Benefícios do chá de poejo – Para que serve e como usar

Especialista da área:
atualizado em 24/01/2021

A Mentha Pulegium, ou poejo, é uma planta medicinal usada principalmente na forma de chá, e que traz inúmeros benefícios para a saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Ela é conhecida por diferentes nomes, a depender da região onde é utilizada, como Hortelãzinho, Erva-de-são-lourenço, Menta-selvagem, Poejo-real e Poejo-das-hortas.

Mas nem todos conhecem essa erva medicinal, que ajuda a manter a saúde digestiva, além de aliviar os sintomas de gripes e resfriados.

Então, vamos agora conhecer as indicações e os benefícios dessa bebida até então desconhecida para muitos.

Benefícios do chá de poejo

Mentha Pulegium, ou poejo
Mentha Pulegium, ou poejo

1. Melhora da digestão

Com suas propriedades carminativas, o chá de poejo contribui para a eliminação dos gases acumulados no sistema digestivo, ajudando a tratar o inchaço.

Além disso, as propriedades antiespasmódicas do chá de poejo ajudam a amenizar as dores abdominais.

2. Saúde respiratória

Assim como outras plantas da família Mentha, o poejo é rico em mentol, que lhe confere propriedades expectorantes, além de aliviar dores de garganta.

Por isso, o chá de poejo alivia os sintomas de problemas respiratórios, como gripes e resfriados.

3. Combate à febre

Por conta de suas propriedades sudoríferas, ou seja, que estimulam a secreção de suor, o poejo também pode auxiliar na diminuição da febre.

Mas, nesses casos, recomenda-se o uso do chá frio, uma vez que o uso de bebidas quentes contribuem para o aumento da temperatura corporal.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Melhoria da qualidade do sono

O chá de poejo também tem uma ação relaxante, que ajuda a evitar o estresse e a ansiedade, principalmente quando usado à noite.

Mas esse é um efeito ainda pouco estudado, então não recomenda-se o uso de poejo de forma exagerada, para induzir o sono.

5. Alívio de cólicas menstruais

O chá de poejo pode contribuir com o alívio do desconforto e das dores provenientes da cólica menstrual, chamada de dismenorreia.

6. Auxílio ao tratamento de feridas e queimaduras

Devido às propriedades antissépticas e cicatrizantes do poejo, seu chá, quando usado na forma de compressa, ajuda a curar pequenos ferimentos na pele.

Estudos com modelos animais já demonstraram esse efeito, e os resultados foram animadores, uma vez que o extrato de poejo mostrou uma potente ação cicatrizante.

Contraindicações

Mulheres grávidas ou que estejam amamentando devem evitar o uso do poejo, uma vez que não existem estudos sobre a segurança dessa planta medicinal para esses grupos;

Não recomenda-se também o uso para crianças menores de 12 anos e pessoas com problemas renais.

Efeitos colaterais

Quando usado em quantidades moderadas, o poejo não costuma causar efeitos colaterais. Mas, quando seu uso é excessivo, alguns sintomas podem aparecer, como:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Dores abdominais;
  • Náuseas e vômitos;
  • Diarreia;
  • Problemas no fígado;
  • Convulsões;
  • Dificuldades para respirar.

Como fazer chá de poejo 

Chá de poejo
Chá de poejo

Ingredientes:

  • 10 g de folhas de poejo;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo:

  • Coloque as folhas de poejo em uma panela com a água fervente;
  • Então, deixe em infusão até o chá ficar morno;
  • Por fim, coe o chá e ele estará pronto para o consumo.
Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar sobre o chá de poejo e seus benefícios para a saúde? Já experimentou essa bebida? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (117 votos, média 4,03)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

7 comentários em “Benefícios do chá de poejo – Para que serve e como usar”

  1. Boa noite a todos.
    Quando criança, tomavamos o chá, sem problema algum e em qualquer quantidade e nunca tivemos problemas, tanto eu quanto meus 4 irmãos. Creio que tudo quando em excesso, pode ser prejudicial, até mesmo a agua. Portanto vale lembrar disto.

    Responder