Barra de Cereal Engorda? Opções e Dicas

Especialista:
atualizado em 11/12/2019

As barras de cereal estão cada vez mais presentes na alimentação das pessoas. Com a vida corrida que a maioria leva, é muito comum comer uma ou mais barras de cereal ao dia, para uma refeição rápida. Mas há uma questão sobre as barras de cereal, que nos faz pensar sobre o seu papel em dietas de emagrecimento: comer uma barra de cereal engorda?

Todos sabem que uma boa dieta equilibrada controla, além dos alimentos saudáveis, os horários de cada refeição. Especialistas aconselham que a alimentação aconteça em intervalos regulares, evitando assim a fome sem controle, que faz com que nos alimentemos com quantidades além da nossa necessidade. Seguindo essa recomendação é que muitas pessoas fazem pequenos lanches entre as refeições principais, escolhendo alimentos como frutas, iogurte ou barrinha de cereal.

As barras de cereais se tornaram aliadas de quem se preocupa em ter uma alimentação saudável, uma boa forma física e uma ótima opção também de alimentação para vegetarianos e veganos. Uma barrinha de cereal pode fornece nutrientes suficientes para que o metabolismo mantenha-se bem ativo e gastando energia, mantendo assim o apetite controlado.

Barra de cereal engorda?

Se for consumida em excesso, qualquer barra de cereal engorda, pois contém açúcar e muitas contêm chocolate e bastantes calorias. Mas a função de uma barrinha de cereal é ser parte das refeições do dia, auxiliar no controle de apetite e em dietas. Se forem consumidas de forma moderada, estarão desempenhando o seu papel, e não trarão problemas à saúde, como ganho de peso.

Há quem diga que basta consumir a barrinha de cereal light e pronto, está tudo certo. Mas não é bem assim. Devemos considerar as necessidades de cada pessoa, pois elas são diferentes – algumas podem precisar consumir uma barra de cereal com alto teor de carboidratos, por exemplo, enquanto outras precisam de pouco carboidrato. Por isso que há diferentes tipos de barras de cereais e também por isso que o rótulo é muito importante. É ali que estão os ingredientes usados naquela determinada barra de cereal e é ali que está registrado o que você está consumindo.

Os diferentes ingredientes em barras de cereal não indicam que há uma melhor que a outra, e sim que seus valores nutricionais são diferentes. E quando formos analisar a tabela nutricional, devemos chegar ao valor por porção do que vamos comer e não pela quantidade de cada item a cada 100g.

Tipos de barras de cereais

  • Barras convencionais

Aquelas encontradas em quantidade nos supermercados. A maioria delas contém fibras, cereais e frutas desidratadas. São encontradas nas versões comum e integral. As integrais trazem cereais integrais em sua composição, como centeio, trigo, cevada e arroz e não contêm gordura hidrogenada, nem produtos de origem animal – e são muito adequadas para serem utilizadas como lanche entre as principais refeições. As comuns são ricas em carboidratos complexos e fibras e são ótimas para serem consumidas antes de exercícios físicos. Lembrando que algumas, por conterem bastante fibras, a digestão é mais lenta. Por isso é bom beber sempre muita água.

Entre as comuns, há as indicadas para quem está em processo de emagrecimento, que são as nas versões light e diet.

Qual a diferença entre a barra diet e a barra light?

A barra diet não possui açúcar, por isso muito indicadas para quem tem diabetes e perfeitas para entrar no cardápio de quem faz dieta com restrição de açúcar. Já a barra light têm algum nutriente reduzido em até 25%. Vale lembrar que light não significa que o produto tem poucas calorias. E também vale ressaltar que diet não significa que a barrinha não tem carboidratos. Ambas têm calorias.

  • Barras substitutas de refeição

Essas barras de cereal funcionam basicamente como os shakes, substituindo uma refeição. Foram criadas especialmente para o fim de auxiliar em processos de perda e manutenção de peso. Não devem substituir uma refeição principal, pois não têm nutrientes suficientes para substituir uma refeição completa e com equilíbrio nutricional. Algumas barrinhas são até mais completas, contendo carboidratos, proteínas, boas gorduras, fibras e muitas vitaminas e minerais. Mas não é bom você substituir suas refeições principais constantemente por essas barras.

  • Barras proteicas

Desenvolvidas para garantir dose extra de proteínas e fornecer energia a atletas que praticam atividades físicas pesadas e intensas, bem como de longa duração, como halterofilismo, maratonistas e lutadores, por exemplo. É importante ter em mente que pode existir uma enorme variação na quantidade de carboidratos entre essas barras de proteínas. Algumas têm uma quantidade pequena de carboidratos, como menos de 10g, e chegam a ter mais de 30g de proteína por dose.

É importante salientar que uma pessoa comum, que não pratica exercícios físicos pesados, não teria a necessidade de consumir esse tipo de barra proteica. É mais para quem treina pesado mesmo, para fazer com que se sintam bem e dispostos, mesmo após os treinos, e ajudar no crescimento muscular. As barras proteicas nacionais mais comuns não têm tanta proteínas por porção. Geralmente contem de 12g a 15g de proteínas por barra e de 8g a 15g de carboidratos. Estão são mais usadas por pessoas que não praticas exercícios de forma tão intensa.

  • Barras energéticas

Estas são indicadas para atletas e esportistas que praticam exercícios leves e moderados. São suplementos energéticos, são ricas em carboidratos e sua energia vem, além do açúcar e dos cereais, de ingredientes como acerola, café e guaraná. Algumas são ricas em gorduras e açúcares, portanto, com bastantes calorias. Não significa que quem não é atleta não possa incluí-las em sua alimentação, mas sendo calórica, deve-se ficar atento à quantidade consumida, pois em excesso essa barra de cereal engorda.

Sabendo um pouco mais sobre as barras de cereais, fica mais fácil saber como e quais consumir. Não esqueça que o rótulo e as informações nutricionais é que lhe dirão quais as barras adequadas para você, de acordo com o que procura e precisa. Caso tenha dúvidas, um bom nutricionista pode ajudar, avaliando a sua dieta e indicando o tipo de nutriente ao qual você deve dar prioridade na dieta e pode também mostrar-lhe tudo que as informações nutricionais dizem a você.

E para finalizar, a barra de cereal engorda se mal colocada em sua dieta – mesmo as menos calóricas. Elas promoverão um aumento de peso apenas se consumidas desenfreadamente e sem orientação.

Como escolher a barra de cereal adequada para a minha dieta?

Fizemos um apanhado com algumas informações nutricionais dos tipos de barras de cereal disponíveis no mercado, para que tenha uma ideia de qual se encaixa melhor na sua dieta.

  • Uma barra que contém muitos doces e muitas calorias

Barra de granola com pepitas de chocolate e revestidas com chocolate 35g (Macio)

Informação nutricional:

Calorias Carboidratos Gorduras Proteínas Fibras
163 11,33g 8,72g 2,03g 1,2g

 

  • Barra de cereal convencional

Barra de cereal com chocolate 20g (Kellog’s)

Informação nutricional:

Calorias Carboidratos Gorduras Proteínas Fibras
82 15g 2,2g 0,7g 0,6g

 

  • Barra de cereal integral

Barra de cereal castanhas com aveia 25g(Naturale)

Informação nutricional:

Calorias Carboidratos Gorduras Proteínas Fibras
88 15g 2,5g 1,4g 2g

 

  • Barra de cereal light

Barra de cereal light aveia, banana e mel 25g (Nutry)

Informação nutricional:

Calorias Carboidratos Gorduras Proteínas Fibras
84 18g 1,1g 1g 0,4g

 

  • Barra de cereal diet

Barra de cereal banana e aveia 25g (Linea)

Informação nutricional:

Calorias Carboidratos Gorduras Proteínas Fibras
66 15g 0,7g 1,4g 2,4g

 

  • Barra proteica

Barra amendoim com caramelo Protein Bar Nutrilatina Age 30g

Informação nutricional:

Calorias Carboidratos Gorduras Proteínas Fibras
138 11g 5,6g 11g 0,6g

 

  • Barra energética

Glicobar  Nutrilatina Age 40g

Informação nutricional:

Calorias Carboidratos Gorduras Proteínas Fibras
144 25g 6,9g 3,0g 2,8g

 

  • Barra substituta de refeição

Formula 1 Express Bar 56g (Herbalife)

Informação nutricional:

Calorias Carboidratos Gorduras Proteínas Fibras
207 21g 5,9g 13,4g 8,1g

Há uma variação na composição nutricional entre tipos de barras de acordo com a marca. Mas tomando nossas informações como parâmetro, fica mais fácil decidir qual a barra de cereal incluir em sua dieta. Nossa dica é que leia atentamente as informações nutricionais quando for comprá-las.

E tenha muito cuidado com as barrinhas de cereal ricas em doces, e consequentemente em calorias. Algumas são tão incrementadas que deveriam estar nas prateleiras de guloseimas, e não nas de suplementos alimentares.

Você costuma comer uma barrinha de cereal no seu dia a dia? Qual barra de cereal engorda mais na sua opinião? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (24 votos, média: 3,92 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário