Ajuda no controle da diabetes, combate a infecções bacterianas e diarreias: conheça os principais benefícios da berberina e como usar!
A berberina é encontrada em pequenas bagas vermelhas e azedas que são produzidas por um arbusto cujo nome científico é Berberis vulgaris.
Embora seja nativa de partes da Europa, África e Ásia e comum nas medicinas chinesa e ayurvédica, agora ela pode ser encontrada em todo o mundo.
A berberina pode trazer vários benefícios para a saúde, como por exemplo ajudar no tratamento da síndrome do ovário policístico, hipertensão, colesterol alto, entre outras condições de saúde.
Benefícios da berberina: para que serve!
Veja para que serve e quais são os principais benefícios da berberina para a saude e bem estar de acordo com pesquisas científicas.
1. Rica em nutrientes
Os diversos benefícios da berberina se dão pelo fato dela ser rica em nutrientes além de possuir diversas propriedades. Uma porção de 284 gramas dessas frutinhas secas contém:
Informação Nutricional | Porção de 284g |
---|---|
Calorias | 89 kcal |
Carboidratos | 18 g |
Proteína | 1 g |
Gordura | 3 g |
Além disso uma porção fornece 213% da IDR (ingestão diária recomendada) de Vitamina C, e 15% da IDR de Ferro.
Além das vitaminas, essas frutinhas também contêm cobre, zinco e manganês, minerais que desempenham papel significativo no fortalecimento da imunidade e prevenção de doenças. Sua cor vermelha brilhante é proveniente das antocianinas.
2. Pode ajudar no combate à obesidade
Estudos observaram que a berberina pode ativar o tecido adiposo marrom, que ajuda o corpo a transformar alimentos em calor corporal, o que pode ajudar a tratar a obesidade e a síndrome metabólica.
Além disso, a berberina também pode ter a capacidade de alterar as bactérias no intestino, o que poderia ajudar a tratar a obesidade e a diabetes.
3. Propriedades anti-inflamatórias
A inflamação é um fator chave em várias condições de saúde, incluindo doenças cardíacas e diabetes.
Nesse sentido, algumas pesquisas sugerem que a berberina tem propriedades anti-inflamatórias, o que significa que ela poderia ajudar a tratar diabetes e outras condições de saúde relacionadas à inflamação.
4. Pode ajudar no controle do colesterol alto
Pesquisas indicam que a berberina pode ajudar a reduzir o colesterol LDL, ou colesterol “ruim”, e aumentar o colesterol “bom”, o HDL.
Além disso, um estudo observou que a berberina ajuda a mover o excesso de colesterol para o fígado, onde o corpo pode processá-lo e removê-lo, ajudando a diminuir os níveis totais de colesterol e triglicerídeos.
5. Pode auxiliar no tratamento da síndrome dos ovários policísticos
Estudos descobriram que a berberina pode ser eficiente no tratamento da síndrome dos ovários policísticos com resistência à insulina. No entanto, os autores afirmam que mais pesquisas são necessárias para confirmar esse efeito.
6. Pode combater infecções bacterianas
A berberina pode ser um agente antimicrobiano eficaz. Um estudo descobriu que a fruta ajudou a inibir o crescimento do Staphylococcus aureus, que pode causar muitos problemas de saúde como pneumonia, sepse, meningite e condições de pele.
Da mesma forma em outro estudo, descobriu-se que a berberina tem a capacidade de danificar o DNA e a proteína de certas bactérias. E por fim, mais um estudo descobriu que ela também pode ajudar a combater a acne.
7. Ajuda no tratamento da diarreia
Há séculos as berberinas têm sido usadas para tratar a diarreia, já que ajudam a retardar o trânsito das fezes pelo intestino, impedindo a diarreia.
De fato, um dos estudos mais antigos realizado em humanos sobre a berberina descobriu que ela é eficaz no tratamento da diarreia causada por infecções de certas bactérias, incluindo Escherichia coli.
8. Pode favorecer quem tem diabetes tipo 2
Pesquisas mostraram que a berberina melhora a maneira como as células respondem à insulina, que regula a quantidade de açúcar no sangue, e por isso ela pode ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue.
No entanto, esses estudos se concentraram na berberina suplementar e o seu extrato. Não está claro se o consumo de berberinas secas ou frescas teria efeitos similares no controle do açúcar no sangue.
9. Ajuda para a saúde dental
Estudos mostraram que o extrato de berberina pode combater a inflamação, provavelmente porque ela atua como um poderoso agente anti-inflamatório.
Por isso, ela pode ajudar a tratar doenças dentárias inflamatórias como a gengivite. Os resultados sugerem que os tratamentos com berberina podem promover uma boa saúde dental, porém mais pesquisas são necessárias.
10. Auxilia no combate à pressão alta
Estudos descobriram que quando combinada com um medicamento para baixar a pressão arterial, o medicamento era mais eficaz do que quando utilizado sem a berberina.
Além disso, resultados de um estudo realizado em ratos indicam que suas propriedades podem atrasar o início da pressão alta e, mesmo após essa condição se desenvolver, ajudar a reduzir sua gravidade.
11. Pode produzir efeitos benéficos contra tumores
Como apresenta propriedades antioxidantes, essa fruta pode ajudar a combater os danos oxidativos relacionados ao desenvolvimento do câncer, além de causar a morte de células cancerígenas, impedir a sua replicação e inibir as enzimas envolvidas no ciclo de vida dessas células malignas.
De fato vários estudos mostraram que a berberina impede o crescimento de tumores e ainda combate as células humanas de câncer de próstata, fígado, osso e mama.
No entanto, a pesquisa é limitada a estudos in vitro, e são necessárias mais pesquisas para entender melhor o seu papel potencial na prevenção e tratamento do câncer.
Benefícios da berberina: como usar!
A berberina está disponível em forma de cápsulas e pode ser consumida como suplemento, e embora não haja dose definida, a maioria dos estudos utiliza uma dose de 1.000 a 1.500 mg por dia.
O recomendado é começar com uma dose mais baixa, observar os efeitos colaterais e aumentar gradualmente a dose para 1.500 mg por dia.
Uma pessoa pode dividir isso em doses separadas, tomando 500 mg três vezes por dia, por exemplo, e assim manter um nível constante de substâncias ativas no seu organismo.
A berberina também pode ser consumida em forma de frutas secas, como um lanchinho no seu dia a dia.
Efeitos colaterais
Embora a maioria dos estudos não tenha encontrado efeitos colaterais graves da berberina, efeitos digestivos adversos e leves foram observados em algumas pessoas como:
- Dores de estomago;
- Dor de cabeça;
- Náusea;
- Prisão de ventre;
- Erupção cutânea.
Mulheres grávidas ou que estão amamentando não devem usar berberina sem a aprovação de um profissional de saúde.
Fontes e Referências Adicionais:
- Journal of Ethnopharmacology – Meta-analysis of the effect and safety of berberine in the treatment of type 2 diabetes mellitus, hyperlipemia and hypertension
- Metabolism – Berberine lowers blood glucose in type 2 diabetes mellitus patients through increasing insulin receptor expression
- Iranian Journal of Basic Medical Sciences – A review of the effects of Berberis vulgaris and its major component, berberine, in metabolic syndrome
- Anticancer Drugs – A systematic review of the anticancer properties of berberine, a natural product from Chinese herbs
- American Diabetes Association – Berberine, a Natural Plant Product, Activates AMP-Activated Protein Kinase With Beneficial Metabolic Effects in Diabetic and Insulin-Resistant States
- Iranian Journal of Basic Medical Sciences – Berberis vulgaris: specifications and traditional uses
- Journal of Natural Products – Effect of Barberry Treatment on Blood Pressure in Patients with Metabolic Syndrome
- Phytotherapy Research – Berberis Vulgaris and Berberine: An Update Review
- Scientific Reports – Role of Berberine in the Treatment of Methicillin-Resistant Staphylococcus aureus Infections
Berberina pra quem tá com a ferritina alta ?
o que eu subistitui o cafe da manha sou diabetico e o pao esta faazendo mal