Benefícios do Azeite de Abacate – Para Que Serve e Como Usar!

Especialista:
atualizado em 06/07/2020

Bom para a saúde do coração, anti-inflamatório e aliado da saúde da pele e dos cabelos: conheça os benefícios do azeite de abacate e como usar!

Fonte de gorduras saudáveis, o azeite de abacate contém muitos nutrientes como vitamina A, tiamina (vitamina B1), folato (vitamina B9), riboflavina (vitamina B2), vitamina D, vitamina E e magnésio.

Livre de gorduras trans, ele também contém compostos antioxidantes, que ajudam a proteger o corpo contra os danos provocados pelos radicais livres.

Para que serve?

Os benefícios do azeite de abacate foram sugeridos por meio de análises e pesquisas acerca da composição do alimento. Confira para que serve o alimento:

  • Saúde da pele e dos cabelos;
  • Redução do estresse oxidativo;
  • Saúde do coração;
  • Saúde dos olhos;
  • Ação anti-inflamatória;
  • Auxílio à perda de peso;
  • Melhoria da absorção de nutrientes;
  • Saúde bucal;
  • Boa para os diabéticos;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Controle do colesterol;
  • Saúde da próstata;
  • Combate aos sinais do envelhecimento.

Benefícios do azeite de abacate: saiba como usar!

Recomenda-se optar sempre pelo azeite de abacate 100% puro e extravirgem, que não seja refinado ou prensado a frio, pois esse pode oferecer mais nutrientes que as outras versões do produto. Confira dicas de como usar o produto:

  • Na alimentação: Para cozinhar com azeite de abacate, prefira versões refinadas que aguentam temperaturas mais altas até 200º C; o azeite não refinado suporta temperaturas mais brandas. Na temperatura ambiente, não há restrições: o azeite de abacate pode ser acrescentado em molhos, saladas, lanches, legumes e outras receitas;
  • Fins estéticos: Para tratamentos tópicos no cabelo ou pele, você pode aplicar uma pequena quantidade nas mãos e espalhar pelas madeixas ou na pele.

Como armazenar o azeite de abacate

O azeite de abacate pode ser usado após aberto por cerca de seis meses, desde que seja guardado em um local fresco e seco protegido do calor e da luz.

Efeitos colaterais e cuidados

Uma reação alérgica ao produto pode causar náuseas, vômitos, cólicas, diarreia e outros distúrbios gastrointestinais. É possível que os alérgicos ao látex apresentem reações alérgicas ao abacate. Sempre que for consumir um óleo pela primeira vez por via oral,  teste pequenas quantidades para ver como o organismo responde ao alimento.

Se usado por via oral, pode interferir na eficácia de medicamentos anticoagulantes como a varfarina. Dessa forma, se estiver usando algum medicamento do tipo, interrompa o uso do azeite de abacate até o fim do tratamento.

Quanto à aplicação tópica diretamente na pele, pode ocorrer irritação gerando erupções cutâneas, coceira e vermelhidão. Antes de usar o azeite medicinalmente, consulte o médico.

Quer saber mais sobre os benefícios do azeite de abacate? Assista ao vídeo da nossa nutricionista e descubra como o alimento pode ter efeitos positivos para sua saúde e seu bem-estar:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

O que você achou dos benefícios do azeite de abacate que separamos acima? Pretende experimentar em sua dieta ou de alguma outra forma? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (17 votos, média: 4,06 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

Deixe um comentário

6 comentários em “Benefícios do Azeite de Abacate – Para Que Serve e Como Usar!”

  1. Achei excelente essa matéria. Tenho procurado saber sobre os benefícios do abacate porque gosto dessa fruta e sempre soube que é muito boa para cuidados com os cabelos. Mas essa matéria ampliou muito o meu conhecimento. Já estava usando esporadicamente o azeite de abacate, agora vou fazer desse uso um hábito. Muito obrigada!

    • Achei importante porém, encontrar para comprar o óleo virgem ou as cápsulas, ou até mesmo o azeite é problema em nossa cidade.
      Contudo, agrademos pela oportunidade. Obrigado.