Pitaya Emagrece? Benefícios, Calorias e Dicas

Especialista:
atualizado em 12/12/2019

Pitaya ou fruta dragão é uma cactácea nativa dos Andes. Tem um aspecto rústico e cheio de escamas, é deliciosa e cheia de propriedades incríveis!

Só pra dar início a essa matéria, com uma informação que vai deixar os adoradores de pitaya ainda mais empolgados: pitaya emagrece também! A prodigiosa frutinha apresenta baixas calorias, é termogênica, prebiótica, possui fibras solúveis e insolúveis, enfim, vale a pena conhecê-la melhor.

É evidente que não dá pra passar a vida toda comendo pitaya, mesmo porque seus preços não são tão empolgantes, mas fazê-la uma aliada junto à dieta para perder uns quilinhos é uma boa alternativa.

Pitaya Emagrece Mesmo?

Pitaya pode sim ajudar a emagrecer. Sua propriedade termogênica significa que vai levar mais tempo para ser digerida, e nesse processo, o gasto energético também será maior, necessitando de mais calorias para implementá-lo.

Outra propriedade da pitaya é a presença de antocianina. Trata-se de um antioxidante que faz o metabolismo trabalhar mais, e também mantém nossas células adiposas mais “murchinhas”. Essa característica associada à fruta não traz somente benefícios estéticos. É também muito importante para o coração.

Para completar os efeitos de como a pitaya emagrece, entra em cena um aminoácido – a tiramina. Ela age a partir do momento em que aciona um hormônio chamado glucagon, capaz de transformar a gordura em energia.

Outra contribuição da tiramina é inibindo o apetite, mantendo a saciedade, e contendo a vontade de comer doces. A saciedade ocorre também pela presença das fibras, que promovem outros benefícios adicionais.

Valores Nutricionais da Pitaya

Em cada 100 gramas de pitaya (1 unidades) encontramos:

  • 50 calorias;
  • 0,38g de gorduras totais;
  • 12,26 de carboidratos;
  • 1,7g de fibras;
  • 0,78g de proteínas;
  • zero colesterol.

Benefícios da Pitaya

Além de que a pitaya emagrece, a fruta também é excelente para outros fins:

  • Rica em oligossacarídeos, que são auxiliares no processo digestivo;
  • Redução de colesterol ruim e elevação do bom colesterol;
  • Neutraliza metais pesados e tóxicos;
  • Alívio dos sintomas da constipação intestinal, devido às fibras;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Combate doenças respiratórias;
  • Alivia os processos antiinflamatórios;
  • Excelente para a pele. Retarda o envelhecimento, devido aos seus antioxidantes, que combatem os radicais livres.

Máscaras Faciais à Base de Pitaya

A partir do último benefício citado acima, no que diz respeito à beleza, a pitaya é um creme natural altamente hidratante, sem conservantes, sem xenoestrogênios, nem aditivos químicos industrializados.

  • Máscara de pitaya antienvelhecimento: Utilizar meia pitaya, sem as sementes. Adicionar uma colher de sopa de mel. Aplicar no rosto todo. Deixar agir por 20 minutos. Retirar com água morna. Essa máscara pode ser utilizada uma vez por semana.
  • Máscara de pitaya para combater acnes: A vitamina C é o principal fator no combate às acnes. Nesse caso, pegue ¼ de uma pitaya, retire as sementes e aplique sobre o local afetado. Novamente, enxague com água morna para retirar por completo. Poderá ser utilizada duas vezes ao dia.
  • Máscara de pitaya para aliviar queimaduras solares: Utilize uma colher de sopa de suco de pitaya, juntamente com a mesma proporção de suco de pepino, bem misturados, acrescidos de uma colher de sopa de mel. Aplicar sobre a queimadura. Deixar por meia hora, no mínimo. Lavar com água em temperatura ambiente, e na sequência, com água gelada. A vitamina B3 vai acalmar e hidratar o tecido queimado.
  • Máscara esfoliante de pitaya para o corpo: Faça uma pasta com a polpa da pitaya, incluindo as sementes. Aplique no pescoço e no corpo todo. Deixe permanecer por alguns minutos, até sentir que houve absorção. Tome seu banho normalmente. Faça duas vezes por semana.

Não utilize nenhuma dessas máscaras acima caso já tenha apresentado quadros alérgicos diante de algum dos ingredientes utilizados.

Como Consumir

Seu aspecto rústico muitas vezes é um agente complicador para quem nunca a viu. Embora possua uma casca dura e cheia de escamas, sua polpa é extremamente leve, cremosa e suave.

As sementes devem ser consumidas com a polpa, não somente por motivos nutricionais, mas também por agregar um sabor ainda mais exótico à fruta.

É uma fruta refrescante, e sempre que possível, deve ser consumida “in natura”, mas para quem encontrar dificuldade em comprar a fruta, é possível adquiri-la em cápsulas, encontradas em dosagens de 200 mg a 400 mg. No caso das cápsulas, não somente a polpa da fruta, como também suas sementes, caule e flor são utilizados no processo, dando uma maior abrangência de benefícios, uma vez que, no uso doméstico, não dispomos de todos esses componentes. Não se preocupe, caso você esteja atrás especificamente da perda de peso, tomar cápsulas de pitaya emagrece do mesmo jeito.

Uma Curiosidade

A pitaya apresenta uma peculiaridade em relação ao seu aproveitamento: além da polpa comestível, suas flores são usadas para chás, suas sementes podem substituir o gergelim, mas, têm efeito laxativo.

Dicas

  • Por ter um aspecto mais rústico, temos que nos basear somente pela aparência da casca, que deve estar com coloração viva e não apresentar sinais de lesões, ou outros indícios de deterioração. Quanto mais manchada a casca, mais madura estará a fruta.
  • Ela costuma durar muitos dias, devido à proteção da casca resistente, mas quando aberta, deve ser consumida imediatamente, ou no máximo de um dia para o outro. Todas as frutas vão se oxidando, perdendo propriedades após a manipulação e exposição ao ambiente.
  • Já existem produtos de marcas famosas utilizando a pitaya como principal ingrediente, entre eles esfoliantes, cremes faciais e muitos outros.

Considerações Finais

A pitaya, além de deliciosa e muito bonita, é um agente agregador, não somente porque pitaya emagrece, mas também porque é altamente rica e benéfica para qualquer pessoa, em qualquer idade. Desde que não haja nenhuma contraindicação, seu consumo é totalmente indicado.

O que temos a lamentar é seu preço. Ainda muito cara para nossos padrões. Vamos torcer para que seus produtores consigam nos trazer a pitaya a preços mais convidativos, dessa forma, poderá fazer parte da mesa dos brasileiros com mais frequência, e não somente em ocasiões especiais.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já a conhecia e sabia que pitaya emagrece? Em sua cidade, ela é facilmente encontrada e tem um preço relativamente acessível? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (26 votos, média: 3,62 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

4 comentários em “Pitaya Emagrece? Benefícios, Calorias e Dicas”

  1. Adorei conhecer pitaya , e ja estou comendo a semana toda.so preciso saber ate qts eu posso comer por dia.pois o sabor dela e único.

  2. Eu tenho pitaia plantada no meu quintal,me mato p.emagrecer e nem imaginava ter o remédio p.minha cura ,,agora vou consumi.lá direto,muitas vezes estragaram na geladeira,agora n.vou mais deixa.las estragar, sera q,só posso ingerir imatura p.emagrecer ?ou tem outras maneiras?

  3. aqui no RS eu comprei, aqui na cidade de São Leopoldo, 60 capsulas a 30,00. começo a usar hoje dia 06/09/2016