Benefícios da Gelatina – Para que serve e como usar

Especialista da área:
atualizado em 21/12/2020

Quando pensamos em gelatina, é impossível não lembrar de todas as dietas de emagrecimento que incluem esse alimento no cardápio.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas os benefícios da gelatina para a saúde vão muito além da perda de peso. Isso porque sua composição, rica em colágeno, a torna um alimento essencial para a manutenção da saúde e da beleza da pele.

Então, vamos agora conhecer os principais benefícios da gelatina para a saúde e a boa forma, além de aprender a melhor forma de utilizá-la.

O que é?

A gelatina nada mais é do que uma substância incolor, normalmente obtida a partir do cozimento de determinados tecidos animais, como a pele e a cartilagem bovina.

Ela é produzida a partir da hidrólise parcial do colágeno, a proteína que dá sustentação à pele e faz parte da estrutura dos ossos e dos tendões.

Ágar-Ágar – “gelatina” de origem vegetal

Gelatina de ágar-ágar em cubos
Gelatina de ágar-ágar em cubos

Além da tradicional gelatina de origem animal, também existe um tipo obtido a partir de determinadas algas marinhas, o ágar-ágar.

Como possui origem vegetal, a gelatina de ágar-ágar tem composição nutricional diferente da gelatina convencional, e também não necessita de resfriamento para endurecer.

Colágeno

De acordo com um artigo publicado em 2012 na Revista do Instituto Adolfo Lutz, o colágeno é o composto estrutural mais importante do nosso corpo.

E ele é encontrado principalmente nos ossos, pele, dentes e tendões, e sua principal função é garantir a elasticidade e a sustentação desses tecidos.

Para que serve a gelatina?

Entre a segunda e a terceira década de vida, o corpo começa a reduzir gradualmente sua produção natural de colágeno. O colágeno é a proteína mais abundante do corpo humano, constituindo cerca de 25% de toda a proteína corporal.

  Continua Depois da Publicidade  

E é por isso que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, deve-se começar a cuidar da pele por volta dos 25 anos de idade, para prevenir os danos típicos do envelhecimento e garantir uma pele mais firme e elástica nas décadas seguintes.

Então, a suplementação dessa proteína é mais do que necessária para repor as perdas naturais decorrentes da idade. E como a gelatina é rica em colágeno, ela ajuda a manter a saúde da pele, ossos, cabelos e unhas.

Gelatina x colágeno

Uma dúvida bastante comum é quanto à diferença entre a gelatina e o colágeno.

A principal diferença é que o colágeno comercializado em casas de produtos naturais está na forma pura, enquanto a gelatina que encontramos no supermercado tem um teor menor da proteína em sua composição.

Benefícios da Gelatina

Colágeno em pó
Colágeno em pó. O colágeno é a substância presente na gelatina que traz benefícios à saúde e beleza

O consumo regular de gelatina traz uma série de benefícios para o corpo, e iremos conhecer os principais a seguir.

1. Mantém a saúde da pele, dos dentes e dos cabelos

Uma dieta rica em colágeno é essencial para a manutenção de diversas estruturas do corpo, como a pele, os dentes e os cabelos.

Isso ocorre porque o colágeno é um componente importante de vários tecidos do corpo, e sua falta torna esses tecidos mais frágeis e com aparência envelhecida.

Assim, o consumo regular de alimentos ricos em colágeno, como a gelatina, pode ajudar a conter os sinais de envelhecimento e a manter os cabelos, dentes e pele saudáveis por mais tempo.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Ajuda na perda de peso

Gelatina por si só não é um alimento que leve a perda de peso, mas ela pode ser considerada uma excelente aliada para as dietas.

Isso porque ela, além de trazer saciedade com poucas calorias, é ainda uma fonte de proteínas. 

Mas é bom lembrar que a gelatina não faz milagres, e para conseguir uma perda de peso saudável, é necessário aliar o seu consumo a uma dieta saudável e à prática de atividades físicas.

3. Mantém a saúde dos ossos e das articulações

É comum pensarmos que os suplementos de cálcio são os únicos necessários para manter a saúde dos ossos.

Mas isso não é verdade, já que boa parte dos ossos é formado por colágeno, e o mesmo vale para as articulações, conforme demonstrou um artigo publicado na Revista Eletrônica de Biologia em 2015.

Então, manter os níveis de colágeno no corpo deve ser uma prioridade para quem sofre com a perda de massa óssea, como na osteoporose.

4. Auxilia no combate e prevenção da celulite

Embora mais de 90% das mulheres apresentem algum grau de celulite, boa parte delas quer deixar de fazer parte das estatísticas. Uma pele lisinha, sem “furos” e firme é o objetivo da maioria das mulheres.

E apesar do colágeno não ser uma pílula anticelulite, ele pode contribuir para melhorar o aspecto da pele.

Então, o consumo regular de gelatina pode contribuir para repor o colágeno de que a pele necessita para prevenir e tratar as celulites já existentes.

Quer saber mais sobre a celulite, veja tudo sobre celulite: tipos, causas, tratamento e dicas.

Como utilizar

Gelatina de laranja
Gelatina de laranja

A gelatina diet deve ser preparada com água quente conforme as instruções da embalagem, e pode ser consumida entre as principais refeições do dia, ou como acompanhamento de frutas e iogurtes.

Já o colágeno hidrolisado é solúvel em água fria, e tem uma digestão mais fácil que a gelatina de caixinha. Você pode dissolver uma colher do colágeno em um copo de água, ou então acrescentá-lo a sucos, sopas ou shakes.

Gelatina em cápsulas

Já é possível encontrar a gelatina em cápsulas, que garantem mais praticidade ao dia a dia.

Além de apresentar os mesmos benefícios da gelatina em pó, as cápsulas ainda fornecem uma quantidade maior de colágeno por porção, já que contêm a proteína pura, sem adição de aromatizantes e adoçantes.

Mas também existem desvantagens, e a principal delas está no volume necessário para obtenção dos benefícios da gelatina. Você precisará ingerir pelo menos 20 cápsulas diariamente, uma vez que os fabricantes recomendam um consumo diário de pelo menos 10 g de colágeno.

Outra desvantagem é o fato da saciedade ser menor com o uso das cápsulas, uma vez que a gelatina em pó necessita de um volume maior de líquido para sua absorção, o que contribui para um maior preenchimento do estômago.

Dicas

  • Sempre consulte um médico ou um nutricionista antes de iniciar o uso de qualquer suplemento.
  • Para deixar a gelatina ainda mais nutritiva, experimente prepará-la com a água do cozimento da beterraba, ou então com sucos de fruta, sem adição de açúcar.
  • Você pode acrescentar uma colher de gelatina sem sabor ao shake de frutas para aumentar o teor proteico da bebida e prolongar a saciedade.
  • Caso tenha que optar pela gelatina à venda no supermercado, fique com a versão diet. Ainda que recheada de conservantes e outros aditivos químicos, a gelatina diet não contém açúcar e é uma grande aliada da perda de peso.
  • Experimente utilizar gelatina para engrossar o iogurte desnatado feito em casa.
  • Substituir um lanche mais calórico por uma taça de gelatina diet é uma boa forma de controlar a fome, e ao mesmo tempo, garantir um aporte adequado de proteínas na dieta.

Assista ao vídeo abaixo para saber mais informações sobre a gelatina.

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais
  1. Samonina, G., et al. “Protection of gastric mucosal integrity by gelatin and simple proline-containing peptides.” Pathophysiology 7.1 (2000): 69-73.
  2. Koyama, Yoh-ichi, et al. “Ingestion of gelatin has differential effect on bone mineral density and body weight in protein undernutrition.” Journal of nutritional science and vitaminology 47.1 (2001): 84-86.
  3. Schrieber, Reinhard, and Herbert Gareis. “Gelatine handbook: theory and industrial practice.” John Wiley & Sons, 2007.
  4. Ichikawa, Satomi, et al. “Hydroxyproline-containing dipeptides and tripeptides quantified at high concentration in human blood after oral administration of gelatin hydrolysate.” International journal of food sciences and nutrition 61.1 (2010): 52-60.
  5. Rubio, I. G. S., et al. “Oral ingestion of a hydrolyzed gelatin meal in subjects with normal weight and in obese patients: Postprandial effect on circulating gut peptides, glucose and insulin.” Eating and Weight Disorders-Studies on Anorexia, Bulimia and Obesity 13.1 (2008): 48-53.

Você acredita em todos esses benefícios da gelatina? Sabia que uma sobremesa tão gostosa e simples podia fazer tão bem ao seu corpo? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (100 votos, média: 4,24 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

43 comentários em “Benefícios da Gelatina – Para que serve e como usar”

  1. Eu faço todos os dias…uma colher de sopa do pó da gelatina sem sabor em um copo de água deixa a noite toda…e espremo metade de um limão tomo em jejum

  2. Sempre quis fazer o uso da gelatina natural, porém no supermercado é muito car e não adianta fazer umas poucas vezes. No sábado encontrei sem querer, o produto à granel, súper em conta na loja de produtos naturais onde sempre compro meus temperos. Fiquei maravilhada porque agora comecei a fazer o tratamento. comprei tbm o colágeno hidrolizado. Usei hoje uma colher de chá no suco verde e tomei!