Benefícios da Pitaya para a saúde e beleza, como usar

atualizado em

Rica em nutrientes, vitaminas e minerais, a pitaya é uma fruta repleta de benefícios para a saúde.

A pitaya, ou fruta dragão, como é conhecida pelo aspecto de sua casca, é uma fruta muito saborosa. Existem três variedades de pitaya: a pitaya amarela com polpa branca, a rosa com polpa vermelha e a rosa com polpa branca.

Todas possuem um aspecto externo com aparência de cactus e internamente possuem pequenas sementes pretas. No que diz respeito às suas propriedades nutritivas, há pouca alteração entre elas.

Pitaya rosa com polpa branca
Pitaya rosa com polpa branca

A pitaya é uma fruta rica em nutrientes, como a vitamina C, B1, B2, B3 e minerais, como ferro, cálcio e fósforo. De acordo com um estudo publicado em 2011 no Journal of Food Science, as pitayas contêm alguns compostos benéficos, como polifenóis, carotenoides e betacianinas que são ótimos antioxidantes.

Veja a seguir alguns dos benefícios da pitaya para a sua saúde:

  Continua Depois da Publicidade  

Fortalece o sistema imunológico

A pitaya é rica em vitamina C e carotenoides, que estimulam o sistema imunológico e combatem os radicais livres, ajudando assim a prevenir doenças, como por exemplo o câncer.

Além disso ela tem propriedades antibacterianas e antifúngicas que fortalecem os mecanismos de defesa do organismo, impedindo a entrada e proliferação de fungos e bactérias que causam infecções.

Há propriedades anti-inflamatórias também na pitaya, o que pode beneficiar aqueles que tem dores e inchaços nas articulações, decorrentes de artrite.

Contribui para a saúde do sistema cardiovascular

As sementes da pitaya possuem propriedades que auxiliam no equilíbrio do colesterol, diminuindo o colesterol ruim (LDL) e aumentando o colesterol bom (HDL), já que nelas é possível encontrar um tipo de gordura capaz de se transformar em colesterol HDL.

  Continua Depois da Publicidade  

Rica em fibras

As fibras contidas na pitaya podem ajudar na digestão e no funcionamento do sistema gastrointestinal. Além disso os prebióticos da pitaya estimulam o crescimento de bactérias saudáveis no intestino e que contribuem para o equilíbrio da flora intestinal.

Além disso o alto consumo de fibras pode contribuir para a perda de peso, já que elas proporcionam uma sensação de saciedade e diminuem a fome.

E também as fibras da pitaya podem ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, diminuindo os picos de glicose, ajudando as pessoas com diabetes.

Boa para a beleza da pele e dos cabelos

A pitaya pode ser aplicada topicamente, para tratar acne, queimaduras de sol e cabelos ressecados. Mais abaixo você vai ver dicas de usa da pitaya para a beleza da pele e dos cabelos.

Após conhecer todos os seus benefícios, você certamente vai querer incluir essa fruta exótica e maravilhosa no seu dia a dia. Confira aqui se a pitaya engorda ou emagrece para saber se vale a pena colocá-la na sua dieta.

  Continua Depois da Publicidade  

Informações nutricionais da pitaya

Segue abaixo a tabela nutricional da pitaya in natura:

ComponentesQuantidade por 100 g
Calorias55 kcal
Carboidratos13,2 g
Proteínas1,4 g
Gorduras0,4 g
Fibra alimentar1,8 g
Colesterol0 mg
Cálcio10 mg
Ferro1,3 mg
Fósforo26 mg
Tiamina0,04 mg
Riboflavina0,04 mg
Niacina0,3 mg
Vitamina C8 mg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA)

Veja também: Tabela de calorias das frutas.

Dicas para o uso da Pitaya

A primeira coisa que você precisa saber é que não é necessário descascar a fruta para comê-la, basta aprender a cortar da maneira correta.

Existem duas formas de cortar a pitaya:

  • Cortá-la ao meio como se fosse um maracujá e, com o auxílio de uma colher e remover toda a polpa da fruta;
  • Dividi-la em quatro pedaços. Para isso, coloque a fruta na posição vertical, corte na metade e antes de separar as partes, corte mais uma vez na metade para obter quatro pedaços iguais. Após fazer os dois cortes, basta puxar a casca com cuidado que ela irá sair e restará apenas a polpa da fruta para consumo.

Deve-se consumir apenas a polpa da pitaya, seja para comer em pedaços ou usá-la para fazer sucos, uma opção excelente para dias de bastante calor, já que a maior parte de sua composição é feita de água.

  Continua Depois da Publicidade  

O suco da pitaya pode ser combinado com outros alimentos, como hortelã, gengibre, abacaxi ou água de coco, conforme a sua preferência.

É possível também fazer um smoothie de pitaya, adicionando bananas congeladas para dar uma consistência mais cremosa. Há também algumas empresas que comercializam um tipo de vinho feito da pitaya, bastante saboroso.

Confira abaixo uma deliciosa receita de suco:

Suco de pitaya

Ingredientes
  • 3 pitayas maduras;
  • 5 limões.
Modo de preparo
  • Corte a pitaya em 4 partes na vertical ou então na metade para que você possa aproveitar toda a polpa da fruta;
  • Corte os limões pela metade;
  • Coloque a polpa das pitayas em um liquidificador e, em seguida, esprema o suco dos limões. Bata tudo no liquidificador até a mistura ficar homogênea;
  • Não é necessário adicionar água, pois a pitaya já contém bastante água em sua composição, mas se você achar muito concentrado, adicione um pouco de água ou sirva a bebida com gelo. Também não é preciso adoçar. Se o sabor azedo do limão não te agradar, você pode adaptar a receita usando laranjas no lugar do limão.

A pitaya para o tratamento da pele e dos cabelos

A pitaya também pode ser usada como máscara facial, em peles com acne ou para aliviar as queimaduras de sol e também nos cabelos. Veja como usar:

  • Acne: corte um pedaço da fruta e amasse até obter uma pasta homogênea e aplique no rosto. Deixe por alguns minutos e retire com água.
  • Queimaduras solares: faça uma mistura com pitaya amassada, suco de pepino e mel. Esta combinação tem um efeito parecido com o da babosa, oferecendo bastante hidratação e vitaminas para proteger a área afetada.
  • Cabelos: Seu efeito nos cabelos é mais efetivo para quem realiza tratamentos químicos ou coloração. Basta aplicar o suco da pitaya no couro cabeludo para manter os folículos capilares abertos e permitir que seus cabelos respirem melhor e ganhem mais maciez.

Gostou de aprender um pouco mais sobre a pitaya? Confira  mais alguns benefícios e receitas de suco de pitaya.

Vídeo: Benefícios da pitaya

Quer saber mais sobre os benefícios da pitaya? Assista o vídeo da nossa nutricionista e descubra como a fruta pode ter efeitos positivos para a sua saúde e bem-estar!

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais

Você já conhecia todos esses benefícios da pitaya para a saúde e boa forma? Tem o costume de consumir e de encontrar a pitaya em sua região? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

44 comentários em “Benefícios da Pitaya para a saúde e beleza, como usar”

  1. Conheci a Pitaya em Pinhalzinho onde tem alguns plantadores desta fruta deliciosa, comprei na praça da entrada da cidade , 4 Pitaya por 10,00 reais tem a vermelha e a branca, realmente é uma delícia, não sabia dos benefícios, obrigada pela matéria.

    Responder
  2. Amei saber dos benefícios da pitaya . Nunca tinha comido acabei de comer e adorei. Amei as informações sobre a pitaya.
    Obrigada.

    Responder
  3. Gostaria de estar adquirir a munda da pitaya para eu levar para o sitio em onde compro em Uberlandia MG

    Responder
  4. Conhece a Pitaya através do meu chefe, que trouxe do interior de Euclides da Cunha, o pai dele tem plantação.Comprei um pé
    e plantei na minha varanda , apesar de morar no 2º andar. Dizem que ela dá fruto duas vezes ao ano.

    Responder
  5. Adorei a matéria, parabéns, super esclarecedora. Eu vi a pitaya no Walmart perto da minha casa, em Cachoeirinha-RS, achei bonita, mas não tinha informação, depois eles colocaram uma placa com todos os benefícios, então resolvi comprar para provar, é bem gostosa, só que, é R$14,90 o quilo, beeem cara. Depois de ler a matéria estou pensando em comprar uma muda. Só mais algumas dúvidas:
    A muda pode ser plantada em um vaso?
    Como saberei se a fruta está madura?

    Responder
  6. Excelente explicação realmente colesterol muito alto não é muito bom para saúde principalmente um dos colesterol o ruim pois temos os 2 tipo o bom e o ruim o certo é manter uma alimentação saudável exercício físico o bora consumir Pitaya

    Responder
  7. Adorei a sua matéria ,me ensinou muito sobre esta fruta deliciosa , suculenta !Sou uma consumidora fiel dela ❤️

    Responder
    • Gostei muito da sua matéria. Bem explicada! Eu já havia visto a Pitaya, mas, nunca consumi. Vou procurar coloca lá em meu cardápio, justamente por causa de suas propriedades. Enquanto lia, os outros comentários, me dava água na boca. Com certeza vou experimentar! Obrigado!!!

      Responder
      • Aqui em Minas na cidade de Santa Rita do Sapucaí encontrei a pitaya rosa à 6, 99 o quilo em um Supermercado e no outro a 11,99. Nota-se a especulação do preço do produto. Conheci o fruto da pitaya em um Resort na Bahia. Agora chegou por aqui. Se todos os beneficios da pitaya que descrevem for verdadeiro, a fruta é realmente poderosa.

        Responder
  8. Excelente matéria! Adorei saber mais sobre pitaya!
    Pena que a comercialização dessa fruta na região centro-oeste ainda seja restrito, e quando se encontra a fruta é muito cara.

    Responder
  9. Amo pritaya, ainda mais com tantas propriedades benéficas para nossa saúde, minha filha tem anemia, estou usando pra ela também…Obrigada pela matéria!!!

    Responder
    • Adoro pitaya como srmpre quando acho em quitanda ou mercado sou diabetica vou consumir mais colesterol triglicerideos alto tb ureia alto sera que tem algum prblemas para meus rins?

      Responder
  10. Consumo diariamente a Pytaia. É bastante refrescante, não consegui descobrir o sabor , mas gosto muito dela .Como – a geladinha. É uma fruta diferente. Fui buscar informações nos sites e gostei mais ainda , por que tem muita coisas boas para o nosso organismo. Não vi nenhuma contra indicação. Vamos ver até quando ela dá. Não vi em qual tempo ela floresce, talvez o ano inteiro? Quanto ao preço também dá para consumir, apenas que o preço se mantenha neste nível , de R$ 9,90 oquilo.

    Responder
  11. me preocupa bastante a quantidade de frutose existentes em único fruto pois mesmo acompanhada de toda a fibra da fruta por inteiro ainda se tornaria prejudicial uma vez que ela vai diretamente ser metabolizada no fígado sem passar por nossas células ocasionando portanto a produção de triglicerídeos.
    Por outro lado recentes Estudos comprovam quê tanto colesterol LDL quanto HDL alto proporcionar tanto aos homens mulheres e animais uma vida mais saudável e longa Não tem nenhuma comprovação de que o colesterol é prejudicial nas doenças cardíacas. Espero portanto que a pitaya não baixe o meu colesterol.

    Responder
      • Vdd Maria Tereza Mendes..quem não quer baixar o colesterol? E pra baixar teria q consumir muita quantidade da fruta..

        Responder
      • Você acredita que médicos irão defender Pitaya, Babosa, None e outras coisas que não sejam alopatas? Afinal eles vivem de indicações de medicamentos, tendo em vistas que são visitados todos os meses por demostradores de laboratórios de medicamentos alopatas. Muito tem mansões, carrões, viajam quase todos os anos as custas de laboratórios. Tem uns que chegam até a dizer quando haviam receitas de industrias farmacêuticas Multinacionais: Não troquem este medicamento pelo GENÉRICO! Sabem porque? Porque GENÉRICOS não fazem trabalho de convencimento ($$) junto a classe médica brasileira. Por isso eles odiaram os médicos CUBANOS! entendeu?

        Responder
        • hahaha Eu sou médica e oriento alimentação saudável todos os dias! Recebo representantes e continuo usando o que acho melhor como conduta! Jamais prescreveria algo para poder receber dinheiro. Jamais prescreveria algo que não acredito funcionar! Quero minha fala pelo tratamento que funciona!
          Existem médicos de má fé, assim como existem padres, engenheiros, advogados que são MÁ PESSOAS e fazem coisas erradas.

          Mas NÃO generalize a classe!

          Abraços!

          Responder
          • A Doutora assim como mais alguns poucos,são exceção ao que se tornou a mais absurda regra!

      • boa resposta André,esse cara n~~o sabe nada, eu tive infarto por cauusa do colesterol alto, e a pitaya é realmente muito boa estou consumindo agora, e me sentindo muito bem

        Responder
  12. Adorei a matéria sobre a pitaya. Sou de Curitiba PR gostaria de saber onde encontrar a fruta ou até mesmo os cp. Parabéns ao site boa e informática a matéria.

    Responder
  13. https://www.youtube.com/watch?v=DEq5x9VvIlk

    Parabéns ao Site, muito boa a matéria, sou agricultor e cultivo a pitaya!! em cima esta o linque do nosso vídeo com a maior pitaya do mundo!!
    Sitio das Pitayas Sul!! Estamos a disposição para ajudar!! Abraço!!
    Facebook\sitiodaspitayassulsc

    Responder