Benefícios da Tapioca – Para que serve e como usar

Especialista:
atualizado em 18/12/2020

A tapioca é um amido extraído da raiz de mandioca, a Manihot esculenta. Nas regiões norte e nordeste do Brasil, a tapioca faz parte do café da manhã e do lanche de muitas pessoas, e traz diversos benefícios à saúde.

Mas quem poderia imaginar que a goma de mandioca, que tanta gente consome com manteiga, leite condensado, queijo coalho, entre outros recheios, faria sucesso no mundo saudável, como tem feito atualmente?

  Continua Depois da Publicidade  

Isso acontece porque ela é riquíssima em amido, que é uma excelente fonte de carboidratos, a melhor fonte de energia para o seu corpo.

Então vamos então conhecer esse alimento tão badalado, e descobrir os seus benefícios, propriedades e receitas.

Tapioca com presunto e queijo
Tapioca com presunto e queijo

Mitos da tapioca

Antes de discutirmos os benefícios da tapioca, é importante esclarecer que existem alguns mitos com relação as propriedades nutricionais da tapioca.

Isso ocorre porque ela é feita a partir da mandioca, o que pode levar a uma certa confusão entre os dois alimentos.

Assim, podemos dizer que os maiores mitos do consumo de tapioca são:

  • Comer tapioca é melhor do que comer pão: Ambos os alimentos são compostos por carboidratos simples que, quando consumidos, são rapidamente absorvidos pelo organismo. A tapioca, inclusive, pode ter mais calorias que o pão, dependendo do seu tamanho.
  • Tapioca é um alimento rico em vitaminas: De acordo com informações da Embrapa, a tapioca é produzida a partir da fécula da mandioca. Por isso, ela tem um teor reduzido de fibras e de outros nutrientes que estão presentes na mandioca.

Então, é importante usar recheios saudáveis e nutritivos, para usufruir dos benefícios que a tapioca pode trazer.

Benefícios da tapioca

Abordaremos a seguir para que serve a tapioca em termos de saúde, trazendo uma lista das suas propriedades e benefícios.

1. Livre de glúten

Um dos maiores benefícios da tapioca é que ela é totalmente livre de glúten. Por isso ela pode ser consumida sem medo por pessoas com algum tipo de intolerância ao glúten.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Melhora a saúde dos ossos

A tapioca é fonte de cálcio, um nutriente que desempenha um papel importante na proteção e desenvolvimento dos ossos.

Mas é importante lembrar que a tapioca não pode ser a única fonte de cálcio da dieta. Ela deve fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada.

3. Aumenta a energia

Os carboidratos são a melhor e mais eficiente fonte de energia do corpo, e a tapioca tem uma grande quantidade de carboidratos, o que proporciona uma boa carga de energia para o dia. Além disso ela não possui colesterol e nem gorduras saturadas em sua composição.

4. Auxilia no controle da pressão arterial

Outro dos benefícios da tapioca vem de seu teor de potássio, um mineral essencial para o corpo.

No coração, o potássio exerce um papel importantíssimo: de acordo com um estudo publicado no periódico International journal of cardiology, ele ajuda a manter a elasticidade dos vasos sanguíneos, ajudando a controlar a pressão.

Atenção aos recheios

Dependendo dos acompanhamentos utilizados, a tapioca pode deixar de ser um alimento pouco calórico e se tornar uma verdadeira bomba.

Portanto, uma dica para diminuir o índice glicêmico da tapioca é aumentar o seu teor de fibras, e para isso você pode adicionar chia, linhaça ou aveia em flocos a ela. Além disso, o ideal é recheá-la com fontes de proteínas ou fibras, como carnes e vegetais.

Receita de tapioca

Tapioca com recheio de bobó de camarão
Tapioca com recheio de bobó de camarão

Se você vai fazer tapioca pela primeira vez, você pode encontrar com facilidade a goma da tapioca em supermercados, mercearias ou até mesmo nas feiras, já hidratada.

  Continua Depois da Publicidade  

Esse tipo é ideal para quem ainda não conhece o ponto da liga e não sabe manusear a goma.

Ingredientes:

  • Tapioca hidratada;
  • Recheio, a gosto.

Como fazer:

  1. Peneire uma porção de tapioca hidratada em uma vasilha;
  2. Depois pré-aqueça a frigideira antiaderente;
  3. Então, com uma colher, polvilhe a tapioca na frigideira preenchendo toda sua superfície com a goma;
  4. Passe a colher sobre a tapioca para que um lado não fique maior que o outro, tornando-a plana e uniforme;
  5. Em seguida, aqueça na frigideira por cerca de 5 minutos;
  6. Por fim, basta acrescentar o recheio do seu gosto e enrolá-la.

Aproveite e veja também 10 receitas e dicas de como fazer tapioca para emagrecer e 12 ideias de recheios para tapioca doce light.

Aqui neste vídeo você encontra algumas opções de recheio saudáveis e fáceis para a sua tapioca:

Tabela nutricional

Porção de 100g de tapioca sem manteiga e sem recheio.

ComponenteValor por 100g
Calorias288 kcal
Carboidrato 71,9 g
Proteína0,36 g
Gorduras0
Fibra alimentar0,2 g
Colesterol0
Cálcio22,7 mg
Ferro0,42 mg
Sódio1,31 mg
Magnésio3,4 mg
Fósforo6,94 mg
Potássio31,2 mg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos

E ai, gostou das dicas?

Você já imaginava todos esses benefícios da tapioca para a boa forma e saúde? Ela já faz parte do seu cardápio? Comente abaixo e compartilhe suas receitas.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (34 votos, média: 4,29 de 5)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

29 comentários em “Benefícios da Tapioca – Para que serve e como usar”

  1. Gente, hoje no café da manhã fiz uma experiencia misturei a tapioca com leite de coco queen fiz em Casa. Ficou uma delicia!

  2. como Tapioca, como chamam hj em dia, desde criança, minha mae, ralava a Mandioca ou Aipim(Como e´chamada aqui em Curitiba-PR), e fazia tdo natural, mas ainda hj na minha terceira idade, não abandono, uma delicia, e traz muitos beneficios para o nosso organismo, Agradeço a DEUS, por esta dadiva tao abençoada.!!!!

  3. Olá! Gostei da matéria, sou uma amante da tapioca, conheço o gostinho da tapioca de Olinda, sou Pernambucana com muito orgulho. A tapioca faz parte do meu cardápio há 2 anos substituindo o pão e a carne vermelha. Sou corredora de rua e base da minha alimentação é a goma.

    • Passei a usar tapioca pela manhã no almoço e na janta com recheios saudáveis já pedi a barriga estou ótimo de saúde. Recheio… ovos cozidos ou feito no óleo de côco, azeite importado, tomates cozido.

  4. Tou com o açúcar e colesterol um pouquinho alto posso fazer uso da tapioca com pouquinho de manteiga todos os dias pela manhã. Aguardando resposta Grata.