Benefícios do bálsamo – Para que serve e receitas

atualizado em

Originário da Ásia e do Oriente Médio, o bálsamo é uma planta que é muito usada na medicina popular por seus inúmeros benefícios para a saúde.

Seus efeitos vem sendo cada vez mais estudados por pesquisadores, que já confirmaram vários deles.

Então, vamos conhecer essa planta que já foi citada até na Bíblia, seus benefícios para a saúde, além de aprender a preparar algumas receitas com o bálsamo.

Benefícios do bálsamo 

muda de bálsamo

1. Efeito anti-inflamatório

De acordo com um estudo brasileiro publicado no periódico Journal of Ethnopharmacology, o bálsamo é rico em antioxidantes flavonoides, com um forte efeito anti-inflamatório.

Assim, ele pode ser usado para o tratamento de doenças inflamatórias e autoimunes, além de ajudar a aliviar dores em músculos e articulações.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Ajuda a controlar a glicemia 

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro demonstraram que o bálsamo é rico em um flavonoide chamado canferitrina, que possui efeito hipoglicemiante.

Assim, o consumo da planta ajuda a controlar a glicemia, e pode ser muito útil para pessoas com diabetes.

3. Proteção ao estômago 

Além do efeito anti-inflamatório, o bálsamo também pode ajudar a prevenir problemas gástricos, como a gastrite e as úlceras estomacais.

Mas, embora este efeito já tenha sido demonstrado em estudos com modelos animais, ele ainda precisa ser melhor estudado em humanos, para definir a dose e a frequência de uso.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Saúde da pele

Por fim, os antioxidantes do bálsamo também ajudam a manter a saúde da pele. Isso se deve à sua ação na manutenção da produção de colágeno, e na proteção contra os danos causados pelos radicais livres e pela radiação solar.

Assim, o uso regular do bálsamo pode ajudar a prevenir ou a retardar o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Medicina popular

Mas, além dos efeitos comprovados por estudos científicos, o bálsamo é utilizado na medicina popular como forma de auxiliar o tratamento de diversas condições, como:

  • Dores de dente
  • Dores de ouvido
  • Torções
  • Amigdalites
  • Contusões
  • Problemas respiratórios
  • Problemas de pele, quando usado na forma de óleo essencial
  • Problemas do aparelho urinário

Receita de chá de bálsamo

chá de bálsamo

Ingredientes:

  • 500 ml de água filtrada
  • 5 folhas de bálsamo bem lavadas

Modo de preparo:

  Continua Depois da Publicidade  
  • Coloque os 500 ml de água e as cinco folhas de bálsamo dentro de uma chaleira
  • Então, leve ao fogo, tampe e deixe ferver por 10 minutos
  • Depois, desligue o fogo, mas mantenha o recipiente tampado e deixe descansar durante mais 10 minutos
  • Por fim, coe o chá e adoce a gosto, com mel ou açúcar, caso queira

A recomendação é consumir o chá antes das principais refeições, de duas a três vezes ao dia.

Receita de suco de bálsamo

Ingredientes: 

  • 10 folhas de bálsamo lavadas em água corrente e limpa
  • 1 ½ copos de água filtrada
  • Adoçante, açúcar ou mel a gosto para adoçar (opcional)

Modo de preparo:

  • Coloque as folhas de bálsamo e a água filtrada no liquidificador
  • Em seguida, bata por alguns segundos
  • Por fim, transfira para um copo, jarra ou garrafa e adoce

Dicas e cuidados

  • Além de ser ingerido em forma de bebidas, como suco ou chá, o bálsamo também pode ser macerado junto com o óleo de oliva, para ser aplicado topicamente em uma região inflamada
  • Não existe uma recomendação oficial em relação à quantidade máxima de bálsamo que uma pessoa pode consumir diariamente, mas você deve evitar exageros, para evitar sintomas como irritação gástrica
  • Além disso, antes de utilizar a planta para auxiliar o tratamento de qualquer tipo de condição, é fundamental consultar o seu médico de confiança
  • Por fim, procure sempre a orientação de um profissional de saúde para se certificar de que não existem riscos de interação entre a planta e o remédio já em uso.

Vídeo: Benefícios do bálsamo

Confira o que a nossa nutricionista diz sobre os efeitos do bálsamo!

Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar no bálsamo e seus benefícios para a saúde e boa forma? Pretende experimentar uma dessas receitas para aproveitar suas propriedades? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

68 comentários em “Benefícios do bálsamo – Para que serve e receitas”

  1. Conheço essa planta desde 1980 quando tinha fortes dores de estômago e um conhecido japonês me deu. Plantei e hoje não vivo sem ela. Me admirei e fiquei feliz com as pesquisas, pois confirmou o que ja tinha certezama. Essa planta e abençoada e inclusive cotada na bíblia também.
    Uso para tudo e indico para todo mundo também

    Responder
  2. Tenho aliviado minha azia e queimação no estômago, mascando folhas de bálsamo, o alívio e imediato. Recomendo.

    Responder
  3. Senti dores fortíssimas na boca do estômago acompanhadas por dores de cabeça, inchaço na barriga e muitos gases por 10 dias, a única coisa que está me fazendo melhorar é o bálsamo que um verdureiro me indicou e neme deu, estou macerando as folhas coloco 100ml de água gelada, passo na peneira e tomo, qdo me levanto e ao me deitar, que alívio, as dores diminuíram e estou me sentindo bem melhor graças a Deus.

    Responder
  4. Meu nome é Elisandra, Minha filha tem bronquite está com crises de falta de ar e muita tosse, gostaria de saber se para bronquite essa planta funciona?? Por favor me ajudem.

    Responder
  5. Eu ganhei de uma tia um pouco de bálsamo no álcool, desde então passo em ferimentos: machucados de crianças e em quando tenho algum ferimento. Cicatrizar logo e dou diabética. O bálsamo funciona mesmo. Eu não sabia que era anta de Jardim, vou procurar e cultivar.

    Responder
  6. Passei para conferir os comentários sobre esta planta e decidi deixar minha contribuição. Minha mãe (76anos) sofria com azia diariamente, havia noites que nem dormia tamanho sofrimento. Não se alimentava direito, pois tudo o que comia causava azia. Começou a comer uma folha de Bálsamo pela manhã e há 2 semanas não sentiu mais incômodo no estômago.

    Responder
  7. Eu fiquei ansioso com esses resultados maravilhos tenho queimacao quando como maça ou pão vou começar a fazer uso da folha de bálsamo.

    Responder
  8. Fiquei sabendo do testemunho de um homem que como muitos bebem todo dia. Sofria de queimação no estomago. Ensinaram ele a consumir o bálsamo e hoje come de tudo e continua a beber e está curado da forte gastrite que o acometia. Achei incrível e comecei a pesquisar.

    Responder
  9. Tenho sérios problemas do trato digestivo. Tem 15 dias que estou fazendo uso contínuo, até então não tiver mais crises.

    Responder
    • Nossa, estou encantada com esses depoimentos. Tenho gastrite, vou começar a fazer uso desse abençoado bálsamo. Obrigada por deixar um comentário, ajudou muitíssimo.

      Responder
        • Minha filha tem câncer de mama,faz quimioterapia , tem muita azia , estou colocando no suco de inhame , esta bem melhor graças a Deus,

          Responder
      • Eu sentia muita dor no estômago vomitava verde meu irmão me falo que o bálsamo e ótimo comeu a toma o suco o resultado foi fantástico não paro mais de usá faso suco direto amei

        Responder
  10. minha saude estava tao desgastada , que ,se eu tomasse 20 ml de cafe me dava falta de ar na hora ; depois que eu tomei suco de balsamo eu posso tomar 50ml de cafe ate 3 a 4 vazes no dia que nao mais sinto falta de ar . so que tive um problema me deu muita fraqueza mas tomei uma vitamina e diminui isso penso eu por causa de calmante que tomo . outro sim ate tomava uns 30 ml de vinho ficava muito zonzo agora tomo ate 100 ml que nao sinto muito efeito de bebida .fora que emagreci 9 kg em 4 mases e comendo a vontade e de tudo sem regime quwe a uns 3 anos atras passei fome pra emagrecer e nao conseguia

    Responder
  11. Quando criança adorava comer folhas de bálsamo. Minha mãe também preparava uma pomada para curar feridas à base de: bálsamo, banha de porco e sal.

    Responder
  12. quando eu tive herpes zoster, eu tive que tomar antibioticos fortissimos como não estou acostumada tomar remédio
    quinicos sente muita queimação e dores no estomogo ai eu comecei tomar suco de balsamo e passar as folhas amassadinhas nas lesões foi muito bom, agora cuido com muito carrinho minha plantação de bálsamo. e detodo meu cantinho das ervas.

    Responder
  13. Gente, nem tinha termindo de ler e aptoveitei que estou com um ralado feio no joelho, esmaguei uma fola do Bálsamo entre as unhas e passei o que saiu no ralado vamos ver o que acontece, virei cobaia de mim mesmo…. Rs…………

    Responder
  14. Por volta de 1980 eu tinha um filhote de peru. Ele se intoxicou acidentalmente com produto de limpeza. Estava morrendo perdendo as forças, não fechava o bico estava mesmo desfalecendo, eu não sabia o que fazer. Eu não conhecia os efeitos do bálsamo. Tinha na varanda um vaso com a planta,aí me veio a intuição de esmagar a folha e colocar na boca dele. Não deu outra em instantes estava recuperado. Ficou ótimo.

    Responder