Aveia Dá Gases?

A aveia é um daqueles alimentos saudáveis que vale a pena incluir nas refeições. Conhecido como uma rica fonte de fibras, o alimento também fornece carboidratos, proteínas, manganês, fósforo, cobre, ferro, selênio, magnésio, zinco, vitamina B1 e antioxidantes ao organismo.

Mas será que quando a consumimos com frutas, iogurte ou através do mingau, por exemplo, não precisamos nos preocupar se a aveia dá gases?

A aveia dá gases?

A aveia, assim como os produtos e receitas à base de aveia, pode provocar gases intestinais em excesso por conta do teor elevado de fibras solúveis que é encontrado no alimento.

O ideal é adicionar a aveia aos pouquinhos na dieta para permitir que o organismo tenha tempo de se ajustar a ela. A Fundação Internacional para Doenças Gastrointestinais (IFFGD) também defende que o consumo de qualquer tipo de fibra deve começar baixo e evoluir de forma devagar.

Um consumo abrupto ou repentino de fibras nas refeições pode estar por trás do provável surgimento dos gases.

O Centro Nacional de Informações sobre Doenças Digestivas dos Estados Unidos explicou que a fibra é um tipo de carboidrato que o organismo não digere, mas que é decomposto pelas bactérias no intestino grosso, o que resulta na criação de gás metano ou sulfeto de hidrogênio, que é um gás comum nas flatulências (os populares puns).

Entretanto, a IFFGD informou que um mesmo tipo de fibra pode promover efeitos diferentes, que variam de pessoa para pessoa.

Os grãos integrais como o trigo e a aveia contêm fibras, rafinose e amido e as três substâncias são decompostas por bactérias no intestino grosso, resultando assim na produção de gases.

A rafinose é um carboidrato complexo que o organismo tem dificuldade para digerir. Esse carboidrato passa pelo intestino delgado para o intestino grosso, local onde é decomposto por essas bactérias, ocorrendo assim a produção de hidrogênio, gás metano e dióxido de carbono, que vão embora através do reto.

Alergia ou intolerância à aveia 

Ainda é possível afirmar que a aveia dá gases quando a pessoa possui um quadro de alergia ou intolerância ao alimento.

Segundo a bacharela em assistência médica e mestra em administração sanitária, Diane Marks, uma alergia à aveia acontece quando o sistema imunológico trata as proteínas da aveia como uma ameaça ao organismo e libera substâncias que podem causar inflamação no sistema digestivo, provocando sintomas como gases, dor e inchaço.

“Uma alergia à aveia pode causar uma reação alérgica severa, o que significa que você precisa (no caso de ter a condição) evitar todos os alimentos que contêm aveia”, afirmou a bacharela em assistência médica.

Portanto, se você experimentar esses sinais ou qualquer outro sintoma de reação alérgica depois de consumir a aveia, vá imediatamente a um hospital para receber o tratamento adequado.

Os indicativos de uma reação alérgica também podem envolver a pele, o trato gastrointestinal, o sistema cardiovascular e o trato respiratório, informou o Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia (ACAAI).

Alguns outros exemplos desses sinais são: vômito, cólicas estomacais, urticária (erupção ou lesão na pele com manchas ou placas vermelhas), falta de ar, sibilo (chiado no peito), tosse repetitiva, choque ou colapso circulatório, rouquidão, garganta apertada, dificuldade para engolir, inchaço na língua que afeta a fala ou a respiração, pulso fraco, pele pálida ou azulada, tontura, sensação de desmaio e anafilaxia (reação potencialmente fatal que prejudica a respiração e põe o corpo em choque, com reações que pode afetar diferentes partes do corpo ao mesmo tempo), informou a ACAAI.

A mestra em administração sanitária também falou a respeito da intolerância à aveia e explicou que o problema se trata da inabilidade para digerir as proteínas da aveia.

“Diferente de uma reação alérgica, os sintomas de inchaço, gases e dor estomacal (na intolerância) não são resultados de uma reação do sistema imunológico, mas de um defeito no sistema digestivo. O seu corpo carece das enzimas apropriadas necessárias para decompor as proteínas e absorvê-las na sua corrente sanguínea”, explicou Marks.

Se você experimentar sintomas de uma intolerância alimentar depois que comer a aveia, também deve procurar a ajuda médica para receber o tratamento que necessita.

De acordo com o Serviço Nacional de Saúde (NHS, sigla em inglês) do Reino Unido, os sintomas gerais de uma intolerância alimentar também incluem: dor na barriga, diarreia, coceira e erupção cutânea. 

A culpa não é só da alimentação

Além de saber se a aveia dá gases, é importante conhecer quais outros fatores – além daquilo que bebemos e comemos – podem interferir na produção de gases no organismo.

O PhD e professor clínico associado de nutrição da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, Charles Mueller, explicou que os gases que soltamos não são produzidos somente pelos alimentos que consumimos, mas também pelo ar que engolimos, que acaba passando pelo trato gastrointestinal.

No mesmo sentido, o gastroenterologista, professor clínico associado de medicina da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, e PhD David Poppers esclareceu que os gases são uma combinação entre dois fatores: o ar que engolimos, ao comermos muito rapidamente, e os alimentos que consumimos.

A nutricionista Abby Langer explicou ainda que doenças gastrointestinais sérias também podem ser a principal causa dos gases. Eles ainda podem estar relacionados ao uso de alguns medicamentos e a problemas na flora intestinal, completou a especialista.

“Para aqueles que não têm um problema para provocar os gases, como as doenças gastrointestinais, a quantidade de gases que nós temos está diretamente relacionada com a quantidade de alimento e/ou ar não digerido no nosso cólon. Se nós estamos comendo coisas que o nosso corpo não está decompondo, nós vamos ter gases”, completou Langer.

Ainda que seja constrangedora, a flatulência é uma função normal do corpo, completou o PhD Charles Mueller. Ele alertou ainda que devemos nos preocupar mais quando não estivermos soltando gases do que quando a flatulência aparecer.

Mueller orientou também a procurar o auxílio médico quando ocorrerem mudanças nos hábitos intestinais que não se resolvem sozinhas como cólicas, inchaço, prisão de ventre, diarreia, não ter flatulência alguma ou o aparecimento de muitos gases.

Referências adicionais:

Você já imaginava que o consumo de aveia dá gases em determinadas circunstâncias? Tem o costume de comer aveia de que formas em sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (10 votos, média: 3,50 de 5)
Loading...

1 comentário em “Aveia Dá Gases?”

  1. Estou muito triste agora que li esto. Estou com uma crise de gases e pensei em procurar a aveia, mas nunca sinceramente teria sabido que ela podia causar tudo isso. Amo aveia demais, consumo muito pois malho todo dia e ela é minah aliada assim como a banana, que também pesquisei tem esse mesmo problema)
    Arrasada! Como posso substituir- la na minha dieta fiT?preparo pão, crepioca, panqueques com banana, acrescento à vitamina pre-treino, afff boto em tudo…

Deixe um comentário