e queria emagrecer

  13. Tomo a mais de 20 anos o microvlar, não engordei e nunca tive efeito colateral nenhum, ele é ótimo, porém quero trocar por um que seja de 28 dias não quero mais mestruar, pois hj tenho uma vida mt agitada pratico bastante exercícios e não é legal durante o ciclo mestrual. mas só por isso vou trocar. acabei de comprar um cerazette, pra testar. Se alguém tiver algo a me dizer sobre este medicamento agradeço.

  14. Faz 8 anos que faço uso do microvlar. Nunca senti nada, porém de uns 2 anos pra cá venho sentindo dores na barriga quando está chegando perto do remédio acabar, tipo, uma ou até duas semanas antes da cartela acabar já começo a sentir esse incômodo. Percebi que estou engordando de um a dois quilos por ano, porém sigo uma dieta e faço exercícios. Minha barriga fica muito grande, inchada mesmo, aí junta com os quilinhos que ganhei não sei porque… fico muito triste. Sem contar que o libido deu uma diminuída também. Não sei se o problema de peso e libido é do remédio, mas creio que algo está errado com meu corpo e eu preciso descobrir.

  15. Tomo o microvlar a 5 anos e nunca engordei nem tive efeitos colaterais. Como ele é de baixa dosagem acredito que para mim funciona bem e meu corpo se adaptou. Recomendo.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*