Benefícios da Salsa, dicas e receitas

Especialista da área:
atualizado em 26/08/2020

Propriedades diuréticas, anti-inflamatórias e efeito calmante: conheça todos os benefícios da salsa, como usar e mais dicas.

  Continua Depois da Publicidade  

A salsa ou salsinha é muito conhecida no dia a dia pelo seu uso culinário, porém, ela apresenta inúmeras propriedades que muitos ainda não conhecem. Quando você descobrir para que serve a salsa, irá querer aproveitá-la mais na sua alimentação.

Então veja o vídeo abaixo da nossa nutricionista sobre os benefícios da salsa ou prossiga para ver a continuação do artigo.

Benefícios da salsa

Segundo pesquisas, a salsa tem função anti-inflamatória, desintoxicante e pode ajudar a melhorar vários desconfortos como a má digestão e flatulência exagerada.

A salsa ainda apresenta uma propriedade diurética, ajudando dessa forma a prevenir ou eliminar o excesso de líquidos no organismo.

Reunimos, a seguir, alguns benefícios da salsa, mas certamente há muitos mais, principalmente na sabedoria popular, que esconde receitas incríveis com ótimos resultados.

  1. A salsa tem ação diurética, sendo assim ajuda a eliminar a retenção de líquidos no organismo;
  2. Ela tem propriedades anti-inflamatórias;
  3. Ajuda a controlar o açúcar no sangue;
  4. Combate a anemia;
  5. Contribui para reduzir a pressão arterial;
  6. Ajuda na digestão dos alimentos, alivia a constipação e flatulência;
  7. Contribui para aliviar a asma;
  8. Pode ajudar a expelir pedras renais;
  9. Pode combater a icterícia;
  10. Alivia coceira por picadas de insetos quando colocada “in natura” sobre o local afetado;
  11. Desintoxicante quando adicionada a sucos;
  12. Ajuda a combater o mau hálito quando mascada.

Receitas práticas: veja dicas e aproveite os benefícios da salsa!

salsa salsinha

1. Como preparar chá diurético de salsa

Entre os benefícios da salsa para a saúde, o efeito do chá diurético é algo que se destaca, pois suas propriedades desintoxicantes promovem a limpeza do organismo, e os efeitos positivos poderão ser notados em poucos dias.

Veja como é simples:

  1. Leve dois copos de água ao fogo;
  2. Quanto levantar fervura, desligue imediatamente;
  3. Em seguida, adicione um punhado de salsa (aproximadamente 4 colheres de sopa);
  4. Por fim, Tampe e deixe em infusão por alguns minutos;
  5. Tome dois copos ao dia.

Se o gosto for muito forte, pingue algumas gotas de limão. Além de ajudar a melhorar o paladar, o limão também traz suas propriedades antioxidantes ao chá. O ideal é consumir o chá em seguida ao seu preparo, mas pode ser consumido em até 2 semanas.

2. Suco rejuvenescedor de salsinha

Esse suco da salsa é ótimo para dar um upgrade à pele, unhas e cabelos, sendo que seu principal componente é a clorofila da salsinha.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, se a salsinha puder ser colhida na hora de fazer o suco, essa clorofila estará 100% preservada, mantendo todas as propriedades e óleos essências intactos.

Além disso, a água de coco é um excelente energético, que irá repor sais minerais, trazendo hidratação à pele, e a laranja contribui com a vitamina C, além de suas propriedades antioxidantes (aproveite para conferir todos os benefícios da laranja também).

Vamos aos ingredientes:

  • 1 copo de água de coco;
  • 1 laranja;
  • ½ xícara de salsinha;
  • gelo à gosto.

Bata todos esses ingredientes no liquidificador e tome imediatamente.

Contraindicações da salsa

Embora os benefícios da salsa sejam claros, podem ocorrer alguns imprevistos como esses abaixo:

  • O consumo da salsa pode estimular a menstruação. Portanto, deve ser evitada por mulheres que já apresentam ciclos intensos, como também nos quadros hemorrágicos;
  • O excesso de chá de salsa pode baixar muito a pressão arterial;
  • Os diabéticos devem ter cautela porque a salsinha diminui os índices de glicose, o que pode levar à hipoglicemia;
  • Mulheres grávidas devem evitá-la porque pode provocar sangramentos;
  • O excesso de salsa pode ser abortivo;

Salsinha x Interações medicamentosas

Os benefícios da salsa são muitos, mas isso não significa que possa ser consumida em excesso.

Para os casos em que o uso de salsa é frequente e/ou contínuo, será preciso estar atento às seguintes interações:

  • Varfarina: É um medicamento anticoagulante. Seu uso junto do chá de salsinha poderá ter seu efeito prejudicado. Isso se aplica a outros medicamentos com a mesma função.
  • Diuréticos: Pelo fato de uma das propriedades da salsa ser seu efeito diurético, no caso de recomendação médica para uso de medicamentos diuréticos recomenda-se suspender o consumo de salsinha.
  • Aspirina: Quem apresentar propensão alérgica à salsa e tomar aspirina, poderá ter essa sensibilidade aumentada. Na dúvida, evite a salsinha.

Valores nutricionais da salsinha crua (100 gramas)

INFORMAÇÃO NUTRICIONALpor 100g%VD*
Valor energético33,4 kcal2%
Carboidratos5,7 g2%
Proteínas3,3 g4%
Gorduras saturadas0,1 g
Gorduras poliinsaturadas0,2 g
Fibra alimentar1,9 g8%
Fibras solúveis0,5 g
Cálcio179,4 mg18%
Vitamina C51,7 mg115%
Piridoxina B60,5 mg38%
Fósforo49,4 mg7%
Manganês1,9 mg83%
Magnésio20,9 mg8%
Lipídeos0,6 g
Ferro3,2 mg23%
Potássio711,3 mg
Cobre0,2 ug0%
Zinco1,3 mg19%
Niacina0,7 mg4%
Tiamina B10,1 mg4%
Riboflavina B20,2 mg15%
Sódio2,3 mg0%
Fonte: TACO – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos

* % Valores diários com base em uma dieta de 2.000 Kcal ou 8.400kj. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades.

  Continua Depois da Publicidade  

Salsinha e cheiro verde são a mesma coisa?

Muitos confundem, mas na prática, o cheiro verde é uma mistura de salsinha e cebolinha (não confundir com cebola). Que tal conhecer também todos os benefícios da cebolinha?

Portanto, salsinha e cheiro verde não são a mesma coisa.

Em tempo: salsa e salsinha são a mesma coisa, mas salsinha e salsão são alimentos distintos.

Gostou das dicas?

Você conhecia todos esses benefícios da salsa para a boa forma e saúde? É um consumidor assíduo da mesma? Pretende usá-la na sua alimentação? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (265 votos, média 3,99)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

110 comentários em “Benefícios da Salsa, dicas e receitas”

  1. Estou hoje começando a tomar chá de salsa, tratei semana passada de infecção urinaria mas ainda sinto dor! Os antibióticos parece não fazer tanto efeito! Que o chá me ajude

    Responder
  2. Grato a Deus por todos os benefícios que as plantas têm, e aos estudiosos que os divulgam.
    Faço uso constante da salsinha, ao menos 3 vezes por semana nas comidas. Muito boa para a saúde.

    Responder
  3. Estava com a pressão arterial alta e as pernas bastante inchadas. A salsa diminuiu minha pressão arterial e desinchou o meu corpo via urina.

    Responder
  4. Estava com muita dificuldade para urinar, devido a uma infeccão urinária que o antibiótico não estava combatendo, desesperada, lembrei-me da salsinha, fiz 1,5lt tomei 500ml de uma vez e senti o milagre acontecer, urinei, isso foi ontem, então, durante todo o dia fiz uso do chá, após dias, consegui ter horas de sono tranquilas, pois estou conseguindo urinar, ainda tenho dor, mas sinto-me bem. Muita gratidão a Deus por seus benefícios.

    Responder
  5. Boa noite, tenho muita dificuldade de fazer o 2 no banheiro, algum dica para melhorar

    Responder
  6. Estou fazendo uso a noite acrescentado de óleo de coco, abacaxi e laranja, estou sentindo dificuldades de digestão e acordo com gases e com dificuldade em liberar. B

    Responder
  7. GERALDO JOSINO DE FARIA
    13 de Outubro de 2018
    Depois de alguns dias que venho fazendo uso da salsinha minha glicose tem melhorado e as dores nas articulações e formigamento nos pés aliviaram,

    Responder
  8. Costumo comer salsinha com frequência em saladas e outros alimentos, tenho plantada em minha casa e colho na hora que vai ser consumida, totalmente orgânica, além de outros cultivares que mantenho na minha casa.

    Responder
  9. Tenho uma informação que a melhores partes da salsa para usar no combate á diabetes e pressão alta são os caules e que estes devem ser colocados no liquidificador com água. Em que proporções? Que quantidade ingerir? Em jejum?
    Grato pela vossa resposta

    Responder
  10. Vou começar a usar salsa gostei dos benefícios não sabia disso tudo.adorei espero ter resultados.

    Responder
    • A salsa limpa os rins, portanto passarão a funcionar melhor. Caso você beba muita água também urinará mais com os rins limpos. Pura normalidade.

      Responder
  11. Olá, venho aqui testemunhar como minha vida mudou com o consumo da salsa, os benefícios que ela me trouxe e quanto estou bem agora! Eu sou diabética tipo2, tomo insulina e medicação oral. Mesmo me medicando religiosamente, minha glicemia sempre estava alta. 300 em jejum, 450 a 545 após refeições. Tinha muitas câimbras e ressecamento e dor na sola dos pés, que me atrapalhava de dormir à noite. Após iniciar o consumo da salsa diariamente, diminui drasticamente a glicemia e minha medicação. Hj em jejum tenho 100/120 de glicemia e após refeições no máximo 180. Eliminei 5 kg em 3 meses, pq não faço regime para emagrecer. Minha preocupação é saúde, emagrecimento é consequência. Consumo 1 maço por dia comendo como salada verde, pois não tomo chá de espécie nenhuma. Minha vida mudou pra muito melhor, gostaria que mais pessoas soubessem disso, para que tenham oportunidade de mudar de vida tb, para melhor, é claro!

    Responder
  12. Tenho pedra nos rins, gordura no figado, meu cabelo cai, minhas unhas são fracas, posso tomar quanto tempo o chá de Salsa?

    Responder
  13. Olá! Gostaria de saber se é verdade, eu já ouvir falar q se consumimos muito a salsa tira o desejo sexual! Vcs poderia mim falar se é verdade ou mito? Obrigado !.
    Gostaria de receber informações pq eu adoro salsa.

    Responder