Benefícios do Figo-da-Índia – Para Que Serve e Como Usar!

Especialista:
atualizado em 29/06/2020

Bom para a imunidade, alivia a ressaca e aliada do emagrecimento: conheça os benefícios do figo-da-índia e como usar na dieta!

O alimento é muito usado por suas propriedades medicinais e tem conquistado cada vez mais popularidade por causa dos seus benefícios para a saúde. Acredita-se que ele auxilia no controle dos níveis de açúcar do sangue e na redução do colesterol.

Rico em nutrientes, o figo-da-índia contém fibras alimentares, aminoácidos, magnésio, compostos antioxidantes, ferro, potássio, cálcio, betacaroteno e vitaminas C e B. A fruta também apresenta baixo teor de gordura, sendo muito boa para pessoas obesas ou que sofrem de doenças cardíacas.

Para que serve o figo-da-índia?

Análises e pesquisas a respeito da composição do alimento têm apresentado os benefícios do figo-da-índia. Conheça para que serve a fruta:

  • Ação antioxidante;
  • Ação anti-inflamatória;
  • Reforço ao sistema imunológico;
  • Auxílio à redução do colesterol;
  • Saúde dos ossos e dentes;
  • Controle do açúcar no sangue;
  • Alívio da ressaca;
  • Saúde digestiva;
  • Combate aos radicais livres;
  • Saúde do coração;
  • Auxílio ao emagrecimento;
  • Saúde do fígado;
  • Nutrição de cabelos e unhas;
  • Prevenção do envelhecimento precoce;
  • Alívio da Tensão Pré-Menstrual (TPM).

A ingestão frequente dessa fruta dentro de um plano alimentar equilibrado pode oferecer muitos nutrientes que irão fortalecer o sistema imunológico e ajudar no combate e na prevenção de diversas doenças.

Benefícios do figo-da-índia: saiba como usar!

O figo da Índia pode ser consumido cru ou seco na forma de fruta. Elo também pode ser cozido ou grelhado e utilizado em receitas de sucos, geleias e doces, por exemplo.

Na medicina popular, a fruta era esmagada e aplicada na pele para tratar feridas inflamadas e relatos indicam o uso tópico do figo-da-índia para aliviar o inchaço de picadas de inseto. Antes de usar a fruta de forma medicinal, consulte o médico para não correr riscos.

Cuidados e efeitos colaterais ao consumir o figo-da-índia

Antes de consumir, é importante remover a casca para garantir que todos os espinhos do cacto que lhe deu origem foram removidos por completo. A ingestão acidental desses espinhos pode causar feridas nos lábios, na gengiva ou na garganta.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já comeu o figo-da-índia? Já conhecia os seus benefícios? Em que tipos de receitas você já o utilizou? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 votos, média: 4,11 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

6 comentários em “Benefícios do Figo-da-Índia – Para Que Serve e Como Usar!”

  1. Olá gentes, vocês não têm que de consumir muito dessa fruta ! Se consumir muito de figos da Índia vai ficar com obstipação.

  2. Eu tinha vários pés desse fruto em casa, mas pensava ser apenas uma planta decorativa. Dai cm medo de meus filhos comer o q eu pensava ser flores, arranquei tds e joguei fora. E pensar q ele me faria tao bem, pois tenho colesterol alto, pressão alta e problemas no fígado. Joguei o meu melhor renedio fora.

  3. Eu sei que o fogo da índia tem muitas vitaminas. Mas não que ele é tudo isso. Saúde dos ossos, ação antioxidante, contra câncer artrite osteoporose.protdge a pele faz bem para os dentes. É muito ben ficou em uma fruta dessa. Já comi dela. Mas não sabia de tudo isso. Né interessei em fazer ele grelhado. Deve ser fantástico e delicioso. Vou fazer e super recomendo a fruta para tudo. Na culinária e o óleo extraído das sementes deve ser espetacular. Valeu!!!!!

  4. Aqui no Nordeste é bem conhecido o Figo da Índia, a maioria conhece pelo nome de Palma, tanto a fruta como as folhas são bem cosumidas, mas não sabia sobre tantos benefícios.