Benefícios do ácido caprílico – Para que serve e propriedades

Especialista da área:
atualizado em 28/10/2021

O ácido caprílico é um ácido graxo saturado presente em grandes quantidades no óleo de coco. Por isso, tanto o ácido caprílico quanto o óleo de coco compartilham muitos benefícios.

  Continua Depois da Publicidade  

Por ter propriedades antibacterianas, antivirais, antifúngicas e anti-inflamatórias, o ácido caprílico pode ser útil para ajudar no tratamento e prevenção de doenças causadas por fungos, vírus e bactérias, além de melhorar a função do sistema digestivo.

Além disso, o ácido caprílico é um dos componentes do TCM (triglicerídeos de cadeia média), um suplemento que ajuda a aumentar os níveis de energia, a saciedade e a atividade cerebral. 

Confira então os principais benefícios do ácido caprílico e saiba onde encontrá-lo.

Benefícios do ácido caprílico

Sabe-se que as gorduras saturadas, como o ácido caprílico, precisam ser consumidas com moderação. Mas em uma dieta balanceada, elas podem trazer vários benefícios para a saúde.

1. Ajuda a tratar doenças fúngicas

Vários estudos indicam que o ácido caprílico, através de sua função imunomoduladora, elimina leveduras e fungos como os do gênero Candida, que é responsável pela maioria das infecções fúngicas que atingem a pele.

O ácido caprílico também pode ajudar no tratamento da candidíase oral, o popular “sapinho”. Para isso você pode ingerir o óleo de coco adicionado a sucos, saladas e outros pratos, ou ainda aplicar o produto diretamente na área afetada.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Pode auxiliar no combate a infecções na pele

O ácido caprílico pode ajudar a tratar infecções na pele, principalmente aquelas causadas por fungos ou bactérias.

Além de eliminar os microrganismos, esse ácido graxo é capaz de acalmar e hidratar a pele, diminuindo a inflamação e sintomas como a descamação, irritação e vermelhidão. Por todos esses motivos, o ácido caprílico também pode ajudar no tratamento da acne.

Para isso deve-se aplicar o óleo de coco, que é rico em ácido caprílico, diretamente sobre a pele, espalhando uma pequena quantidade no local desejado até duas vezes por dia.

doença de pele

3. É bom para o cérebro

Ácidos graxos em geral são ótimas fontes de energia para o cérebro e com o ácido caprílico não é diferente. Ele pode atuar como um substituto da glicose na produção de energia para as células cerebrais. Assim, é possível reduzir a fadiga mental e até mesmo prevenir doenças como a demência, por exemplo.

4. Fortalece o sistema imunológico

Devido às propriedades antibacterianas, antifúngicas e antivirais do ácido caprílico, ele pode ajudar no tratamento e prevenção de várias doenças incluindo a infecção urinária e doenças bucais como a gengivite, o que contribui bastante para o fortalecimento do sistema imunológico.

5. Pode ajudar no tratamento de infecções bacterianas

O ácido caprílico pode ajudar no combate a bactérias. Estudos realizados indicam que o ácido caprílico pode danificar as paredes celulares das bactérias e promover a morte delas. 

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, um estudo recente publicado em 2020 na revista Polish Journal of Veterinary Sciences sugere que uma mistura de ácido caprílico com peróxido de hidrogênio pode eliminar bactérias como Salmonella, Escherichia coli e Listeria.

bactérias

6. Alivia sintomas digestivos desagradáveis

Doenças que afetam o funcionamento normal do trato gastrointestinal estão comumente relacionadas a sintomas como diarreia, perda de peso, dor abdominal, sangramento, fadiga e má absorção de nutrientes.

Felizmente, as propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas do ácido caprílico podem ajudar no tratamento e alívio de sintomas digestivos associados a condições como a síndrome do intestino irritável (SII), a doença de Crohn e a colite ulcerosa, por exemplo. 

7. Pode contribuir com o emagrecimento

Quando o uso do ácido caprílico está associado a uma alimentação saudável e à prática de atividades físicas, ele pode ajudar a emagrecer. Isso ocorre principalmente por causa da sensação de saciedade que as gorduras promovem, o que ajuda a sentir menos fome ao longo do dia e a reduzir a ingestão calórica.

Além disso, acredita-se que os ácidos graxos saturados de cadeia média estimulam o metabolismo e, por isso, podem ajudar na queima de gorduras acumuladas no organismo.

Assim, o ácido caprílico também é usado em dietas cetogênicas ou em dietas low carb para estimular a produção de corpos cetônicos no organismo que aumentam a queima de gordura.

  Continua Depois da Publicidade  

emagrecimento

8. Pode melhorar a saúde do coração

O ácido caprílico pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol total. Além disso ser bom para a saúde geral, o controle do colesterol deixa o coração mais forte e saudável, reduzindo também o risco de doenças cardiovasculares. Mas ainda há algumas controvérsias.

Alguns estudos indicam que o ácido caprílico pode reduzir o colesterol total e o LDL (colesterol ruim) e ao mesmo tempo aumentar o colesterol HDL (colesterol bom). Por outro lado, uma pesquisa de 2019 da revista científica Progress in Cardiovascular Diseases indica que o consumo de óleo de coco, rico em ácido caprílico, pode elevar o colesterol.

Sendo assim, é importante ter cautela e consumir qualquer tipo de gordura com moderação.

Onde encontrar o ácido caprílico

suplemento

O coco e o óleo de coco são as melhores fontes de ácido caprílico, mas também é possível encontrar a substância em alimentos como a pasta de amendoim, o óleo de palma, o leite de vaca e o leite materno.

Também há suplementos na forma de cápsulas ou líquidos que contém ácido caprílico isolado ou junto com outros ácidos graxos de cadeia média, como é o caso do TCM. De acordo com os estudos sobre esse tipo de suplemento, as cápsulas são mais eficazes do que os suplementos na forma líquida. Além disso, a absorção da cápsula é mais lenta e isso pode prevenir efeitos colaterais desagradáveis como náusea e dor no estômago.

A dose usual varia de 500 a 1000 mg por dia. Você pode usar o suplemento uma vez ao dia ou então dividir a dose em três. Para uma melhor absorção, é recomendado tomar o ácido caprílico cerca de 30 minutos antes de uma refeição.

  Continua Depois da Publicidade  

Por último, vale lembrar que suplementos de ácido caprílico não são indicados para mulheres grávidas ou lactantes sem a orientação de um médico.

Fontes e referências adicionais

Você já usou o ácido caprílico? Teve bons resultados com ele? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto ainda)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário