Atleta de 32 anos que “não viveria até os 16” completa maratonas

publicado em

Sophie Grace Holmes, 32 anos, completou 36 maratonas em 36 dias. A preparadora física é acometida de fibrose cística e ouviu dos médicos que viveria apenas até os 16 anos.

Reprodução: Instagram

A atleta moradora de Essex, na Inglaterra, arrecadou 25 mil libras esterlinas (equivalente a R$ 166 mil, aproximadamente) desde que iniciou o desafio. O dinheiro será destinado para uma instituição voltada a ajudar pessoas com a mesma condição que ela.

Ao anunciar que conseguiu completar o desafio, Sophie contou mais detalhes de como cumpriu com as corridas mesmo com suas limitações. “Cada respiração contava para chegar à meta. Vou partilhar o que vem a seguir nas próximas semanas”, prometeu.

“A boa notícia é que, apesar de me sentir um pouco cansada, o meu corpo sente-se muito bem e sinto-me pronta para fazer algum movimento de baixa intensidade, nadar, correr, voltar para a academia”, celebrou.

Em outro post, a atleta refletiu: “Para a eu mais jovem, para quem falaram que nunca passaria dos 16 anos, isso foi por você. Porque você sempre acreditou sem nenhuma dúvida que qualquer coisa era possível, apesar de tudo”.

Sophie Grace Holmes
Reprodução: Instagram

Sophie foi diagnosticada com fibrose cística ainda neném, aos quatro meses. No Brasil, é possível detectar a doença em bebês recém-nascidos por meio do teste do pezinho. A condição afeta principalmente os pulmões, pâncreas e sistema digestivo.

O problema de saúde é causado por um gene defeituoso e a proteína por ele formada faz com que o corpo produza um muco de 30 a 60 vezes mais espesso do que o usual, de acordo com a Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde.

Os sintomas podem se diferenciar em cada pessoa. No entanto, eles estão sempre relacionados ao muco espesso. Como, por exemplo, se esse material fica acumulado no pulmão, pode gerar tosse crônica, pneumonias de repetição, infecções e inflamações.

Outros sintomas comuns são:

  • Suor e a pele em si com sabor muito salgado
  • Tosse persistente (na maioria das vezes, com catarro)
  • Infecções pulmonares frequentes (como bronquite e pneumonia)
  • Chiados no peito ou falta de fôlego
  • Diarreia
  • Baqueteamento digital (alongamento e arredondamento na ponta dos dedos)
  • Surgimento de pólipos nasais
  • Baixo crescimento ou pouco ganho de peso, mesmo com bom apetite
  • Saiba mais: Fibrose cística: o que é, sintomas e tratamentos

Você ou alguém que você conhece tem fibrose cística? Como é feito o tratamento? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário