Benefícios do chá de alface para dormir bem a noite toda

publicado em

É bem provável que você use a alface nas suas saladas ou para rechear um sanduíche natural. Mas, já pensou em utilizar a hortaliça na receita de um chá? A promessa é que a bebida pode te ajudar a dormir bem!

Inclusive, na antiguidade, o chá de alface já era usado por conta dos seus possíveis efeitos indutores do sono e só depois é que ele passou a ser utilizado nas saladas. No entanto, por que será que o chá de alface pode ajudar em relação ao sono? 

O uso popular da alface como calmante e promotora do sono acontece há muitas gerações no Brasil e o motivo é o fato dele poder trazer um efeito relaxante. O responsável pelo efeito seria um componente presente no talo da alface, o lactucário.

No entanto, quando se trata de um caso de insônia, a quantidade de lactucário teria que ser muito alta para se obter algum efeito, o que seria impossível com o chá de alface. 

Casos de insônia ou outros tipos de distúrbio do sono devem ser tratados por um médico ou psicólogo do sono, afirmam especialistas. Para esses casos, apenas o chá de alface não é capaz de dar conta do recado.

  Continua Depois da Publicidade  

O que a ciência diz?

Dormir bem
O chá de alface é usado popularmente para ajudar a dormir, mas efeito ainda carece de comprovação científica

A médica neurologista Márcia Assis disse à Vogue que não existem comprovações científicas de que a mistura de água com alface ajuda a melhorar a insônia nos seres humanos.

Mas e quanto às pessoas que afirmam que o chá de alface as ajudou a dormir? Para a especialista, com base na falta de evidências científicas quanto ao efeito sedativo da bebida, esses relatos podem ser um efeito placebo, ou seja, a pessoa acredita que fez algo para ajudar a dormir, acaba relaxando e consegue adormecer.

Ao The New York Times, a diretora do programa de medicina comportamental do sono do Centro de Distúrbios do Sono da Cleveland Clinic, Michelle Drerup, disse que em um estudo coreano de 2017, pesquisadores administraram extratos concentrados de sementes e folhas de alface e o sedativo pentobarbital a ratinhos jovens.

Alguns dos animais dormiram 20 minutos a mais do que aqueles que receberam apenas pentobarbital. No entanto, Drerup avisou que o estudo tinha muitas limitações, entre elas, o fato dos extratos terem sido testados ao lado de um remédio que induz o sono. Além disso, a pesquisa foi feita em ratos e não em seres humanos.

  Continua Depois da Publicidade  

Há ainda um punhado de estudos feitos em animais e pessoas que sugeriram uma associação entre as sementes de alface e os seus extratos e a redução dos sintomas da insônia. Mas, nenhum deles analisou a mistura de alface com água.

Além disso, eles não trazem evidências fortes o suficiente para provar que a alface pode ajudar em relação ao sono. Segundo Drerup, mesmo se houvesse um componente sedativo na alface convencional, apenas algumas folhas não liberariam um extrato suficiente para gerar um efeito.

Cuidados

Outro benefício associado ao chá de alface é estimular a eliminação de sódio por meio da urina, agindo como um diurético. Isso pode ajudar a desinchar e até mesmo a diminuir a pressão arterial.

Mas é justamente por esse motivo que as pessoas que têm pressão baixa ou já tomam remédios para diminuir a pressão arterial precisam tomar cuidado com o chá de alface, já que nesses casos, a pressão corre o risco de ficar baixa demais com o consumo da bebida. 

Se você faz parte de um desses grupos ou tem dúvidas sobre o chá de alface, consulte o seu médico.

  Continua Depois da Publicidade  

Aqui, vale deixar outro recado importante: jamais troque um medicamento para pressão ou qualquer outra condição de saúde pelo chá de alface, pois isso pode ser muito perigoso para você.

Efeito laxativo

O chá de alface também pode render um efeito laxativo e, para algumas pessoas, ele pode soltar o intestino, o que é interessante para quem sofre com a prisão de ventre.

Por outro lado, isso significa que o chá de alface é contraindicado para quem está com diarreia, uma vez que ele pode piorar a situação.

Quando e quanto tomar?

Recomenda-se tomar o chá de alface à noite, perto da hora de dormir, aproximadamente uma hora ou uma hora e meia antes de dormir. 

Além disso, o ideal é consumir apenas uma xícara de chá de alface por dia, já que tomar muitas xícaras da bebida traz o risco de soltar demais o intestino e diminuir muito a pressão arterial.

  Continua Depois da Publicidade  

No entanto, isso não significa que você tenha que tomar chá de alface todo dia. Você pode deixar para usar a bebida nos dias em que estiver mais difícil para dormir e quando você estiver mais estressado.

Como fazer o chá de alface

Ingredientes

  • 300-350 ml de água fervente
  • 2 folhas de alface picadinhas

Modo de preparo

Misture as folhas de alface picadinhas com a água fervente. Tampe e deixe descansar por aproximadamente 10 minutos. Então, retire as folhas de alface e consuma o chá. Não adicione açúcar.

Com informações da Vogue e do The New York Times.

Fontes e referências adicionais

Você já usou a alface na forma de chá? Vai tomar a bebida para testar se ela te ajuda a dormir melhor? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário