Conheça o Homem que Correu 50 Maratonas em 50 Dias Sem Cansar ou Ter Cãibras

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Ele correu uma maratona no Pólo Sul em temperaturas de -25 °C, completou 50 maratonas em 50 dias – uma em cada estado americano – e mais famoso, percorreu 350 milhas (cerca de 563,2 km) em apenas 80 horas e 44 minutos, sem dormir.

No entanto, o imparável corredor de maratona nunca teve uma cãibra ou mesmo experimentou seus músculos contraindo.

Agora, Dean Karnazes revelou que suas “habilidades sobre-humanas” são uma peculiaridade de sua fisiologia. O corredor de 53 ano de idade tem uma condição rara que permite que seu corpo libere rapidamente o ácido láctico de seu sistema.

Normalmente, enquanto nos exercitamos, o corpo converte a glicose em energia, o que produz o ácido lático como um subproduto. Conforme ele se acumula nos músculos, começa causando contrações e fadiga como um sinal para pararmos.

Karnazes nunca recebe esses sinais. Como resultado, ele é capaz de continuar a correr sem parar e competir em algumas das corridas de resistência mais pesadas do mundo.

“Com um certo nível de intensidade, sinto que posso percorrer um longo caminho sem me cansar”, disse ele. Não importa quão longe eu vá, meus músculos nunca se contraem. Isso é uma coisa boa se eu planejo percorrer um longo caminho.

Durante uma façanha incrível, ele foi capaz de continuar correndo por três dias e três noites sem dormir. O que parou o ultramaratonista depois de três dias e três noites correndo sem parar não foi o cansaço, mas o sono.

“Depois de correr mais de 500 quilômetros em 81 horas sem parar, acho que encontrei meu limite. Passei duas noites sem dormir e estava bem, mas na terceira, comecei a alucinar”, conta Karnazes. “Dormia correndo e entendi que esse era o limite funcional que um humano podia atingir. Pelo menos, era pra mim”, completa.

“Ir tão longe e durante tanto tempo é uma façanha sobre-humana”, disse Nicole Marie Pinto, fisiologista do Centro Médico San Francisco da Universidade da Califórnia.

Karnazes começou a correr quando criança e começou a exibir habilidades extraordinárias de resistência em uma idade precoce. Em uma competição no segundo grau, seus colegas completaram 15 voltas ao redor de uma trilha, enquanto ele completou 105.

Apesar de suas habilidades, Karnazes parou de correr após o ensino médio e não voltou ao esporte até completar seus 30 anos.

Desde então, ele não chegou sequer a pensar em voltar trás. O atleta de resistência terminou sozinho ‘The Relay’, uma corrida de 200 milhas de Calistoga a Santa Cruz, 11 vezes. Ele também completou uma maratona no Pólo Sul a -25 °C em 2002, além de ter percorrido 350 milhas em 80 horas em 2005.

Karnazes diz que percebeu pela primeira vez que era diferente de outros corredores enquanto treinava para executar 50 maratonas em 50 dias em 50 estados, em 2006.

Os médicos realizaram um teste de lactato para analisar quanto tempo demorava para Karnazes atingir seu limiar de ácido lático. O teste normalmente leva cerca de 15 minutos. Os analistas finalmente desistiram do teste depois de mais de uma hora esperando resultados.

Apesar de que anos de corrida podem de fato ajudar a melhorar o limiar de ácido lático de um atleta, as habilidades de Karnazes vêm de sua capacidade única de controlar a produção do ácido láctico por ter mais glóbulos vermelhos que a média de todas as pessoas.

Os glóbulos vermelhos transportam oxigênio por meio de reações químicas impulsionadas por mitocôndrias nas células dos músculos. Essas reações melhoram com um tipo de enzima que permite transformar o ácido láctico novamente em glicose, a principal fonte de energia dos músculos.

Acredita-se que a habilidade de Karnazes é fruto de uma privilegiada herança genética que permite a presença de glóbulos vermelhos, enzimas e mitocôndrias com maior capacidade em seu organismo, o que significa que seus músculos sempre têm o oxigênio necessário.

Ele também acredita que sua gordura corporal muito baixa e sua dieta paleolítica também auxiliam essas suas habilidades sobre-humanas. Karnazes, que regularmente corre o equivalente a uma maratona antes do café da manhã, diz que seu foco está sempre na resistência.

“Não me importa o quão rápido eu vou”, disse ele. “Eu me importo com a resistência”. Quando não está correndo, Karnazes já escreveu vários livros sobre o assunto de corrida e comida saudável e criou seus dois filhos com a sua esposa Julie.

Você já tinha ouvido falar em Dean Karnazes? Acredita que qual é o seu máximo de tempo correndo sem parar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário