Quinoa Dá Gases?

Especialista da área:
atualizado em 23/12/2019

A quinoa é uma semente que vem de uma planta de 7 mil anos de idade originária das regiões montanhosas da América do Sul e que é conhecida também por ser uma fonte completa de proteínas.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, o alimento possui outros nutrientes importantes para o organismo humano como carboidratos, fibras, manganês, magnésio, cobre, ferro, zinco, potássio, selênio, vitamina B1, vitamina B6 e vitamina E.

A semente já foi associada a benefícios como: auxílio à perda de peso, suporte para a saúde do coração, ação antioxidante, auxílio à saúde do intestino, apoio para a saúde dos ossos e diminuição dos riscos de desenvolvimento da diabetes.

Mas será que é verdade que a quinoa dá gases? 

Tudo isso parece muito bom. Mas será que o alimento provoca flatulências ou é mentira dizer que a quinoa dá gases?

Pois bem, a quinoa é rica em fibras e apresenta 5 g do nutriente a cada porção de uma xícara do alimento cozido, o que representa uma quantidade significativa da ingestão diária recomendada do nutriente que fica entre 25 g a 38 g para indivíduos adultos.

Consumir muita fibra na alimentação de maneira muito rápida pode provocar problemas como gases, inchaço e cólicas, por exemplo. Além disso, o excesso do nutriente pode prejudicar a absorção de minerais como ferro, zinco, magnésio e cálcio, informou a publicação.

No entanto, mesmo que a pessoa não atinja a meta diária, ela pode sofrer com alguns problemas. Vale a pena registrar que, se ela não estiver acostumada a consumir muitas fibras, o teor do nutriente encontrado na quinoa já pode ser suficiente para provocar efeitos colaterais, principalmente se a pessoa ingerir uma quantidade elevada do alimento.

Se depois de comer a quinoa, a pessoa experimentar gases, além de outros efeitos colaterais como inchaço ou diarreia, é provável que as fibras sejam as culpadas.

Isso acontece porque a bactéria do cólon não está acostumada a digerir toda a quantia de fibra que é encontrada na quinoa.

No entanto, o problema pode ser contornado se o indivíduo começar ingerindo porções menores e ir adicionando as fibras gradualmente às suas refeições. Se ainda assim os sintomas persistirem, é fundamental consultar-se com um médico para verificar o que está acontecendo e se eles não são sinais de algum outro tipo de problema de saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

É bom também que pessoa se certifique de tomar bastante água conforme vai aumentando o seu consumo de fibras por meio de alimentos como a quinoa.

Isso porque a fibra necessita de água para passar pelo sistema digestivo e formar as fezes e quando uma pessoa consome mais fibra, porém, não ingere uma quantidade suficiente de água, pode ocorrer o agravamento de um quadro de intestino preso e ela ainda pode sofrer com dor abdominal.

Além disso, a ingestão de fibras sem a presença da água pode resultar no ressecamento do intestino.

Intolerância alimentar

É possível desenvolver intolerância a qualquer tipo de alimento, o que inclui a quinoa. E um quadro de intolerância alimentar é outro fator que torna possível dizer que a quinoa dá gases.

Quando existe esse quadro, o que acontece é que ao ingerir a quinoa o sistema digestivo da pessoa não consegue digerir as proteínas, os carboidratos ou açúcares presentes na composição do grão, o que provoca uma inflamação e o desconforto abdominal.

A dor de estômago é um dos sintomas mais comuns de intolerância alimentar em decorrência da dificuldade do organismo em digerir a semente. Entretanto, a pessoa que sofre com a intolerância à quinoa também pode experimentar gases como um sinal da condição, além de outros sintomas como inchaço, diarreia, náusea, vômito e cólica.

Se ao consumir a semente você sofrer com um ou mais dos sintomas mencionados acima, busque o auxílio do seu médico para que ele faça o diagnóstico, confirme se você sofre realmente com a intolerância à quinoa e determine como você deve lidar com a condição.

Você já percebeu que a quinoa dá gases para você? Tem costume de consumir esse alimento? Qual acredita que pode ser o seu caso, dos descritos acima? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média 3,83)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

9 comentários em “Quinoa Dá Gases?”

  1. Mi tirem um dúvida eu abusei da quinoa pq não sabia a quantidade certa e tô com dor na barriga parece que tá inflamada e tá com 4 dias e não passa já tomei digesplus

    Responder
  2. Acho que tenho intolerância. Duas vezes comi crua com leite, passei mal, com muita dor estomacal até vomitar. Hoje fiz cozida . Comi no lugar do arroz. Estava uma delícia mas deu fortes dores no estômago

    Responder
  3. Eu comia quinoa e digeria bem, mas de um tempo para cá notei que me faz mal. As dores de gases saborearíeis, dói ompeito, parece que vou morrer. Eh terrível. Cheguei acessa conclusao hoje, pois há cerca de um mês comi e senti essas dores horriveis, de gases e hoje comi e horas depois (4 horas depois) começo assentir as dores. Creio que estou ficando intolerante a quinoa. Isso é possível?

    Responder
  4. Tenho comido quinoa diariamente, mas notei que minha barriga está um pouco inchada e estou tendo muitos gases também.

    Responder
  5. Inicialmente eu não tinha esses sintomas, mas agora é só comer quinoa que sinto dores insuportáveis, parece que meu estômago e intestino está dando um nó, também me dá diarreia leve e vômito.

    Responder
  6. Lavar a quinoa muito bem, e deixar de molho na água ajuda muito. Pode-se acrescentar
    o conselho de consumir pequenas quantidades e não usar todos os dias.

    Responder