Benefícios da salsa – Dicas e receitas

atualizado em

Propriedades diuréticas, anti-inflamatórias e efeito calmante: conheça todos os benefícios da salsa, como usar e mais dicas.

A salsa ou salsinha é muito conhecida no dia a dia pelo seu uso culinário, porém, ela apresenta inúmeras propriedades que muitos ainda não conhecem. Quando você descobrir para que serve a salsa, irá querer aproveitá-la mais na sua alimentação.

Benefícios da salsa

Segundo pesquisas, a salsa tem função anti-inflamatória, desintoxicante e pode ajudar a melhorar vários desconfortos como a má digestão e flatulência exagerada.

A salsa ainda apresenta uma propriedade diurética, ajudando dessa forma a prevenir ou eliminar o excesso de líquidos no organismo.

Reunimos, a seguir, alguns benefícios da salsa, mas certamente há muitos mais, principalmente na sabedoria popular, que esconde receitas incríveis com ótimos resultados.

  Continua Depois da Publicidade  
  1. A salsa tem ação diurética, sendo assim ajuda a eliminar a retenção de líquidos no organismo;
  2. Ela tem propriedades anti-inflamatórias;
  3. Ajuda a controlar o açúcar no sangue;
  4. Combate a anemia;
  5. Contribui para reduzir a pressão arterial;
  6. Ajuda na digestão dos alimentos, alivia a constipação e flatulência;
  7. Contribui para aliviar a asma;
  8. Pode ajudar a expelir pedras renais;
  9. Pode combater a icterícia;
  10. Alivia coceira por picadas de insetos quando colocada “in natura” sobre o local afetado;
  11. Desintoxicante quando adicionada a sucos;
  12. Ajuda a combater o mau hálito quando mascada.

Receitas práticas: veja dicas e aproveite os benefícios da salsa!

salsa salsinha

1. Como preparar chá diurético de salsa

Entre os benefícios da salsa para a saúde, o efeito do chá diurético é algo que se destaca, pois suas propriedades desintoxicantes promovem a limpeza do organismo, e os efeitos positivos poderão ser notados em poucos dias.

Veja como é simples:

  1. Leve dois copos de água ao fogo;
  2. Quanto levantar fervura, desligue imediatamente;
  3. Em seguida, adicione um punhado de salsa (aproximadamente 4 colheres de sopa);
  4. Por fim, Tampe e deixe em infusão por alguns minutos;
  5. Tome dois copos ao dia.

Se o gosto for muito forte, pingue algumas gotas de limão. Além de ajudar a melhorar o paladar, o limão também traz suas propriedades antioxidantes ao chá. O ideal é consumir o chá em seguida ao seu preparo, mas pode ser consumido em até 2 semanas.

2. Suco rejuvenescedor de salsinha

Esse suco da salsa é ótimo para dar um upgrade à pele, unhas e cabelos, sendo que seu principal componente é a clorofila da salsinha.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, se a salsinha puder ser colhida na hora de fazer o suco, essa clorofila estará 100% preservada, mantendo todas as propriedades e óleos essências intactos.

Além disso, a água de coco é um excelente energético, que irá repor sais minerais, trazendo hidratação à pele, e a laranja contribui com a vitamina C, além de suas propriedades antioxidantes (aproveite para conferir todos os benefícios da laranja também).

Vamos aos ingredientes:

  • 1 copo de água de coco;
  • 1 laranja;
  • ½ xícara de salsinha;
  • gelo à gosto.

Bata todos esses ingredientes no liquidificador e tome imediatamente.

Contraindicações da salsa

Embora os benefícios da salsa sejam claros, podem ocorrer alguns imprevistos como esses abaixo:

  Continua Depois da Publicidade  
  • O consumo da salsa pode estimular a menstruação. Portanto, deve ser evitada por mulheres que já apresentam ciclos intensos, como também nos quadros hemorrágicos;
  • O excesso de chá de salsa pode baixar muito a pressão arterial;
  • Os diabéticos devem ter cautela porque a salsinha diminui os índices de glicose, o que pode levar à hipoglicemia;
  • Mulheres grávidas devem evitá-la porque pode provocar sangramentos;
  • O excesso de salsa pode ser abortivo;

Salsinha x Interações medicamentosas

Os benefícios da salsa são muitos, mas isso não significa que possa ser consumida em excesso.

Para os casos em que o uso de salsa é frequente e/ou contínuo, será preciso estar atento às seguintes interações:

  • Varfarina: É um medicamento anticoagulante. Seu uso junto do chá de salsinha poderá ter seu efeito prejudicado. Isso se aplica a outros medicamentos com a mesma função.
  • Diuréticos: Pelo fato de uma das propriedades da salsa ser seu efeito diurético, no caso de recomendação médica para uso de medicamentos diuréticos recomenda-se suspender o consumo de salsinha.
  • Aspirina: Quem apresentar propensão alérgica à salsa e tomar aspirina, poderá ter essa sensibilidade aumentada. Na dúvida, evite a salsinha.

Salsinha e cheiro verde são a mesma coisa?

Muitos confundem, mas na prática, o cheiro verde é uma mistura de salsinha e cebolinha (não confundir com cebola). Que tal conhecer também todos os benefícios da cebolinha?

Portanto, salsinha e cheiro verde não são a mesma coisa.

Em tempo: salsa e salsinha são a mesma coisa, mas salsinha e salsão são alimentos distintos.

  Continua Depois da Publicidade  

Vídeo: Benefícios da salsa

Assista o vídeo abaixo e conheça a salsa ainda melhor!

Valores nutricionais da salsinha crua (100 gramas)

INFORMAÇÃO NUTRICIONALpor 100g%VD*
Valor energético33,4 kcal2%
Carboidratos5,7 g2%
Proteínas3,3 g4%
Gorduras saturadas0,1 g
Gorduras poliinsaturadas0,2 g
Fibra alimentar1,9 g8%
Fibras solúveis0,5 g
Cálcio179,4 mg18%
Vitamina C51,7 mg115%
Piridoxina B60,5 mg38%
Fósforo49,4 mg7%
Manganês1,9 mg83%
Magnésio20,9 mg8%
Lipídeos0,6 g
Ferro3,2 mg23%
Potássio711,3 mg
Cobre0,2 ug0%
Zinco1,3 mg19%
Niacina0,7 mg4%
Tiamina B10,1 mg4%
Riboflavina B20,2 mg15%
Sódio2,3 mg0%
Fonte: TACO – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos

* % Valores diários com base em uma dieta de 2.000 Kcal ou 8.400kj. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades.

Gostou das dicas?

Você conhecia todos esses benefícios da salsa para a boa forma e saúde? É um consumidor assíduo da mesma? Pretende usá-la na sua alimentação? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

111 comentários em “Benefícios da salsa – Dicas e receitas”

  1. Simpatia do Grãos de Arroz
    Para emagrecer!

    Na manha de quarta-feira pegue meio copo de água e coloque dentro dele o numero de grãos de arroz que corresponde a quantidade de quilos que você deseja perder. É preciso ter cuidado e não exagerar colocando mais grãos do que seria o ideal uma vez que os quilos que você perder não poderá mais recuperar. Quando chegar a noite beba a água, mas deixe os grãos de arroz no copo e novamente coloque água pelo meio do copo. Quinta de manhã em jejum beba novamente a água, deixe os grãos e novamente acrescente água até o meio do copo e finalmente sexta-feira pela manhã beba a água com os grão de arroz junto.

    Observações:

    Durante todo o processo não troque de copo, mantenha sempre o mesmo.Como a simpatia é infalível não faça regime junto Veja bem os quilos que deseja perder e tire o mesmo numero em copias da simpatia e distribua para cada pessoa através de cartas, e-mail, redes sociais.

    Responder
  2. Muito boa sua matéria. Linguagem simples, direta e, principalmente, aborda os benefícios e malefícios da substância. Acho fundamental mencionar os possíveis efeitos colaterais porque nem tudo que é bom para fulano, funciona pra sicrano. Mesmo tratando-se de alimento natural. Parabéns!

    Responder
  3. Meus senhores, tenho elevados niveis de K, e ensinaram que o chá de salsa tomando de como agua faz baixar esse nivel. Tomei durante 10 dias e o meu nivel subiu de 5,7 para 6,1. Será que foi essa agua com salsa que tenho tomado, salientando que a glicose tambem subiu de 99 para 109. Por favor emita um parecer. Obrigada, Neile

    Responder
  4. Adorei as informações. Obrigada. Pretendo fazer uso da salsa em forma de pasta, batida no liquidificador com cebolinha, coentro, alho e azeite. Dá para passar na torrada, bolacha, pão. Ainda não fiz, mas acho que vou fazer hoje. Deve ficar muito bom.

    Responder
  5. Quero tomar para controlar a Asma, já que faço uso do Alenia sou adaptação a remedio naturais

    Responder
  6. Minha urina tinha um odor horrivel e escura, comecei a tomar o cha e 2 dia ficou clara e o odor sumiu, o estomago também parou de incomodar com ardencia e barriga inchada.Realmente um remedio natural e eficaz, parabens pela publicaçao.

    Responder
    • Estou com o mesmo problema, tomei antibiótico próprio para infecčao na urina três vezes seguidas pq sempre voltava. Não sinto dor nem coceira, mas o odor me incomoda muito vou tentar com a salsa… Depois volto pra dizer se funcionou…

      Responder
    • Verdade eu comecei a fazer salada com bastante salsa melhorou muito minha digestão…barriga inchada etc…estou até dormindo melhor realmente funciona…

      Responder
  7. Bom dia, adorei saber sobre os benefícios da salsa. Estrei para pesquisar pq recebi uma receita pelo zap feita com salsa para limpar os rins.
    Um ramo de salsa, ferver em um litro de água, beber todos os dias,issoajudará a limpar seus rins de maneira muito natural. Eliminará impurezas nos rins e excessos de sal.

    Responder
  8. Gostaria de saber se o suco da salsa crua com limão e água batido no liquidificador ,tem diferença no resultado das propriedades, ou se a salsa fervida tem benefício diferentes?

    Responder
  9. Muito bom! As informações foram muito satisfatórias pois dizem os beneficios mas tambem os males que podem causar.

    Responder