12 Benefícios da Hidroginástica Para Gestantes e Dicas

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

Durante a gravidez, o corpo feminino passa por uma metamorfose global, isso inclui a nova postura desenvolvida para acomodar o bebê, que na maioria das vezes, acaba por forçar a musculatura da coluna, causando muito desconforto, e até mesmo dor.

O peso extra que a mulher passa a carregar diariamente exige uma força complementar de toda a musculatura, mas, nem sempre, durante essa fase, será possível manter uma rotina de exercícios intensos para as praticantes habituais, muito menos para as iniciantes.

Uma forma de se exercitar, sem sobrecarregar ainda mais o corpo, é através da hidroginástica para gestantes.

Como funciona a hidroginástica para gestantes?

É uma aula de aeróbica convencional, dentro d’água, sem sentir o peso do corpo nas articulações, evitando também os riscos de lesões.

Sabe-se que o empuxo da água, durante os exercícios, faz com que nosso corpo suporte apenas 50% do seu peso, o que é um grande alívio para todas as articulações e musculatura, sem a necessidade de deixar de fazer exercícios rotineiros.

A água é um elemento extremamente relaxante, mesmo para quem não pratica exercícios dentro dela. De um modo geral, as pessoas aliviam o estresse e tensões quando em contato com a água.

A hidroginástica para gestantes trará um melhor condicionamento físico à mulher, imprescindível para aguentar as extenuantes horas do trabalho de parto.

Como é a aula?

A aula visa proporcionar um maior equilíbrio à gestante, uma vez que um grande peso extra se concentra na região abdominal. A partir dos exercícios, uma readequação postural proporcionará maior conforto à mulher.

Os exercícios incluirão alongamentos, aquecimentos e condicionamento aeróbico para trabalhar toda a estrutura musculo-esquelética.

Fazem parte também os exercícios respiratórios, para melhorar a circulação, ajudar a relaxar, diminuir ansiedade e estresse, além de, na parte física, proporcionar o desinchaço dos membros inferiores.

E quem não sabe nadar?

Não há problemas quanto a isso. As pessoas que não sabem nadar poderão participar, com segurança, das aulas.

A hidroginástica para gestantes é desenvolvida para promover bem estar físico e emocional, não pretendendo fazer nenhuma delas uma nadadora olímpica, por esse motivo, a água não ultrapassa a altura do peito.

As iniciantes poderão apenas caminhar e correr dentro da piscina. É uma forma de fortalecer os músculos das pernas e quadris, ao mesmo tempo em que vai se adquirindo confiança para os exercícios.

Exercícios proibidos

A maioria dos exercícios de hidroginástica para gestantes poderão ser executados com segurança, porém, alguns movimentos deverão ser evitados durante a gravidez. São eles:

  • Movimentos que comprimam o estômago;
  • Movimentos que pressionem a região abdominal;
  • Saltar excessivamente dentro d’água.

Caso sinta algum desconforto durante a prática de algum exercício, pare imediatamente e informe ao seu instrutor.

Intensidade dos exercícios

A intensidade, bem como a frequência dos exercícios de hidroginástica para gestantes, é um fator individualizado. Por não sentirem o peso real dentro da água, muitas mulheres acabam exagerando.

Para saber se o ritmo cardíaco está bom e aceitável, o Congresso Americano de Obstetras e Ginecologistas sugere que se aplique o “teste da conversa” durante os exercícios.

Para isso, basta que as mulheres fiquem conversando umas com as outras. Todas as que conseguirem conversar, mesmo um pouco ofegantes, estarão dentro do limite de segurança. Quem tiver superado o nível ofegante e não conseguir falar e respirar ao mesmo tempo, deverá reduzir o ritmo imediatamente.

Essa é uma dica bastante simples, porém, que favorece perfeitamente a avaliação individual.

Sinais de alerta

Por mais agradável e divertida que a aula possa estar transcorrendo, alguns sinais, se ocorrerem, deverão fazer com que a grávida interrompa imediatamente o treino. São eles:

  • Exercícios à exaustão que estejam provocando dores;
  • Tonturas;
  • Contrações na região abdominal;
  • Falta de ar;
  • Sangramento vaginal;.

Benefícios da hidroginástica para gestantes

  1. Aumenta a energia;
  2. Alivia as dores na gravidez;
  3. Elimina a prisão de ventre;
  4. Melhora o humor;
  5. Tende a ganhar menos peso;
  6. Reduz o inchaço nas pernas, joelhos e tornozelos, principalmente;
  7. Benefícios para o coração e para o sistema circulatório;
  8. Previne varizes;
  9. Reduz a incidência de diabetes gestacional;
  10. Elimina o risco de acidentes, quedas e ferimentos;
  11. Melhora o sono;
  12. Diminui estresse e ansiedade.

Avaliando os resultados

Na prática, a hidroginástica para gestantes mostrou resultados bastante interessantes, de acordo com a pesquisadora chefe do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Universidade de Campinas, Dra. Erica Baciuk, num estudo de 2008, onde foram avaliados os efeitos da hidroginástica pré-natal num grupo de 71 voluntárias gestantes, na 20ª semana de gravidez.

Elas foram divididas em dois grupos: 34 delas participaram de um programa de hidroginástica pré-natal, 50 minutos, 3 vezes por semana. As 37 restantes não fizeram esse tipo de atividade física.

O estudo revelou que entre as 37 mulheres que não fizeram hidroginástica, 25 pediram epidural durante o parto, enquanto no outro grupo, apenas 9 mulheres solicitaram a anestesia. Epidural é o tipo de anestesia mais comum durante o parto. Ela bloqueia a dor local, não sedando a pessoa completamente. Irá promover o alívio das dores durante o trabalho de parto.

Portanto, nota-se que os benefícios hidroginástica durante o período gestacional foram facilitr as contrações, fortalecer a musculatura e permitir que as dores fossem mais toleráveis durante o parto.

Quando evitar a hidroginástica durante a gravidez 

Mulheres deverão conversar com seu obstetra e/ou ginecologista antes de optarem pela prática de hidroginástica pré-natal se:

  • Tiverem problemas pulmonares;
  • Souberem ter placenta prévia, ou placenta de inserção baixa;
  • Forem cardiopatas;
  • Apresentarem problemas no colo uterino;
  • Apresentarem pré-eclâmpsia;
  • Histórico anterior de parto prematuro;
  • Quadros anteriores de abortos espontâneos.

Lesões durante a gravidez

Algumas mulheres se queixam de sofrerem muitas lesões durante o período de sua gravidez. Isso se deve à produção do hormônio relaxina, que é responsável pelo “afrouxamento” da musculatura e articulações, visando facilitar a passagem da criança pela pelve na hora do nascimento.

Por esse motivo, entre outros, a hidroginástica para gestantes é o exercício que menos provocará lesões durante a gravidez.

Dicas 

  • A temperatura da água deve estar entre 20 e 30º, para não causar desconforto;
  • Verifique a assepsia do local onde pretende praticar a hidroginástica, suas instalações, higiene, cuidados. Procure conversar com os instrutores;
  • Como em qualquer prática esportiva, é fundamental manter a hidratação durante os exercícios.

Resumindo

A hidroginástica é um excelente exercício para grávidas ou não. Trará melhor qualidade de vida, mais disposição e ânimo. Vale a pena.

Você tinha noção de todos esses benefícios da hidroginástica para gestantes? Está grávida atualmente? Que exercícios tem praticado? Comente abaixo!

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Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

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1 comentário em “12 Benefícios da Hidroginástica Para Gestantes e Dicas”

  1. Olá Boa tarde!
    Meu nome é Camila, sou gestante estou com 4meses.
    Gostaria de saber o valor e os dias das aulas??