Figo da Índia – O que é, benefícios e como usar

Especialista:
atualizado em 01/12/2020

Obtido de um cacto, o figo da Índia é muito usado por suas propriedades medicinais e tem conquistado cada vez mais popularidade por causa dos seus benefícios para a saúde.

Além de seu sabor delicioso que lembra o gosto de frutas como a melancia e a framboesa, o figo da Índia (Opuntia fícus-indica) é muito utilizado para auxiliar no controle dos níveis de açúcar e colesterol no sangue.

Vamos agora conhecer um pouco mais sobre esta fruta, e entender suas propriedades e diversos benefícios para a saúde.

Opuntia fícus-indica Figo da índia

Propriedades

As propriedades benéficas do figo da Índia têm relação com a sua composição riquíssima em nutrientes. A fruta apresenta altos níveis de vitaminas e minerais como:

  • Vitaminas C, E, e vitaminas do complexo B;
  • Minerais: potássio, cálcio, zinco, ferro, magnésio, fósforo e cobre;
  • Fibra alimentar;
  • Compostos como flavonoides, betalaínas e polifenóis.

O figo da Índia é rico em antioxidantes

Por ser rico em antioxidantes como os polifenóis, que protegem as células do corpo contra os danos causados pelos radicais livres, um estudo realizado na França demonstrou os diversos benefícios do figo da Índia, como:

  • Ação anti-inflamatória;
  • Prevenção de alguns tipos de câncer;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Prevenção de doenças neurodegenerativas, como o mal de Alzheimer e Parkinson.

Tanto os caules quanto os frutos do figo da Índia contém 8 tipos de flavonoides com efeitos antioxidantes. Lembrando sempre que a ação antioxidante não garante a cura ou a prevenção de doenças, mas auxilia o corpo a realizar essas ações.

Ajuda a combater os problemas relacionados a obesidade

O uso do figo da Índia para o tratamento de problemas relacionados a obesidade tem sido bastante estudado. Um desses estudos mostrou que o uso do figo da Índia reduz o percentual de gordura do corpo e diminui a pressão arterial e os níveis de colesterol LDL (o colesterol ruim).

Sendo assim, esses efeitos podem contribuir para a redução de peso e medidas, e são melhor vistos quando associados a uma dieta saudável e a prática regular de exercícios físicos.

Ajuda a controlar a diabetes

Diversos outros estudos feitos, como este realizado no México, demonstram que o consumo do figo da Índia pode ajudar no controle do diabetes. Os pesquisadores mostraram que o fruto reduz tanto os níveis de açúcar no sangue, quanto os de insulina.

Bom para a saúde do coração

Os efeitos do figo da Índia nos níveis de colesterol e na pressão arterial auxiliam na prevenção de algumas doenças cardíacas.

Outro nutriente importante presente no fruto é o potássio, que também ajuda no controle da pressão, pois relaxa os vasos sanguíneos e reduz a pressão arterial.

Além disso estudos publicados no periódico científico Journal of Nutrition mostram que a pectina presente no fruto reduz a concentração de LDL – o colesterol ruim – no sangue, resultando em uma queda de até 28% em relação aos níveis de colesterol total.

Dicas de consumo

O figo da Índia pode ser consumido cru ou seco, cozido ou grelhado e pode também ser utilizado em diversas receitas, como sucos, bolos, geleias e doces.

Entretanto, antes de consumir é importante remover a casca para garantir que todos os espinhos do cacto que lhe deu origem tenham sido removidos por completo.

figo da índia

Receita de creme de figo da Índia

Ingredientes:
  • 500g de figos da Índia;
  • 7 ovos ;
  • 200g de açúcar;
  • 200ml de nata;
  • Canela em pó.
Modo de preparo:
  1. Descasque os figos da Índia, triture e coe;
  2. Bata os ovos com o açúcar e misture com o suco da fruta;
  3. Mexa bem e adicione a nata;
  4. Aqueça em fogo baixo, sempre mexendo, até engrossar;
  5. Divida em tacinhas e decore com canela em pó e, caso queira, rodelas de figo da Índia.

Receita de biscoitos de figo da Índia

Ingredientes:
  • 450g de farinha de trigo com fermento;
  • 250g de açúcar;
  • 200ml de polpa de figo da Índia;
  • 1 colher de chá de fermento em pó;
  • Meia de colher de chá de sal;
  • 100g de manteiga;
  • 1 ovo.
Modo de preparo:
  1. Pré aqueça o forno a 180 graus;
  2. Descasque os figos, triture-os no e coe para separar a polpa das sementes. Reserve a polpa;
  3. Misture a farinha, o açúcar, o fermento em pó e o sal;
  4. Junte a manteiga, à temperatura ambiente, e incorpore bem;
  5. Adicione a polpa de figo da Índia e o ovo ligeiramente batido e misture muito bem até obter uma massa homogénea e que não grude nas mãos;
  6. Faça pequenas bolinhas com a massa e coloque-as numa assadeira untada ou forrada com papel vegetal;
  7. Leve ao forno previamente aquecido por cerca de 30 minutos, ou até a massa ficar dourada.
Fontes e Referências Adicionais

Você já comeu o figo da Índia? Já conhecia os seus benefícios? Em que tipos de receitas você já o utilizou? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 votos, média: 4,11 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

6 comentários em “Figo da Índia – O que é, benefícios e como usar”

  1. Olá gentes, vocês não têm que de consumir muito dessa fruta ! Se consumir muito de figos da Índia vai ficar com obstipação.

  2. Eu tinha vários pés desse fruto em casa, mas pensava ser apenas uma planta decorativa. Dai cm medo de meus filhos comer o q eu pensava ser flores, arranquei tds e joguei fora. E pensar q ele me faria tao bem, pois tenho colesterol alto, pressão alta e problemas no fígado. Joguei o meu melhor renedio fora.

  3. Eu sei que o fogo da índia tem muitas vitaminas. Mas não que ele é tudo isso. Saúde dos ossos, ação antioxidante, contra câncer artrite osteoporose.protdge a pele faz bem para os dentes. É muito ben ficou em uma fruta dessa. Já comi dela. Mas não sabia de tudo isso. Né interessei em fazer ele grelhado. Deve ser fantástico e delicioso. Vou fazer e super recomendo a fruta para tudo. Na culinária e o óleo extraído das sementes deve ser espetacular. Valeu!!!!!

  4. Aqui no Nordeste é bem conhecido o Figo da Índia, a maioria conhece pelo nome de Palma, tanto a fruta como as folhas são bem cosumidas, mas não sabia sobre tantos benefícios.