Benefícios do bálsamo – Para que serve e receitas

Especialista da área:
atualizado em 20/02/2021

Originário da Ásia e do Oriente Médio, o bálsamo é uma planta que é muito usada na medicina popular por seus inúmeros benefícios para a saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Seus efeitos vem sendo cada vez mais estudados por pesquisadores, que já confirmaram vários deles.

Então, vamos conhecer essa planta que já foi citada até na bíblia, seus benefícios para a saúde, além de aprender a preparar algumas receitas com o bálsamo.

Benefícios do bálsamo 

muda de bálsamo

1. Efeito anti-inflamatório

De acordo com um estudo brasileiro publicado no periódico Journal of Ethnopharmacology, o bálsamo é rico em antioxidantes flavonoides, com um forte efeito anti-inflamatório.

Assim, ele pode ser usado para o tratamento de doenças inflamatórias e autoimunes, além de ajudar a aliviar dores em músculos e articulações.

2. Ajuda a controlar a glicemia 

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro demonstraram que o bálsamo é rico em um flavonoide chamado canferitrina, que possui efeito hipoglicemiante.

Assim, o consumo da planta ajuda a controlar a glicemia, e pode ser muito útil para pessoas com diabetes.

  Continua Depois da Publicidade  

3. Proteção ao estômago 

Além do efeito anti-inflamatório, o bálsamo também pode ajudar a prevenir problemas gástricos, como a gastrite e as úlceras estomacais.

Mas, embora este efeito já tenha sido demonstrado em estudos com modelos animais, ele ainda precisa ser melhor estudado em humanos, para definir a dose e a frequência de uso.

4. Saúde da pele

Por fim, os antioxidantes do bálsamo também ajudam a manter a saúde da pele. Isso se deve à sua ação na manutenção da produção de colágeno, e na proteção contra os danos causados pelos radicais livres e pela radiação solar.

Assim, o uso do bálsamo pode ajudar a prevenir ou a retardar o aparecimento de rugas e linhas de expressão, além de contribuir para a prevenção do câncer.

Medicina popular

Mas, além dos efeitos comprovados por estudos científicos, o bálsamo é utilizado na medicina popular como forma de auxiliar o tratamento de diversas condições, como:

  • Dores de dente;
  • Dores de ouvido;
  • Torções;
  • Amigdalites;
  • Contusões;
  • Problemas respiratórios;
  • Problemas de pele, quando usado na forma de óleo essencial;
  • Problemas do aparelho urinário.

Receita de chá de bálsamo

chá de bálsamo

Ingredientes:

  Continua Depois da Publicidade  

  • 500 ml de água filtrada;
  • 5 folhas de bálsamo bem lavadas.

Modo de preparo:

  • Coloque os 500 ml de água e as cinco folhas de bálsamo dentro de uma chaleira;
  • Então, leve ao fogo, tampe e deixe ferver por 10 minutos;
  • Depois, desligue o fogo, mas mantenha o recipiente tampado e deixe descansar durante mais 10 minutos;
  • Por fim, coe o chá e adoce a gosto, com mel ou açúcar, caso queira.

A recomendação é consumir o chá antes das principais refeições, de duas a três vezes ao dia.

Receita de suco de bálsamo

Ingredientes: 

  • 10 folhas de bálsamo lavadas em água corrente e limpa;
  • 1 ½ copos de água filtrada;
  • Adoçante, açúcar ou mel a gosto para adoçar (opcional).

Modo de preparo:

  • Coloque as folhas de bálsamo e a água filtrada no liquidificador;
  • Em seguida, bata por alguns segundos;
  • Por fim, transfira para um copo, jarra ou garrafa e adoce.

Dicas e cuidados

  • Além de ser ingerido em forma de bebidas, como suco ou chá, o bálsamo também pode ser macerado junto com o óleo de oliva, para ser aplicado topicamente em uma região inflamada;
  • Não existe uma recomendação oficial em relação à quantidade máxima de bálsamo que uma pessoa pode consumir diariamente, mas você deve evitar exageros, para evitar sintomas como irritação gástrica;
  • Além disso, antes de utilizar a planta para auxiliar o tratamento de qualquer tipo de condição, é fundamental consultar o seu médico de confiança;
  • Por fim, procure sempre a orientação de um profissional de saúde para se certificar de que não existem riscos de interação entre a planta e o remédio já em uso.
Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar no bálsamo e seus benefícios para a saúde e boa forma? Pretende experimentar uma dessas receitas para aproveitar suas propriedades? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (87 votos, média 4,02)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

54 comentários em “Benefícios do bálsamo – Para que serve e receitas”

  1. Estou fazendo uso do bálsamo todos os dias pela manhã em jejum. Tenho tido muita gastrite e queimação no estômago. Acredito que depois que comecei a fazer uso do bálsamo, senti que estou melhorando.

    Responder
  2. Eu estou tomando suco de abacaxi,laranja e limão, coloco também uma folha de couve. Porém estava me causando muita azia, aí resolvi acrescentar no suco o bálsamo e percebi que não deu azia mais.

    Responder
  3. Tengo grqn cantidad de plantas en mi jardin y no sabia de sus propiedades medicinales. Excelente articulo me es muy util. Gracias!!-

    Responder
    • No primeiro dia que consumir você já sentirá aliviado. Qualquer desconforto estomacal eu uso. Para mim é um santo remédio

      Responder
  4. Eu estou com um zumbido e dor no ouvido. Me indicaram usar as folhas de bálsamo. Usei mas não fez o efeito. Alguém me indica como usar?

    Responder
  5. Ola pessoal meu pai tem alergia ao Balsamo as pessoas antes de consumir faça um teste para ver se pode ter uma reação assim também.

    Responder
  6. Minha mãe sempre fez uso do bálsamo, está prestes a completar 101 anos, não sei se faz efeito para a longevidade da vida mas tem uma saúde ótima.

    Responder
  7. Comendo 4 folhas de bálsamo diariamente em jejum a queimação e azia acabam, cura gastrite e refluxo. Um santo remédio….

    Responder
  8. Bom dia ! Sou do PARANÁ. Estou com gastrite crônica leve e H. Pylori , os sintomas são horríveis , resseca muito a boca , acho que ataca o refluxo. Me ensinaram bálsamo , mas não encontrei a plantinha. Se alguem tiver em Capitão me avisa. Prof. Ray. Vou levar o exame segunda ao médico.

    Responder
    • o que mata H. Pylori colocar 2 gotinha em capsula de comprimido e tomara a noite por 7 dias , procure informação desse poderoso desinfetante usado no japão em farmácia

      Responder
    • Boa noite, quando tinha meus 20 anos eu sofria de gastrite,e o médico disse que já estava virando úlcera, até que quando ele falou em fazer cirurgia eu entrei em Pânico.
      Certo dia eu estava passando muito mal no meu serviço quando minha colega de trabalho perguntou se eu conhecia a planta bálsamo, porém eu disse que não.
      No dia seguinte ela me trouxe um galho dessa planta.
      Até que comecei a fazer como ela me explicou.
      5 ou 6 folhas bem lavadas
      1 copo de 200 ml de leite ou água.
      Bater tudo no liquidificador e tomar em jejum.
      OBS: essa planta bálsamo tem em floricultura,vc pode comprar uma muda e fazer um belo vaso para essa Santa planta.
      Se vc não quiser fazer no liquidificador vc pode comer ela pura de 2 a 3 vezes ao dia.
      Hoje eu tenho 50 e nunca mais sofri de gastrite ou qualquer outro problema de estômago.
      Você tbm pode fazer salada etc…
      Espero ter te ajudado.
      Boa sorte e muita saúde pra vc.

      Responder
  9. Tomei um medicamento manipulado para insônia por uns quatro dias, aí parei porque me deu uma gastrite muito forte. Eu arrotava demais e sentia que o intestino também estava abalado. Segui o conselho da Solange da Silva Mandrik e hoje (13/04/2019) está fazendo 6 dias que estou comendo uma folha de bálsamo em jejum e, acabou-se todos incômodos estomacais e intestinais.

    Responder
  10. 22 anos atrás, sentia mta asia e forte queimação no estômago… Trabalha a noite na Ceasa MG. Um amigo me viu contorcendo e me perguntou o que estava, eu, sentindo. Após dizer à ele, o msm me indicou o bálsamo e como prepará-lo. Durante uns 2 meses, realizei o processo – “5 folhinhas do mesmo, socada, ate virá aquele sumo, num copo americano contendo agua ate a risca. Deixa curtir ate o dia seguinte, cuar e tomar em jejum. Nao existe tratamento tao eficaz para tais questões. Lembre-se: coisas ácidas (abacaxi, extrato tomate, etc) devem ser cortada ou pelo menos usar em quantidades menores, durante o tratamento. Nunca mais senti tais incômodos.

    Responder