Benefícios do Chá de Endro – Para Que Serve e Como Fazer!

Especialista:
atualizado em 22/06/2020

Alívio de problemas digestivos, equilíbrio hormonal e efeito calmante: conheça todos os benefícios do chá de endro e como fazer!

Endro, em latim Anethum graveolens, é uma erva aromática com origem nas regiões do mediterrâneo e sul da Rússia, e acredita-se que o seu nome venha de uma antiga palavra anglo-saxônica que significa “acalmar”, porém o nome em latim para o gênero da planta anethum, na verdade, vem do grego que significa “cheiro forte”.

O endro tem uma longa história como tempero culinário e também como um mágico remédio. Durante a Idade Média, as pessoas usavam essa erva para se defender contra bruxaria e encantamento, e mais recentemente, passou-se a usar tanto as sementes como a planta como remédio.

O chá de endro vem se tornando cada vez mais popular entre as pessoas que procuram por alternativas de tratamento naturais. Que tal conhecer também outras opções de chá calmante e ainda alguns chás digestivos com propriedades semelhantes?

Para que serve? Benefícios do chá de endro

Esse chá é rico em nutrientes para o seu corpo. Suas sementes são a parte mais rica da planta, já que contêm óleos voláteis, cumarina, flavonoides e triterpenos.

Além disso, a planta contém muitas proteínas, carboidratos, fibras, e minerais como ferro, cálcio, manganês, potássio, magnésio, cobre, fósforo, zinco e as vitaminas A, C e do complexo B.

Com tantas riquezas, veja agora para que serve o chá de endro e todos os seus benefícios.

1. Saúde intestinal

Tendo esse chá como o seu aliado, você será capaz de reduzir a sensação de inchaço e gases que levam à flatulência.

Além de ser um bom chá para tomar para prevenção, ele também pode ser usado quando a pessoa já se sente doente e precisa lidar com os micróbios e bactérias que causaram a diarreia ou a cólica. Se você sofre com disenteria, o chá dessa planta irá combater a infecção fúngica em seus intestinos e fazer com que se sinta melhor, além de ajudar a reduzir cólicas intestinais muito dolorosas.

2. Saúde oral

O mau hálito é um sinal de que algo pode estar errado com a sua boca ou em seu sistema disgestivo, e por ser ótimo para regular a função digestiva, o chá de endro também promove uma boa saúde bucal ao destruir qualquer bactéria que possa permanecer na língua e nos dentes.

Por ser uma boa fonte de cálcio, ele ajuda seus dentes e ossos a ficarem mais fortes, enquanto que também tem antioxidantes que combatem infecções em suas gengivas e dentes, além de deixar uma sensação de frescor na boca.

3. Equilíbrio hormonal

Um dos benefícios do chá de endro pode ser regular os ciclos menstruais das mulheres, ajudando a trazer a menstruação quando ela está atrasada.

Outro grande benefício é que ele ajuda a aliviar as cólicas menstruais mais fortes, pois acalma os músculos do útero e reduz os níveis de estresse que levam a cãibras dolorosas.

Diz-se também que ele estimula a lactação, o que pode ser de imenso benefício caso o bebê não esteja recebendo a quantidade de leite que precisa.

Acredita-se ainda que beber chá de endro aumenta a sua libido, independente de ser homem ou mulher, e com o aumento da potência, também aumenta a fertilidade.

4. Alívio para problemas digestivos

O chá de endro melhora todo o processo digestivo, desde o momento em que a comida entra na boca até que os resíduos deixem o corpo.

Este chá acalma o seu estômago e traz alívio para a azia e indigestão gástrica, alivia os soluços, reduz os gases e relaxa os músculos do estômago.

5. Gripes e resfriados

Este chá oferece alívio no caso de gripes e resfriados porque limpa o congestionamento, permitindo que você respire melhor. Com isso, ele alivia a sua dor de garganta tratando suas tosses ruins.

6. Alivia cólica infantil

Da mesma forma que ajuda as pessoas adultas, existem benefícios do chá de endro também para crianças e bebês. Uma xícara pode trazer alívio para a cólica do bebê, além de ser ótimo para indigestão e outros problemas digestivos em crianças.

Esse chá também serve para acalmar os nervos das crianças. Misture chá de endro com camomila para obter um sabor mais suave.

7. Efeito calmante

Se você está estressado ou se sente incomodado, esse chá pode ser o que mais precisa para colocar a sua “cabeça no lugar” e lidar com as preocupações. Isso porque o chá de endro contém flavonoides e vitaminas do complexo B que ajudam as enzimas e hormônios a te acalmarem.

Além de te deixar mais calmo e capaz de lidar com a pressão e o estresse, isso também é ótimo para as pessoas que sofrem com insônia e precisam de uma boa noite de sono.

Este chá também te ajuda a lidar com os sintomas da ansiedade, a regular a sua frequência cardíaca, te manter hidratado e reduzir a dor de cabeça.

Outros benefícios do chá de endro

  • Por ser rico em antioxidantes, ajuda na luta contra os radicais livres que são nocivos e levam ao dano celular e ao câncer;
  • Ele ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim, resultando em um coração mais saudável;
  • Para as pessoas que sofrem com diabetes, pode ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue, regulando assim os níveis de insulina;
  • Aplicado topicamente, ele pode ajudar a desinfetar feridas, agindo como um anti-séptico, pois ajuda a tratar e curar furúnculos, para aliviar a dor e inchaço nas articulações.
  • O chá de endro também tem ação diurética, e por isso alivia muitas doenças ao remover as substâncias tóxicas do corpo.

Efeitos colaterais

Embora o chá de endro seja considerado bastante seguro, inclusive para crianças e bebês, em algumas situações e condições de saúde ele pode não ser indicado.

– Aleitamento materno e gravidez

O endro só é considerado inseguro durante a amamentação ou gravidez quando tomado em quantidades medicinais. As doses regulares de alimentação são aceitáveis, mas quantidades maiores podem causar contrações uterinas e aborto espontâneo.

Também não há estudos suficientes para confirmar a segurança deste chá durante a amamentação, embora acredita-se que ele aumente a lactação.

– Alergias

Se você pretende usar esse chá para desinfetar a pele, é importante se assegurar de que não tenha quaisquer sinais de irritação na pele nem dermatite.

– Crianças

Este é um bom remédio para ter em casa para os filhos, mas deve ser usado com bom senso. Adapte a quantidade de chá usada ao peso da criança e converse antes com o pediatra.

Como fazer chá de endro

Ingredientes para três xícaras de chá:

  • 250 ml de água fervendo a temperatura de 100º;
  • Duas colheres de sopa de semente;
  • Opcional mel como adoçante.

Deixe o chá em infusão por 10 minutos e ele já está pronto.

As sementes tendem a ser nutricionalmente mais ricas. Para fazer o chá com elas, coloque a água para ferver, e quando já estiver fervida, coloque 2 colheres de chá de sementes de endro amassadas por xícara de chá.

Despeje água fervente no bule e deixe as sementes em infusão por 10 minutos, até que a água fique amarela. Agora é só filtrar as sementes e beber.

Tome até no máximo 3 xícaras por dia, de preferência após as refeições, para ajudar os sucos digestivos fluírem.

Este chá é doce e refrescante, com um sabor forte e acentuado. Se você estiver usando este chá como um calmante e deseja uma bebida mais suave, tente misturar o chá de endro com camomila.

Fontes e Referências Adicionais:

O que você achou dos benefícios do chá de endro? Pretende experimentar essa bebida? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário