Anticoncepcional Microvlar Engorda?

Especialista:
atualizado em 22/02/2020

Por se tratar de um remédio que mexe muito com os hormônios, muitas usuárias tem medo do anticoncepcional microvlar engordar. Muito se fala dos problemas dos anticoncepcionais, e você aprenderá a seguir os motivos do “inchaço” do corpo quando você está utilizando esse tipo de medicamento, suas contraindicações, reações adversas e como tomar.

Sangramento vaginal, náusea, sensibilidade nos seios, ganho de peso, enxaquecas, mudanças de humor, ausência prolongada de menstruação e muitos outros são distúrbios associados ao uso do anticoncepcional relatados por usuárias desses contraceptivos. Se você sente ou já sentiu algum desses efeitos, ou acha que podem ser relatos exagerados por parte das testemunhas, descubra agora mesmo se anticoncepcional faz mal.

Você já deve ter ouvido falar de vários casos de gravidez justamente no momento em que a mulher estava trocando de anticoncepcional. Existem vários motivos para fazer a troca do medicamento. Efeitos colaterais indesejados, métodos mais seguros, condições de saúde subjacentes que exigem outro tipo de contracepção ou até mesmo uma escolha pessoal. Descubra como trocar o anticoncepcional sem o risco de engravidar.

A auto estima é um dos fatores primordiais na qualidade de vida. Muitas mulheres evitam o uso do anticoncepcional por medo de engordar, inchar e até ter celulite. Mas será que isso é mito ou realidade? Descubra de uma vez por todas se anticoncepcional dá celulite 

A produção desse medicamento é feita pela multinacional farmacêutica Schering do Brasil. Trata-se de um anticoncepcional muito utilizado pelas mulheres por recomendação médica ou por escolha própria a partir do custo ou indicação de amiga, mas deve-se alertar que, para não gerar efeitos indesejados, que é necessário que sempre o uso seja orientado por um ginecologista.

A dúvida que fica sobre o medicamento é: será que o anticoncepcional Microvlar engorda? Ou será que o anticoncepcional Microvlar emagrece? Acompanhe o artigo e descubra!

O anticoncepcional Microvlar engorda?

Ninguém melhor do que o seu ginecologista para tentar responder essa pergunta, pois nenhuma resposta é definitiva e reveladora. Pelo que foi exposto por boa parte das usuárias, aparentemente, o anticoncepcional Microvlar engorda mais do que a maioria por reter mais líquido. Outras marcas podem interferir menos ou não interferir nisso, por isso, podem ser opções mais procuradas.

Entretanto, como já mencionado, isso pode variar de acordo com a predisposição genética de cada uma, pois uma mulher pode reagir de uma maneira aos componentes da fórmula enquanto outra pode se adaptar sem problemas.

Relatos de usuárias

Uma das usuárias conta que usa o anticoncepcional há 31 anos, desde a adolescência, e que nunca teve problemas com ganho de peso. Porém, outra mulher conta que passou a usar recentemente e ficou com mais apetite e ganhou peso, por isso, sua ginecologista a orientou a usar o adesivo Evra e aparentemente seu organismo se adaptou melhor. Uma outra também afirma que o anticoncepcional Microvlar engorda, pois começou a ganhar peso antes mesmo de terminar a primeira cartela. Outra confessa que a própria ginecologista dela alertou que pode engordar até 2kg e conta que o mal estar gerado pelo anticoncepcional deve ser pelo excesso de líquido retido no corpo, que gera incômodo.

Porém, os relatos podem variar de mulher para mulher, de acordo com alimentação, hábitos e biotipo, por isso, nunca presuma que uma resposta é a verdade absoluta, nem que o anticoncepcional Microvlar emagrece, nem que engorda; é sempre importante buscar outras fontes de consulta de informação e dúvidas, principalmente agendando uma consulta com o médico ginecologista.

Como tomar?

A pílula ajuda na prevenção da gravidez, regularização do ciclo menstrual, diminuição dos sintomas da TPM e redução das cólicas. Este medicamento não é indicado para redução de oleosidade da pele e cabelos, nem de pelos, por isso, se esta for uma preocupação, deve-se optar por outra marca.

A cartela deve ser iniciada no primeiro dia da menstruação em um horário mais propício para você e o mesmo horário deve ser respeitado todos os dias, até o fim da cartela. São 21 comprimidos, portanto, no 21° dia você tomará o último comprimido e deverá fazer uma pausa de 7 dias, momento em que irá menstruar normalmente. No oitavo dia, inicie uma nova cartela no mesmo horário.

Se esquecer de tomar no horário correto, tome assim que lembrar se o tempo não tiver ultrapassado 12 horas, caso contrário, tome duas pílulas no dia seguinte no horário de costume. Se o esquecimento acontecer mais de uma vez numa mesma cartela, utilize preservativo nas relações sexuais por precaução. Mulheres que não se adaptam a pílulas, justamente por esquecerem ou terem uma rotina muito atribulada, podem optar por outros métodos como o adesivo.

Efeitos colaterais e contraindicações

Os efeitos que podem ocorrer são comuns na maioria dos medicamentos para prevenção da gravidez. Podem surgir náuseas, cefaleias, diarreia, vômito, dor e secreção nas mamas, dores abdominais, variação de peso, retenção de líquido, alterações de humor, depressão, alteração da libido, corrimento vaginal, sangramento irregular, manchas e irritação na pele.

O Microvlar é contraindicado nos seguintes casos: gravidez, amamentação, histórico de tromboses, presença ou histórico de embolia pulmonar, histórico de enxaqueca com sintomas neurológicos focais, diabetes mellitus com alterações vasculares, presença ou histórico de pancreatite associada à hipertrigliceridemia grave, presença ou histórico de hepatite grave, presença ou antecedentes de tumores hepáticos benignos ou malignos, pacientes com DST ou alergia a alguns dos componentes da fórmula.

Outras pílulas anticoncepcionais engordam?

Pílulas anticoncepcionais em geral não causam aumento de peso. O link entre o ganho de peso e o uso de anticoncepcionais surgiu porque quando os primeiros contraceptivos orais foram desenvolvidos na década de 1960, elas continham níveis muito elevados de hormônios como o estrogênio e a progestina. Em doses muito altas, o estrogênio pode levar à retenção de líquidos e também ao aumento de apetite e isso fez com que muitas mulheres engordassem na época.

Mas hoje em dia, as pílulas anticoncepcionais têm quantidades muito mais baixas de hormônios. É improvável que qualquer ganho de peso que ocorra junto com o uso de anticoncepcionais atualmente seja causado pelo anticoncepcional.

Vantagens e desvantagens dos anticoncepcionais

Agora que você já sabe que o aumento de peso durante o uso do anticoncepcional pode não estar relacionado com o seu uso, conheça algumas os prós e contras de usar pílulas como método de controle de natalidade.

Dentre as vantagens associadas ao uso da pílula, se destacam:

  • Diminui as cólicas menstruais;
  • É um método contraceptivo eficaz;
  • Pode regular ciclos menstruais irregulares ou reduzir fluxos muito intensos;
  • Pode trazer benefícios adicionais como prevenção de anemia por deficiência de ferro além de redução da acne e de sintomas da tensão pré-menstrual.

Algumas possíveis desvantagens de usar a pílula anticoncepcional são:

  • Efeitos colaterais como náusea, dor de cabeça, sangramento entre períodos e redução da libido;
  • Risco de esquecer de tomar a pílula todos os dias;
  • Uso de outros remédios que diminuem a eficácia do anticoncepcional;
  • Surgimento de manchas na pele.

Como escolher o melhor método anticoncepcional

Caso você não se sinta confortável usando a pílula e queira experimentar outros métodos de controle de natalidade, saiba que você tem muitas opções.

Além de considerar a eficácia do método escolhido, você deve considerar outros fatores como quão confortável para você é usar o método contraceptivo e analisar os benefícios e riscos de cada um deles.

Preparamos uma listinha de fatores que você deve prestar atenção na hora de comparar diferentes tipos de contraceptivos:

  • Preço que caiba no seu bolso;
  • Eficácia comprovada;
  • Benefícios;
  • Riscos;
  • Efeitos colaterais.

Também é importante verificar, dentre as várias formas disponíveis, qual a forma de controle de natalidade que você prefere. Você pode escolher entre diversas pílulas de uso oral, adesivos, métodos de barreira como o preservativo ou o espermicida, dispositivos intrauterinos hormonais ou não, injeção, diafragma, anel vaginal e muitos outros.

Consultar um ginecologista também é importante para te guiar na troca de método contraceptivo, se essa for a sua decisão.

Conclusão

Como você pode notar, nem o Microvlar nem outros tipos de pílulas anticoncepcionais causam aumento de peso. Apesar de ser um efeito adverso listado na bula do remédio, é muito pouco provável que ele seja observado em muitas mulheres.

O ganho de peso pode sim acontecer em algumas mulheres, mas é preciso analisar se esses quilos a mais são decorrentes do uso da pílula ou de outras causas.

E mesmo se a pílula causar algum efeito colateral como alterações no peso, os fabricantes desses medicamentos afirmam que qualquer efeito colateral tende a reduzir ao longo do tempo e que só ocorre com intensidade significativa nos primeiros 3 meses de uso da pílula.

Se você continuar cuidando da sua alimentação e se exercitando depois de começar a usar o Microvlar, dificilmente você terá problemas relacionados ao peso. Mas caso não esteja satisfeita com os efeitos do remédio, converse com seu ginecologista e decida o que pode ser feito para se sentir melhor e continuar evitando uma gravidez indesejada.

Fontes consultadas:

Você conhece alguém que utilize e afirme que o anticoncepcional Microvlar engorda? Tem medo de usá-lo por causa deste efeito colateral? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (88 votos, média: 3,94 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

19 comentários em “Anticoncepcional Microvlar Engorda?”

  1. Tomo o microvlar a 5 anos e nunca engordei nem tive efeitos colaterais. Como ele é de baixa dosagem acredito que para mim funciona bem e meu corpo se adaptou. Recomendo.

  2. Faz 8 anos que faço uso do microvlar. Nunca senti nada, porém de uns 2 anos pra cá venho sentindo dores na barriga quando está chegando perto do remédio acabar, tipo, uma ou até duas semanas antes da cartela acabar já começo a sentir esse incômodo. Percebi que estou engordando de um a dois quilos por ano, porém sigo uma dieta e faço exercícios. Minha barriga fica muito grande, inchada mesmo, aí junta com os quilinhos que ganhei não sei porque… fico muito triste. Sem contar que o libido deu uma diminuída também. Não sei se o problema de peso e libido é do remédio, mas creio que algo está errado com meu corpo e eu preciso descobrir.

    • Minha amiga toma e ela é super magra me indicou,É comecei tomar ontem acho que vai de organismo pra organismo se me engorda eu troco de remédio .

  3. Tomo a mais de 20 anos o microvlar, não engordei e nunca tive efeito colateral nenhum, ele é ótimo, porém quero trocar por um que seja de 28 dias não quero mais mestruar, pois hj tenho uma vida mt agitada pratico bastante exercícios e não é legal durante o ciclo mestrual. mas só por isso vou trocar. acabei de comprar um cerazette, pra testar. Se alguém tiver algo a me dizer sobre este medicamento agradeço.

  4. Estou tomando Microvlar estou com muito medo de engorda . Pois já sou gordinha e queria emagrecer

  5. Eu tomo anticoncepcional microvilar e acreditem eu não engordei nada ao contrário só perdi peso e me acho muito magra RS ,mas eu me senti muito bem com o remédio só isso que me incomoda eu usava 38 agora uso 36 .

  6. Eu toma enjecao de 3 em 3 meses e quero trocar para o microvlar sso tenho medo de engravidar so vou trocar porque a enje me inchou muito

  7. Faz 3 anos que parei de tomar anticoncepcional, sempre tomei o microvlar desde dos meus 19 anos.
    No começo senti muitos enjôos e dores de cabeça, mas depois meu organismo se acostumou e minha menstruação regularizou e as dores de cólicas sumiram.
    Recentemente voltei a tomar novamente, senti enjôos fortes e dias antes de terminar a cartela dores de cabeça…
    Estou esperando meu organismo se acostumar novamente, espero parar de sentir isso logo.
    Recomendo o medicamento é muito bom e eficaz.

  8. Microvlar me dá dor de cabeça dias antes de acabar a cartela, além de um mau cheiro muito forte (mesmo com desodorante) nas axilas. Estou tomando há 3 meses e observando. Se não passar vou mudar.

  9. Também tomo. Meu caso é o seguinte, toda vez que a cartela acaba, que eu deixo a menstruação descer, me sinto muito mal! Os sintomas são horríveis durante todo o período menstrual… dores constantes de cabeça, enjoos, cansaço, irritação, depressão, enfim! A enxaqueca é horrível e é o que mais incomoda! Não sei o que fazer. Tentei emendar uma segunda cartela, mas a menstruação veio mesmo assim, aí tive que deixar descer tudo. Affff… n aguento mais!

  10. Eu tomei o anticoncepcional microvlar á 5 anos umas 3 vezes e minha barriga inchou muito que o normal eu sou magra porém com uma barriga parecendo de grávida foi por isso que parei de tomar e eu quero acabar com ela é já pesquisei em tudo e não encontrei nada que me ajuda-se

    • O corpo pode ter diferentes reações dependendo da pessoa que está tomando. Talvez seja o caso de você pedir para trocar com o seu médico.

  11. Tomo já faz cinco anos engordei o pouco mesmo assim não deixo de tomar não sinto nada tomado ele

  12. Eu uso o microvlar no começo me deu mal estar .enjôo. dor de cabeça. Depois me adaptei ao remedio e agora so uso ele .minha ginecologista que recomendou, mto bom , eu tb recpmendo.

  13. Eu me sinto mau homorada, e gorda, o microvlar me fez engordar em menos de um mês de uso, mal acabei a cartela… Odiei o remedio