Benefícios da farinha de araruta: como fazer e receitas

Especialista da área:
atualizado em 22/12/2020

Conforme o próprio nome já indica, a farinha de araruta vem do tubérculo araruta (Maranta arundinacea L.), que é um alimento permitido na doença celíaca. Além disso, ele é uma planta originária de regiões tropicais da América do Sul, o vegetal também é chamado de aru-aru ou aru.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas quer saber como surge a farinha de araruta? Então, são os pequenos caules rizomatosos da araruta que servem como a matéria-prima para a extração da sua farinha.

Para que serve – Benefícios da farinha de araruta

Farinha de araruta

Uma vez que já aprendemos o que é esse produto, que tal conhecermos algumas vantagens que já foram atribuídas à farinha de araruta? Então, confere só a nossa lista a seguir:

1. As propriedades nutricionais da farinha de araruta

Acredita-se que a farinha de araruta possa fornecer nutrientes como fibras, cálcio, manganês, potássio e vitaminas do complexo B. Ao mesmo tempo, ele pode ajudar a oferecer quantidades menores de cobre, ferro, fósforo, magnésio e zinco.

Além disso, a farinha de araruta também é composta por carboidratos.

2. Fonte de fibras

Lembra que vimos acima que as fibras são um dos nutrientes encontrados da farinha de araruta? Então, estima-se que uma porção de 100 g de farinha de araruta apresente 3,4 gramas de fibras.

De fato, conter fibras é uma boa notícia a respeito da farinha de araruta porque o nutriente auxilia a digestão, contribui com a prevenção da prisão de ventre e colabora com a saciedade do corpo.

3. Produto livre de glúten

Em terceiro lugar, a farinha de araruta pode ser uma boa alternativa para as pessoas que não ingerem o glúten em suas refeições.

Por exemplo, esses grupos podem incluir os pacientes que sofrem com problemas de saúde que impedem o consumo da substância, a doença celíaca ou a sensibilidade ao glúten.

Entretanto, esses grupos também englobam os indivíduos que simplesmente escolherem seguir uma dieta sem glúten mesmo sem apresentar essas condições.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Usos culinários

Cozinhar com farinha de araruta

Por fim, dentro da culinária, é possível aproveitar a farinha de araruta em receitas de bolos e roscas, por exemplo. O ingrediente ainda pode ser usado para preparar farofa e pirão.

Na sua versão pura, sem misturas, a farinha pode aparecer em preparações como cremes, molhos e pudins. Além disso, ela também pode ser uma substituta do amido de milho transgênico nas receitas livres de glúten.

Como fazer receitas com farinha de araruta

1. Bolo com farinha de araruta

Ingredientes:

  • 6 gemas;
  • 2 xícaras de açúcar;
  • 100 gramas de manteiga em temperatura ambiente;
  • 300 gramas de farinha de araruta;
  • 200 gramas de coco fresco ralado fininho;
  • 1 colher de sobremesa de canela em pó;
  • 1 pitada de sal;
  • Manteiga a gosto para untar;
  • Araruta a gosto para polvilhar.

Modo de preparo:

1. Preaquecer o forno em 180º C;

2. Então, juntar as gemas com o açúcar na batedeira e bater até adquirir um creme;

3. Logo após, acrescentar a manteiga em temperatura ambiente, a farinha de araruta, o coco ralado, a canela e o sal. Misturar;

4. Transferir a massa obtida para uma assadeira untada com manteiga e polvilhada com araruta. Levar ao forno para assar durante aproximadamente 35 minutos.

  Continua Depois da Publicidade  

O bolo dura até cinco dias quando conservado em um recipiente vedado.

2. Rosca de araruta

Ingredientes:

  • 1 kg de araruta;
  • 2 xícaras de farinha de araruta;
  • ½ xícara de açúcar demerara;
  • 500 gramas de manteiga;
  • 4 ovos;
  • 100 ml de leite de coco;
  • 10 g de sal.

Modo de preparo:

1. Preaquecer o forno em 150º C;

2. Misturar todos os ingredientes em uma vasilha bem grande até que eles formem uma massa bastante homogênea;

3. Então, abrir a massa e com o auxílio de um copo, cortá-la no formato de rosquinhas redondas;

4. Logo depois, transferir as rosquinhas para uma assadeira e levar ao forno ao longo de 20 minutos a 30 minutos.

Será que a farinha de araruta engorda?

A resposta vai depender da receita onde você usar o ingrediente. Afinal, uma coisa é utilizá-la dentro de um creme levinho, outra é preparar um bolo, pudim ou rosquinha cheio de açúcar com a farinha de araruta, não é verdade?

Conforme você já deve ter ouvido falar uma porção de vezes, o consumo excessivo de açúcar tem relação com o aumento de peso e com outros problemas para a saúde.

De acordo com o professor de nutrição da Escola T.H. Chan de Saúde Pública de Harvard, Frank Hu, além do impacto que o excesso de açúcar pode ter em relação à obesidade e diabetes, ele também pode afetar seriamente a saúde do coração.

Além disso, não dá para esquecer que como uma farinha, a farinha de araruta contém carboidratos e calorias. A saber, são 53,55 calorias e 13,22 gramas de carboidratos por colher de sopa e 357 calorias e 88,15 g de carboidratos em uma porção de 100 g.

Portanto, para quem deseja emagrecer ou tem objetivo de não engordar para manter o peso ideal, vale a pena seguir ter moderação na hora de consumir as receitas que levem a farinha de araruta.

Ao mesmo tempo, é importante, sempre que puder, optar pelas versões mais fitness dessas preparações.

Fontes e Referências Adicionais

Você já conhecia a farinha de araruta? Usa o ingrediente no seu dia a dia? Então, compartilhe a sua experiência nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário