Aveia prende ou solta o intestino?

Especialista da área:
atualizado em 30/10/2021

A aveia é um cereal rico em proteínas, ferro, magnésio, fósforo, zinco, manganês, vitaminas C e do complexo B, além de ser uma excelente fonte de fibras solúveis, que tem um efeito positivo no funcionamento intestinal.

O consumo de aveia proporciona vários benefícios para nossa saúde, entre eles, auxilia no controle da pressão arterial, ajuda a reduzir a diabetes, melhora a performance atlética, fornece nutrientes importantes que garantem o bom funcionamento do sistema nervoso e imunológico e ainda contribui para a regulação dos níveis de colesterol na corrente sanguínea.

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A aveia possui ainda em sua composição nutricional uma fibra chamada de beta-glucana que aumenta a viscosidade do bolo alimentar, fazendo com que o alimento fique mais tempo no estômago. Por isso, aumenta a sensação de saciedade que, por sua vez, pode contribuir para o controle de peso.  

A aveia ajuda a soltar o intestino, por ser um alimento rico em fibras, e em cada duas colheres de sopa (30 g), podemos encontrar 3 g desse nutriente.

Os efeitos da aveia no sistema digestivo

aveia em flocos

As fibras presentes na aveia passam pelo sistema digestivo sem serem absorvidas, e descem para o cólon, onde alimentam as bactérias benéficas do intestino, favorecendo o equilíbrio da flora intestinal, ou adicionam volume às fezes.

Isso pode promover a saúde digestiva, manter a regularidade intestinal e prevenir condições como prisão de ventre, doença inflamatória intestinal (DII) e diverticulite. Além disso as fibras podem ajudar a prevenir o câncer de cólon.

Além do consumo de aveia, conheça algumas maneiras de soltar o intestino que podem ser úteis para você.

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Fibras solúveis e fibras insolúveis

A aveia é composta pelos dois tipos de fibras: as solúveis e as insolúveis.

A aveia é uma excelente fonte de fibras solúveis, principalmente o farelo de aveia, que tem mais fibras que os grãos e muito mais que a farinha. Essas fibras são conhecidas por absorver água enquanto passam pelo sistema digestivo, ajudando a diminuir a irritação do intestino e regularizando suas funções. 

As fibras insolúveis, por sua vez, não interagem com a água, permanecendo intactas durante todo o trato gastrointestinal. Uma de suas principais funções é o aumento do bolo fecal, que ajuda no funcionamento do intestino. 

Além disso, essas fibras deixam as fezes mais macias (desde que haja uma boa ingestão de água), aumentam os movimentos intestinais e o número de evacuações. O consumo de fibras insolúveis podem melhorar a prisão de ventre e contribuem para manutenção da regularidade intestinal.

Cuidados exigidos pelo consumo de fibras em geral

A ingestão de fibras é benéfica para o nosso sistema digestivo, porém, o seu consumo também exige alguns cuidados.

Os alimentos fibrosos podem causar o intestino preso, condição conhecida como constipação, ou problemas digestivos, como inchaço e flatulência, se forem introduzidos em grande quantidades por quem não tem o hábito de consumi-los com regularidade, por isso é necessário aumentar lentamente a ingestão desses alimentos.

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Além disso, as fibras necessitam de água para passar pelo sistema digestivo e formar o bolo fecal, e quando você consome mais fibras, mas não ingere uma quantidade suficiente de água, pode ocorrer o agravamento de um quadro de intestino preso e ainda sofrer com dores abdominais.

É recomendado beber de 1,5 a 2,0 litros de água por dia, para hidratar e facilitar a passagem das fezes pelo intestino. É importante incluir alimentos laxantes, como a aveia, diariamente em uma dieta balanceada não só para ajudar a soltar o intestino, mas também para evitar as crises de prisão de ventre.

A ingestão de fibras sem a presença da água pode resultar ainda no ressecamento intestinal.

O excesso de fibras na alimentação

Alimentos com fibras

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a orientação para pessoas adultas consiste em consumir de 25 g a 35 g de fibras por dia.  

Quando as fibras alimentares são ingeridas de maneira excessiva, elas podem provocar fezes moles, movimentos intestinais frequentes e diarreia, que também pode vir acompanhada de desidratação. Isso ocorre porque o corpo mobiliza a água presente no organismo para elimina-las.

Além desses problemas, o consumo exagerado deste nutriente pode comprometer a absorção de minerais e causar problemas abdominais como gases, inchaço e cólicas.

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No seu caso o consumo de aveia prende ou solta o intestino? Tem o costume de comer aveia em sua dieta? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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11 comentários em “Aveia prende ou solta o intestino?”

  1. Olá! Estava pesquisando se pode ser prejudicial o consumo diário do leite de aveia caseiro e encontrei seu artigo. Muito bom, por sinal. Pela manhã, tenho tomado pelo menos 1 copo de leite de aveia batido com banana (ou com cacau ou frutas variadas). Tenho feito o leite na proporção de meia xícara de aveia em flocos grossos e meia xícara de farelo de aveia para 2 xícaras e meia de água. Esse hábito tem ajudado a me alimentar melhor no desjejum, já que sou vegana e não sinto muita fome quando acordo. Só não sei se o consumo diário desse tipo de leite pode ter efeitos colaterais danosos. Poderia me ajudar?

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  2. tenho problema de DIVERTICULITE, gostaria de ter uma dieta correta, para que eu possa sair de casa sem ter que ficar correndo para o banheiro de 3 a 4 vezes por dia e diarreia.

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  3. Oi Boa tarde minha neta de três anos tem intestino preso comecei fazer mingau de aveia isso pode ajudar a melhorar ou não por favor me responda

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  4. Eu tô aqui escrevendo as 22:23 de uma quinta feira, tô preso no banheiro, não aguento mais defecar, comecei a usar aveia faz uns dois dias e uma diarréia me pegou

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  5. Tenho intestino preso, excesso de gases e comecei agora com o uso de aveia e outros alimentos que contêm fibras.Percebo que meu intestino ainda não acostumou com o cuidado que estou dando agora para ele, pois não estou excedendo em fibras, tomo dois litros de água por dia e ele continua lento.

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    • Mamão é uma das melhores frutas pra quem tem intestino preso. Banana e aveia deixa o intestino lento. Pelo menos em mim é assim q funciona.

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  6. Eu também senti esse inchaço, eu quebrei o pé e tive que ficar de gesso e tals. E comecei a comer mingau de aveia só feito com agua e canela, nossa tem dias que acordo no dia seguinte com uma super pochetinha na barriga, horrível. E isso que eu aumentei o consumo de água, estou consumindo 3 litroa de agua por dia, pra mais. Eu acho que varia de organismo pra organismo. Uma pena pq aveia è tao gostosa e nutritiva. Tentei variar e comer com banana amassda e canela, uma quantidade menor e mesmo assim fico inchada.

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  7. Eu já costumava consumir bastante fibra no café da manhã (frutas e aveia), almoço (com bastante arroz integral) e jantar (com bastante arroz integral). Ultimamente, como faço atividade física depois do jantar, eu prepare um mingau de aveia para ficar com energia por mais 3 ~ 4h depois do treino. Coloquei 6 ~ 8 colheres de aveia.
    Mano fiquei inchadaço no dia seguinte, excesso de fibra é tenso! Detalhe: minha ingestão de água realmente não foi aumentada…

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  8. No meu caso a aveia me deu diarréia, estou consumindo todos os dias em sucos de frutas com leite….ou em bolos, lembrando que coloco uma colher de sopa nos preparos.

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  9. Cnsumo uma grande quantidade de fruta, salada, aveia e fibras diariamente, acho que isso esta me deixando com o intestino preso. Irei fazer um teste por uma semana e consumir menos fibras para ver se ocorre alguma melhora.

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