Beber Água Gelada Engorda?

Especialista:
atualizado em 10/09/2019

A medicina chinesa vê a água como a fundação de toda a vida. Os meridianos são frequentemente classificados como as caminhos de água dos nossos corpos e muitos dos mais antigos pontos tem nomes relacionados à água.

A água, como 75% dos nossos corpos, tem um grande papel em todos os nossos sistemas. Ela é a fundação do nosso sangue, a hidratação e lubrificação de nossas juntas, as lágrimas que choramos, e também filtra as toxinas do nosso corpo. A água, em seu abundante e diverso papel no corpo, também influencia nossa digestão e metabolismo.

O processo digestivo é complicado e começa com o que clocamos em nossas bocas. Na verdade, a digestão começa com a primeira mordida daquele pão que não conseguimos evitar quando vamos ao mercado. Nossa boca a 37 graus é um local quente para os alimentos se suavizarem conforme adicionamos umidade, nossa saliva, e pressão, a mastigação, para quebrar nossos alimentos em pedaços bem pequenos. Conforme nossos alimentos movem-se em direção ao estômago, o ácido clorídrico está ansiosamente antecipando o sabor de qualquer que seja a refeição deliciosa que decidimos mandar para ele.

O metabolismo é uma coisa que funciona em um sistema de tempo. Nós queremos que nosso metabolismo funcione de forma agradável e ajude nossos corpos a utilizar a energia que damos a ele para que possamos trabalhar e jogar duro, e se você gosta de comer, nós certamente queremos que ele trabalhe rápido para que possamos alimentá-lo regularmente com pedaços de sobremesas deliciosas.

Tanto o metabolismo quanto a digestão trabalham melhor quando estão em um ambiente quente. Pense como você se sente quando está sentado na praia em um dia agradável e quente em comparação com andar na rua quando está muito frio. Estando na praia podemos andar de chinelos e shorts, enquanto no inverno temos que nos encher de roupas da cabeça aos pés para ficarmos aquecidos. O frio, como o inverno, faz tudo se contrair. Queremos nos mover para longe do frio, sair do frio, nos retrairmos do frio.

As funções internas do corpo funcionam basicamente da mesma forma. Enquanto o frio gelado de uma bebida pode parecer muito refrescante em um dia quente, temos que nos lembrar que o corpo é muito aberto e receptivo a se mover belamente quando está quente. Se adicionarmos água gelada ao sistema, tudo começará a se contrair, desacelerar e retrair.

É importante notar que dizer que beber água gelada engorda é um equívoco.

Água gelada, comidas frias como vegetais crus e coisas como sorvete podem fazer o estômago desacelerar e fazer as veias do estômago se contraírem. Essa contração, enquanto momentânea, ainda pode fazer com que a digestão se desacelere. Essa desaceleração pode fazer com que o estômago tenha uma estagnação de alimentos ou com o tempo causar o que chamamos de frio no estômago.

O que acontece quando o estômago está frio e desacelera? O estômago é responsável por amadurecer e dissolver os alimentos. Então ele pega esses alimentos e os distribui pelo corpo. Se o estômago está se movendo lentamente e se sente contraído, esses alimentos podem ficar ali, levar muito tempo para serem digeridos e então se fermentarem causando gases, inchaço, arroto e dor. Adicionalmente, se o corpo não está absorvendo os nutrientes com uma frequência suficiente e a tempo, pode haver uma reserva no sistema. Talvez prisão de ventre e uma sensação de inchaço.

É importante notar que não é que tomar um copo de água gelada engorda; água gelada no sistema, a longo prazo, pode ter um papel em como o corpo faz a digestão e em última instância em como o metabolismo funciona. O uso constante de alimentos frios fará com que o sistema do corpo desacelere, o metabolismo não será tão efetivo e podemos começar a ver estase de alimentos, prisão de ventre e inchaço do corpo onde há acúmulo de fluídos sob a pele, ou uma coisa que chamamos de umidade.

Para manter nossa digestão e metabolismo funcionando de maneira estelar, você deve fazer seu melhor para evitar o excesso de consumo de água gelada. Comece a treinar seu corpo para beber água à temperatura ambiente entre as refeições ou 30 minutos após uma refeição para não diluir os sucos gástricos quando eles estão com força máxima.

Se você está morrendo de vontade de um sorvete no verão, tente mover o sorvete na sua boca por um tempo e deixe-o se esquentar antes de engolir. Você pode tirar seu iogurte da geladeira 10 minutos antes de consumi-lo para que ele se esquente um pouco antes de você comê-lo. Adicionalmente, tente ingerir alimentos e bebidas quentes com qualquer refeição que seja fria e crua, assim o sistema não recebe muitos alimentos frios de uma só vez.

Nós certamente não vivemos em um mundo perfeito e há muitas tentações para extinguir nossa sede e desejos. Entretanto, ser consciente do que você consome é metade do caminho. Aproveite sua vida e seus alimentos, mas seja gentil com seu processo digestivo. Nem todos podem viver na praia o ano inteiro, mas se você for gentil, sua barriga com certeza pode!

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você ficou surpreso ao saber que beber água gelada pode atrapalhar seu metabolismo e digestão? Em que temperatura você costuma toamr água? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média: 4,83 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

1 comentário em “Beber Água Gelada Engorda?”

  1. informacao bastante util para uma boa dieta adorei. Eu bebo agua a temperatura e ambiente recomendado.