Benefícios da vitamina D e porquê você não pode viver sem ela

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atualizado em 10/06/2021

Fique sabendo quais são os benefícios da vitamina D e porque esse nutriente é tão importante para a sua saúde.

A vitamina D é essencial para manter o corpo funcionando e também para prevenir diversas doenças. A obtenção dessa vitamina solúvel em gordura se dá minimamente através da dieta e mais pela exposição ao sol ou por meio de suplementos vitamínicos.

De fato, níveis baixos de vitamina D estão relacionados a muitos problemas de saúde, como, por exemplo:

  • fragilidade óssea, que pode levar à fraturas;
  • problemas no metabolismo dos carboidratos, que pode causar diabetes e doenças metabólicas;
  • fraqueza muscular, que prejudica a realização de atividades físicas e aumenta o risco de doenças;
  • dentes fracos, que podem causar doenças periodontais;
  • imunidade baixa, que facilita gripes e resfriados;
  • problemas na expressão de genes, que podem aumentar o risco de câncer.

Para evitar tudo isso e ainda garantir benefícios para a sua saúde, é indispensável cuidar dos níveis de vitamina D no corpo!

Importância e benefícios da vitamina D

tomando sol para obter vitamina d

Nem sempre é possível conseguir alcançar as quantidades ideais de vitamina D apenas através de alimentos ricos em vitamina D e pela luz do sol.

Por isso, existem suplementos nutricionais que ajudam a manter os níveis de vitamina D dentro da normalidade.

Além de ser indispensável para a absorção de cálcio no organismo e para a saúde dos ossos, o nutriente também desempenha papel importante no sistema nervoso, muscular e imunológico.

Sendo assim, os principais benefícios da vitamina D incluem:

Manutenção de ossos fortes e saudáveis

A vitamina D é fundamental para promover a absorção de cálcio e para regular os níveis de fósforo no sangue.

Certamente, minerais, como o cálcio e o fósforo, são essenciais para manter os ossos saudáveis e evitar doenças como a osteoporose, por exemplo.

Aumento do sistema imunológico

Um dos benefícios dessa vitamina é o fortalecimento do sistema imune. Além de proteger o corpo contra a gripe e o resfriado, a presença da vitamina no sangue ajuda a inibir processos inflamatórios.

Dentes saudáveis

Como os dentes dependem muito do cálcio e do fósforo, os níveis adequados de vitamina D também contribuem para que você tenha um sorriso perfeito.

Mais benefícios

Por fim, o colecalciferol também pode beneficiar a:

  • atividade cerebral;
  • saúde cardiovascular;
  • prevenção de doenças – como, por exemplo, o câncer e a esclerose múltipla.

Além do mais, a vitamina D também pode ser uma incrível aliada no combate à Covid-19.

Onde encontrar

fonte de vitamina d

Existe vitamina D em alguns alimentos, como, por exemplo:

  • leite fortificado;
  • queijos;
  • alguns cereais;
  • peixes gordurosos como o salmão ou a sardinha.

No entanto, a dieta oferece apenas uma pequena parcela do nutriente que o nosso corpo precisa.

Por outro lado, a exposição à luz do sol é capaz de sintetizar, de forma natural e com o auxílio do colesterol, a vitamina D  – e isso representa uma das maiores fontes de vitamina D para o nosso corpo.

Ainda assim, existem grandes desafios na obtenção do nutriente em quantidades adequadas apenas através do sol e da dieta.

Dificuldades na produção de vitamina D

Em primeiro lugar, a quantidade desse nutriente obtida pela dieta é muito baixa. Além disso, quem tem algum tipo de restrição alimentar – como os veganos, por exemplo – podem ter mais dificuldade em obter o nutriente apenas pela dieta.

Por outro lado, o sol representa uma das maiores fontes de vitamina D para o nosso corpo e está disponível para todos.

Porém, em tempos de pandemia e trabalho em casa, fica cada vez mais difícil expor-se ao sol na frequência ideal para uma boa produção, não é mesmo?

Além disso, um estudo de 2013, publicado na revista Dermato Endocrinology, indica que – embora seja fundamental para proteger a pele – o uso de protetor solar inibe a síntese de vitamina D e pode reduzir a capacidade do corpo de produzir a substância em até 95%.

Outros fatores, como o tipo de pele, a estação do ano e a hora do dia podem interferir na produção de vitamina D.

Como complementar o colecalciferol

suplemento vitamina d

O primeiro passo é buscar a exposição ao Sol por, pelo menos, 10 minutos ao dia sem o uso de protetor solar. Além disso, aumentar o consumo de boas fontes de vitamina D também é importante.

Mas, quando os níveis do nutriente já estão abaixo do ideal, é mais provável que seu médico ou nutricionista peça para você suplementar.

Por ser mais rápido para normalizar os níveis do nutriente, o uso de suplementos ajuda a evitar danos causados pela deficiência de vitamina D.

Assim, devido a todos os desafios envolvidos na manutenção de níveis bons de vitamina D e à importância desse nutriente, buscar um bom suplemento pode ser a melhor escolha.

Por isso, tomar o suplemento de vitamina D3 da OMV pode ser a solução mais prática e saudável para garantir níveis ótimos de vitamina D no seu organismo.

Vale ressaltar que a D3 (colecalciferol) é a forma mais eficiente de aumentar rapidamente baixos níveis de vitamina D no organismo. Dessa forma, esse suplemento ajuda a prevenir falhas em processos metabólicos durante a fase de reposição do nutriente.

Além disso, a OMV oferece vitaminas personalizadas, isto é, de acordo com a sua necessidade. Embora a deficiência nutricional seja um grande problema para a saúde, o excesso de certos nutrientes também pode prejudicar o organismo. 

Sendo assim, obter vitaminas personalizadas às suas necessidades individuais é muito importante para ter uma boa imunidade e uma saúde excelente!

Se você tem sintomas de deficiência de vitamina D ou seu último exame de sangue mostrou níveis abaixo do que é considerado normal, vale a pena consultar o seu médico ou nutricionista e suplementar esse nutriente.

Fontes e referências adicionais

E aí, você está com a sua vitamina D em dia? Acha importante suplementar esse nutriente? Comente abaixo!

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