Barriga Flácida Depois da Gravidez – O Que Fazer?

Especialista:
atualizado em 26/05/2020

Saiba o que fazer para tonificar a barriga flácida depois da gravidez com dicas que vão desde coisas para se fazer em casa no seu dia a dia até cirurgia de abdominoplastia.

A gravidez pode causar muitas alterações em sua pele e a maioria delas tende a desaparecer após o parto, mas às vezes pode ser que a pele ainda fique um pouco flácida.

Como a pele é feita de elastina e colágeno, ela se expande conforme a pessoa ganha peso, e uma vez que ela é esticada, pode ser difícil retornar à sua forma original.

A pele flácida pode ser emocionalmente frustrante para as mulheres que desejam que os seus corpos voltem a ser como era antes da gravidez, mas é muito importante lembrar que isso pode levar algum tempo.

Há várias dicas para combater a flacidez na barriga que vão desde adicionar alimentos em sua dieta contra a flacidez da pele até mesmo à prática da musculação pós-parto.

Apenas lembre-se de que o seu corpo acabou de passar por algo incrível que foi a gravidez e dar à luz o seu filho, então tenha paciência.

Por que algumas mulheres que já deram à luz ainda parecem grávidas

Leva tempo para que o seu corpo se recupere totalmente da gravidez, especialmente a sua barriga, e mesmo que você já tenha tido o seu bebê, a sua barriga ainda pode parecer a de uma mulher grávida.

Imagine que o seu abdômen é um balão que vai inflando lentamente à medida que o seu bebê cresce. Acontece que dar à luz não “estoura” esse balão, apenas inicia um vazamento lento, e por isso a sua barriga diminui lentamente, porém constantemente.

Quando o bebê nasce, as alterações hormonais fazem com que a barriga diminua de tamanho e o útero leva cerca de quatro semanas para voltar ao tamanho pré-gestacional.

Todas as células que incharam durante a gravidez irão começar a soltar seus líquidos na forma de urina, suor e secreções vaginais.

Além disso, qualquer gordura extra que você ingeriu para nutrir o seu bebê irá começar a queimar, especialmente se estiver amamentando e se exercitando, mas irá demorar pelo menos algumas semanas para começar a ver resultados visíveis.

Linha nigra e estrias

Após o parto você ainda pode ter uma linha escura na barriga que é chamada de linha nigra ou linha púrpura, além de estrias.

A linha nigra é causada pela pigmentação da pele onde os músculos da barriga se esticaram e se separaram um pouco para poder acomodar o bebê enquanto ele crescia.

Essa linha de pigmentação geralmente desaparece alguns meses após o parto.

Já as estrias são causadas porque a pele estica rapidamente durante a gravidez, e elas podem surgir em sua barriga, coxas, nádegas e seios.

Você não pode se livrar completamente das estrias, mas elas irão começar a ficar menos chamativas com o tempo, ou seja, as linhas parecerão listas finas mais próximas da cor da pele.

Tenha paciência, você pode não gostar muito das suas estrias agora, mas elas irão ficar muito melhores daqui seis meses. À parte, você pode aproveitar essas maneiras de prevenir e evitar estrias durante e após a gravidez e sofrer um pouco menos com isso.

Agora que você entende por que tudo isso acontece, veja essas dicas do que fazer para a barriga flácida depois da gravidez.

O que fazer para combater a barriga flácida depois da gravidez

1. Beba bastante água

A água ajuda a hidratar a pele e a deixá-la mais elástica. Quanto mais água em seu organismo, mais eficiente o seu corpo será.

Isso quer dizer que ele poderá queimar gordura com mais facilidade e reduzir a retenção de líquido na barriga.

2. Mantenha uma rotina de exercícios aeróbicos

Os exercícios cardiovasculares ou aeróbicos podem te ajudar a queimar a gordura e a tonificar os seus músculos. Tente, por exemplo, caminhar em um ritmo mais acelerado, correr, nadar ou andar de bicicleta.

Você também pode fazer alguns exercícios aeróbicos em casa como pular corda, dançar, fazer polichinelos, etc.

Antes de começar uma nova rotina de exercícios, não deixe de falar com o seu médico para saber se não há problema em voltar (ou começar) a se exercitar.

Comece devagar e vá evoluindo até poder fazer os exercícios mais intensos.

A prática regular do exercício físico pode ajudar a prevenir ou minimizar o excesso de pele.

3. Massagem com óleos

Alguns óleos vegetais podem ajudar a pele a se reparar. Isso pode acontecer devido ao seu conteúdo antioxidante e suas propriedades anti-inflamatórias. Por exemplo, o óleo de amêndoa pode ajudar a tratar das estrias.

Os óleos essenciais são diluídos em óleos transportadores que têm os seus próprios benefícios para a saúde da pele.

Tente passar óleos transportadores como óleo de jojoba ou óleo de coco ao longo da barriga para ajudar a manter a pele firme.

Se preferir, você pode adicionar algumas gotas de um óleo essencial como olíbano ou neroli.

4. Coma proteínas e gorduras saudáveis

Manter uma dieta rica em proteínas e gorduras saudáveis pode te ajudar a construir músculos, além de que a proteína também pode conter colágeno.

Suas necessidades individuais de proteína variam de acordo com a quantidade de exercício físico que você faz, assim como o seu peso e a sua altura.

Durante a fase da amamentação, você também pode precisar consumir uma quantidade maior de proteínas.

5. Faça exercícios de força regularmente

Adicione exercícios de força, também conhecidos como musculação, em sua rotina para moldar e tonificar os seus músculos.

A construção do tônus muscular também pode ter um efeito positivo na flacidez da pele.

Os abdominais são muito usados para combater a barriga flácida depois da gravidez, bem como a flexões, mas as aulas de pilates e yoga também são bastante indicadas.

Outro exercício muito recomendado é a prancha, que te força a apertar os músculos do núcleo, quadril e glúteo por longos períodos de tempo melhorando o seu tônus muscular e te ajudando a se alongar. Aprenda como fazer prancha abdominal e aproveite os benefícios do exercício.

Se você for começar a fazer alguma aula ou treinar na academia, informe ao seu instrutor que você deu à luz recentemente, pois pode ser que você tenha que evitar alguns movimentos e exercícios.

6. Mantenha uma alimentação saudável e rica em vitaminas A e C

Sua pele obtém os nutrientes que são necessários para manter a elasticidade da pele através dos alimentos que você ingere.

Infelizmente, ela é um dos últimos órgãos a receber vitaminas e minerais, e por isso se você não ingerir nutrientes suficientes, ela será privada do que é necessário para permanecer macia e firme.

Para promover a elasticidade da pele e combater a barriga flácida depois da gravidez, uma das coisas mais importantes a se fazer é manter uma dieta saudável incluindo muitas frutas, gorduras saudáveis, vegetais e proteínas magras.

As vitaminas e os minerais de uma dieta bem equilibrada irão contribuir para a flexibilidade e saúde da sua pele, e essa flexibilidade pode ajudar sua pele voltar ao normal após o nascimento do bebê.

Frutas e vegetais como morangos, brócolis e espinafre fornecem vitaminas A e C, além de outros nutrientes e minerais.

A vitamina C é essencial para a produção de colágeno, que é responsável pela firmeza da pele, enquanto a vitamina A atua como umectante atraindo água para a superfície onde a umidade ajuda a pele a permanecer macia.

7. Experimente produtos que firmam a pele

Existem vários produtos no mercado que firmam a pele que são projetados para aumentar a elastina e colágeno.

Ingredientes como colágeno, retinoides e vitamina C podem ajudar a pele a recuperar parte de sua firmeza e por isso podem ser seus aliados no combate à barriga flácida depois da gravidez.

8. Perca peso lentamente

Depois que o seu bebê nascer, você pode ficar super animada para perder todo o peso que ganhou durante os últimos nove meses. Falando nisso, veja quanto engorda na gravidez – mês a mês.

Mas lembre-se de que perder peso rapidamente pode piorar ainda mais o problema da barriga flácida depois da gravidez. Isso porque se você perder peso muito rápido, perderá gordura e músculo e perder músculos tira a capacidade do seu corpo de manter uma forma firme e tonificada.

Uma quantidade menor de músculo também diminui o seu metabolismo e faz com que a perda de peso fique ainda mais difícil.

Para manter o tônus muscular ao perder peso, como dito anteriormente, é importante fazer treinos de resistência com pesos, a famosa musculação.

Seja praticando exercícios aeróbicos, musculação ou ambos, o objetivo é perder de um a dois quilos por semana.

Essa taxa de emagrecimento contribui para que você tenha um corpo muito mais saudável e é sustentável a longo prazo, evitando o famoso efeito sanfona.

9. Esfolie a sua pele

A esfoliação é um processo de remoção de células mortas da superfície da pele que promove o novo crescimento da pele que é por natureza mais saudável e mais firme que a superfície antiga.

A esfoliação também melhora a circulação sanguínea nas camadas superficiais da pele, aumentando a regeneração e promovendo a elasticidade.

Todos esses benefícios ajudam a tratar a pele flácida que surge após a gravidez.

Uma das maneiras mais fáceis de esfoliar a pele é pegar uma bucha ou escova de banho e durante o banho dar um pouco de atenção extra para sua barriga e coxas.

Você também pode fazer isso com a pele seca antes do banho quando ela está mais firme, mas seja gentil ou poderá machucar a sua pele.

10. Cirurgia de abdominoplastia

A abdominoplastia ou cirurgia de abdominoplastia é uma opção para as pessoas que querem um resultado mais imediato, mas é importante ressaltar que ela não substitui a perda de peso, um programa de exercícios regulares e uma alimentação saudável.  

Durante o procedimento cirúrgico, os médicos cortam o abdômen para remover a pele extra, e a pele que fica no corpo será costurada. Também poderá ser criada uma nova abertura para o umbigo.

No Brasil, o preço desta cirurgia pode variar em torno de R$3.000,00 a R$12.000,00, e neste valor não está incluso a anestesia, instalações hospitalares ou outras despesas.

Como você pode ver, existem várias coisas que você pode fazer para ajudar a combater a barriga flácida depois da gravidez. Como sempre, o ideal se resume em manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos regularmente.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já sabia o que fazer para combater a barriga flácida depois da gravidez? Pretende seguir essas dicas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário