Azeite de abacate – Para que serve e como usar!

Especialista:
atualizado em 31/10/2020

O azeite de abacate é um óleo derivado da fruta, e pode ser usado tanto no preparo de alimentos como para fins medicinais.

Isso porque os nutrientes do azeite de abacate podem trazer vários benefícios para a saúde. Ele pode ser usado de várias formas, desde ingrediente para tempero de saladas, até como medicamento para problemas na pele.

Portanto vamos conhecer os benefícios do azeite de abacate e ver como adicionar ele ao seu dia a dia.

azeite de abacate

Para que serve o azeite de abacate?

Ao contrário de óleos como o óleo de linhaça ou o óleo de semente de abóbora, que são extremamente saudáveis mas não são adequados para cozinhar, o azeite de abacate pode ser usado na cozinha.

Além de ser usado em molhos e saladas, por exemplo, o azeite de abacate pode ser utilizado para cozinhar alimentos a altas temperaturas. Isso porque, em sua forma refinada, ele é resistente a temperaturas de até 200 graus.

Dessa forma, ele se torna uma opção saudável para cozinhar alimentos de uma forma não prejudicial à saúde.

Os benefícios do azeite de abacate foram sugeridos por meio de análises e pesquisas acerca da composição do alimento. A seguir, listamos os principais benefícios do azeite de abacate para a saúde e diversos motivos para você incluí-lo na sua dieta.

Ele é rico em vários nutrientes

Ao contrário da maioria das frutas, que são ricas em carboidratos, o abacate é rico gorduras boas, além de vitaminas e minerais, como:

  • Gorduras saudáveis: Ele em ácido oleico, conhecido também como ômega 9, ácido linoleico e ácido linolênico, os famosos ômega 6 e ômega 3.
  • Vitaminas e minerais: É uma boa fonte de vitaminas como a vitamina A, D e E, que são antioxidantes e ajudam a prevenir várias doenças, além de tiamina (vitamina B1), folato (vitamina B9), riboflavina (vitamina B2) e magnésio.

O azeite de abacate é rico em antioxidantes

Por ser rico em antioxidantes, que protegem as células do corpo contra os danos causados pelos radicais livres, o azeite de abacate possui diversos benefícios para a saúde, como:

  • Prevenção e tratamento de sinais de envelhecimento precoce;
  • Prevenção de alguns tipos de câncer, como o de próstata;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Ajuda a manter a saúde dos olhos.

Bom para a saúde da pele e do cabelo

Por ser rico em vitamina E e outras substâncias antioxidantes, o azeite de abacate é ideal para tratar problemas da pele. Isso porque ele estimula o crescimento de novas células, protege de infecções, reduz problemas inflamatórios e melhora a aparência geral da pele.

Quanto ao cabelo, ele é extremamente nutritivo, e deixa os cabelos mais fortes e saudáveis, além de atuar na reparação de danos e como um ótimo hidratante.

Ajuda a manter a saúde do coração

Ao consumir azeite de abacate regularmente, você melhora a saúde do seu coração, pois ele:

  • Reduz a pressão: Estudos mostram que o ácido oleico do azeite de abacate ajuda a diminuir a pressão arterial;
  • Diminui o colesterol: As gorduras boas do azeite de abacate ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue, e também diminuem o risco de problemas cardíacos.

Outros benefícios do azeite de abacate

  • Reduz processos inflamatórios: As gorduras boas presentes nele têm ação anti-inflamatória, que pode ajudar pessoas que tem algumas doenças, como a artrite reumatoide.
  • Melhora a absorção de nutrientes: O azeite de abacate ajuda o corpo a absorver melhor alguns nutrientes, como os carotenoides, que são substâncias importantes para o corpo que estão presentes em vários vegetais.
  • Mantém a saúde bucal: O azeite de abacate pode ser útil para manter a saúde da boca, dos dentes e da gengiva. Isso porque o óleo tem propriedades anti-inflamatórias. Mas, claro, para ter esse efeito, é necessário ter bons hábitos de higiene bucal.
  • Ajuda no controle do diabetes: A presença de beta-sitosterol no azeite de abacate pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e assim ajudar no controle do diabetes. Outro efeito positivo é a melhora da resistência à insulina, que ajudaria também a prevenir o aparecimento do diabetes.

Como usar o azeite de abacate na alimentação e para fins estéticos

Para cozinhar com azeite de abacate, prefira versões refinadas, que aguentam temperaturas mais altas até 200ºC. Caso queira usá-lo em temperatura ambiente, sem cozinhar, pode-se usar os dois tipos. Ele pode ser acrescentado em molhos, saladas, lanches, legumes e outras receitas.

Quando aplicado nos cabelos, o azeite de abacate melhora a textura dos fios e diminui o aspecto ressecado. Na pele, o azeite de abacate pode ser aplicado com o auxílio de um chumaço de algodão como um demaquilante natural para os olhos e para hidratar e diminuir problemas de pele.

Cuidados

  • Quando consumido sem exageros, o azeite de abacate não apresenta efeitos colaterais. Mas algumas pessoas podem apresentar náuseas, vômitos, cólicas, diarreia e outros distúrbios gastrointestinais.
  • Assim, sempre que for consumir um óleo pela primeira vez por via oral, é importante testar pequenas quantidades para ver como o organismo responde ao alimento.
  • Quanto à aplicação diretamente na pele, pode ocorrer irritação, coceira e vermelhidão.
  • Sempre informe ao seu médico sobre o seu uso. Mesmo ele sendo um produto seguro, pode interagir com alguns medicamentos, como anticoagulantes.

Quer saber mais? Assista ao vídeo da nossa nutricionista e descubra como o alimento pode ter efeitos positivos para sua saúde e seu bem-estar.

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais

O que você achou dos benefícios do azeite de abacate que separamos acima? Pretende experimentar em sua dieta ou de alguma outra forma? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (18 votos, média: 4,11 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

7 comentários em “Azeite de abacate – Para que serve e como usar!”

  1. Achei excelente essa matéria. Tenho procurado saber sobre os benefícios do abacate porque gosto dessa fruta e sempre soube que é muito boa para cuidados com os cabelos. Mas essa matéria ampliou muito o meu conhecimento. Já estava usando esporadicamente o azeite de abacate, agora vou fazer desse uso um hábito. Muito obrigada!

    • Achei importante porém, encontrar para comprar o óleo virgem ou as cápsulas, ou até mesmo o azeite é problema em nossa cidade.
      Contudo, agrademos pela oportunidade. Obrigado.