Benefícios da Pitaya – Para Que Serve e Como Usar!

Especialista:
atualizado em 23/07/2020

Boa para o sistema imunológico, fonte de fibras e dotada de propriedades anti-inflamatórias: conheça os benefícios da pitaya e como usar!

A pitaya é um fruto de várias espécies de cacto e é considerada uma das frutas da moda pelas suas incríveis propriedades. Existem duas variedades dela, a pitaya rosa avermelhada e a pitaya amarela. Ambas possuem um aspecto externo com aparência de cactus e internamente possuem pequenas sementes pretas.

Rica em nutrientes, como vitamina C, B1, B2, B3, ferro, cálcio e fósforo, a pitaya foi apontada por um estudo de 2011 publicado no Journal of Food Science, como dona de compostos benéficos como polifenóis, carotenoides e betacianinas, que são ótimos antioxidantes.

Se você se interessou pela pitaya e seus benefícios, pode querer também conhecer essas 9 frutas exóticas que são super alimentos.

Para que serve a pitaya?

Os benefícios da pitaya foram sugeridos por meio de estudos e análises. Descubra para que serve a fruta:

  • Reforço ao sistema imunológico;
  • Apoio à saúde cardiovascular e combate ao colesterol alto;
  • Fonte de fibras importantes para a digestão;
  • Fonte de antioxidantes contra radicais livres;
  • Auxílio à estabilização do açúcar no sangue e combate da diabetes;
  • Ajuda a acelerar o metabolismo;
  • Ação anti-inflamatória;
  • Propriedades antibacterianas e antifúngicas;
  • Uso cosmético para acne, queimaduras e cabelos.

Depois de conhecer todos os seus benefícios, você certamente vai querer incluir essa fruta exótica e maravilhosa no seu dia-a-dia. Mas, antes disso, não deixe de conferir se pitaya engorda ou emagrece para saber se vale a pena colocá-la na sua dieta.

Informações nutricionais

Valores referentes a 100 gramas de pitaya rosa.

  • 52 calorias;
  • 0,4 gramas de gorduras totais;
  • 0 colesterol;
  • 11 gramas de carboidratos;
  • 1,1 gramas de proteína;
  • 3 gramas de fibras;
  • 20,5 miligramas de vitamina C;
  • 8,5 miligramas de cálcio;
  • 1,9 miligramas de ferro;
  • 22,5 miligramas de fósforo.

A presença de ferro na pitaya é muito bem-vinda já que é estimado que 30% da população mundial é deficiente neste nutriente.

Consumir uma porção de pitaya fornece até 8% da ingestão diária recomendada de ferro e, de acordo com um estudo de revisão de 2014 publicado no Journal of Research in Medical Sciences, a vitamina C (também presente na pitaya) ajuda o corpo a absorver o ferro.

Benefícios da pitaya: saiba como usar!

Deve-se comer apenas a polpa da pitaya, mas não é necessário descascar a fruta para comê-la. Basta aprender a cortar da maneira correta:

  • Opção 1: Você pode cortar a pitaya no meio como se fosse um maracujá e, com o auxílio de uma colher, remover toda a polpa da fruta para comer;
  • Opção 2: Dividir a fruta em quatro pedaços – para isso, coloque-a na posição vertical, corte na metade e antes de separar as partes, corte mais uma vez na metade para obter quatro pedaços iguais. Após fazer esses dois cortes, basta puxar a casca com cuidado que ela sairá e restará apenas a polpa da fruta para o consumo.

É possível fazer uma infinidade de receitas com a pitaya, e uma das formas mais fáceis de se conseguir consumi-la é em forma de suco. Aprenda a fazer 4 receitas de suco de pitaya que, além de deliciosas, são fáceis e rápidas de serem preparadas.

O suco da pitaya pode ser combinado com outros alimentos, como hortelã, gengibre, abacaxi, água de coco, conforme sua preferência. É possível também fazer um smoothie de pitaya, adicionando bananas congeladas para dar uma consistência mais cremosa. Há também algumas empresas que comercializam um tipo de vinho feito da pitaya, bastante saboroso.

Já em relação ao seu uso tópico, para peles com problemas de acne, a pitaya pode ser aplicada em forma de máscara. Basta cortar um pedaço da fruta e amassar até obter uma pasta homogênea e aplicar no rosto. Deixe por alguns minutos e retire com água.

Para queimaduras de sol, você pode fazer uma máscara com a pitaya amassada, suco de pepino e mel. Esta mistura tem um efeito parecido com o da babosa, oferecendo bastante hidratação e vitaminas para proteger a área afetada.

Seu efeito nos cabelos é mais efetivo para quem realiza tratamentos químicos ou coloração. Basta aplicar o suco da pitaya no couro cabeludo para manter os folículos capilares abertos e permitir que seus cabelos respirem melhor e ganhem mais maciez.

Receitas com pitaya: como fazer

Suco de pitaya com limão

Ingredientes:

  • 3 pitayas maduras;
  • 5 limões.

Modo de preparo

Corte a pitaya em 4 partes na vertical ou então na metade para que você possa aproveitar toda a polpa da fruta. Corte também os limões pela metade. Coloque as polpas das pitayas em um liquidificador e, em seguida, esprema o suco dos limões. Bata tudo no liquidificador até a mistura se tornar homogênea.

Não é necessário adicionar água pois a pitaya já contém bastante água em sua composição, mas se você achar que o suco está muito concentrado, adicione um pouco de água ou sirva a bebida com gelo. Também não é preciso adoçar o suco pois ele fica delicioso desse jeito. Se o sabor azedo do limão não te agradar, você pode adaptar a receita usando laranjas no lugar do limão.

Quer saber mais sobre os benefícios da pitaya? Assista ao vídeo da nossa nutricionista e descubra como a fruta pode ter efeitos positivos para sua saúde e seu bem-estar:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia todos esses benefícios da pitaya para a saúde e boa forma? Tem o costume de consumir e de encontrar a pitaya em sua região? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (70 votos, média: 4,30 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

44 comentários em “Benefícios da Pitaya – Para Que Serve e Como Usar!”

  1. A pitaia está deixando de ser cara, pois a quantidade de produtores está aumentando a cada ano! Já encontrei à 7 reais o KG da branca OU vermelha no Giassi Supermercados e também à 8 reais o KG em mercado de bairro! Sou do litoral de Santa Catarina.

  2. O médico me recomendou para que eu coma todos os dias frutas vermelhas, diante da impossibilidade de seguir a risca a recomendação, fiz géleia de pitaya e como todos os dias mais ou menos duas colheres de sopa. Estou me sentindo bem, inclusive, com mais disposição. Cinco pitayas, duas xícaras de açúcar e o suco de um limão renderam dois vidros de 250ml de geléia. Como não gosto muito do gosto, acrescentei uma colher de sopa de essência de morango. Fica ai a sugestão. Abraços.

  3. amo essa fruta , consumo bastante , essa fruta saborosa ainda da uma coloração a vermelhada na pele , e só come ela no outro dia vc pega um sol , ai vcs vão ver o resultado